Vous êtes sur la page 1sur 10

A CENTRALIZAO E A DESCENTRALIZAO POLTICOADMINISTRA TIVA DE TA VARES BASTOS NO CONTEXTO DO BRASIL IMPRIO

THE CENTRALIZATION AND DECENTRALIZATION OF POLITICAL-ADMINISTRATIVE OF TAVARES BASTOS IN THE CONTEXT OF BRAZIL EMPIRE
Leonardo de Carvalho Ribeiro Gonalves*

RESUMO: O trabalho est compreendido em torno do idelogo Tavares Bastos defensor da descentralizao poltico-administrativa do Brasil no imprio contextualizando suas posies com abordagem crtica. P ALAVRAS - CHAVES : Centralizao, descentralizao, Tavares Bastos e Brasil Imprio

ARTIGO RECEBIDO EM: 05/08/2008 ACEITO EM: 24/10/2008 * Mestrando da Universidade Gama Filho. Especialista em Direito Empresarial pela Fundao Getlio Vargas. Tabelio no Estado do Rio de Janeiro.

105

VOXJuris

ANO 1, V. 1, N. 1, PG. 105-114, 2008

A BSTRACT : The work this understood around the ideologist Tavares Bastos defending of the politicianadministrative decentralization of Brazil Empire its position with critical boarding. KEY-WORDS: Centralization, decentralization, Tavares Bastos and Brazil Empire

1. INTRODUO
A monarquia teve ao longo de sua existncia a alternncia da poltica centralista e descentralizadora em vista do partido com preponderncia junto a Corte. A descentralizao poltica e administrativa seguindo o modelo federativo norteamericano, teve em Tavares Bastos o seu maior expoente. Mas como no poderia deixar de ser, a sua vida pblica foi influenciada pelo contexto em que estava inserido, e esta reflexo que se pretende extrair.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Tavares Bastos Aureliano Cndido Tavares Bastos nasceu na cidade de Alagoas, 20 de abril de 1839, era filho de magistrado. Sua famlia integrante da oligarquia local disputava o poder poltico com a famlia Sinimbu. Cursou a faculdade de direito de Olinda em 1854, sendo colega do filho do Visconde de Uruguai, formando em 1858. Em 1860, elegeu-se deputado geral, graas ao apadrinhamento do conselheiro Saraiva, encerrando a sua carreira parlamentar em 1868. Como escritor e jornalista escreveu Os males do presente e as esperanas do futuro (1861), Cartas de um solitrio (1861-1862), O Vale do amazonas (1866), Memrias sobre a imigrao ((1867) e A provncia (1870). Foi considerado precursor do federalismo, por sua luta contra a excessiva centralizao administrativa durante o Segundo Reinado. Viveu apenas 36 anos e exerceu a atividade parlamentar por sete anos. No curso de sua breve vida, defendeu o modelo poltico-administrativo norte-americano, com ntimas ligaes com o movimento protestante no Brasil e, como decorrncia, promoveu a defesa do casamento civil, a separao da igreja do Estado e a liberdade de comrcio. Apresentou na Cmara medidas paliativas em favor dos escravos, no se manifestando a favor da abolio da escravatura. Faleceu em Nice (Frana) em 3 de dezembro de 1875.

106

VOXJuris

ANO 1, V. 1, N. 1, PG. 105-114, 2008

Era um entusiasta confesso da causa anglo-americana e tal defesa, segundo se alardeava entre outros pelo Visconde do Rio Branco algumas vezes, afastavao dos interesses nacionais, como no caso da abertura do rio Amazonas. Mas se denominava um monarquista democrtico, refutando a repblica como governo de exaltao desptica (BASTOS, 1976, p.42).

3. A CENTRALIZAO PARA TAVARES BASTOS


Em seu livro A Provncia reserva o primeiro captulo tecendo consideraes a respeito da centralizao estatal. Enfaticamente, asseverava que a centralizao era decorrente do colonialismo e do absolutismo, e em decorrncia a consagrao da corrupo, a manipulao de sufrgios e outras prticas condenveis para a conquista e conservao da maioria no Parlamento. Carreava para a centralizao a imoralidade e a perversidade da poltica corrente, posto que em uma palavra, ela comea corrompendo e acaba anarquizando. A centralizao era indicativa do desmembramento das provncias. A abordagem crtica da poltica da poca era sua marca contundente, em consonncia com algumas de suas idias, Joaquim Nabuco com a sua argcia habitual discorria: ...no fundo o que temos um governo de uma simplicidade primitiva, em que as responsabilidades se dividem ao infinito, e o poder est concentrado nas mos de um s. Este o chefe do estado. Quando algum parece ter fora prpria, autoridade efetiva, prestgio individual, porque lhe acontece, nesse momento, estar exposto luz do trono: desde que der um passo ou direita ou esquerda, e sair daquela rstia, ningum mais o divisar no escuro (NABUCO, 1883, p.138). Tavares Bastos considerava que as dimenses fsicas e as naturais dificuldades de comunicao, faziam com que a centralizao fosse uma determinao oficial mas no uma realidade. BASTOS (1870, p.21) externava que todos os grandes pases sul americanos, a exemplo dos Estados Unidos, optaram pelo regime federativo, excetuando Chile, Paraguai e Uruguai. Para BASTOS (1975, p.29) a liberdade se confundia com a descentralizao e para viabiliza-la, de modo contundente, fixava os pontos a serem preservados: autonomia da provncia; supresso do recrutamento da guarda nacional, denominada por polcia desptica; independncia para a magistratura; cdigo de

107

VOXJuris

ANO 1, V. 1, N. 1, PG. 105-114, 2008

processo; senado temporrio; dissoluo do Conselho de Estado; abolio do Poder Moderador. Mas como ponto nodal a limitao do Poder Executivo as funes polticas, to somente. A educao pblica embora de importncia fundamental, na crtica de BASTOS (1976, p.36), era deficitria em vista da falta de investimento do poder central e da autonomia das provncias.

4. A CONTEXTUALIZAO POLTICA DO BRASIL NO IMPRIO


FERREIRA (1999, p.36) enfatiza que no Estado centralizado os chefes locais aliaram-se ao governo central, de modo a conciliar seus interesses ao do governo de estender a sua presena na rea rural e os senhores, concomitantemente, asseguravam o seu domnio poltico local, tudo graas a moeda de troca que era o sistema eleitoral. O plano administrativo foi caracterizado pela hierarquia submetida ao comando do poder central. A grandiosidade do Estado abarcava grande parte da sociedade economicamente ativa. NABUCO (1988, p.130) relata que ingressar no funcionalismo era uma epidemia almejada por todos: O funcionalismo , como j vimos, o asilo dos descendentes das antigas famlias ricas e fidalgas, que desbarataram as fortunas realizadas pela escravido, fortunas a respeito das quais pode dizer-se, em regra, como se diz das fortunas feitas no jogo, que no medram nem do felicidade. alm disso o viveiro poltico, porque abriga todos os pobres inteligentes, todos os que tem ambio e capacidade, mas que no tem meios e que so as grande maioria dos nossos homens de merecimento. NABUCO (1988, p.132) enfatizava a dependncia do empregado pblico que dependia da adulao e do patronato para a conquista e a permanncia nos quadros do governo. Com a abdicao de D. Pedro I em 1831, os liberais chegam ao poder. Este perodo no imprio passou a ser conhecido como a experincia republicana no imprio, posto que o regente era eleito pelo voto popular, como relata CARVALHO (2000, p.165). LYNCH (2007, p.166) leciona que a ala esquerda do partido moderado aproveitando da menoridade de D. Pedro II aprovou uma reforma constitucional que ampliou os poderes das provncias em benefcio das oligarquias agrrias a que pertenciam na base. Seu modelo poltico era do federalismo norte-americano expurgado o contedo democrtico.

108

VOXJuris

ANO 1, V. 1, N. 1, PG. 105-114, 2008

O partido liberal pretendendo esvaziar a presena do Poder Moderador implantou a mxima: o rei reina, mas no governa, com a conseqente extino do Conselho de Estado, e em seguida a promoo das reformas constitucionais estampado no Ato Adicional de agosto de 1834. FERREIRA (1999, p.26) cita como marco importante deste perodo conhecido como dcada liberal de 1827 a 1837 a criao do Cdigo de Processo Criminal em 1832 que conferia autonomia as provncias atravs do juiz de paz, autoridade eleita na localidade com atribuio de formar a culpa, prender e julgar, acumulando funes judicirias e de polcia, tendo como sede a parquia. O chefe de polcia nica autoridade nomeada pelo governo central teve a sua autoridade anulada. As provncias jugulam as cmaras municipais e amesquinham as atribuies do presidente, criatura do centro, preso s leis editadas pela assemblia, que lhes prescreve o modo, as condies e forma de nomeaes (FAORO, 1995, p.316). A subordinao do estado grande propriedade rural, comeava por vulner-lo em vista da nova organizao poltica administrativa que entre outras medidas extinguiu o Conselho de Estado, rgo consultivo do imperador, FERREIRA (1999, p.28). Por outro flanco, os conservadores defendiam a unidade do estado, simbolizado na coroa. A descentralizao promovida pelo partido liberal agravou as lutas provinciais e retirou do poder central a capacidade de represso. CARVALHO (2000, p.166) relata que a provncia do Par, da Bahia e do Rio Grande do Sul proclamaram a independncia. As elites locais disputavam o poder provincial. Os prprios liberais assustavam-se com o resultado. O Ato Adicional passou a ser interpretado de modo a favorecer as provncias, que deixaram de ser unidades meramente administrativas para serem promovidas a unidades com expresso poltica, ainda que o presidente da provncia continuasse a ser nomeado pelo imperador. Conforme dita FAORO (1991, p.316) nas provncias, as influncias territoriais, famlias e coligaes de fazendeiros, expressam a sua vontade por meio de caudilho, senhores das assemblias e dos municpios. Assustado com o desenrolar dos fatos que orientavam para a secesso nas provncias (Cabanagem no Par, a Sabinada na Bahia e a Farroupilha no Rio Grande do Sul) Bernardo Pereira de Vasconcelos autor do projeto do Ato Adicional e ex-liberal, se aproximou dos conservadores para viabilizar o retorno destes ao poder. Contribuindo na elaborao da lei de interpretao do ato adicional de doze de maio de 1840, como primeiro passo na recuperao do poder governo central. Outro instrumento poderoso no processo de recentralizao estatal foi Reforma do Cdigo de Processo Penal (lei de 3 de dezembro de 1841) modificando radicalmente a organizao policial e judiciria do imprio (FERREIRA 1999, p.33). A partir de ento, a Cmara reformou as leis descentralizantes diminuindo os poderes das assemblias provinciais e dos juizes de paz, estes tiveram grande parte de suas funes transferidas para o delegado de polcia nomeado pelo ministro do imprio (CARVALHO, 2000, p.168). Nas linhas sempre precisas de Faoro:

109

VOXJuris

ANO 1, V. 1, N. 1, PG. 105-114, 2008

O outro esteio da paz imperial vir com a reforma do Cdigo do Processo Criminal a lei de dezembro de 1841. (...) O poder central atrela as influncias locais, armadas com a polcia e a justia, ao comando de seus agentes. Criou no municpio da corte e em cada provncia, um chefe de polcia com os delegados e subdelegados a ele subordinados, nomeados pelo imperador e pelos presidentes. O juiz de paz despe-se da autoridade rural, jugulado pela autoridade policial, que assume funes policiais e judicirias. Os juizes municipais e promotores perdem o vnculo com as cmaras. (...)As autoridades locais no desaparecem, seno que se atrelam ao poder central, isto , ao partido que ocupa o ministrio. (1991, p.333) Era o regresso dos conservadores, selado com a restaurao do Conselho de Estado, que importou no retorno ao poder o partido Conservador, que permanecer no poder por quase quatro dcadas, tempo suficiente para restaurar os ideais pr-regenciais de centralizao, resistncia as reformas, restabelecimento do Conselho de Estado, o poder moderador sem as responsabilidade dos ministros e sobretudo, o imperador impera, governa e administra. (FAORO, 1995, p.322). FERREIRA (1999, p.39) relata que o enfoque econmico, coincidiu com o declnio do acar nordestino e a concomitante ascenso do caf no Centro-Sul, com nfase no Vale do Paraba, fundada na explorao escravatura. Neste contexto a centralizao poltica foi marcada pela sintonia geogrfica entre o poder econmico e o poder poltico. Superada as ameaas que a experincia descentralizadora proporcionou com o retorno do Partido Conservador, revigoramento do Poder Moderador e preservado a unidade nacional, a idia federalista volta a tona e passa a ser explorada pelo partido liberal. A centralizao no imprio teve a contribuio de diversos fatores: a formao da elite poltica, o cansao com as revoltas, o receio de perturbao social escravista, o temor de uma fragmentao do pas, o apelo simblico da monarquia entre as populaes rurais e seu apelo instrumental entre as elites. Passado o efeito da ao ordenadora da centralizao, terminando a coincidncia entre o centro poltico e o centro econmico, voltaram as demandas de descentralizao, sobretudo nas provncias mais dinmicas (CARVALHO, 2000). LYNCH (2007, p.216) expe que o partido liberal insatisfeito com o retorno ao centralismo, promove a revoluo liberal em So Paulo e Minas sendo derrotado em ambas, ficando conhecido como Luzias e estigmatizado como desagregador. O imperador, contudo, resolve anistia-los, trazendo para compor o gabinete. Em troca, abdicavam de novas reformas constitucionais. CARVALHO (2000, p.168) ressalva o papel central de rbitro do imperador frente aos conflitos envolvendo as elites.

110

VOXJuris

ANO 1, V. 1, N. 1, PG. 105-114, 2008

Paula Beiguelman sustenta que os dois partidos representavam a patronagem, e as suas denominaes serviam apenas para distinguir a competio interpartidria da busca das vantagens do poder (FERREIRA, 1999, p.56). CARVALHO (2000, p.168) relata a existncia de dois grupos econmicos com posturas polticas opostas: representando o centralismo estavam os burocratas, os grandes cafeicultores e comerciantes voltados para a economia de exportao, cerca de 70% do funcionalismo concentrava-se no governo central, a receita pblica tambm concentrava-se no governo central; enquanto no outro plo, os profissionais liberais e a agricultura voltada para o mercado interno sustentavam as idias descentralizadoras. Carvalho (FERREIRA, 1999, p.58) traa a composio do partido liberal que se compe de profissionais liberais e donos de terra e o partido conservador integrado por burocratas e proprietrios rurais. Sendo que os proprietrios rurais do partido conservador se voltaram produo agrcola de exportao promovida no Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, enquanto o partido liberal abrangia os produtores de So Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, tendo como prioridade de suas produes rurais o mercado interno. FAORO (1995) posiciona o partido liberal como representante da propriedade rural, enquanto o partido conservador representou o plo urbano da economia fundado na burocracia.

5. TAVARES BASTOS DENTRO DO CONTEXTO


Tavares Bastos quando escreve em 1870 A Provncia defendendo a federao, que asseguraria a autonomia das provncias, e refutando poder moderador, era membro do partido liberal que encontrava-se em franca oposio as idias governistas defendidas pelo partido da situao (partido conservador) que tinha como idelogo visconde de Uruguai defensor da descentralizao meramente administrativa e um dos integrantes do grupo saquarema, a que Tavares Bastos se referia como velho estado-maior. O poltico e liberal moderado, opunha-se a marcha republicana defendida pelos liberais ortodoxos, o que lhe despertava preocupao (1976, p.109). Contudo suas idias estavam em conformidade com a ideologia republicana, embora fosse adepto da monarquia federativa. Como Integrante do Club da Reforma que era a elite do partido liberal contribua para a formao da ideologia partidria. A reforma poltica e administrativa defendida por Tavares Bastos, sob a bandeira da liberdade tinha na descentralizao meio de se democratizar o poder, mas como pano de fundo orientava-se para a recuperao do poder perdido pelos proprietrios rurais na sua atuao no cenrio poltico. A liberdade era o argumento forte para a autonomia das provncias. O modelo americano de governo era o apropriado para se alcanar a liberdade que se

111

VOXJuris

ANO 1, V. 1, N. 1, PG. 105-114, 2008

confundiria com a almejada descentralizao ou, no sendo possvel, ao menos a restaurao no termos do Ato Adicional (CARVALHO, 2000, p.178). CARVALHO (2000, p. 178) embora admita a sinceridade quando da argio da liberdade, levanta srias dvidas sobre a sinceridade da base social defensora tanto do centralismo como do federalismo. Mas eram demandas de liberdade como argumentavam os tericos? Dificilmente. Era um mundo sem direitos civis e em que os direitos polticos eram tutelados pelos senhores da terra. A resistncia contra o poder central tinha neste caso um ingrediente oligrquico, era a defesa do poder privado, de seus privilgios, de sua prepotncia. (CARVALHO, 2000, p.179) A bandeira da liberdade era levantada pelos dois plos polticos do imprio, representado pelas respectivas oligarquias, que defendendo posies polticas diferentes pretendiam a defesa de seus interesses. CARVALHO (2000, p. 181) elucida que a ideologia pregada por BASTOS do self-government extrada das tradies clssicas americanas, e desenvolvidas por Tocqueville que enfatizava a igualdade como marca da sociedade dos pioneiros. No Brasil, todavia, acreditava-se que o federalismo proporcionaria a liberdade e conseqentemente a igualdade, fazendo com que o efeito se convertesse em causa. A sociedade brasileira no tinha o esprito da liberdade individual nem do igualitarismo, era formada de sditos e no de cidados; e de sditos e hierarquizados pela escravido, pela cor, pelo sexo, pela ocupao, pela educao, a simples introduo do federalismo por uma medida legal no poderia fazer a mgica de democratizla. Federalizar era necessariamente reforar as estruturas sociais de poder preexistentes, era reforar a desigualdade, a hierarquia, o privatismo. No surpreende que o federalismo fosse bem-vindo aos poderes locais a experincia do federalismo na Primeira Repblica (18891930) foi exemplar CARVALHO (2000, p. 181) Embora Tavares Bastos manifestasse preocupao com o ensino como instrumento de progresso social, esta a preocupao no era compartilhada com o grupo poltico que se utilizavam de suas idias, ao contrrio da educao do

112

VOXJuris

ANO 1, V. 1, N. 1, PG. 105-114, 2008

povo para a liberdade, interessava-lhe conter a mobilizao popular, impedir qualquer progresso dos direitos civis e polticos (CARVALHO, 2000, p.180). FAORO (1991, p.336) elucida que a cor letrada e romntica da doutrina no lhe retira o contedo rural, nesta linha, os amigos de Tavares Bastos eram os senhores de engenho insatisfeitos com a perda de poder no cenrio poltico e defensores da escravatura. Esta ltima circunstncia, pode explicar a maneira tmida como defendia a gradual abolio da escravatura, embora considerasse alterao completa da ordem natural do trabalho e maior corrupo dos costumes (1976, p.31). A imigrao poderia ser instrumento de mo de obra substitutiva da escravido (1976, p.57), mas se fazia necessrio a interveno estatal (1976, p.61) para a fixao do imigrante no campo. Embora a imigrao pudesse se consumar espontaneamente, aconselhava-se a publicidade sobre as qualidades que o pas proporcionava em vista do excelente clima, por sua fertilidade, pelo sistema fluvial de comunicaes internas, por suas instituies livres, pela ilustrao do governo e pelos seus hbitos pacficos de seu povo. Ocorre, contudo que, o clima e a qualidade da terra era heterognea em vista da continentalidade do pas. Acresa que Tavares Bastos em diversas passagens, criticava a comunicao em vista das grandes distncias, a concentrao de poder exercido pelo governo central em detrimento da autonomia provincial, e naturalmente tinha conhecimento das diversas rebelies que deflagradas no curso do governo liberal e mesmo no curso no governo conservador sob a incitao de partido liberal de sua filiao. Ademais, na oposio o partido liberal alimentava forte ressentimento em virtude da perda de poder poltico. A liberdade religiosa deveria ser acolhida pelo estado, atravs da igualdade de cultos e do casamento civil como incentivos ao processo migratrio. Assim o imigrante no se submeteria a uma situao marginal na sociedade, pois a famlia no catlica seria igualmente reconhecida pelo Estado (1976, p.94), no sendo estigmatizada de concubinria.

6. CONCLUSO
Em suma, Tavares Bastos entendia que a centralizao importava em corrupo moral. Era um monarquista federativo que defendia a descentralizao poltica e administrativa, sob o argumento da instaurao de um governo democrtico, ainda que a base social a qual se identificava no partilhasse da mesma preocupao.

113

VOXJuris

ANO 1, V. 1, N. 1, PG. 105-114, 2008

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BASTOS, Tavares, A. C.. A Provncia estudo sobre a descentralizao no Brasil, 3a edio. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975. BASTOS, Tavares, A. C.. Os males do presente e as esperanas do futuro, 2. edio. So Paulo: Ed. Nacional, 1976. CARVALHO, Jos Murilo de. Federalismo e centralizao no imprio brasileiro: histria e argumento. In: Pontos e Bordados: escritos de histria e poltica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000. FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formao do patronato poltico brasileiro, 11. edio. So Paulo: Globo, 1995. FEREIRA, Gabriela Nunes. Centralizao e descentralizao no Imprio: o debate entre Tavares Bastos e visconde de Uruguai. So Paulo: Departamento de Cincia Poltica da Universidade de So Paulo: Ed. 34, 1999. LYNCH, Christian Edward. O momento monarquiano: o poder moderador e o pensamento poltico imperial. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, IUPERJ. Rio de Janeiro, 2007. NABUCO, Joaquim. O Abolicionismo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1988.

114

Vous aimerez peut-être aussi