Vous êtes sur la page 1sur 52

IDEPH-INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E PROMOO HUMANA CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA

ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE ILCIMAR PINHEIRO DE SOUSA VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA

RELATRIO DO ESTGIO SUPERVISIONADO: no Ensino Fundamental Anos Iniciais

Campestre do Maranho 2012

ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE ILCIMAR PINHEIRO DE SOUSA VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA

RELATRIO DO ESTGIO SUPERVISIONADO: no Ensino Fundamental Anos Iniciais

Relatrio apresentado disciplina de Estgio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos inicial como requisito para obteno de nota no V perodo. Orientadora: Prof. MSC Cleres Carvalho do Nascimento Silva .

Campestre do Maranho 2012

SUMRIO

1.INTRODUO

O estgio supervisionado um momento em que a acadmica ter a oportunidade de adquirir experincia, compreender o verdadeiro papel da escola na sociedade, rever conceito sobre o que ser professora e profundar o conhecimento como professor. O estgio o espao de crescimento pessoal e profissional e no somente a prtica pela prtica, mas sim prtica fundamentada na teoria. O seguinte relatrio de estgio tem por proposito relata as atividades desenvolvidas no decorrer do Estgio Supervisionado sendo assim est dividido d seguinte forma. Fundamentao terica que aborda a formao docente para atuao em sala de aula, a implementao do ensino fundamental de nove anos o que a LDB aborda a respeito deste ensino. A diagnose da escola campo onde se observou e detectou a problemtica para que fosse possvel realizar a regncia de forma satisfatria. Os relatos das atividades desenvolvidas e das atividades desenvolvidas individualmente que ser relatado todas as atividades que foram desenvolvidas no decorrer do estgio. As consideraes finais sero apresentadas os resultados da regncia com relao ao aprendizado dos discentes e das acadmicas. O plano da ao em que foram organizadas as atividades a ser desenvolvido no estgio, o projeto didtico que foi elaborado e executado de acordo com a problemtica encontrada, os planos de aula que compe as atividades, metodologia, recursos para um aprendizado dos discentes e os anexos.

2.FUNDAMENTAO TERICA

2.1 Contextualizaes da formao docente Antigamente para ser professor no era necessrio ter uma formao, portanto o educador era ensinado a ensinar tornando-se mero reprodutor sem criticidade. As Escolas Normais no preparava os docentes para a pratica pedaggica, ao longo da historia da educao esse quadro veio se transformando, pois surgiu a necessidade de prepara os docentes para a docncia, s com aprovao da Lei de Diretrizes e Base da Educao Nacional (LDB) n9394/ 96 que introduziu novos indicadores para a formao dos professores no mbito educacional.
Artigo 61. A formao de profissionais da educao, de modo a atender aos objetivos dos diferentes nveis e modalidades de ensino e as caractersticas de cada fase do desenvolvimento do educando, ter como fundamentos: I - A associao entre teorias e prticas, inclusive mediante a capacitao em servio; II aproveitamento da formao e experincias anteriores em instituies de ensino e outras atividades.

Situando como primordial a formao docente para que ocorra a juno entre teoria e prtica, visando busca de melhorias para o processo de ensino e aprendizagem. O professor surge como pea chave nesse processo e o seu papel assume propores importantes quando pensamos na atuao em sala de aula. Os educadores precisam da formao terica e da concretizao da teoria-prtica adquiridas em situaes didticas que permitam que os conhecimentos apreendidos, de diferentes naturezas e experincias. Conforme afirma Freire (1998 p. 44), [...] na formao permanente dos professores, o momento fundamental o da reflexo critica sobre a prtica. pensando criticamente a prtica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a prxima prtica. O prprio discurso terico, necessrio a reflexo critica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prtica. O professor como sujeito deve estar sempre repensando sobre sua prtica e fazer do seu trabalho em sala de aula um espao de transformao . Pimenta 2001 discute o conceito de professor reflexivo enfatizando a contribuio da reflexo no exerccio da docncia, dos saberes dos professores e do trabalho coletivo que desenvolvem na escola, tornando a um espao de desenvolvimento profissional docente. O educador que reflete criticamente sobre sua prtica alcana seus objetivos e coloca em prtica o saber e o saber fazer na sua atuao docente.

2.2 O ensino fundamental de nove anos Em fevereiro de 2006 foi aprovada a Lei 11.274 que instituiu o ensino fundamental de nove anos com a incluso das crianas de seis anos de idade e tornou-se obrigatrio a matriculas de crianas com seis anos completo ou ira completar at o dia 30 de maro j no ensino fundamental, preceituado pela Lei 11.114/05. A Lei de Diretrizes e Base da Educao Nacional (LDB9. 394/96) em seu art.87, inciso 3 determina que cada municpio e, supletivamente o Estado e Unio, devero matricular todos os educandos a partir de sete anos de idade e, facultativamente, a partir dos seis anos na ensino fundamental. A Resoluo n. 03, de 03 de agosto de 2005, definiu as etapas, as idades e a nomenclatura do Ensino Fundamental de nove anos, com as seguintes normas: 1 ao 3 ano ciclo de aprendizagem inicial, do 1 ao 5 anos iniciais, do 6 ao 9anos finais e a educao infantil pr-escola, creche e berrio. O ensino fundamental de nove anos foi implementado devido a incluso de crianas no sistema educacional priorizando melhores resultados das crianas mais carentes e dando oportunidades delas se alfabetizarem da mesma forma que as outras crianas que estudam nas escolas particulares, pois ao ingressar no ensino fundamental mais cedo permitira alcanar maior nvel de escolaridade e as crianas devem ser vistas como um sujeito social. A Lei n 9 .394/96,em seu artigo 32 define que os objetivos do ensino fundamental, so os seguintes:
I - desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios bsicos o pleno domnio da leitura, escrita e do calculo; II- a compreenso do ambiente natural e social, do sistema politico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III- o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisio de conhecimentos e habilidades e a formao de atitudes e valores; VI o fortalecimento dos vnculos de famlia, dos laos de solidariedade humana e de tolerncia reciproca, em que se assenta a vida social.

A ampliao do ensino fundamental para 9 ( nove) anos o ingresso de criana de 6(seis) anos na escola, esses objetivos devem ser consolidados na medida que a criana passa a ser entendida com suas necessidades de aprendizagem. Para atender os alunos do ensino fundamental de nove anos a Secretria de Educao juntamente com os PCNs (1997), prope o Referencial Curricular fundamentado nos seguintes princpios:

Princpios ticos Autonomia, Responsabilidade, Solidariedade e o respeito ao bem comum, como pontos fortes na construo de valores do individuo na escola, no presente e no futuro; Princpios polticos- visa formao de sujeitos crticos e participativos capazes de interferir na realidade, cumprindo seus direitos e deveres de cidado, vivenciando a justia, a igualdade e a equidade, para favorecer, no processo de desenvolvimento nacional, a mudana da sociedade em que se insere: Princpios Estticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade, da Qualidade e da Diversidade de Manifestaes Artsticas e Culturais.

Com base nos princpios o trabalho pedaggico com os alunos de seis anos de idade devem garantir os estudos em cincias sociais, cincias naturais, noes logico- matemtico e linguagens.

3.DIAGNOSE A observao foi realizada nos dias 20 a 30 de agosto e 03 de setembro, na escola Virgulino Vasconcelos no turno matutino na turma de 1 ano do ensino fundamental. Atende crianas de seis (06) anos. A escola Virgulino Vasconcelos esta localizada na Rua Claro Macedo S/N, foi a segunda escola publica fundada em Campestre do maranho devido a uma necessidade de escola no municpio. A mesma esta registrada no CNPJ O1932509/0001-35, INEP 21178941 da resoluo de n 296/98 CEE- MA de 20 de agosto de 1998. A escola recebe aproximadamente, um total de 400 alunos matriculados podendo assim ser alterado de acordo com a necessidade. Os alunos so divididos em matutino: 1ano 40, 2ano 30, , 4 36, 5 33alunos, vespertino; 6 45, 7 69, 8 67, 9 37 alunos. A

escola oferece as modalidades de ensino do 1 ao 5 ano e do 6 ao 9ano do ensino fundamental de nove anos. A escola assistida pela a atual administrao do prefeito Emivaldo Vasconcelos Macedo e a Secretria de Educao Maria Aparecida Ribeiro de Arajo. Seus aspectos fsicos esto divididos em 06 salas de aulas, uma secretaria, dois banheiros, dois deposito para materiais didticos e merenda escolar e uma cantina, um laboratrio de informtica com dez computadores na escola. Tem como recursos materiais: 01 (um) aparelho de som, 01 (um) DVD, 01 (um) televisor e um microfone, 01(um) data show, 10(dez) computadores. De acordo com os aspectos observados conclumos que h coerncia entre o proposto no planejamento dirio e o que foi realizado no decorrer das aulas e os planos so desenvolvidos de acordo com os referenciais curriculares atravs de gestos, musicas artes visuais entre outros. O ato de planeja faz parte da vida do ser humano e fundamental para o educador, pois nele esto as estratgias necessrias para que o professor possa ser um facilitador do ensino aprendizagem dos discentes, dessa forma o planejamento para o professor uma organizao de todas as aes que ele ira executar na sala de aula. Os planos precisa esta em constantes modificaes pra melhora o ensino aprendizagem dos discentes.

O plano um guia de orientaes, pois nele so estabelecidas as diretrizes e os meios de realizao do trabalho docente como a sua funo orientar a pratica, ele no pode ser um documento rgido e complexo, pois uma das caractersticas do processo de ensino estar em constante movimento sofrendo modificaes cotidianamente. ( LIBANEO,1991)

A relao entre professor-aluno apresentou-se de forma harmoniosa a educadora ensina boas maneira de convivncias alm de que os alunos so disciplinados existe um respeito e confiana entre ambos. Uma vez que professor-aluno passa a constituir um grupo novo entre eles se desenvolvem intensas relaes interpessoais que contribui para um ensino-aprendizagem de sucesso. Na sala de aula observada encontraram-se crianas com um ritmo mais lento de aprendizagem a educadora busca sempre metodologias novas para esta trabalhando assim com a dificuldade dos alunos de forma diferenciada.
No h docncia sem discncia as duas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenas que os conotam no se reduzem a condio de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (PAULO FREIRE)

A docente utiliza uma metodologia interdisciplinar que envolve uma disciplina em outra de forma que as crianas nem percebem que esto dentro de outro assunto, assim a educadora realiza uma mediao que permite uma aprendizagem significativa. Os contedos ministrados na sala de aula so contextualizados com a realidade sociocultural dos alunos so trabalhados as data comemorativas como o folclore e o dia a dia das crianas, comportamento, a disciplina, o respeito ao colega e os contedos que auxiliam no desenvolvimento escolar do aluno. A prtica apresentou-se de forma estimulante e desafiadora desenvolvimento assim o pensamento estudantil dos discentes, pois a mesma utiliza aulas de computao para alfabetizar os alunos. A maioria das atividades foram executadas individualmente e as demais em grupo para haver uma interao entre ambos. A metodologia do educador precisa esta voltada para o ensino-aprendizagem dos

discentes e ter como objetivo principal transformar os alunos em cidados ativos na sociedade apresentando uma pratica diria, dinmica, criativa que estimule os alunos a participar das aulas.
A didtica se caracteriza como mediao entre as bases terico-cientificas da educao escolar e a pratica docente entre o que e o como do processo pedaggico escolar. (LIBANEO, 1990, p.28)

A relao entre os alunos observou-se que h um clima de cooperao, companheirismo e disciplina devido a isso os trabalhos em grupos foram desenvolvidos com facilidade. Podendo assim avaliar a relao interpessoal entre os discentes como parte importante no processo de ensino-aprendizagem. Os recursos utilizados: quadro, giz, alfabetos moveis, livros de recorte, livro didtico, cola, tesoura, jogos pedaggicos, gravuras, os mesmos foram adequados, apropriados, enriqueceram e motivou o desenvolvimento das aulas, porem os recursos no atende a todas as necessidades da educadora. Os recursos so uma ferramentas a mais para os educadores na sala de aula, incentivando e motivando os alunos a participarem das aulas. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos feito atravs de caderno de registro onde so anotados os avanos e dificuldades dos alunos alm do relatrio individual juntamente com as notas que vo todas para o dirio, com relao ao acompanhamento dos pais segundo a professora apenas alguns pais acompanha os outros no.
O professor com suas atividades precisa respeitar o nvel de desenvolvimento em que o aluno se encontra, propondo atividades prprias para ele. Sempre procurando entender o que o aluno pode estar pensando e sentindo. (Labruna, 1995)

O perfil observado pela educadora em sua pratica pedaggica construtivista faz o possvel para ter uma boa relao interpessoal entre os alunos de tal forma que a interao entre eles indiscutvel para que assim as suas atividades possam ter um bom resultado. O ambiente expresso na sala foi progressista devido o ensino aprendizagem esta centralizado no aluno e os conhecimentos so construdos a parti de suas experincias pessoal sendo assim o ambiente descontrado a educadora coordena as atividades de forma que atua juntamente com os discentes onde os dois so posseiros de aprendizagens. A educadora tem como pontos positivos o modo de interagir transmitido confiana para os alunos, a criatividade dessa forma no notou-se pontos negativos em sua pratica pedaggica.
Seja prudente com a novidade. Nunca a procure por ela mesma, mas pela melhoria que poder proporcionar ao seu trabalho e sua vida. Essa melhoria depende tanto de voc como da prpria novidade. (Celso Antunes)

No decorrer da observao notou-se a dificuldade na leitura, escrita e matemtica dos discentes, sendo assim ser elaborado o projeto didtica para auxiliar a professora

regente no desenvolvimento dos alunos, que esto com dificuldade na leitura, escrita e matemtica com materiais didtico para enriquecer as aulas e motivar os alunos.

4. RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Durante o estgio supervisionado foi executado o projeto aprender brincando no 1 ano do ensino fundamental com intuito de possibilitar uma aprendizagem significativa e prazerosa levando em conta os conhecimentos prvios que eles j tm, em cima do projeto foram elaborados os planos de aula contendo: objetivos, metodologia, recursos, avaliao com a finalidade de contribuir com o aprendizado dos alunos. Foram realizadas as seguintes atividades para estimular o interesse pela leitura e escrita: quebra cabea, domino de palavras, auto ditado, ditado, musica, poema, produo oral, bingo, fixas silbicas, dinmica e historinhas contadas que permitiram aos alunos trocar experincias, socializao de saberes diferentes. E para chamar ateno dos educandos para a matemtica foi utilizado pescaria das continhas, bingo, brincadeiras diversificadas porque desta maneira os discentes aprenderam brincando adio, subtrao e as formas geomtricas alm dos exerccios que possibilitaram um melhor entendimento dos contedos abordados. Saliente-se ainda que as atividades desenvolvidas despertassem o interesse dos educando para aprender a ler e a escrever, mas tambm em aprender as noes matemticas bsicas, alm dessas reas de conhecimento foram ministradas aulas com o conhecimento voltado para o seu dia a dia permitindo-lhes conhecer um pouco do seu contexto social em que viver. Desta maneira notou-se que os contedos e as atividades desenvolvidas previstas no projeto didtico e executadas nas aulas da escola campo contribuiu de forma significativa para o aprendizado dos educandos sendo assim foi muito importante a elaborao e execuo desse projeto para despertar o interesse pela leitura, escrita e noes matemtica.

4.1Relatos das atividades desenvolvidas individualmente 4.1.1 Alzenira Pereira de Sousa Andrade Com diagnose feita na escola campo foi de grande relevncia para que pudssemos elaborar o projeto didtico voltado para a leitura, escrito e matemtica

como tambm selecionar as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula de acordo com o perfil da turma e a problemtica encontrada. Foram trabalhados os contedos que tinham significncia para os alunos, alm disso, foram aproveitados os conhecimentos prvios dos mesmos para que assim fosse dada continuidade a aprendizagem das crianas. Foi preparada uma caixa com objetos e imagens onde a estagiaria iniciou a contar a historinha e depois os alunos foram contando para que assim pudessem produzir sua prpria produo textual oralmente despertando o interesse pela leitura de imagens e escrita. Utilizou-se poema para identificar as silabas em estudo e conhecer os tipos de moradia, auto ditado para que eles escreverem os nomes dos desenhos quebra cabea silbica para formar palavras, e historinhas contadas alm de dobradura e dinmica para que assim facilitasse o interesse e participao dos discentes no decorrer das aulas, mas tambm os exerccios para facilitar a compreenso dos contedos abordados. As atividades desenvolvidas foram um estimulo para os alunos como tambm para as estagiarias por ter sido um momento gratificante na vida das acadmicas como futuras professoras, pois dessa forma pode-se perceber a importncia do professor ser criativo na sala de aula. Alm disso, todas as atividades desenvolvidas contriburam para o aprendizado dessas crianas.

4.1.2 Ilcimar Pinheiro de Sousa Durante o estgio na sala de aula visando fortalecer a relao teoria e pratica baseado no principio metodolgico de que os desenvolvimentos em utilizar conhecimento adquiriram importante instrumento de conhecimento e de integrao das acadmicas na realidade do trabalho em sua rea profissional e cada dia a experincia esta dentro da sala de aula dominado o contedo tem que saber trabalhar a interdisciplinaridade de forma significativa para os discentes. O estgio foi um perodo em que busque vincular aspecto prtico, foi um momento em que a teoria e a pratica se mesclaram para que fosse possvel apresentar um bom resultado de assumir uma postura no s critica. No decorrer do estagio do 1 ao 5 do ensino fundamental teve uma relevncia significativa para as acadmicas, pois alm de adquiri experincia foi possvel pensar a pratica como algo indispensvel para um bom profissional da educao e que as metodologias aplicadas so muito importantes para que no ambiente escolar a aprendizagem ocorra de forma significativa. Esse foi um perodo em que todos os contedos e as metodologias aplicadas tiveram um aproveitamento significativo no aprendizado dos alunos do 1 ano do ensino fundamental.

4.1.3 Vanessa Soares da Silva Vieira Aps a anlise realizada na escola campo que foi de suma importncia para que fosse possvel desenvolver o projeto didtico direcionado a leitura, escrita e matemtica, para tambm elaborar as atividades a serem trabalhadas na sala de aula visando enquadrar-se ao perfil da turma de acordo com a problemtica detectada. Foram desenvolvidos contedos de grande relevncia para os discentes, no entanto, utilizaram-se os conhecimentos prvios dos alunos tornando assim possvel dar-se seguimento no desenvolvimento cognitivo das crianas. Foi trabalhado um ditado onde os alunos ditavam as palavras que continham as silabas trabalhadas, debatemos atravs da roda de conversa a importncia das profisses, e os alunos citaram as profisses dos pais como exemplos de profisses, destacando assim a importncia de se ter uma profisso para um futuro melhor.

Utilizou-se tambm pra trabalhar a matemtica um painel com cores e formas geomtricas explicando aos pequenos as cores e formas geomtricas e depois contando junto com eles utilizando operaes como a soma a subtrao. Durante o perodo da regncia buscou-se de todas as formas possveis se facilitarem o desenvolvimento do aprendizado dos alunos, buscando despertar o interesse pelas atividades fazendo uso do ldico nas atividades como nas brincadeiras, msicas, atividades orais e escritas recorte e colagem, cartazes com historinhas infantis com produo oral, atividades em grupo, aulas explicativas e expositivas, ilustraes, auto ditado, quebra-cabea, leitura individual, bingo de palavras, produes orais, leitura oral, atividades xerocopiadas, fixas silbicas para forma palavras, e pequenos textos para interpretao. Foi feito um auto ditado para que eles escrevessem os nomes dos desenhos que eram desenhados no quadro, e historinhas contadas alm de pintura e dinmicas que estimulassem o interesse e cooperao na participao das aulas, mas tambm os exerccios para fixar o entendimento dos contedos trabalhados em sala. Portanto, diversas metodologias foram desenvolvidas e serviram como motivao para que os alunos e as estagiassem usufrussem de um momento que veio a acrescentar bastante na nossa carreira acadmica que brevemente nos levar a o titulo de pedagogas. Conclui-se que o resultado foi positivo em relao ao desenvolvimento do aprendizado dos discentes, pois conquistamos nosso objetivo na juno da teoria e prtica rumo formao acadmica.

5.CONSIDERAES FINAIS Com a diagnose encontrada foi possvel elaborao do projeto aprender brincando que foi desenvolvido no decorrer do estgio de acordo com a problemtica e o perfil da turma. Com o projeto pronto elaboramos todas as atividades a serem desenvolvidas no perodo de estgio pensando no aprendizado dos alunos. Nesse perodo as atividades foram planejadas, organizadas com objetivos definidos para que fosse possvel obter um bom resultado com o projeto e o aprendizado dos alunos, de forma ldica e prazerosa, pois foi proporcionado brincadeiras que observando eles aprenderam muito mais sem conta nas historinhas contadas. O Estgio Supervisionado foi um perodo de grande relevncia para as acadmicas, pois neste perodo adquirimos experincias e nos possibilitou uma nova viso da prtica na sala de aula. E a problemtica encontrada nos possibilitou uma construo de conhecimento como um profissional, competente e com uma nova viso do mbito escolar. No decorrer do estgio aprendemos a utilizar a teoria e a prtica para que assim obtenhamos melhores resultados na atuao de futuros professores mediante a reflexo sobre a prtica docente. Portanto o estagio alm de nos proporciona a experincia da prtica foi tambm

satisfatrio a execuo do projeto, pois ele nos possibilitou realizar uma regncia com bons resultados no que diz respeito ao aprendizado dos alunos com as intervenes necessrias realizada pelas acadmicas que dessa forma no o estagio mais tambm o projeto foi de grande valia para a nossa atuao em sala de aula.

6.REFERNCIAS

NOVAES, Maria Eliana. Professora primaria: mestra ou tia, 6 ed., So Paulo: Cortez;1995. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n9394, de 20 Dezembro de 1996. BRASIL. Parmetros curriculares nacionais: 1 a 4 srie, parmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997.

APNDICE A-PLANO DE AO

1.IDENTIFICAO INSTITUIO: IDEPH- Instituto de Desenvolvimento e Promoo Humana DISCIPLINA: Estagio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. PROFESSORA/ ORIENTADORA: Cleres Carvalho do N. Silva ACADMICAS: Alzenira Pereira de Sousa Andrade, Ilcimar Pinheiro de Sousa e Vanessa Soares da Silva Vieira PROFESSORA/SUPERVISORA: Maria da Paz Gomes de Sousa SERIE: 1 ano do Ensino Fundamental ESCOLA CAMPO: Unidade Integrado Virgulino Vasconcelos

2.JUSTIFICATIVA O plano de ao um planejamento para que se possam alcanar os resultados desejados no decorrer do estgio. Alm disso, o estgio um espao de crescimento pessoal e profissional onde a teoria se instrumentar na prtica e o estagirio poder refletir na e sobre a ao desenvolvida, como tambm o estagio do 1 ao 5 do ensino fundamental de suma importncia na formao das acadmicas, pois as mesmas iram adquirir experincia na rea da educao. Portanto, este plano de ao tem por finalidade organizar as aes que sero at novembro de 2012 na escola campo

desenvolvidas nesse perodo, de agosto

Unidade Integrada Virgulino Vasconcelos no 1 ano do ensino fundamental. 3.OBJETIVOS 3.1 Geral Organizar as aes que sero desenvolvidas durante o estagio na escola campo. 3.2 Especficos Observar a rotina diria da escola campo Unidade Integrada Virgulino Vasconcelos;

Socializar a observao da escola campo; Executar um projeto didtico no 1 ano do ensino fundamental; Elaborar o relatrio final do estgio supervisionado.

4. METODOLOGIA Observao da rotina da escola campo atravs do espao fsico, histrico e fichas de acompanhamento; Socializao da observao da escola campo; Execuo do projeto didtico no 1 ano do ensino fundamental; Elaborao do relatrio final.

5.RECURSOS

Materiais - cartolina, lpis de cor, pincel atmico, e.v.a, tinta guache, garrafa; Humanos - estagiarias, alunos e professora regente.

6.CRONOGRAMA AES H SEREM REALIZADAS Observao da escola campo Socializao da observao da escola campo Elaborao do plano de ao Elaborao do projeto didtico Execuo do projeto didtico Elaborao do relatrio de estagio Elaborao da resenha professora primaria mestra ou tia Entrega do relatrio final do estagio Agosto Set. X X X Out. Novembro Fevereiro

X X X X X x

7.AVALIAO A avaliao ser contnua, atravs da observao diria das estagiarias quanto ao seu empenho no desempenho das atividades propostas no decorrer do estgio supervisionado.

8.REFERENCIAS LIBNEO, Jose Carlos. Didtica, So Paulo, Cortez, 1994. NOVAES, Maria Eliana. Professora primaria: mestra ou tia, 6ed., So Paulo:Cortez;1995.

APNDICES B- PROJETO DIDTICO

1.IDENTIFICAO TITULO: aprender brincando. TEMA: leitura, escrita e noes matemtica. AUTORAS: Alzenira Pereira de Sousa Andrade, Ilcimar Pinheiro de Sousa e Vanessa Soares da Silva Vieira. PUBLICO ALVO: alunos do 1 ano A do ensino fundamental PERODO: outubro a novembro REAS DE CONHECIMENTO: interdisciplinar

2.JUSTIFICATIVA Diante da diagnose feita na sala do 1 ano do ensino fundamental notou-se que as crianas estavam com algumas dificuldades em leitura, escrita e nas quatro operaes matemticas fez-se necessrio a elaborao desse projeto. O projeto ter como objetivo contribuir com aprendizado dos alunos do 1 ano do ensino fundamental de forma ldica e o seu foco estar voltado para a alfabetizao e os conhecimentos matemticos. Sero realizadas atividades que tenha participao dos alunos no ensino aprendizagem. Utilizara ainda mtodos ldicos e recursos que torne as aulas mais atrativas no processo de aprendizagem dos alunos para os conhecimentos matemticos e alfabetizao. Este projeto ser desenvolvido em prol da alfabetizao e conhecimentos matemticos dos alunos e evitar que eles no perca o estimulo na sala de aula.

3.OBJETIVOS 3.1 Geral Contribuir no processo de alfabetizao e noes matemticas dos alunos atravs de atividades ldicas, para que assim desperte o interesse e contribuam no

desenvolvimento da leitura escrita e noes matemtica.

3.2 Especficos Desenvolver atividades diversificadas; Desenvolver o raciocnio logico dos educandos; Possibilitar novas formas de aprendizagem.

4.METODOLOGIA A metodologia para se trabalha com a leitura e escrita ser aplicada de forma dinmica, levando em conta as dificuldades dos alunos. auto ditado, quebra-cabea, leitura individual, ditado, bingo de palavras, produes orais, leitura oral, atividades xerocopiadas, fixas com silbicas para forma palavras, pequenos textos para interpretao, recorte e colagem de palavras, atividades em grupo Em matemtica ser utilizada a mesma metodologia para todos, porm sero usadas mais brincadeiras para que as crianas passem a gosta da disciplina de matemtica. Pescaria das continhas, bingo, combinando cores, atividades xerocopiadas, brincadeiras diversificadas. Para complementar o mesmo, o ultimo dia de regncia imaginao e fantasia juntas onde ser ornamentada a sala de aula para ser trabalhado leitura de historinhas de forma ldica. 5.RECURSOS Materiais - pincel atmico, chamex, e.v.a, caixa de papelo, tinta guache, fita, cola, tesoura, livros infantis, cartolina, quadro, giz, revistas, lpis de cor. Humanos- acadmicos, alunos, professora regente.

6. CRONOGRAMA: PROJETO EM AO VIRGULINO VASCONCELOS ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL(LEITURA E MATEMATICA) ACADMICAS QUANTIDADE DE AULA 1aula 2aula Ilcim ar (auxiliar) Vanessa (auxiliar) ASSUNTO TIPO DE AULA DATA Leitura Leitura e Matemtica Auto ditado Quebra-cabea dinmica 22/10 23/10

Alzenira (professora)

3aula

Leitura

Produo oral, auto 24/10 ditado Bingo de palavras Brincadeira Domin de palavras Auto ditado 29/10 25/10

Vanessa (professora) Alzenira (auxiliar) Ilcimar (auxiliar)

4aula

Leitura e Matemtica

5aula

Leitura

6aula

Leitura e Matemtica

Fichas silbicas ditado de nmeros Domino das continhas, ditado Pescaria das continhas, produo oral Historinha, bingo de palavras e brincadeiras

30/10

Ilcimar (professora) Alzenira (auxiliar) Vanessa (auxiliar)

7aula

Leitura e matemtica Leitura e matemtica

31/10

8aula

01/11

9aula

Leitura

05/11

6.1 OS CONTEDOS H SEREM TRABALHADOS DENTRO DO PROJETO DE LEITURA E MATEMTICA. Lngua portuguesa: palavras complexas com: ar, rr, ss, as, na ,am, nh, ch, lh, ge, gi, ce, ci, al,que,qui,qua,bl,fl,pl,tl,gui,gue,gua,ez, . Matemtica: geometria, ideias de adio, subtrao, os numerais de 0 a 100 CONTEDOS Cincias: origem dos alimentos, as partes do vegetal, as parte do corpo humano Histria: as profisses, os meios de comunicao. Geografia: descobrindo a moradia, nossa moradia, nosso abrigo, a construo da moradia

7.AVALIAO A avaliao ser continua levando em conta o aprendizado dos discentes, verificando os aspectos: participao, cooperao, organizao e construo do seu conhecimento na realizao das atividades propostas em sala de aula pelas acadmicas.

8.REFERENCIA NOVAES, Maria Eliana. Professora primaria: mestra ou tia, 6 ed., So Paulo: Cortez;1995.

APNDICES C PLANOS DE AULAS

1.IDENTIFICAO CURSO PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL V PERODO ESCOLA:UNIDADE INTEGRADO VIRGULINO VASCONCELO TURMA: 1 ANO ADO ENSINO FUNDAMENTAL TURNO: MATUTINO ACADMICAS: ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE ILCIMAR PINHEIRO DE SOUSA VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA ROTINA DIARIA ACOLHIDA: receber as crianas com amor e ateno HOJE : segunda-feira 22 de Outubro de 2012 MSICA: telefone do cu, homenzinho torto LEITURA COMPARTILHADA: A cigarra e as formigas OBJETIVOS: Conhecer as parte que compe os vegetais Identificar as silabas as, es is os us nas palavras Ler e escrever palavras com as,es, is, os, us.

CONTEDOS: Lngua portuguesa: palavras complexas com :as,es,is, os, us. Cincia: as partes dos vegetais METODOLOGIA: Socializao; Aula explicativa e expositiva;

Auto ditado; Leitura coletiva e individual; Atividade xerocopiada; Historinha contada pela estagiaria; Cartaz; Dinmica; Recorte e colagem. RECURSOS: Materiais: lousa, giz, lpis de cor, cartolina, pincel atmico, livro didtico Humanos: acadmicas, alunos, professora regente.

AVALIAO Os alunos sero avaliados pelos seguintes aspectos: participao, leitura, escrita desempenho no desenvolvimento das atividades. RELATRIO DO DIA No dia 22 de outubro de 2012 iniciamos a regncia tendo como foco o projeto aprender brincando na escola campo Virgulino Vasconcelos, antes dos alunos chegarem j estvamos na sala para recebe-los em seguida fizemos a socializao com a orao do pai nosso e msicas infantis juntamente com a professora regente depois dei inicio a aula apresentando todas as famlias complexas num cartaz explicando as suas possibilidades de se forma outras novas palavras. Foi realizada leitura coletiva e individual e em seguida a atividade, as 09h30minhs os alunos foram para o lanche ao retornar na sala terminaram a tarefa, foi contado a historinha a cigarra e as formigas e feito uma dinmica envolvendo os contedos abordados. Por ter sido o primeiro dia de regncia no tive nenhuma dificuldade na hora de realiza s atividades previstas no plano de aula apesar de que no inicio eu estava um pouco nervosa, mas depois passou e pude realiza minha aula como planejei.

LOCAL: CAMPESTRE DO MARANHO MS/ANO: OUTUBRO /2012 NOME DO (A) PROFESSOR (A): CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA

___________________________________________ PROFESSOR (A)

1.IDENTIFICAO CURSO PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL V PERODO ESCOLA:UNIDADE INTEGRADO VIRGULINO VASCONCELO TURMA: 1 ANO ADO ENSINO FUNDAMENTAL TURNO: MATUTINO ACADMICAS: ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE, ILCIMAR PINHEIRO DE SOUSA E VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA. ROTINA DIRIA ACOLHIDA: receber as crianas com carinho e ateno HOJE : Tera-feira 23 de outubro de 2012 MSICA: rei Davi, telefone do cu LEITURA COMPARTILHADA: amigos OBJETIVOS: Perceber as diferenas nos sons das palavras escritas com ar, er, ir, or, ur Ler e escrever palavras com as silabas ar, er, ir, or, ur Identificar algumas formas geomtricas. Classificar figuras geomtricas de acordo com (tamanho e forma).

CONTEDOS: Portugus; ar, er, ir, or, ur Matemtica: geometria figuras planas.

METODOLOGIA: Aula explicativa e expositiva; Quebra cabea; Atividade xerocada; Leitura coletiva e individual; Historinha; Dinmica.

RECURSOS: Materiais: lousa, giz, lpis de cor, papel carto, pincel atmico, livro didtico, chamex. Humanos: acadmicas, alunos, professora regente.

AVALIAO: Ser avaliado a participao,organizao,leitura e o desempenho na realizao das atividades propostas em sala de aula pelas estagiarias. RELATRIO DO DIA No segundo dia de regncia 23 de Outubro de 2012 recepcionei os alunos na chegada realizei a socializao com a orao espontnea e msicas infantis em seguida expliquei o contedo depois dividie a turma em dois grupos o primeiro grupo ficou com o quebra cabea onde os alunos teriam que encaixa as peas e forma palavras com as silabas em estudo, o segundo grupo ficou com o alfabeto mvel onde eu ia dita as palavras e eles iam procurando as letras para forma a palavra. Depois foi entregue a atividade, as 09h30minhs os alunos foram para o lanche, retomaram a sala terminaram a tarefa em seguida fiz uma dinmica com as figuras geomtricas j no final da aula foi contada a historinha. No segundo dia de regncia eu j estava mais bem vontade realizei o que estava no plano com mais segurana, os alunos estavam participativos. LOCAL: CAMPESTRE DO MARANHO MS/ANO:OUTUBRO/2012 NOME DO (A) PROFESSOR (A): CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA

___________________________________________ PROFESSOR (A)

REFERENCIAS: infncia feliz,tin-do-le-le, internt Obs.: Referncia colocada de forma errada.Verifique.

1.IDENTIFICAO CURSO PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL V PERODO ESCOLA:UNIDADE INTEGRADO VIRGULINO VASCONCELOS TURMA: 1 ANO ADO ENSINO FUNDAMENTAL TURNO: MATUTINO ACADMICAS: ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE ILCIMAR PINHEIRO DE SOUSA VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA ROTINA DIARIA ACOLHIDA: Receber os alunos com amor e carinho HOJE : quarta-feira 2 4 de outubro de 2012 MUSICA: bom dia coleguinha, Samuel LEITURA COMPARTILHADA: A CASA OBJETIVOS: Diferenciar os sons das silabas nas palavras com; as,es, is, os, us, ar er, ir, or, ur,an,en,in,on,um; Reconhecer as diversas funes e os diferentes significados de moradia; Ler e escrever palavras com as silabas; as,es, is, os, us, ar er, ir, or, ur,an,en,in,on,um; Identificar vrios tipos de moradia.

CONTEDOS:

Lngua portuguesa: palavras com complexas com ; u,an,en,in,on,um; Reviso:as,es, is, os, us,ar er, ir, or, ur; Geografia: descobrindo a moradia

METODOLOGIA: Aula explicativa e expositiva; Leitura coletiva e individual; Produo oral; Leitura e interpretao oral do poema a casa; Dobradura; Atividade xerocada; Auto ditado.

RECURSOS: Pincel atmico, chamex, lpis de cor, brinquedos, gravuras, cola, tesoura , caixa,lousa,giz. AVALIAO: Ser avaliado a criatividade na produo oral, participao, cooperao, leitura e interesse no desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula. RELATORIO DO DIA Terceiro dia de regncia 24 de Outubro de 2012 recebe os alunos com carinho, socializao coma orao do pai nosso e msicas infantis em seguida foi dado inicio a aula, mas o primeiro momento foi uma produo oral eu levei uma caixa com vrios brinquedos expliquei primeiro como era a brincadeira que a cada objeto que fosse tirado da caixa teriam que encaixa na historinha, depois iniciei a historinha nessa atividades me surpreende com a imaginao que eles tem, terminado essa atividade, fiz a aula explicativa, leitura coletiva e individual, atividade depois eles foram para o lanche retornando terminaram a tarefa, logo aps cantamos o poema a casa fiz algumas perguntas relacionadas ao poema, depois eles pintaram e montamos a casa e no final da aula fiz uma dinmica. No decorre da aula os alunos participaram com entusiasmo fiquei muito feliz por esta conseguindo realiza o que estava previsto no planejamento

LOCAL: CAMPESTRE DO MARANHO MS/ANO: OUTUBRO/2012 NOME DO (A) PROFESSOR (A): CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA

___________________________________________ PROFESSOR (A)

REFERENCIAS: projeto pitangu, tin-do-le-le, internet.

Obs.: Referncia colocada de forma errada.Verifique.

1.IDENTIFICAO CURSO PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL V PERODO ESCOLA:UNIDADE INTEGRADO VIRGULINO VASCONCELOS TURMA: 1 ANO ADO ENSINO FUNDAMENTAL TURNO: MATUTINO ACADMICAS: VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA ILCIMAR PINHEIRO DE SOUSA ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE ROTINA DIARIA ACOLHIDA: Receber os alunos com carinho e ateno HOJE : quarta-feira 2 5 de outubro de 2012 MSICA: A Janelinha LEITURA COMPARTILHADA: O prncipe sapo OBJETIVOS: (Re)conhecer as silabas am-em-im-om-um Ler e escrever palavras com as silabas am-em-im-om-um

Perceber que a letra m aparece sempre antes de p ou b. Reconhecer e identificar as figuras geomtricas

CONTEDOS : Portugus- palavras com am- em-im-om-um; Reviso das palavras com: as-es-is-os-us-ar-er-ir-or-ur-an-en-in-on-um; Matemtica- figuras geomtricas.

METODOLOGIA:

Aula explicativa e expositiva; Leitura individual e coletiva; Historinha contada; Bingo de palavras; Brincadeira; Atividade xerocopiada; Cartaz.

RECURSOS: Materiais- cartolina, e.v.a, pincel atmico,lousa,giz,fita, chamex,lpis de cor, Humanos-alunos, professora regente e as acadmicas.

AVALIAO: Os alunos sero avaliados de acordo com a participao, cooperao eo interesse pelas atividades proposta pelas estagiarias.
RELATRIO DO DIA

No quarto dia de regncia 25 de Outubro de 2012 recebe os alunos com ateno e carinho, foi feita a socializao com a orao do pai nosso e cantamos msicas infantis logo aps iniciamos a aula, primeiramente trabalhamos uma produo onde eu contava a historinha e logo em seguida pedi que as crianas recontassem a historia de acordo com a imaginao deles onde pudemos exercitar a criatividade deles instigando

os a pensar de forma autnoma. Aps o termino dessa essa atividade, dei inicio a aula explicativa, realizamos a leitura coletiva e individual, com o auxilio de um bingo de palavras como atividade para fixar o que foi explicado anteriormente, em seguida foram liberados para o lanche ao retornarem retomaram sua tarefa concluindo-a, logo aps mostrei a eles um painel com figuras de diferentes cores e formas geomtricas onde fui chamando de um por um para colar a figura geomtrica no lugar correto corresponde a cor e ao formato geomtrico, ao final somamos quantas figuras de determinado formato haviam no painel trabalhando assim a soma logo aps fui retirando as figuras para explica-los como se subtrai. Ao final da aula fiz uma dinmica. Durante a aula os alunos foram muito participativos e fiquei satisfeita por alcanar o meu objetivo de acordo com o meu planejamento.

LOCAL: CAMPESTRE DO MARANHO MS/ANO: OUTUBRO/2012 NOME DO (A) PROFESSOR (A): CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA

___________________________________________ PROFESSOR (A)

Obs.: Referncia colocada de forma errada.Verifique.

1.IDENTIFICAO CURSO PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL V PERODO ESCOLA:UNIDADE INTEGRADO VIRGULINO VASCONCELOS TURMA: 1 ANO ADO ENSINO FUNDAMENTAL TURNO: MATUTINO ACADMICAS: VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA, ILCIMAR PINHEO DE

SOUSA E ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE ROTINA DIARIA ACOLHIDA: receber os alunos com carinho e ateno. HOJE : quarta-feira 29 de outubro de 2012. MSICA: meu Pintinho Amarelinho. LEITURA COMPARTILHADA: os trs porquinhos. OBJETIVOS: Perceber a diferena dos sons das com as silabas al,el,il,ol,ul das outras silabas que j foram estudadas; Reconhecer e valorizar as profisses; Identificar as silabas al,el,il,ol,ul nas palavras; Ler palavras com as silabas al,el,il,ol,ul.

CONTEDOS Portugus- palavras com al,el,il,ol,ul Reviso das silabas- as-es-is-os-us-ar-er-ir-or-ur-an-en-in-on-un- am-em-im-omum; Historia- As profisses.

METODOLOGIA:
Aula explicativa e expositiva; Leitura individual e coletiva; Auto ditado; Historinha contada pela estagiaria; Domino de palavras; Atividade xerocada; Roda de conversa.; Recorte e colagem.

RECURSOS Materiais- papel carto, pincel,lousa,giz,livros para recorte,cola,tesoura,lpis de cor, cartolina, cartelas, bombom; Humanos- alunos, professora regente e as acadmicas.

AVALIAO Analisar se as crianas conseguiram diferenciar os sons das silabas e identificar as silabas trabalhadas, observar tambm a realizao da atividade sobre as profisses reconhecimento da importncia das profisses. RELATRIO DO DIA

No dia 29 de outubro de 2012 deu-se inicio a regncia tendo o objetivo de ensinar as crianas a reconhecer as silabas al,el,il,ol,ul. Pouco antes dos alunos chegarem j os aguardvamos na sala para recepciona-los, logo aps foi feita a socializao com a orao do pai nosso e cantamos msicas infantis na companhia da professora regente. Ento dei iniciei a aula explicativa apresentando todas as famlias complexas no quadro e explicando uma a uma e de que forma novas palavras surgiriam a partir daquelas silabas com um domin de palavras. Foi realizada leitura coletiva e individual e em seguida a atividade, as 09h30minhs os alunos foram liberados para o lanche ao voltarem sala terminaram a tarefa, contei a historinha os trs porquinhos logo em seguida foi feita uma dinmica e tambm a roda de conversa. Novamente me senti satisfeita ao conseguir realizar as atividades previstas no plano de aula, pois no dia anterior eu estava mais nervosa, apesar de que a cada dia me sinto mais a vontade com na sala.

LOCAL: CAMPESTRE DO MARANHO MS/ANO: OUTUBRO/2012 NOME DO (A) PROFESSOR (A): CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA

___________________________________________ PROFESSOR (A)

Obs.: Referncia colocada de forma errada.Verifique.

1.IDENTIFICAO: IDEPH-INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E PROMOO HUMANA CURSO: PEDAGOGIA LICENCIATURA DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL V PERODO ESCOLA: UNIDADE INTEGRADO VIRGULINO VASCONCELOS TURMA: 1 ANO ADO ENSINO FUNDAMENTAL TURNO: MATUTINO ACADMICAS: VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA ILCIMAR PINHEIRO DE SOUSA ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE ROTINA DIARIA ACOLHIDA: Receber os alunos com carinho e ateno. HOJE : quarta-feira 30 de outubro de 2012. MSICA: Borboletinha. LEITURA COMPARTILHADA: A coruja e a guia. OBJETIVOS Identificar palavras escritas com lha-lhe-lhi-lho-lhu; Formar palavras com lha-lhe-lhi-lho-lhu; Conhecer os nmeros de 0 a 100; Compreender o texto lido; Ler palavras com as silabas lha-lhe-lhi-lho-lhu.

CONTEDOS Portugus- palavras com lha-lhe-lhi-lho-lhu Matemtica- nmeros de 0 a 100

METODOLOGIA:
Aula explicativa e expositiva; Leitura individual e coletiva; Ditado de nmeros; Fichas silbicas para formar palavras; Historinha contada pela acadmica. Cartaz com os nmeros de 0 a 100 para realizar a leitura dos mesmos.

Atividade xerocada

RECURSOS

Materiais- cartolina, pincel, giz, lousa, lpis de cor, papel carto. Humanos-alunos, acadmicas e a professora regente.

AVALIAO Analisar a evoluo das crianas de forma individual e coletiva, considerando aspectos participativos e a realizao das atividades trabalhadas sobre o contedo que foi exercitado na sala de aula. RELATRIO DO DIA

No sexto dia de regncia 30 de outubro de 2012, antes dos alunos chegarem j estvamos na sala para recebe-los em seguida fizemos a socializao com a orao do pai nosso e msicas infantis juntamente com a professora regente depois dei inicio a aula continuando com as famlias silbicas complexas utilizando as fichas silbicas. Foi realizada leitura coletiva e individual com a atividade logo aps, os alunos foram lanchar voltando para a sala terminaram a tarefa, e logo mais fiz uma dinmica onde desenhei no quadro figuras e nmeros onde fomos contando as ilustraes no quadro e fui chamando de um a um para participar fiz continhas e eles foram instigados a somar e tambm subtrair para obter o resultado das contas, todos participaram dessa atividades e ficaram muito bem atentos. Houve tambm um ditado de nmeros, onde fui esclarecendo as dvidas de um a um. Em um momento de nervosismo tive insegurana, pensei no conseguir alcanar minha meta e poder dominar a sala de aula, mas em seguida me acalmei e reverti situao com mais organizao, e novamente obtive mrito ao fechar mais um dia de regncia que me acrescentou bastante em conhecimento quanto prtica cotidiana no ambiente escolar

LOCAL: CAMPESTRE DO MARANHO MS/ANO: OUTOBRO/2012 NOME DO (A) PROFESSOR (A): CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA

___________________________________________ PROFESSOR (A)

Obs.: Referncia colocada de forma errada.Verifique.


IDENTIFICAO CURSO PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL V PERODO ESCOLA:UNIDADE INTEGRADO VIRGULINO VASCONCELO TURMA: 1 ANO ADO ENSINO FUNDAMENTAL TURNO: MATUTINO ACADMICAS: ILCIMAR PINHEIRO DE SOUSA, ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE E VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA ROTINA DIARIA ACOLHIDA: As crianas sero recebidas com carinho HOJE : Quarta-feira 31 de Outubro de 2012 MSICA: Atirei o pau no gato LEITURA COMPARTILHADA: meu pintinho amarelinho OBJETIVOS: Identificar a famlia silabas complexas nha , nhe,nhi,nho,nhu Perceber onde inserir a letra h e acrescentar para modificar palavras formando outras; Diferenciar os sinais de mais (+) e menos(-) Somar e subtrair com nmeros ate 20 Ler e escrever palavras nha , nhe,nhi,nho,nhu

CONTEDOS:

Lngua portuguesa: palavras nha , nhe,nhi,nho,nhu Matemtica Adio e subtrao.

METODOLOGIA: Socializao; Aula explicativa e expositiva; Leitura coletiva e individual; Atividade xerocopiada; Dinmica envolvendo adio e subtrao; Domino das continhas; Ditado.

RECURSOS: Materiais: lousa, giz, lpis de cor, cartolina, pincel atmico, cola,tesoura. Humanos: acadmicas, alunos, professora regente.

AVALIAO A avaliao ser feita atravs da participao cooperao, desempenho na exceo das atividades em sala de aula. RELATRIO DO DIA No stimo dia de regncia 31 de outubro de 2012, antes dos alunos chegarem j estvamos na sala para recebe-los em seguida fizemos a socializao com a orao do pai nosso e msicas infantis juntamente com a professora regente depois dei inicio a aula continuando com as famlias silbicas complexas. Foi realizada leitura coletiva e individual e em seguida a atividade, os alunos foram para o lanche ao retornar na sala terminaram em seguida fiz uma dinmica onde desenhei no cho um quadro com nmeros diferentes fui chamando de dois em dois para participar eu ia fazer uma conta e eles teriam que pular no resultado da conta todos participou dessas atividades e gostaram muito. O meu primeiro dia de regncia como professora no foi muito fcil tive algumas dificuldade na hora de ler com eles realiza as atividades previstas no plano de aula apesar de que no inicio eu estava um pouco nervosa cheguei pensar que no dominavam

uma sala de aula mas no decorrer da aula percebe que tinha que fica calma depois disso tudo ocorreu muito bem .

LOCAL: CAMPESTRE DO MARANHO MS/ANO: OUTUBRO/2012 NOME DO (A) PROFESSOR (A): CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA

___________________________________________ PROFESSOR (A)

Obs.: Referncia colocada de forma errada.Verifique


1.IDENTIFICAO CURSO PEDAGOGIA DISCIPLINA: Estgio Curricular Supervisionado anos iniciais do Ensino Fundamental V PERODO ESCOLA: Unidade Integrado Virgulino Vasconcelo TURMA: 1 ano Ado ensino fundamental TURNO: matutino ACADMICAS: Ilcimar Pinheiro de Sousa, Alzenira Pereira de Sousa Andrade e Vanessa Soares da Silva Vieira. ROTINA DIARIA ACOLHIDA: As crianas sero recebidas com ateno. HOJE : Quinta - feira 01 de Novembro de 2012. MSICA: Batatinha frita

LEITURA COMPARTILHADA: chcara do gacho OBJETIVOS: Conhecer as famlias silbicas. Cha-che-chi-cho-chu-cho; Perceber as diferenas nos sons das palavras escritas com cha che-chi-cho-chucho; Ler e escrever palavras com Cha-che-chi-cho-chu-cho; Interpretar texto

CONTEDOS: Portugus; cha che, chi, cho, chu Matemtica: adio

METODOLOGIA: Aula explicativa e expositiva; Atividade xerocada e copiada; Pescaria das continhas; Interpretao do texto; Produo oral; Leitura coletiva e individual.

RECURSOS: Materiais: lousa, giz, lpis de cor, papelo, pincel, chamex; Humanos: acadmicas, alunos, professora regente.

AVALIAO: Avaliar a participao, interesse e execuo de trabalho em grupo proposta na sala.

RELATORIO DO DIA No oitavo dia de regncia 01 de Novembro de 2012 recepcionei os alunos na chegada realizei a socializao com a orao espontnea e msicas infantis em seguida

expliquei o contedo apliquei as atividades, os alunos adoraram a pescaria das continhas

pois foi uma forma de aprender adio brincando. No segundo dia de regncia eu j estava mais bem vontade realizei o que estava no plano com mais segurana.

LOCAL: CAMPESTRE DO MARANHO MS/ANO: OUTUBRO/2012 NOME DO (A) PROFESSOR (A): CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA

___________________________________________ PROFESSOR (A)

Obs.: Referncia colocada de forma errada.Verifique.

1.IDENTIFICAO CURSO PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL V PERODO ESCOLA: UNIDADE INTEGRADA VIRGULINO VASCONCELO TURMA: 1 ANO ADO ENSINO FUNDAMENTAL TURNO: MATUTINO ACADMICAS: ILCIMAR PINHEIRO DE SOUSA ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA

ROTINA DIARIA ACOLHIDA: Receber os alunos com carinho.

HOJE : segunda-feira 05 de novembro de 2012.

MSICA: A pulga e o percevejo LEITURA COMPARTILHADA: sonho risonho OBJETIVOS: Identificar nas palavras as silabas,as-es-is-os-us-ar-er-ir-or-ur-al-el-il-ol-ul-amem-im-om-um-an-en-in-on-un- nha-nhe-nhi-nho-nhu-nho- cha-che-chi-chochu-cho-lha-lhe-lhi-lho-lhu-lho; Diferenciar os sons de cada silaba nas palavras.

CONTEDOS: Lngua portuguesa: reviso das famlias silbicas complexas: as-es-is-os-us-ar-er-ir-orur-al-el-il-ol-ul-am-em-im-om-um-an-en-in-on-un- nha-nhe-nhi-nho-nhu-nho- chache-chi-cho-chu-cho-lha-lhe-lhi-lho-lhu-lho.

METODOLOGIA: Aula explicativa e demonstrativas; Leitura coletiva e individual; Atividade xerocada; Historinha contada e um bingo de palavras; Brincadeiras e dinmicas.

RECURSOS: Materiais: pincel atmico, chamex, lpis de cor, cola, tesoura, pirulitos,caixinha de som, lousa, giz,bales.

AVALIAO: RELATORIO DO DIA No nono dia de regncia 05 de Novembro de 2012, foi realizado a finalizao do projeto e regncia.

Recebemos os alunos com carinho a sala estava ornamentada com bales e desenhos do patati e patata, socializao com a orao do pai nosso e msicas infantis em seguida foi dado inicio a aula revisando todos contedos leitura individual e coletiva, atividade, historinha chapeuzinho vermelho contada que eles mesmo escolheram, dinmicas e o bingo de palavras todos participaram brincadeiras j no final da aula foi servido para os alunos pipocas e refrigerantes todos gostaram da aula.

LOCAL: CAMPESTRE DO MARANHO MS/ANO: OUTUBRO/2012 NOME DO (A) PROFESSOR (A): CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA

___________________________________________ PROFESSOR (A)

7 Obs.: Referncia colocada de forma errada.Verifique.


7.4 APNDICE D- RESENHAS 7.1.1 ALZENIRA PEREIRA DE SOUSA ANDRADE Ttulos da resenha: Quem e quem continua querendo ser professora primaria. Livro: Novaes, Maria Eliana, Professora primria: mestra ou tia / Maria Eliana Novaes. -6. Ed. - So Paulo: Cortez; 1995. Nesta obra a autora relata a trajetria da professora primaria e sua desvalorizao por ser considerada uma profisso feminina. A autora dividi sua obra em trs captulos para que assim o leitor possa compreender melhor o que esta lendo. Sendo assim o primeiro capitulo trata-se: como o magistrio primrio tem sido produzido? No segundo capitulo aborda-se: Quem e quem continua querendo ser professora primria? E no terceiro capitulo aborda: A trajetria da professora de mestra a tia? Dessa forma a resenha enfatizara o segundo.

No segundo capitulo enfatiza-se que a maioria das candidatas que procuram o curso de magistrio primrio so mulheres e as razes para essa escolha esta no problema econmico, por no terem condio de pagar outro curso, a facilidade de emprego, vocao e a oportunidade de melhorar de emprego. A autora aponta ainda que o Magistrio primrio a categoria que absorve o terceiro maior contingente da PEA feminina e em 1970, mais de meio milho de mulheres dedicaram-se a essa atividade. Segundo Eliana Novaes as candidatas veem o magistrio como uma atividade apropriada mulher e, numa certa forma, como se o magistrio suprisse a mulher de sua necessidade intrnseca de lidar com crianas. Dessa forma o magistrio era visto apenas como uma atividade feminina, por a mulher ser quem cuidar da casa e dos filhos essa atividade deveria ser exercida pela mulher sem contar que era desvalorizada e ainda entre essas candidatas a maioria delas so de classe media e os seus pais tem escolaridade mais alta. De acordo com a autora as candidatas que disseram que escolheram a profisso por vocao percebe-se a vontade de muda de profisso, mas mesmo assim as que desejam contribuir com o progresso da educao e para alcanar o acesso profissional. Apesar de o magistrio primrio ser uma profisso pouco valorizada, salrios baixos e pssimas condies de trabalho importante ressaltar que assim mesmo continua sendo bastante procurado pelas candidatas, por ser uma via ao acesso profissional e social.

7.1.2.ILCIMAR PINHEIRO DE SOUSA TITULOS DA RESENHA: Como De linear uma pesquisa Bibliogrfica LIVRO: Maria Eliana Novaes Professora Primria Mestra ou Tia. No entanto, ela se transformou sem alterar uma de suas caractersticas principais, a de se constituir como um espao diferenciador entre o perodo de 1870 a 1930, a presena feminina predominou no exerccio do magistrio no Brasil, com a criana das primeiras escolas normais, destinadas exclusivamente ao sexo feminino, representando, assim de forma precria, uma soluo para o problema da escassez de mo de obra nas escolas femininas, porm, a incluso da mulher professora no se deu de forma tranquila, como avalia Novaes (1995, p.21): A sociedade reagiria, negativamente, ao recrutamento da mulher, avaliando, inclusive, as primeiras normalistas como pessoas de moral duvidosa, o que se entende, pois as primeiras escolas normas eram destinadas as camadas pouco privilegiadas que,

aquela poca, ainda no viam na educao um mecanismo de ascenso social, entretanto, a escola normal, mesmo no tendo as caractersticas dos liceus ou colgios secundrios, passa a se constituir numa das poucas oportunidades de continuidades dos estudos para mulher, atraindo, tambm como clientela, mocas de famlias abastadas que procuravam apenas elevar, o grau de sua educao escolarizada, a respeito da necessidade de uma nova forma de agir, de se pensar as demandas da sociedade que energia, muitos vozes questionaram a competncias da mulher para exerce a docncia, afirmando que era temeroso e insensato entregar a mulheres portadoras de crebros pouco desenvolvidos pelo seu desuso, a educao das crianas (Louro, 2003, p.78) O homem com a capacidade de pensar, agir e decidir sobre os rumos da sociedade, bem como sobre a funo que a mulher deveria ocupar nessa sociedade, no entanto, contrariando o pensamento de muitos, outros vozes viram a mulher como educadora natural, pois se a maternidade , de foto, concedida mulher, o magistrio passa a ser representado com uma extenso da maternidade, concluiu se, assim que a mulher, embora ainda no fosse me, se realizava com cada aluno, que deveria ser visto como filho espiritual ou como beneficirio de uma misso profissional. A imagem da professora tinha um pouco de anjo deus e se revestia do estetipo de que me ama independente da situao, assim foi se deturpando a subjetividade da mulher e

a escola foi se tornando uma extenso do lar, no obstante, a dcada de 30 do sculo passado foi marcado por profundas transformaes, ou seja o processo de urbanizao j se fazia sentir e uma nova classe mdia estava em Asceno, por consequncia do desenvolvimento industrial, a escola normal, que tinha como objetivo ensinar a professora primaria a ensinar, ou seja, reproduzir e executar modelos construindo uma identidade feminina baseada na ideia de me educadora representou tambm como nica possibilidade aceita sociedade de incluso da mulher, no mercado de trabalho aquisio da identidade profissional, do ponto de vista do gnero, essa interpelao politica levou emancipao das mulheres, na medida em que, de mes educadoras, elas se metamorfosearam em educadoras profissionais, participando da transmisso do saber considero legitimo na sociedade. Nesse contexto, inmeros problemas surgiram no cenrio educacional, como a expanso quantitativa e a deteriorao, a degrao progressiva das condies de trabalho,

fragmentao da formao do professor, a diminuio drstica das salrios e a perda do status os quais foram tirando da professora normalista a imagem positiva de que desfrutava at meados dos anos 60, quando gozava de um respeito quase celestial, poucas pessoas elaboravam as diretrizes educacionais (MEC) e, atravs dos livros didticos, apresentavam as diretrizes desejadas, sendo o planejamento essencial para alcanar a eficincia, os especialista e tcnicos ganham foro legal e forca para planejar o que pretendiam, que professores e professores , de forma consciente ou inconscientemente, os professores a e professoras, reproduziam a pratica da obedincia, da memorizao, da mecanizao e da desqualificao do processo de ensino aprendizagem, pois poucas pensavam e muitos executavam nesse sentido, percebe se que a tendncia tecnicista atendia aos interesses da concepo de gesto fordista , em que sobressaia a quantidade, explicitada atravs de notas, embora no representasse qualidade, assim como para os operrios o que importava eram os objetivos empresrios foi nesse cenrio que a nobre misso de educadora primrio se transformou na funo de tia com novo perfil, impregnada de doutrinas e reconhecer como uma profissional identidade prpria Freire (1993,p. 25) afirma que a tentativa de reduzir a professora condio de tia uma inocente armadilha ideolgica em que, tentado se dar a iluso de adocicar a vida da professora , o que tenta amaciar a sua capacidade de luta ou entrit lo, no exerccio de tarefas fundamentais. A partir dessa compreenso, faz se necessrio analisar as influncias sobre a educao de outros aspectos da realidade

social, bem como o desgaste do professor e da professora ante a desvalorizao do magistrio, vale ressaltar que essa analise deve partir de cada contexto histrico e se posicionar como sujeito dessa histrica, marcada por uma educao produtivista, imersa em uma cultura de submisso e alienao, assim, ser possvel analisar a histria de vida de cada professora primria enquanto ser social, seus saberes e sua importncia, no como tia e, sim como profissional que , embora a sociedade pouco valorize, sabe de sua importncia para uma educao emancipadora. A professora primaria , analisa se o percurso histrico da professora primaria, bem como as representaes que povoam o exerccio do magistrio , o estudo pretende contribuir com o processo de desconstruo de identidades e estetipo que se formaram ao longo da histria sobre a professora primria a forma tranquila no brasil , pois o espao escolar foi marcado pelo sexo masculino at o final do sculo XIX , num segundo momento, diante das transformaes sociais , as mulheres foram chamadas a assumir a docncia , profisso de incio atrelada ideia de me educadora, embora a aquisio da identidade profissional de educadora tinha sido considerada, por longo perodo histrico , como ocupao feminina e extenso da maternidade , exerceram influncia decisiva no comportamento da mulher no sentido de sua emancipao , de mes educadoras , as mulheres se metamorfosearam em educadoras profissionais, participando da

transmisso do saber, considerado legitimo na sociedade, mas a luta da mulher para afirmar sua identidade profissional como educadora na sociedade vem sendo perpassada de representaes e estitipos influenciando pelo politicas nobirais, que insistem em reduzir a professora primria tia profissional de poucos saberes, construindo, assim , memorias que impedem o reconhecimento de sua importncia para a sociedade para tanto , o trabalho apresenta , de forma sucinta, as atividades que vm sendo desenvolvidas juntamente com as alunas , com a inteno de desconstruir velhas e construir novas representaes proporcionem s futuras professoras espao para

exercer o seu oficio de forma digna, como profissional e como mulher, e para a conquista do reconhecimento da sua importncia na edificao de um sistema de ensino de qualidade e uma sociedade mais igualitria. De acordo com o contexto, a escola, como local privilegiado para a transmisso da cultura elaborada pela humanidade, um espao permeado de representaes de gnero que vm reforando atravs de suas praticas , as diferentes formas de a sociedade estabelecer o que ser homem e mulher muda uma nao.

7.1.3 VANESSA SOARES DA SILVA VIEIRA Ttulos da resenha: Como o magistrio primrio tem sido produzido? Livro: Novaes, Maria Eliana, Professora primria: mestra ou tia / Maria Eliana Novaes. -6. Ed. - So Paulo: Cortez; 1995. Na seguinte obra a autora expe toda trajetria da professora primaria e sua desvalorizao por ser rotulada como profisso feminina. A obra dividida em trs captulos proporcionando ao leitor uma melhor compreenso da trajetria explanada da professora. Portanto, o primeiro capitulo destaca: como o magistrio primrio tem sido produzido? No segundo capitulo instigado: Quem e quem continua querendo ser professora primria? E no terceiro capitulo aborda-se: A trajetria da professora de mestra a tia? No entanto a resenha dar relevncia ao primeiro capitulo. Ao deparar-se com uma implacvel ausncia de opes, consequentemente a classe feminina acabava a tornarem-se educadoras, pois no escolhiam a profisso, mas tornava-se sujeitas a exercer a profisso de professora. O fato da mulher naturalmente ter maiores habilidades que so caractersticas maternas acabam vindo a induzi-las a funo de educadora, direcionando de tal forma a funo de educar s mulheres. No primeiro capitulo dar-se enfoque ao ingresso da classe feminina no magistrio, limitando a opo da profisso de professora s mulheres pelo seu instinto naturalmente maternal e maior delicadeza caracterstica da mulher. De acordo os acontecimentos ocorridos durante certo perodo da histria das profissionais do magistrio demonstram como a elas era restrita a ocupao de professora. Contraditoriamente ao mesmo tempo em que se abria um leque de possibilidades na rea educacional para mulheres, havia uma priorizao maior instruo dos trabalhos manuais, limitando essa condio pelo fato de prioriza-se com maior vigor trabalhos manuais ao invs da leitura e escrita e aritmtica. A formao da profissional do magistrio era menosprezada, pois se admitia a contratao de professores sem capacitao suficiente, e mesmo assim era insuficiente a mo de obra, tornando esta situao lamentvel. Ao analisar minuciosamente o Estatuto

do magistrio observa-se quo relevante so as diferenas salariais precrias no magistrio. Com relao ao Estatuto do Magistrio conclui-se que pequenos foram os benefcios trazidos por ele para a classe, h muito a ser melhorado ainda para que se alcance um patamar digno ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da educao.

ANEXOS

Vous aimerez peut-être aussi