Vous êtes sur la page 1sur 3

AVALIAO DE CINCIAS DA NATUREZA VALOR: 80,0 PONTOS ESTUDOS INDEPENDENTES DE FRIAS Professora: Rosana de Souza Martins Aluno(a):______________________________________________________________N_____ Turma:

: 9 ano 18 1. Com relao a estrutura do tomo, assinalar a alternativa correta: a) a massa do tomo est fundamentalmente concentrada no seu ncleo. b) no ncleo do tomo encontram-se prtons e eltrons. c) o tomo macio. d) a massa do eltron igual a massa do prton. e) tomos de um mesmo elemento qumico so todos iguais. 2. O tomo que perde ou ganha eltrons recebe o nome de (...),sendo que o tomo que fica carregado positivamente recebe o nome de(...) e o que fica carregado negativamente recebe o nome de(...) . a) on nion- ction c) nion ction on b) on ction nion d) ction nion on 7. As lulas (moluscos) tm uma cavidade no corpo que se comunica com o meio exterior por meio de um funil, que elimina gua a jatos. Graas a esses jatos, as lulas se movimentam em sentido contrrio a eles. Que lei da dinmica est aplicada nesse caso? Qual o seu enunciado? 6.Um nibus est parado no ponto. Quando ele d uma arrancada, o que acontece com os passageiros que esto em p? Explique empregando a Primeira lei de Newton.

d) Nenhuma das anteriores. 3. Um camelo percorre 90 km em 6 horas. Qual sua velocidade mdia? 8. Quando dois tomos se unem por meio de uma ligao inica, o que ocorre com sua quantidade de prtons, nutrons e eltrons? 4. Quando duas foras atuam num corpo, elas podem ser substitudas por uma nica fora. Como se chama essa fora? Por que ela substitui todas as outras foras? 9. Agasalhos de l so bastante usados em regies frias. Com essa informao, que concluso podemos tirar a respeito da l? Marque a(s) resposta(s) correta(s): 5. Um navio se desloca 3 Km para o leste e em seguida 4 Km para o norte. Seu deslocamento vetorial tem mdulo: a) 5 Km b) 7 Km c) 6 Km d) 3,5 Km. Justifique sua resposta.(Faa a conta). a) A l um bom isolante trmico ou seja um pssimo condutor de calor; b) retm bastante ar no seu interior; c) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo;

d) impede a transpirao e a consequente diminuio de temperatura do corpo. 10. Tudo ao nosso redor formado por tomos de elementos qumicos. a) Quais so as partculas que formam um tomo? b) Como se conceitua, atualmente, elemento qumico?

faz esses filamentos se aquecerem e, por causa disso, o vidro desembaado. Proponha uma explicao para o fato de os filamentos aquecidos desembaarem o vidro.

14. Nas geladeiras, a fonte fria (o congelador) deve ser colocada: a) na parte inferior, pois o ar quente resfriado l; b) na parte superior, pois o ar quente tende a se

11. Um cozinheiro no muito experiente queimou a mo ao misturar uma sopa fervente com uma colher de metal. Aps lhe ensinarem que deveria usar colher de madeira, ele voltou a queimar a mo, desta vez por manter a mo por muito tempo uns 10 centmetros acima da sopa fervente. a) Qual o processo de troca de calor responsvel pela queimadura provocada pela colher de metal?

elevar; c) na parte inferior, pois o ar frio mais denso e desce para o fundo; d) no meio do refrigerador.

15. Considere uma soluo aquosa de acar. a) O que soluo?

b) Nessa soluo, qual o solvente? E qual o b) compare madeira e metal e explique porque a colher de madeira mais indicada para misturar alimentos quentes. c) O que significa dizer que uma soluo aquosa? c) Cite um processo de troca de calor responsvel pela segunda queimadura. 12. Sabendo que para calcular a densidade de uma substancia basta dividir sua massa pelo seu volume, ache a densidade de uma poro de mercrio que tem 27 gramas e ocupa um volume igual a 2 cm. 17. Uma churrasqueira feita de ferro. Sabendo que o ponto de fuso do ferro 1.538 C, o que 13. Em alguns automveis h, no vidro traseiro, filamentos que serem como desembaadores. Existe um boto no painel que, ao ser apertado, voc pode afirmar sobre a temperatura do carvo em brasa que est na churrasqueira, durante o preparo do churrasco? Explique. 16. O que acontece quando colocamos em um mesmo frasco 100g de leo e 100 gramas de gua? Explique sua resposta usando o conceito de densidade. soluto?

18. Marque certo ou errado e justifique as afirmativas erradas: a) Durante a fuso, a temperatura permanece constante. ( ) certo ( ) errado b) Temperatura de fuso a temperatura a qual a substncia passa do estado lquido para o estado slido. ( )certo ( ) errado c) Cada substncia tem um ponto de fuso. ( ) certo ( ) errado d) A condensao a mudana de estado da matria de vapor para lquido. ( )certo ( ) errado 19. Qual a diferena entre ebulio e evaporao?

20. O chumbo, estando a 360 C, apresenta forma varivel e volume definido. Podemos dizer que ele est na fase: a) lquida b) gasosa c) slida d) entre a fase slida e a gasosa. e) entre a fase lquida e a gasosa.

Vous aimerez peut-être aussi