Vous êtes sur la page 1sur 16

Abre esse mundo pra gente. Insere esse mundo na gente.

Insere na sociedade tambm1: possibilidades de escolhas e barreiras enfrentadas pelos deficientes visuais 2.

Aline Suave da Silva Waleska Silva Pomagerski3 1. INTRODUO O campo de estudo sobre deficincia ainda pouco explorado no Brasil, isso se deve ao fato de haver, ainda, uma forte influncia da concepo biomdica, na qual deficincia consequncia estritamente de fatores biolgicos. Por conta disso, percebe-se a necessidade de estudos mais elaborados que estejam pautados no Modelo Social da Deficincia, que explica a deficincia a partir do contexto social. Este trabalho mostra-se relevante, visto que forneceBuscase nesse texto promover a perspectiva de quem vive com deficincia, por meio do enfrentamento das mais diversas barreiras, como: arquitetnicas, comunicacionais, atitudinais, entre outras. Neste trabalho iremos mapear as principais barreiras encontradas por deficientes visuais (cegos e com baixa viso) no cotidiano, com uma maior ateno ao contexto educacional. O artigo conta com uma reviso bibliogrfica para explanar acerca do Modelo Social, e tambm sobre preconceito, incluso escolar, famlia e Deficincia Visual. Em seguida ser destacado o mtodo utilizado, bem como uma discusso acerca dos dados obtidos.
Comment [A1]: Em caso de transformar em artigo, precisa referenciar essa forte afirmao com pelo menos trs referncias, como DIniz.

2. REVISO BIBLIOGRFICA

2.1 Modelo Social da Deficincia O que significa deficincia para voc? Talvez o leitorvoc, assim como a maioria das pessoas nunca tenha parado para pensar no significado de deficincia, e muito provavelmente acredite tratar-se de um problema que de ordem pessoal, decorrente de uma anormalidade congnita ou adquirida. A concepo de que ser deficiente apresentar um corpo fora da

Fala da entrevistada Marta ao ser questionada sobre o que gostaria que as pessoas soubessem sobre os deficientes visuais, ou o que gostaria de falar para eles.
2

Trabalho destinado disciplina de Psicologia do Excepcional, ministrada pelo professor Adriano Henrique Nuernberg em 2012.2.
3

Acadmicas da 7 fase do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

normalidade, data o sculo XVIII, como conta Diniz (2007), entretanto a definio de normalidade est pautada unicamente em valores morais e estticos. At 1970, as causas da deficincia eram as leses, restries da funcionalidade e/ou habilidade, isto , todas as barreiras encontradas, a excluso social e demais dificuldades nada tinham a ver com fatores que no fossem estritamente biolgicos. Porm, nesta dcada houve uma inovao referente aos estudos sobre deficincia, retirando a exclusividade do campo biomdico e levando, tambm, para a rea de humanas (DINIZ, 2007). O modelo social expe que a deficincia faz parte da diversidade humana, sendo mais um estilo de vida. A cegueira, e as demais deficincias no trazem consigo uma sentena de fracasso, explica Diniz (2007), mas os contextos sociais desfavorveis a essas possibilidades de ser, que causam as barreiras encontradas no dia-a-dia. Com o intuito de questionar a compreenso hegemnica sobre deficincia, em 1976, foi criada a Upias (Liga dos Lesados Fsicos Contra a Segregao), a primeira associao para deficientes que era formada e gerenciada por eles. Segundo Diniz (2007. p. 7)
O principal objetivo da Upias era redefinir a deficincia em termos de excluso social. A deficincia passou a ser entendida como uma arma particular de opresso social, como a sofrida por outros grupos minoritrios, como as mulheres ou os negros. O marco terico do grupo de socilogos deficientes que criaram a Upias foi o materialismo histrico, o que os conduziu a formular a tese poltica de que a discriminao pela deficincia era uma forma de opresso social.

Ou seja, os socilogos tinham como objetivos (a) a diferenciao entre leso, a parte biolgica, e deficincia que seria causada pela opresso e discriminao social, e (b) a compreenso da deficincia como uma questo de mbito sociolgico. Nesse sentido, a segregao, opresso e discriminao social deveriam ser entendidas como resultados de barreiras sociais que dificultam ou impedem a expresso dos diferentes estilos de vida (Diniz, 2007). Dessa forma, entende-se que se as barreiras fossem retiradas, a deficincia seria

minimizada. Segundo Diniz (2007), o modelo social formou uma teoria da deficincia como opresso, a qual reconhece as desvantagens sociais, econmicas, ambientais e psicolgicas provocadas nas pessoas com leso.

2.2 Preconceito em relao ao que Diferente Ao nos depararmos com o desconhecido temos a propenso de utilizar os esteretipos e as analogias atravs das generalizaes (SILVA, 2006). O cuidado que deve ser tomado ao se

utilizar esses recursos e atalhos para compreender o outro, ficar na superficialidade ou na crena imaginria de que isso so certezas, verdades absolutas. Aquele que preconceituoso acaba afastando o outro porque ele pe em perigo sua estabilidade psquica. Assim, o preconceituoso cumpre tambm uma funo social: construir o diferente como culpado pelos males e insegurana daqueles que so iguais (SILVA, 2006, p. 426). Em relao ao preconceito s pessoas com deficincia, o mesmo configura-se como um mecanismo de negao social, uma vez que suas diferenas so ressaltadas como uma falta, carncia ou impossibilidade (SILVA, 2006, p. 426). Apesar de todos os seres humanos possurem suas individualidades, a pessoa com deficincia acaba ressaltando suas particularidades em uma sociedade que demanda e preza o uso do corpo e mente em sua totalidade. E, a pessoa com deficincia, tem no corpo a marca da imperfeio humana que tanto se quer negar. interessante destacar o uso do termo pessoa com deficincia como uma escolha mais adequada. Como coloca Sassaki (2003, p. 12)
jamais houve ou haver um nico termo correto, vlido definitivamente em todos os tempos e espaos, ou seja, latitudinal e longitudinalmente. A razo disto reside no fato de que a cada poca so utilizados termos cujo significado seja compatvel com os valores vigentes em cada sociedade enquanto esta evolui em seu relacionamento com as pessoas que possuem este ou aquele tipo de deficincia.
Comment [A2]: Se forem aprofundar essa discusso, sugiro a leitura do texto de Pierucci "Ciladas da diferena"

Alguns termos no mais utilizados, como, por exemplo: invlido, defeituoso, excepcional, portador de deficincia, entre diversos outros. Eles foram deixados de lado pela forma errnea como tentavam se reportar as pessoas com deficincia. Hoje, depois de vrias discusses acerca de como seria a melhor forma de se dirigir a essas pessoas, ficou acordado em: pessoas com deficincia. Esse termo indica que a pessoa possui alguma particularidade que a diferencia, alguma limitao, e que a mesma a constitui, faz parte dela. Outro fato importante na relao com as pessoas com deficincia o contato. Idealizamos como so as pessoas com ou sem deficincia, e por isso as pessoas acabam sendo para ns aquilo que acreditamos e formamos a partir dos nossos recursos cognitivos. Assim, o relacionamento passa a ser com esse rtulo que formamos e no com a pessoa em si, por isso muitas vezes no sabemos como lidar com as pessoas que possuem algum tipo de deficincia (SILVA, 2006). Os rtulos que criamos para as pessoas e, como demonstramos acreditar na realidade vivida por cada um, acaba sendo introjetada pelos sujeitos. Ou seja, as pessoas, s vezes, acabam agindo como esperam que ela aja. Infelizmente, esse um passo para a conformidade com
Comment [A3]: Para o artigo eu retiraria essa discusso sobre terminologia, que j est esgotada na literatura

algumas situaes e a criao de formas defensivas para evitar o sofrimento e, as condies dadas e estabelecidas para as pessoas com deficincia esto muito ligadas a fixao de apenas um aspecto ou atributo da pessoa, tornando a diferena uma exceo (SILVA, 2006, p. 427). Cabe tambm ressaltar a questo da aceitao e da tolerncia. Silva (2006, p. 430) destaca que o sentimento que mais se manifesta nos tempos atuais a tolerncia como limite do aceitvel, quando j poderamos nos manifestar com solidariedade em relao ao diferente, por ser a diferena a essncia de todos ns. E preciso tomar muito cuidado para que a tolerncia no se torne algo ilusrio em relao ao reconhecimento da igualdade, ou seja, que atravs do uso da tolerncia se acredite que exista a igualdade, e que assim nada precisa mudar.

2.3 A Incluso Escolar As escolas, atravs de polticas de incluso, tentam fazer um acolhimento da diferena. Para atingir esse objetivo ela insere alunos com e sem deficincia em uma mesma turma em uma mesma sala de aula. Isso deveria servir para que a aprendizagem tivesse seu foco na sala nas interaes, no coletivo, como um todo, e no apenas no aluno. Entretanto, o que se observa, que os alunos com deficincia acabam tentando se adaptar em um ambiente que poderia lhe proporcionar vrias possibilidades, mas que, no entanto, por esquecerem suas particularidades acabam por limitar algumas experincias positivas (SILVA, 2006). Silva (2006, p. 430) tambm coloca que a identificao s possvel por meio da convivncia, na medida em que enfatiza o que no igual e, ao mesmo tempo, ressalta a ideia de ser igual na diferena, desafiando os receios do estranhamento e do medo. Assim, a incluso como uma forma de conhecer o que diferente pode minimizar o estranhamento, bem como diminuir essas limitaes existentes.
Comment [A4]: timo

2.4 O Contexto Familiar de uma Pessoa com Deficincia A famlia o primeiro grupo no qual o indivduo inserido (FIAMENGHI Jr; MESSA, 2007, p. 237) e ela tem uma influncia na determinao da personalidade e comportamentos deste indivduo. Este indivduo criar uma postura a partir da relao estabelecida com os pais e tambm de acordo com as expectativas, sentimentos e disponibilidade afetiva (p. 238). Alm disso, os relacionamentos formados entre os membros da famlia far com que as mudanas estabelecidas afetem direta ou indiretamente cada pessoa membro desta famlia.

Assim, quando uma criana nasce, todo ambiente, a unidade familiar e os papis estabelecidos sofrem alteraes. Nas famlias em que nasce algum com algum tipo de deficincia essas mudanas so ainda maiores, pois requerem tambm mudanas de planos e expectativas. E, como destaca (FIAMENGHI Jr et al., 2007, p. 239), a flexibilidade com que a famlia ir lidar com a situao depende das experincias prvias, aprendizado e personalidade dos seus membros.
Comment [A5]: Para o trabalho, ficou muito bom esse panorama de vrios aspectos, contudo, para o artigo preciso escolher um recorte e manter o foco sobre ele

2.5 A Deficincia Visual A deficincia visual o campo de estudo das deficincias visuais, e abarca desde a cegueira a outros dficits visuais, como baixa viso que a diminuio significativa da capacidade visual (RODRIGUES, 2004). De acordo com o dicionrio Michaellis (2008), a cegueira a incapacidade de ver, no entanto a classificao das deficincias visuais inclui nesta categoria pessoas com graus muito reduzidos de percepo, mesmo aquelas que tm percepo luminosa. Segundo Kahn e Moorhead (1973 apud RODRIGUES, 2004) s aproximadamente 10% da populao cega no capta nenhum estmulo sensorial visual. Outro modo de classificar a cegueira refere-se a sua causa, podendo ser congnita, quando ocorre at os cinco anos de idade (SCHOLL, 1986b apud RODRIGUES, 2004), ou adquirida. Segundo Moraes e Arendt (2011), a deficincia visual percebida como ausncia de um sentido e, essa questo reflete diretamente no relacionamento da pessoa cega com o mundo, de como ela o compreende, o percebe. Nesse artigo os autores trazem dados da Secretaria da Educao Especial do Ministrio da Educao do Brasil (MEC) de 2001, os quais demonstram como a questo visual importante para a percepo do mundo. Esses dados colocam que a compreenso de um cego sobre o mundo mais precria quando comparado com um vidente, pois eles s tm 20% dela, a qual se d atravs da viso. Quanto questo da incluso, esta feita, segundo Moraes e Arendt (2011) a partir do que no eficiente com o que eficiente. Ou seja, os deficientes visuais, por s possurem 20% da compreenso e percepo do mundo, acabam sendo considerados ineficientes. Nessa lgica, os outros sentidos so desconsiderados, como, por exemplo, a compreenso do mundo atravs do tato, ou ainda atravs da audio, onde algum pode detalhar o que observa ao cego.
Comment [A6]: No ficou muito claro o argumento aqui. Poderiam desenvolv-lo melhor e a relacion-lo ao meu texto onde fao crtica ao videntocentrismo

3. MTODO Para realizao deste trabalho, que visa compreender quais so as barreiras encontradas pelas pessoas que vivem a deficincia visual, foram realizadas sete entrevistas com pessoas cegas ou com baixa viso, congnita ou adquirida. Seis entrevistas foram presenciais, sendo trs delas realizadas em uma tarde, e as outras trs em outra. A stima entrevista ocorreu de forma online, ou seja, enviamos o roteiro semi-estruturado4 (Apndice 1) por e-mail, o participante respondeu as perguntas e em seguida nos encaminhou. As entrevistas presenciais foram realizadas no Ambiente de Acessibilidade Informacional (AAI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aps autorizao das responsveis. O local foi escolhido pelo fcil acesso, tanto na questo de localizao, como na estrutura do local, e do trajeto at o mesmo. J em relao aos participantes, estes foram selecionados a partir de um contato inicial com o AAI, o qual intermediou informaes via e-mail para verificar possveis interessados em contribuir com a pesquisa, sendo estes e-mails de alunos cadastrados neste setor. Atravs desse meio conseguimos apenas um contato. Outro contato foi com uma aluna que possui baixa viso e que estuda no mesmo Centro de Ensino que as pesquisadoras. Estas entraram em contato com ela de maneira informal, e aps esclarecimentos sobre o trabalho a mesma aceitou participar da pesquisa. O terceiro participante foi contatado atravs de um conhecido, e este alm de participar tambm indicou alguns contatos, dos quais 4 tambm aceitaram participar das entrevistas, porm um deles, devido a falta de tempo preferiu responder as perguntas por e-mail. As entrevistas presenciais duraram cerca de 40 minutos cada. Todas foram gravadas e posteriormente transcritas com autorizao e assinatura do Termo de Consentimento Livres Esclarecido (TCLE) (Apndice 2). A entrevista realizada por e-mail no precisou de transcrio, visto que o prprio participante digitou suas respostas, e o TCLE neste caso no pode ser assinado. Foi garantido a todos os participantes o sigilo quanto a sua identificao, e para isso sero utilizados nomes fictcios na demonstrao dos resultados obtidos.

4. RESULTADOS E DISCUSSO

Vale ressaltar que ao elaborar o roteiro procuramos abordar diversas questes, entretanto ao realizar o trabalho optamos por focar nos mbitos: escolar, familiar e barreiras/preconceitos.

Os participantes da pesquisa so todos alunos de graduao ou j formados. Possuem entre 18 e 29 anos, e fazem os seguintes cursos: Direito, Geografia, Fisioterapia, Servio Social e Psicologia, e um deles que j est formado cursou Gesto da tecnologia da Informao (EaD). Entre eles encontram-se aqueles que so cegos ou baixa viso, tanto congnito quanto adquirido no decorrer da vida. A escolha do curso est muito atrelada acessibilidade que o mesmo possui, alm da estrutura da instituio de ensino, que precisa garantir um mnimo de recursos para que os mesmos permaneam na graduao. Jos relatou ter desistido de um curso em outra faculdade pela falta de estrutura e apoio para a sua permanncia. J Leonardo mencionou ter ficado desde o incio do semestre sem os textos de uma disciplina, visto que o professor no disponibilizou os mesmos ao setor de Acessibilidade para que fossem digitalizados. Marta tambm destaca o descontentamento com uma das instituies de ensino em que estudou eu me matriculei na faculdade X e fiz a primeira fase l, s que l uma faculdade muito precria na acessibilidade. Pra vocs terem uma ideia eu no recebi nem o material didtico na primeira fase, muito ruim. Eu fiz mesmo, o pessoal muito empenhado ajudando, lendo toda vida, mas no dava pra continuar l. E eu pedi transferncia pra faculdade Y. Sara, por sua vez, informa que est sempre correndo atrs dos professores para que os materiais sejam disponibilizados a tempo para ela: eu tambm converso bastante, sempre to lembrando n, que s vezes acontece sim, de no mandar o material, ou esquecer, mas ai eu sempre to lembrando, vai precisar de algum material? vai precisar de algum material extra?. Alm da acessibilidade do curso e da instituio, outro fator determinante na escolha da profisso, verificar a abertura e/ou a possibilidade de atuao na rea que deseja. Murilo, por exemplo, relatou que gostaria de ser mdico, mas devido cegueira precisou repensar essa questo, e partiu ento para a Psicologia, acreditando que iria encontrar coisas parecidas. Entretanto, atualmente ele no est contente e motivado com a Psicologia, principalmente pelos entraves enfrentado no curso e na instituio de ensino. J Leonardo, que cursa Servio Social, coloca que a escolha do curso est diretamente ligada com a experincia da suae deficincia. Ele relata que escolheu o curso para tratar a desigualdade social. [...] eu acho que se eu no tivesse deficincia eu no iria olhar pra essas questes de desigualdade social.
Comment [A8]: Muito interessante, merece maior anlise para o artigo Comment [A7]: Esse aspecto merece aprofundamento

Ainda relacionada questo de ensino, perguntamos para os entrevistados como havia sido o percurso escolar deles. Aqui no sero consideradas as pessoas que perderam a viso aps a alfabetizao, visto que para essas a alfabetizao foi em escola regular, sendo o Braille conhecido posteriormente, em associaes de/para cegos, como a Associao Catarinense para Integrao do Cego (ACIC). Para aqueles com baixa viso, como a Sara, os relatos sobre as dificuldades de uma posio da escola regular, tanto na questo de usar ou no o Braille, como na questo da incluso foram fundamentais para o desenvolvimento da alfabetizao e socializao. Silva (2006) observa que na incluso do aluno com deficincia deve-se atentar para as limitaes existentes, mas que poderia e deveria ser explorada diversas variveis. Ou seja, as limitaes no devem ser ignoradas, pois elas constituem o sujeito, mas deve-se procurar outras formas de aplicar algo que no est fluindo bem. Ainda em relao ao relato de Sara, ela informa que no teve muitas amizades na escola, principalmente no ensino fundamental, e a escola atravs da incluso poderia ter possibilitado alguns espaos de troca entre as crianas. Quanto ao uso do Braille, apesar de uma dvida inicial sobre seu uso ou no, a escola optou por utilizar. Sara informa ter aprendido rpido o Braille e coloca que essa alfabetizao foi bem importante para ela. O Braille foi importante para a alfabetizao da maioria dos entrevistados, sejam os cegos congnitos ou baixa viso adquirida precocemente. Este foi aprendido tanto em escolas regulares, escolas de incluso, como em centros e associaes como a ACIC. J em relao aos entrevistados que adquiram a cegueira na vida adulta, Valdir informa ter aprendido facilmente o Braille, em uma instituio como a ACIC. J Maicon informa que no ter aprendido, e utiliza apenas os meios tecnolgicos, como programas de computador para acessar as informaes. Assim, outro meio destacado como auxiliador na questo dos estudos, foram os computadores e os programas existentes neles, os quais fazem leituras dos textos escritos, como o JAWS. A maioria dos entrevistados teve acesso a esses meios tecnolgicos ainda no ensino mdio e informam que hoje eles so essenciais em suas vidas pessoais e acadmicas. Jos, que formado em Gesto da tecnologia da Informao (EaD), informou que a associao de cegos frequentada por ele no quis me ensinar o curso de JAWS porque eu j tinha feito o de Virtual Vision, mas eles so diferentes [...] Mas hoje tem coisa que eu sei que eles no sabem. Na fala de Jos possvel perceber a facilidade que o mesmo possui na questo
Comment [A9]: seria bom uma nota de rodap explicando o que para o leitor

relacionada a tecnologia e como a prpria associao impossibilitou aprendizagens, criando barreiras para pessoas cegas e com baixa viso que so o foco do seu trabalho. A forma com que os entrevistados lidaram com a alfabetizao e a busca por uma qualificao profissional em uma universidade est muito atrelada relao estabelecida entre esses sujeitos e a sua famlia. Fazer uma faculdade significa pensar no futuro, ter, em certa medida, uma autonomia, ultrapassar barreiras. Sara ao relatar sobre a autonomia ela informa que a me sempre se dedicou bastante e os meus pais sempre procuraram o melhor, e eles buscavam informao [...]. J Maicon, que perdeu a viso na vida adulta, tambm comenta que eu me dou bem com eles [a famlia], nada mudou, continua normal como antes de eu ter a perda da viso, eu sempre obtive a confiana deles, ento posso sair para onde eu quiser que eu terei essa confiana. Financeiramente eu sou independente. Isso demonstra que independente do momento que se adquiriu a cegueira ou a baixa viso, a famlia tem um papel fundamental na constituio dos sujeitos, na forma com que eles vo lidar com a questo da cegueira ou baixa viso, como tambm destacado por Fiamenghi Jr et al. (2007). Leonardo, que tem baixa viso causada pela retinose pigmentar e enxergou relativamente bem at os 14 anos comenta que a perda da viso acarretou na perda da autonomia e que isso deve-se tambm ao modo como a famlia enfrentou a situao: perdendo a viso a gente comea a perder um pouco de autonomia. Acaba no querendo mais sair, porque tem muito medo. A prpria famlia coloca isso na tua cabea. A minha me no suportava a ideia de me deixar sair sozinho, achava que eu no ia me dar bem. Valdir, por exemplo, que perdeu a viso na idade adulta, preferiu sair do ambiente familiar, pois o mesmo estava impossibilitando seu crescimento pessoal. [...] foi por isso que eu vim pra c. Eles [a famlia] atrapalhavam mais que ajudavam. Porque ao invs de motivar eles choravam, mais que eu. Pra eu no conviver naquele ambiente, achei por bem viver uma vida, a minha vida. Ou seja, a partir desses depoimentos pode-se perceber que a famlia pode tanto assumir um papel de apoiadora, dando suporte para o enfrentamento de barreiras que aparecerem no decorrer da vida, mas podem tambm assumir um papel contrrio e acabar sendo mais uma barreira para o sujeito. Entretanto, o fato de no apoiar, e s vezes acabar sendo mais uma barreira para o sujeito, no significa que o mesmo ir aceitar a situao do jeito que esta posta e
Comment [A10]: Vocs levantam vrios aspectos mas para no dispersar no artigo, precisamos focar mais

deixar de viver a sua vida, como destacado por Valdir. Assim, a famlia tem um papel decisivo na vida dos sujeitos e nas escolhas e possibilidade que lhe so oferecidas. Apesar dos sujeitos entrevistados possurem certa autonomia, fazem um curso de graduao, eles encontram barreiras, dificuldades e preconceito, como qualquer outro cego ou baixa viso. A literatura aponta algumas barreiras enfrentadas pelos deficientes, e, atravs das entrevistas foi possvel verificar quais so as mais frequentes, e quais as mais impactantes em suas vidas. Essas barreiras tem um significado importante na vida dessas pessoas cegas ou com baixa viso. Sobre as dificuldades e as barreiras encontradas no dia a dia, Valdir destaca que as maiores so as pessoas, pessoas e caladas. Murilo refora as barreiras arquitetnicas: as caladas que no tem acessibilidade, que tem buraco, ou as caladas novas que eles acham que sabem fazer e acabam colocando at poste naquela guiazinha. Para Marta, as barreiras e dificuldades mais encontradas so as de natureza fsica, tais comoas arquitetnicas, orelhes, placas, postes e carros na calada, calada com buracos, os pisos guias errados e gente que em vez de te mandar pro lado vai te empurrando. E tem as barreiras das pessoas no chegarem na gente. Se a gente no for uma pessoa comunicativa a gente no tem amigos videntes, e tem as barreiras estruturais tambm de acesso a lugar, shopping por exemplo [...]. Outra barreira destaca por ela que tem gente que acha que a gente tem outra deficincia alm da viso, sei l, algum retardo mental, alguma coisa que a pessoa chega gritando. E eu fico ah porque as pessoas esto gritando comigo?. Maicon destaca que as maiores dificuldades so atravessar ruas, pegar nibus certo. E Leonardo coloca que as barreiras mais frequentes so as fsicas, pra um deficiente se locomover uma aventura diria, mas acho que a maior barreira est dentro da mente das pessoas, muita gente ainda v a gente como um coitadinho. s vezes eu t com um amigo no banco, a pessoa no tem condio de falar comigo, ela fala: o que ele quer, o que ele precisa, se dirigindo ao meu amigo. Isso uma coisa que me deixa chateado. A partir dessas questes pode-se refletir a cerca de como as barreiras e os preconceitos so criados por cada um, e pela sociedade como um todo. Ou seja, utilizamos recursos cognitivos para lidar com realidade, a fim de criar atalhos para resolver as coisas de forma mais rpida e prtica, como as analogias. Entretanto, os preconceitos acabam surgindo desses esteretipos que primeiramente podem facilitar o dia a dia, mas que se vierem a se cristalizar

podem fazer com que as coisas que so consideradas diferentes adquiram status negativo. A questo da deficincia como algo diferente destacado por Silva (2006) como algo que tranquiliza as pessoas ditas normais pelo fato de estar margem dessa colocao, servindo tambm como forma de reforar que o problema est no outro e no em mim. Uma forma de minimizar as barreiras, destacado pelos prprios entrevistados, partir da opinio da pessoa com deficincia, procurandor sempre perguntar para eles o que eles querem, qual a melhor forma de fazer tal coisa etc. O que pode dificultar a relao entre cegos e videntes justamente essa falta de informao, e, por exemplo, se ocorre uma experincia desagradvel de um vidente com um cego, aquele ir muitas vezes generalizar, acreditando que todo cego igual e isto acaba por reforar as barreiras j existentes. E, alm disso, deve-se procurar no limitar tanto as pessoas com deficincia, acreditar que elas so capazes de fazer muitas coisas.

5. CONCLUSO Ao concluirmos este trabalho, foi possvel perceber que muitas das barreiras encontradas pelos deficientes visuais so construdas pela sociedade como um todo, e no so inerentes as suas limitaes visuais. Quando falamos sociedade com um todo, inclumos os prprios deficientes visuais, visto que algumas barreiras e limites so criadas por estes dependendo da postura adotada em relao a deficincia. A princpio, importante destacar o papel inclusivo da escola, visto que esta permite que desde cedo a integrao entre cegos e videntes. Porm faz-se necessrio destacar que as polticas inclusivas seriam mais eficientes se tivessem como foco a incluso de todos, isto , no somente focar no ambiente escolar, mas sim construir uma realidade que ultrapassase os portes da escola, ou seja, o convvio e as trocas das diferentes formas de comunicao e experincias existentes fariam com que os alunos debatessem sobre a questo do que ser diferente alm da sala de aula. Um possibilidade para isso seria a obrigatoriedade do ensino, nas escolas regulares, de LIBRAS e Braille para alunos no-deficientes e deficientes, assim como j existe o ensino de lnguas estrangeiras. Dessa forma a comunicao seria muito mais efetiva entre as pessoas que necessitam utilizar esses recursos de fala e escrita, e consequentemente os esteretipos e preconceitos seriam pelo menos de outra ordem, j que uma pessoa cega que usa o Braille, ou um surdo que faz o uso das Libras, no seriam pessoas estranhas. As barreiras
Comment [A11]: no uma questo de eficincia ou no, mas de princpio. se no for voltada para todos, no inclusiva

comunicacionais seriam quebradas, uma vez que no seria necessrio o uso de intrpretes para auxiliar em uma conversa, tornando as trocas de experincias mais pessoais e fecundas. Junto com isso, as barreiras atitudinais tambm seriam minimizadas, uma vez que videntes e ouvintes no teriam receios de no saberem agir perante uma pessoa com deficincia. Como comenta Moraes (2011, p. 110), quando nos comunicamos com algum deficiente ns nunca, ou dificilmente, nos perguntamos se no somos ns que no conseguimos falar com aquela pessoa. Com a minimizao dessas barreiras, atitudinais e comunicacionais, deficientes e nodeficientes passariam a ter um convvio mais cotidiano e prximo, e no haveria mais o estranhamento que muitas vezes leva ao preconceito. Nas entrevistas realizadas, percebeu-se a importncia da famlia no processo de constituio do sujeito, bem como sua influncia na postura adotada pelo deficiente perante a condio da cegueira ou baixa viso, pois a famlia pode exercer um papel incentivador, ampliando a autonomia do sujeito, como tambm pode caracterizar-se como mais uma barreira a ser enfrentada. Ou seja, a famlia tem um papel muito importante na formao do sujeito, em como ele ir se colocar no mundo e para o mundo, o que influenciar diretamente a forma com que a sociedade o v. A deficincia visual uma caracterstica do deficiente visualpessoa, e esta no deve ser ignorada, uma vez que constituinte do sujeito e impe alguns limites reais. Assim como um vidente, o cego, ou a pessoa com baixa viso possui uma forma singular de perceber o mundo, o que est em sua volta e como colocar Marta na verdade todo mundo acho que cego, vezes a pessoa estaria bem ali na frente dela e ela no enxerga ou finge que no v, demonstrando que no precisa ser cego para no perceber os estmulos visuais a sua volta.
Comment [A12]: fiquei refletindo se essa frase no acaba invertendo a lgica da excluso e de certa forma banalisando a deficincia

REFERNCIAS

DINIZ, D. O que deficincia. So Paulo: Coleo Primeiros Passos, Brasiliense, 2007.

FIAMENGHI JUNIOR, G. A. Pai, filhos e deficincia: estudo sobre as relaes familiares. Psicologia Cincia e Profisso, 2007, 27 (2), 236-245.

MORAES, M.; ARENDT, R. J. J. Aqui eu sou cego, l eu sou vidente: modos de ordenar eficincia e deficincia visual. Caderno CRH, Salvador, v. 24, n. 61, p. 109-120, Jan./Abr. 2011.

MICHAELLIS. Dicionrio escolar lngua portuguesa. So Paulo: Editora Melhoramentos, 2008.

RODRIGUES, S. M. F. E. A experincia da perda da viso, a vivncia de um processo de reabilitao, e as percepes sobre a qualidade de vida. 2004. 262f. Dissertao (Mestrado em Psicologia da Sade). Instituto de Educao e Psicologia, Universidade do Minho, Braga, 2004.

SASSAKI, R. K. Como chamar as pessoas que tm deficincia? In: SASSAKI, R. Vida independente: histria, movimento, liderana, conceito, filosofia e fundamentos. So Paulo: RNR, 2003, p. 12-16.

SILVA, L. O estranhamento causado pela deficincia: preconceito e experincia. Revista Brasileira de Educao v. 11 n. 33, 2006. p. 424-561.

APNDICE APNDICE 1 Roteiro de Entrevista Semi-estruturada

Nome: Idade: Curso:

- Voc frequenta ou j frequentou a ACIC? Como voc v essa experincia? - Voc cego ou baixa viso? Cego congnito ou adquiriu no decorrer da vida? Quando adquiriu (idade)? Como foi (de repente...)? Causas? - Como foi para voc lidar com essa questo? Quais foram as mudanas (pessoais, sociais, psicolgicas..) que voc percebeu? - O que deficincia para voc? Como voc percebe a cegueira? Como voc acredita que os outros veem a deficincia? Como o seu relacionamento com outras pessoas (cegas e videntes)? E o relacionamento amoroso/afetivo? - Voc sabe dizer como seus pais/sua famlia reagiu ao saber da cegueira? Na sua famlia existe algum membro com algum tipo de deficincia? - Como a sua relao com os demais familiares? Com seus pais? Qual o nvel de autonomia que eles lhe do? Ou que voc tem (independncia)? - Voc pratica algum esporte? -Voc trabalha? -Quais as maiores dificuldades encontradas no dia a dia? Como lida com elas? - Que tipo de barreiras so mais comuns? - Como para voc ir em locais desconhecidos, os quais voc no conhece o trajeto? - J vivenciou situaes de preconceito? - Onde voc estudou? (ensino regular, escola voltada para cegos). E a universidade, como foi o ingresso? Como foi a escolha pelo curso? Presencial ou EaD?

- Sabe ler em braille? O que acha dele? Que meios utiliza para fazer leituras? - E sobre a tecnologia, como voc lida com elas (celular, computador, e-mail)? Como foi sua insero nesses meios, e quais as dificuldades? - E para finalizar, o que mais voc gostaria de falar que acredita ser importante e que no abordado? O que voc gostaria que as pessoas soubessem? O que voc gostaria de falar para as pessoas?

APNDICE 2 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia do Excepcional TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Ns, Aline Suave da Silva e Waleska Silva Pomagerski, alunos do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), matriculadas na disciplina PSI5510-07319 Psicologia do Excepcional em 2012.2 convidamos voc a participar como voluntrio do nosso estudo. Esta pesquisa tem como objetivo verificar quais barreiras encontradas no dia-a-dia por pessoas cegas ou com baixa viso. Gostaramos, ento de convid-lo a participar desta investigao, atravs de entrevista. Ao participar da entrevista voc nos dar a oportunidade de conhecer suas experincias. Voc ter liberdade para falar e lhe solicito autorizao para proceder a gravao em udio de suas falas. Caso lhe interesse, voc poder ter acesso transcrio da gravao para revisar e mudar o que julgar necessrio. Em conformidade ao estabelecimento pelas normas ticas que regulam as pesquisas envolvendo seres humanos em nosso pas, podemos garantir-lhe: liberdade de adeso ou recusa de participao na pesquisa; liberdade para retirar seu consentimento a qualquer momento e sigilo das informaes que forem dadas durante a pesquisa e relativa a sua identidade. Cabe, ainda, esclarecer, que as informaes coletadas nesta pesquisa sero utilizadas somente para os fins deste estudo. Informamos, ainda, que os resultados da investigao iro

garantir sigilo e, portanto, preservaro a identidade e a privacidade dos participantes e da empresa.

Pesquisador: ____________________________________________________________ (e-mail:_______________________________________________________________) _______________________________________________ Assinatura

______________________________________________________________________ Eu, ________________________________________ (DI___________________) abaixo-

assinado, declaro que fui informado a respeito da pesquisa e concordo em participar da mesma. _______________________________________________ Assinatura

Vous aimerez peut-être aussi