Vous êtes sur la page 1sur 7

Direitos Humanos: Desdobramentos histricos frente aos paradigmas sciopolticos

Flvio Aparecido Vieira Estudante de Graduao em Direito Universidade Fed eral de Ouro Preto

Resumo: Os Direitos Humanos, postos em r elevo durante dcadas, ainda carecem de dedicao sua defesa e proteo, pois s o reconhecimento e a positivao no foram suficientes para assegurar sua aplicabilidade, inclusive na seara constitucional. Em escala universal, a Paz, como conditio sine Universal dos Palavras-Chave: Direitos Humanos, Direito, Democracia, Declarao qua non1 e princpio Direitos do Homem. basilar Democratizao, de su ma importncia na defesa dos Direitos Humanos e constitui-se em par adigma obrigatrio a ser contemplado, sobretudo no que concerne to vislumbrada Emancipao humana.

1 Do latim condio sem a qual ou condio necessria.Esse termo ilustra a idia que queremos frisar, j que a Paz, no raro, parece-nos ser algo to abstrato e transcendental aos seres humano s, sobretudo em momentos em que os tanques, as metralhadoras e as bombas atmicas tomam as palavras e o comando da situao. A Segunda Grande Guerra um exemplo das atrocidades desses agentes, e a populao civil a que mais sofre, fato comprovado por historiadores gabaritados, como Eric Hobsbawm, que constatou serem muito maiores os nmeros d e baixas entre civis do q ue entre militares, alm da destruio de cidades inteiras, bem como da infra-estrutura.

Um breve apanhado na Histria mostra que a gnese dos Direitos Humanos remonta origens seculares, Moraes (2006) j identifica que A origem dos direitos individuais do homem pode ser apontada no antigo Egito e Mesopotmia, onde j eram previstos alguns mecanismos para proteo individual em relao ao Estado. Nesta esteira, ao contrrio do que pode imagin ar o leigo, h sculos os Dir eitos Humanos permeiam a sociedade. Ora, estes surgiram da necessidade em tutelar-se a Dignidade da Pessoa Humana, sendo que esse pressuposto v alor e princpio axiolgico da Constituio de 1988. Com efeito, esse princpio foi consagrado como espeque de praticamente todas as Constituies que sur giram aps o trmino da Segunda Guerra Mundial, que elencou experincias algozes perpetuao da humanidade em uma escala sem precedentes, e que, jamais poderiam repetir-se.

Ainda analisando esse perodo sob a


perspectiva pioneira da formulao do Cdigo de Hammurabi, se define a finalidade e as caractersticas dos Direitos Humanos at seu Figura 1 - Fonte: A usufruto na rbita positivista nas diversas Constituies contemporneas: Divulgao ONU Declarao Universal dos Direitos Humanos considera a famlia como ncleo natural e fundamental da sociedade, consagrando seu direito proteo da socied ade e do Estado. (MORAES, 2006). Nessa tica, os Direitos Humanos colocam-se em elevada posio hermenutica apresentando diversas caractersticas, a sab er: imprescritibilidade, inaliena-bilidade, irrenunciabilidade, inviolabilidade, universabilidade, efetividade, interdependn-cia e complementaridade2.

Na acepo de Bobbio (1992): Partimos do pressuposto de que os Direitos Humanos so coisas desejveis (...), e apesar de sua desejabilidade, no foram ainda todos eles (por toda e em igual medida) reconhecidos; e estamos convencidos de que

2 A p ropriedade etimolgica cria certo parentesco entre essas caractersticas, q ue carregam semelhanas, mas elas chancelam conceitos que se encontram atrelados e distantes, concomitantemente. Vale dizer tambm q ue embora tenham se consolidado e, perodos histricos d iferentes, essas caractersticas nunca foram auto-excludentes, ao revs, a convergncia em muitos aspectos primordial p ara cada uma delas.

lhes encontrar um fundamento (...) um meio adequado legtimo para obter para eles um mais amplo reconhecimento. 3

Neste diapaso, profcuo reverberar que os Direitos do homem, ao revs de uma concepo precipitada, so variveis, pois so o reflexo mutvel da realidade social, que no se encontra estacionada; ela modifica-se consoante aos valores que a prpria sociedade elege como os mais justos, ou o mais prximo possvel, pois: O elenco dos direitos do homem se modificou, e continua a se modificar com a mudana das condies histricas, ou seja, dos conhecimentos e dos interesses das classes no poder, dos meios disponveis para a realizao dos mesmos, das transformaes tcnicas, etc. (BOBBIO, 1992) Os direitos humanos sofreram limitaes no caminho at chegarem s declaraes dos Estados Modernos, onde hoje foram ratificados, mas necessitam de contnuo revigoramento, para no voltarem ao ostracismo, condio onerosa que ocuparam durante sculos. Conforme se observou, processo que resgatou os Direitos Humanos no esttico e isso no quer dizer que eles no pod ero, em tempos vindouros, fazer emergir novas pretenses que no momento nem sequer podemos cogitar. Destarte, Bobbio (1992) constata: O que parece fundamental numa poca histrica e numa determinada civilizao no fundamental em outras pocas e em outras culturas 4. Assim, crucial frisar o carter dinmico dos direitos fundamentais, sobretudo a sociedad e e o direito, tiveram como baluarte, a defesa da Dignidade Humana, tal qual a concebemos hoje.

Para ilustrarmos essa con cluso, analisemos a Liberdade, que desde a Revoluo Francesa foi cristalizada como espeque em todas as Declaraes recentes dos Direitos do homem. Contudo, na condio de elemento da Dignidade da Pessoa Humana, ela exige da parte alheia (inclusive dos rgos pblicos) obrigaes puramente negativas, que levaram Bobbio a prelecionar: Quanto mais aumentam os poderes dos indivduos,

4 Essa pontuao parece-nos muito feliz, j que a Antropologia, veementemente, trouxe tona a substncia maculada em que os povos europeus basearam-se, sobretudo alegando serem superiores e povos civ ilizados, para lanar-se conquista de terras ocupadas por povos concebidos co mo inferiores e no-civilizados.

3 Ver tambm As Ideologias do Poder em Crise, na qual o cientista italiano Norberto Bobbio tece, com pro priedad e, uma discusso crtica e saliente sobre a temtica.

tanto mais diminuem as liberdades dos mesmos indivduos. 5 Assim, devemos nos atentar para essa constatao, pois, no obstante a concepo de Moraes, no errneo dizer que a origem dos Direitos Humanos est nas lutas pela Liberdad e ou que a idia de justia um sentimento que est dentro do esprito humano, de maneira instintiva, independentemente de construes legais, como o fenmeno positivista. Neste ensejo, fortuito explanar que no se pode preconizar, subitamente pelos caminhos que enveredamos que os direitos do homem tenham sido mais respeitados nas pocas em que os direitos eruditos consubstanciavam-se em considerar que haviam encontrado um argumento irrefutvel para defend-los, aferrados to somente por estarem positivados. Nessa acepo, a maior parte dos governos existentes proclamou veementemente, pela primeira vez, nessas dcadas, uma Declarao dos Direitos do Homem. Entretanto, volvidos no quebrantamento do Dir eito Positivo6, ab-rogando as bases desse sistema jus-privatstico, sob a tenaz quimera publicista que transladou os Direitos Humanos, constitucionalizando-os.

C onsiderados esses breves esclarecimentos, acerca dos Direitos Humanos, e rememorar que aqui no iremos palmilhar seu contedo e suas propriedades, e nem temos espao para tal fim, cabendo-nos em analisar apenas sua essncia, necessrio elucidar que o problema mais grave do nosso tempo no o de fundament-los, mas sim o de proteg-los. Sob os reveses do paradigma supra-referido, a aporia primeiro jurdica, e no filosfica; em sentido lato, poltica.

Da mesma forma, enquanto gravita uma unicidade no conceito de Cincia, como sendo o conhecimento e experimental em relao a um determinado objeto de estudo, o conceito de Filosofia plrime. A reside um desafio Legislao. Urge salientar que essa relao no pode gerar nus integridade dos Direitos Humanos, at porque muitos deles so dogmticos, por certo ngulo, partindo de premissas que jamais podero ser suprimidas, como a Vida, por exemplo. Isso, pois no se tratam em saber quais e quantos so os Direitos, mas sim, qual o modo mais seguro para garanti-los e dar-lhes maior celeridade e amplitude; deve-se impedir que, apesar de solenes

5 Para tal constatao, Bobbio considera a filosofia de Hegel, que ap s analisar a experincia vivida pelo s franceses, sob a liderana de Robespierre, cun hou a expresso perodo do Terror, com fito de us-la, por achar ser ela a mais apropriada para um perodo em q ue os limites no existiam; cada um era dspota de todos. 6 Em tempos hodiernos, com certa facilidade que inmeras crticas so dirigidas ao Direito Positivo, que teve Hans Kelsen como um de seus princip ais precursores, mas cabe pontuar que este em muito avanou quando consideramos o contexto poltico e histrico da poca, que em vrios aspectos difere-se do atual.

declaraes, eles sejam continuamente truncados, suplantados por homens movidos por interesses pecunirios e materialistas, em detrimento da Pessoa Humana, pois na passagem da teoria prtica, do direito somente pensado para o direito realizado. (BOBBIO, 1992). Dessa forma, os Direitos do homem tm sua gnese como direitos universais, par a finalmente assumirem sua plena realizao como direitos positivos, ratificados junto com a criao da ONU, que constituiu marco histrico para todas as naes.

Neste passo, como j aduzimos, para proteger os direitos humanos no basta a simples que sejam positivados e proclamados. A primeira dificuldade depende da prpria comunidade internacional ou, mais precisamente, do tipo de relaes entre os Estados e os rgos internacionais, nas quais a Diplomacia vem desempenhando um papel crucial na resoluo de pequenos litgios que poderiam desencadear conflitos ainda mais alarmantes. Isso, pois, o desprezo pelos direitos humanos, no plano interno, e o desrespeito Autoridade internacional, no plano externo, marcham juntos, sedimentando a resistncia proteo dos Direitos Humanos.

No Brasil, a Constituio de 1988, e partir desta, reiterou-se em lastro proponente acerca da lapidao dos Direitos Humanos. E vemos que: O reconhecimento de obrigaes internacionais de proteo e garantia desses direitos possui como marco temporal a p romulgao da Constituio da Repblica Feder al do Brasil em 1988.7 (GODINHO, 2006). Inclusive, a redemocratizao do pas foi essen cial insero do Brasil na rota da proteo internacional dos Direitos Humanos, que norma presente no 2 do artigo 5 da Constituio de 1988, segundo o qual, Os direitos e garantias ex pressos nesta Constituio no excluem outros
Figura 2 - Fonte: Divulgao Senado

7 Nesta o bra, a autora tambm chama a ateno para a discusso acerca dos Direitos Humanos, que encontraram seu apogeu na dcada de 90, tendo maior nfase na Europa, atingindo de forma menos eficaz e intensa as demais naes. Esse um empecilho, j que todos os governos devem tomar nota e empenhar-se sobre a tutela da Pessoa Humana, sob o risco de ir bancarrota todo s os esforos para chegar-se ao estgio atual.

programas sociais soe assaz imprescindveis,adotados, aou dos tratados internacionais atuao do Estado deve ser decorrentes do regime dos princpios por ela j que pioneira nesse asp ecto, sobretudo seja parte. 8 em que a Repblica Federativa do Brasil na promoo do bem-estar dos indivduos. A conclamao pela maior efetividade dos direitos humanos est, por via de conseqncia, ligada ao desenvolvimento j pontuamos, no basta somente proclamar os Direitos Neste lume, como sincrnico da civilizao. Indubitavelmente, no podemos deixar de compartilhar um conselho salutar de exerccio: ler a Declarao Universal dos Humanos, sendo imprescindvel aem torno de si.efetivao, seja no Brasil ou em alhures, Direitos Humanos e depois olhar luta pela sua nos quais ainda h muito a reiterar no rol, mormente, de priorizao do desenvolvimento humano. No que concerne ao Brasil, no h dvidas que o tema da proteo dos direitos
humanos foi inserido definitivamente na agend a internacional do Brasil. Mesmo que diferentes falhas possam ser, ainda, constatadas nos instrumentos brasileiros e na conduo do Pas perante a proteo internacional desses direitos9 (GODINHO, 2006).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Org. Alexandre de Morais. 18 ed. So Paulo: Atlas, 2002. BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. 10 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. BUSARELLO, Raulino. Dicionrio Latino-Portugus. 6 ed. Florianpolis: UFSC, 2005. GODINHO, Fabiana de Oliveira. A proteo Em via de concluso, a discusso hodierna sobre os direitos humanos deve Internacional dos Direitos Humanos. tambm levar em conta, para no correr o risco de se tornar apenas acadmica10, os patamares Horizonte: Del Rey, 2006. Belo d a evoluo social e as polticas pblicas destinadas aos mesmos, pois os MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos 8 A Constituio de 1988 proveio de anseios e manifestaes populares jamais vistas, que fez assegurar Fundamentais. Teoria Geral. 7 ed. So maior legitimidade ao Poder Constituinte. As Diretas-J! contriburam sobremaneira no processo de restaurao da Democracia direta e a eleio da Assemblia Nacional Constituinte, com a funo de Paulo: Constituio, em maior parte calcada no sistema Ro mano-germnico, germinou elaborar a nova Atlas, 2006.
produo doutrinria acerca dos Direitos Humanos nos anos seguintes queda do Muro de Berlim e da fragmentao da URSS, com maior destaque para a Euro pa, sobretudo na dcad a de 90, quando a temtica estev e to em voga, tendo em vista a gama de obras e estudos publicados sobre o assunto naqueles anos. O mundo parecia realmente ser contrrio a separao de uma nao inteira, por um muro, e a repr esso polticoideolgica, como forma de manter a unicidade, como aconteceu na URSS, no mais era tolerada. A URSS caminhava para novos tempos, inaugurando os pressgios para os Diretos Humanos, que demoraram pra chegar, j que desde a morte de Stlin, em 1953, o Governo russo prometia a concesso de autonomia para as repblicas que integrav am a Ex-URSS e, via de conseqncia, o no uso da via blica.
expectativas de tempos melhores e mais justos. 9 No obstante, devemos assinalar q ue Ulysses Guimares designou a expresso Constituio Cidad, que resume o carter enfatizado pela nova Carta, e seus vrios instrumentos em prol dos Direito s Humanos.

Vale reverberar tambm que, assim como no Br asil, houve uma intensa

10 Com efeito, os mais gabaritados doutos atentam para o perigo eminente de muitos assuntos se tornarem meramente aporias acadmicas, presente somente em seminrios e congressos, sem aplicao prtica, j que no chegam ao conhecimento d a sociedade. Esta, por seu turno, como fonte e destinatria das normas, deve ser co nsultada, pois ela a maior interessada em apontar os valo res em que est embebida.

Vous aimerez peut-être aussi