Vous êtes sur la page 1sur 4

TURMA EXTENSIVA DE TRABALHO SEMANAL Disciplina: Direito do Trabalho Prof.

: Otavio Calvet Data: 16/02/2009

Material disponibilizado pelo Professor:

Renncia e Transao no Direito do Trabalho 1. Princpio da indisponibilidade ou da irrenunciabilidade.

2. Distino entre renncia e transao. 2.1) Renncia: forma de extino de direitos quanto ao sujeito; ato unilateral pelo qual o titular de um direito dele se despoja, sem transferi-lo a outrem. - produz a perda absoluta do direito pela manifestao de vontade - pode visar quaisquer direitos que protegem interesses privados - no cabem nos direitos personalssimos e os de ordem pblica - diferente abandono: no h manifestao de vontade 2.2) Transao: concesses recprocas para evitar ou para extinguir litgios, sendo o objeto uma coisa duvidosa. - pressupes incerteza - bilateral - diferenas para composio: as partes no querem fazer concesses, mas apenas constatar a existncia, a natureza ou os limites de um direito ou de uma situao jurdica que se apresenta subjetiva ou objetivamente incerta (ex: funo no pactuada no contrato de trabalho art. 456, p.u. CLT) - transao = conciliao? Questo de a conciliao ser em juzo. 2.3) Requisitos para validade da renncia e da transao: a) b) c) d) e) Observar a natureza do direito Capacidade do agente Livre manifestao de vontade Forma (se estabelecida em lei) Ato explcito, de interpretao restritiva.

3. Renncia e transao no direito do trabalho . Deve-se observar a natureza do direito objeto da renncia ou da transao: decorre de norma imperativa ou de norma dispositiva . Na relao de emprego: art. 444 CLT se o objeto em questo

As relaes contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulao das partes interessadas em tudo quanto no contravenha s disposies de proteo ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicveis e s decises das autoridades competentes. . SK: base jurdica primria; base jurdica secundria. . OC: - base jurdica primria normas imperativas impositivas e complementares

-1

TURMA EXTENSIVA DE TRABALHO SEMANAL Disciplina: Direito do Trabalho Prof.: Otavio Calvet Data: 16/02/2009

- base jurdica secundria normas previstas em acordos coletivos, convenes coletivas e sentenas normativas. - base jurdica terciria direitos pactuados contratualmente . Concluso: a) No cabe renncia ou transao dos direitos previstos na base jurdica primria: incidncia do art. 9 CLT indisponibilidade absoluta Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na presente Consolidao. Ex: gozo de frias b) No campo individual no cabe renncia ou transao dos direitos previstos na base jurdica secundria: incidncia do art. 444 da CLT e 9 CLT - alterao em tais direitos somente por via da negociao coletiva Ex: recebimento de cesta bsica prevista em norma coletiva c) A renncia e a transao dos direitos pactuados contratualmente somente se daro se o empregado no sofrer prejuzo direto ou indireto indisponibilidade relativa: incidncia do art. 468 CLT.

Nos contratos individuais de trabalho s lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, e ainda assim desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente desta garantia. - Assim, mesmo na seara contratual muito estreito o campo para utilizao da renncia e da transao no Direito do Trabalho. - Justifica-se a renncia quando h excepcional interesse obreiro, ainda que parea que tal ato importou em prejuzo ao empregado. Ex: clusula prevendo promoo por antiguidade; renncia do empregado pelo fato de que tal promoo acarretaria mudana no dia-a-dia do trabalhador que no lhe interessa. - A transao deve pressupor sempre objeto duvidoso caberia quando a interpretao de uma clusula contratual escrita causa dvida, ou quando um direito pactuado verbalmente objeto de controvrsia. Ex: clusula prevendo pagamento de 14 salrio quando o lucro da empresa for maior que 10%; mas h dvida se tal lucro se refere ao lquido ou ao bruto caberia uma transao para resolver tal situao.

4. Momento da renncia ou transao no direito do trabalho 4.1) antes da admisso invlida se ainda no foi celebrado o contrato, a pessoa no possui o direito. 4.2) na vigncia do contrato 4.3) aps a extino amplia-se a possibilidade? 5. Problemas especficos do direito do trabalho 5.1) no confundir renncia ou transao com quitao das verbas rescisrias - regra geral no h que se falar nem em renncia nem em transao por ocasio do pagamento das verbas rescisrias, cabendo ao empregador efetuar o pagamento dentro do prazo das verbas que so devidas. - em DT: art. 477, 2 CLT.

-2

TURMA EXTENSIVA DE TRABALHO SEMANAL Disciplina: Direito do Trabalho Prof.: Otavio Calvet Data: 16/02/2009

O instrumento de resciso ou recibo de quitao, qualquer que seja a causa ou forma de dissoluo do contrato, deve ter especificada a natureza de cada parcela paga ao empregado e discriminado o seu valor, sendo vlida a quitao, apenas, relativamente s mesmas parcelas. .Quitao: vem do latim quietare, que significa acalmar, deixar tranqilo. direito do devedor receber a quitao do credor quando efetua o pagamento, regra geral por instrumento particular. . Mas o credor pode demonstrar que apesar de ter passado a quitao, no recebeu o devido pagamento - A Smula 330 TST trata de efeito de quitao: a) Verbas devem estar discriminadas e com o valor correspondente b) Empregado pode fazer ressalva c) Quitao somente ao que est expresso no termo de resciso d) Parcelas no previstas no termo no so quitadas e podem, no futuro, gerar diferenas nas prprias verbas rescisrias j quitadas e) Parcelas contratuais podem ser pagas no termo de resciso, com discriminao do valor e do perodo a que se referem. - Assim, quando o empregador paga as verbas rescisrias, deve pagar o valor exato devido. Se pagar valor menor, no se pode dar efeito de quitao pelo empregado pelo fato de no se admitir renncia ou transao prejudicial no direito do trabalho. Lembrar: a quitao passada para que o devedor possa comprovar que se desincumbiu do pagamento. Se o recibo passado ao devedor demonstra valor inferior ao devido, obviamente o credor ter direito a receber a diferena resultante, pois no pode ser efetuada renncia ou transao tcita. - Portanto, caberia transao apenas se houvesse dvida quanto forma de extino do contrato, a sim podendo se falar em concesses recprocas: Ex: empregado e empregador cometeram algum tipo de falta na poca da extino do contrato na dvida caberia uma transao

5.2) Conciliao judicial - Doutrina clssica costuma falar que a presena do juiz legitima mais o campo para transao, tendo em vista a tutela estatal para o empregado. - Discordo: o juiz no pode chancelar transaes ou renncias que se afastem do padro acima mencionado. - O que pode ocorrer em juzo a dvida sobre a existncia de determinado direito. Por exemplo: o empregado postula frias dizendo que no as gozou; o empregador traz documento comprovando a concesso das frias e cartes de ponto assinados pelo empregado onde h registro de ausncia do empregado por motivo de frias; o empregado impugna os documentos dizendo que seu contedo falso; cabe ao empregado efetuar tal prova; a prova que ele possui apenas testemunhal e presta um depoimento dbio; existe uma dvida acerca de se o empregado gozou ou no das frias as partes resolvem fazer acordo com concesses recprocas - Deve-se notar que no se renunciou ou transacionou o gozo de frias no contrato de trabalho, mas havia dvida quanto ao fato do empregado possuir ou no direito s frias que alega no ter gozado

5.3) PDV OJ 270 SDI-I TST art. 843 CC

-3

TURMA EXTENSIVA DE TRABALHO SEMANAL Disciplina: Direito do Trabalho Prof.: Otavio Calvet Data: 16/02/2009

5.4) acordo realizado nas comisses de conciliao prvia - explicar o que CCP art. 625- A e sgs. da CLT - mesmo limites dos acordos judiciais - problema: efeito do acordo art. 625-E, pargrafo nico: eficcia liberatria geral, exceto quanto s parcelas expressamente ressalvadas. . Somente pode se transacionar nos limites j estudados, sendo nula qualquer renncia ou transao que exceder tais limites. . Eficcia liberatria geral quanto ao objeto da transao, pois no se admite transao tcita. . Ressalva diz respeito aos direitos que so objeto da transao: se no houver, aplicao a eficcia liberatria; se tiver, no se aplica.

5.5) Qualquer transao extrajudicial mesmo limites e efeitos 6. Efeitos da violao - base jurdica primria nulidade com afastamento do ato e incidncia das normas - base jurdica secundria idem - base jurdica terciria anulabilidade, com efeito, de nulidade.

-4

Vous aimerez peut-être aussi