Vous êtes sur la page 1sur 13

154

O PROCESSO DE REFERENCIAO NA (RE)CONSTRUO DO TEXTO E DO SENTIDO THE REFERRING PROCESS IN THE (RE)CONSTRUCTION OF THE TEXT AND MEANING Mara Terezinha dos Santos1 Aparecida Feola Sella2 RESUMO: Segundo Koch (2004), o texto institui-se como o lugar prprio da interao, por meio do qual os sujeitos interagem e, para isso, mobilizam os recursos lingsticos que a lngua nos pe disposio, os quais se constituem como uma srie de estratgias que funcionam como instrues ou sinalizaes na orientao do sentido. Nessa perspectiva, o processo de referenciao, como recurso lingstico que atua no s na progresso textual, mas tambm na orientao discursiva, configura-se por isso, como uma escolha estratgica empreendida pelo autor do texto. Com base nessas consideraes, o presente trabalho prope uma anlise acerca do processo referencial, realizado pelas anforas associativas, na crnica A cigarra e a formiga: a nova verso, de Moacyr Scliar, veiculada pelo Jornal Folha de So Paulo. Nessa pesquisa, ainda inicial, objetiva-se analisar a constituio da teia referencial dada pelas anforas associativas, como recurso lingstico e discursivo empreendido estrategicamente pelo autor do texto com vistas construo do sentido. Para tanto, tomou-se como aporte terico os estudos de Zamponi (2003), Koch (2004, 2006), Marcuschi (2005, 2007), entre outros, numa anlise que compreende o processo referencial como um trabalho criativo e estratgico que visa a construo do sentido e do vis humorstico dado ao fato narrado, na sua recriao por meio da crnica. PALAVRAS-CHAVE: referenciao, anforas associativas, sentido. ABSTRACT: According to Koch (2004), the text became the proper place for interaction, by mean of it the subjects interact, and so they use the linguistic resources available by language as a series of strategies which functions are guidelines or signals in the sense orientation. On such a perspective, the referenciation process, as a linguistic resource that operates not only in the textual progression but also in the discursive orientation, is a strategic choosing undertaken by the text author. Based on those considerations, this paper proposes an analysis on the reference process of associative anaphors in the chronicle A cigarra e a formiga: a nova verso, of Moacyr Scliar, published by the journal A Folha de So Paulo. This research, still in the beginning, intends to analyze the reference web constitution given by the associative anaphors, as a linguistic and discursive resource, strategically undertaken by the text author for the sense building. For that, the studies of Zamponi (2003), Koch (2004, 2006), Marcuschi (2005, 2007), and others were employed as theoretical support to an analysis that understands the reference process as a creative and strategic work that wants the sense building and, from the given humoristic bias to the narrated fact in its recreation by mean of the chronicle. KEY WORDS: reference, associative anaphoras, meaning.
1

Mestranda do Curso de Ps-Graduao Stricto Sensu em Letras, rea de concentrao Linguagem e Sociedade. Linha de Pesquisa: Processos lexicais, retricos e argumentativos UNIOESTE, Campus de Cascavel. E-mail: guterresmara@bol.com.br 2 Docente do Programa de Ps-Graduao Strito Sensu em Letras UNIOESTE, campus de Cascavel. E-mail: afsella1@yahoo.com.br.

Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

155

1. Referenciao e sentido De acordo com Koch (2004), o texto institui-se como o lugar prprio da interao, por meio do qual os sujeitos interagem e, para isso, mobilizam os recursos lingsticos que a lngua nos pe disposio, os quais se constituem como uma srie de estratgias que funcionam como instrues ou sinalizaes na orientao do sentido. Nessa atividade, o processo de referenciao, na operao lingstica de introduo e remisso de objetos de discurso, na progresso textual, mais que referendar um segmento lingstico do texto, centra-se na orientao do discurso aos propsitos comunicativos. Assim, a teia referencial, dada pelo processo anafrico e catafrico, institui-se no texto por meio de relaes correferenciais, entre termos co-textuais, e por relaes ancoradas em aspectos semnticos, cognitivos e inferenciais. Nessa atividade de introduo e remisso de objetos de discurso se d a categorizao e recategorizao destes e tambm a construo do sentido dos textos. Considerando tal pressuposto, prope-se a anlise do processo referencial, por meio das formas nominais anafricas associativas, na crnica A cigarra e a formiga: a nova verso, de autoria de Moacyr Scliar. 2. A teia referencial constituda pelas anforas associativas Para Koch (2006b) as anforas indiretas cuja dependncia interpretativa est relacionada a aspectos lxico-semnticos so denominadas como anforas associativas, pois, de acordo com a autora, as anforas no-correferenciais do tipo semntico baseiam-se em pistas dadas pelo lxico, por meio da explorao de relaes meronmicas. Consideradas como um subtipo das anforas indiretas, as anforas associativas, segundo Koch (2006b), apresentam as seguintes caractersticas prototpicas: a) a expresso anfora associativa SN2 introduz, sob o modo do conhecido, um referente novo (portanto, no h correferncia): supe que o interlocutor possua os conhecimentos necessrios para saturar a interpretao referencial.

Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

156

b) h meno prvia de um outro referente SN1 que fornece elementos necessrios para a saturao do referente novo. c) uma anfora indireta, isto , h necessidade de proceder as inferncias para a saturao adequada do SN2. d) SN2 mantm uma relao semntica de meronmia ou ingredincia com SN1. Assim, as anforas baseadas no lxico apresentam, em geral, relaes partitivas, ou seja, constituem-se em: parte em sentido restrito (relaes parte todo/incluses) e parte em sentido mais lato (relaes do tipo: atributo de, produto de, requisito de, etc.). Ancoradas ncora textual por traos de incluso dados pelo vnculo semntico, as anforas associativas so, portanto, ativadas por relaes que se explicitam nos itens lexicais. Koch (2006b) reitera, porm, que nem sempre possvel uma delimitao estrita entre o conhecimento semntico e o conceitual, visto que ambos esto estreitamente acoplados na memria de longo termo. Marcuschi (2007), porm, mantm a denominao indireta para os tipos de anforas nocorreferenciais que apresenta, os quais, segundo o autor, podem basear-se no lxico (tipo semntico), em conhecimentos de mundo (tipo conceitual) e em inferncias fundadas no texto (tipo inferencial). Para as anforas do tipo semntico, Marcuschi (2005) acrescenta como subtipos: i) as anforas indiretas ancoradas nos papis temticos dos verbos, ii) as ancoradas em relaes semnticas inscritas nos SN definidos, e iii) as baseadas em esquemas cognitivos e modelos mentais (os frames). No primeiro e segundo casos, a resoluo das anforas associativas vincula-se, principalmente, ao conhecimento lexical. Ou seja, os anafricos pertencentes ao tipo semntico apiam-se em ncoras textuais de natureza lexical. J no terceiro caso, a resoluo das anforas associativas baseia-se no conhecimento lexical vinculado ao conhecimento dado pelos modelos cognitivos socialmente organizados em nossa memria. Aqui, os anafricos associam-se ao termo-ncora como elementos que, culturalmente e lexicalmente, o integram. Zamponi (2003), porm, em seu estudo sobre anforas associativas, rejeita a reduo destas perspectiva semntica, embora concorde que se constituam num subtipo das anforas indiretas. Entretanto, prope que fatores de ordem cognitiva e pragmtica atrelados dimenso discursiva-interacional constituem-se em domnios interdependentes e tambm imprescindveis resoluo das anforas associativas.

Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

157

Nesse sentido, Zamponi (2003) postula que a anfora associativa um fenmeno discursivo, uma vez que envolve no s o saber lexical, mas tambm crenas, conhecimentos enciclopdicos e culturais, os quais constituem a base comum e necessria para que os parceiros da interao possam ativ-los e assim estabelecer a interpretabilidade. E, por isso, reduzir a interpretao das associativas ao dado semntico seria desconsiderar os aspectos discursivos e a atuao dos sujeitos. Assim, sobretudo, por considerar que as pistas referenciais orientadoras so negociadas pelos parceiros na interao, a autora defende que os aspectos de natureza interacional e tambm inferencial imbricam-se aos semnticos na atividade discursiva. E, portanto, em concordncia com os princpios que norteiam a concepo acerca do conceito de anfora associativa propostos por Zamponi (2003) os tomamos como pressupostos orientadores anlise que empreendemos nesse trabalho. Para tanto, estabelecemos como recorte de anlise o estudo das anforas associativas baseadas em modelos cognitivos ou frames (cf. MARCUSCHI, 2007). Nesse propsito, apontamos para uma abordagem que, alm da dimenso semntica, considere as vrias estratgias mobilizadas pelos interlocutores para que se efetive o processamento textual. Nesse caso, a compreenso da teia anafrica associativa instituda na crnica de Scliar, cujo processo de produo caracteriza-se pelo estilo peculiar do autor como cronista da Folha de So Paulo. 3. O processo de produo de crnicas criado por Moacyr Scliar, na Folha de So Paulo Publicadas semanalmente, na seo Caderno do Cotidiano, as crnicas de Scliar situam-se no espao destinado, pelo jornal, a notcias de natureza diversa, ou seja, de fatos que compem o cotidiano da vida e do jornal, o prprio cotidiano que o autor toma como base e inspirao para a narrativa ficcional. Nesse estilo peculiar de produo que adota no Jornal Folha de So Paulo, o cronista produz um texto de fico que se baseia em notcias publicadas no prprio jornal. Citada de forma integral ou parcial, a notcia que serve de mote para a crnica , portanto, parte integrante do texto ficcional. E, desse modo, constitui-se como um elemento que contextualiza e informa ao leitor acerca do processo de produo da crnica. Da mesma forma, as informaes sobre a data e a seo onde a notcia foi publicada, assim como a nota ao final da crnica, que cita sua autoria e reitera que se trata de uma narrativa ficcional baseada em notcias publicadas na Folha, configuram-se como dados que orientam a leitura do texto. Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

158

Assim, ao recriar o fato por meio da narrativa literria, o cronista o enfoca sob o seu ponto de vista, o que permite afirmar que na crnica h um entrecruzamento de gneros, ou seja, o fato real recriado sob a sua perspectiva e, assim h no texto ficcional uma aproximao com o texto de opinio. Para Melo (2005, p. 147), o lugar da crnica no jornalismo luso-brasileiro o das pginas de opinio, o que a situa entre a informao de atualidades e a narrao literria, configurando-se como um relato potico do real. E, nesse trabalho dialgico de reconstruo temtica em que se d a produo de crnicas, o escritor, de forma sutil, irnica ou em tom de humor expressa o seu ponto de vista sobre os fatos ou situaes do cotidiano, pois conforme Melo (2005, p. 150) Ademais do lirismo que o cronista empresta ao resgate de nuanas do cotidiano, sua matria contm ingredientes de crtica social, donde seu carter nitidamente opinativo. o palpite descompromissado do cronista, fazendo da notcia do jornal o seu ponto de partida, que d ao leitor a dimenso sutil dos acontecimentos sem sempre revelada claramente pelos reprteres ou articulistas. Situada na fronteira entre a literatura e o jornalismo, a crnica permite, portanto, ao escritor a livre expresso que a literatura oferece, sobre a qual Barthes (2000, p. 17) afirma que As foras da liberdade que residem na literatura no dependem da pessoa civil, do engajamento poltico do escritor que, afinal, um apenas um senhor entre outros, nem mesmo do contedo doutrinal de sua obra, mas do trabalho de deslocamento que ela exerce sobre a lngua. Assim, ao deslocar, reconstruir o fato real por meio da narrativa ficcional, reconstri-se tambm o sentido do texto. Esse movimento de construo dos sentidos revela um texto hbrido, carregado pela parfrase e toda a gama de efeitos de sentido, desde a polissemia e at mesmo a metfora, j que h uma relao entre o fato e a fico. Os laos de retomada rendem de forma criativa a apario de anforas associativas, como recurso estratgico na (re)criao de objetos de discurso, no texto ficcional. 4. Uma tentativa de anlise No modo peculiar de produo de crnicas criado por Scliar, o texto jornalstico incorpora-se ao ficcional instituindo-se como texto-base composio da narrativa, qual fornece o contedo para recriao dos fatos sob o vis literrio. Nesse processo hbrido, permeado pelo jornalismo e pela literatura, instaura-se um movimento anafrico que estabelece Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

159

relaes no s co-textuais (no interior da crnica), mas tambm contextuais, uma vez que os objetos discursivos constitudos na narrativa reportam-se, tambm, ao texto-base. Na teia referencial instituda na crnica tomamos dentre as diferentes estratgias de referenciao, aquela dada pelas anforas associativas baseadas em esquemas cognitivos e realizados por meio de expresses nominais (formadas por um nome antecedido por um artigo definido, indefinido ou demonstrativo). Nesse processo referencial, as anforas associativas tm a funo de instituir ou reconstruir o frame ao qual se ancoram. Assim, na retomada do fato jornalstico, o frame que forma o cenrio em que se do os fatos reelaborado de acordo com os propsitos do cronista. E, na reelaborao dos frames, por meio das anforas associativas, se (re)categorizam os objetos presentes no universo discursivo, assim como se reconstri o sentido do texto, como pode-se observar na anlise da crnica A cigarra e a formiga: a nova verso, transcrita abaixo, cuja anlise ser demonstrada na seqncia.
Uma nova pesquisa sugere que as formigas so traioeiras, egostas e corruptas, contrariando a imagem de insetos de convivncia harmoniosa e com predisposio para colocar o bem da humanidade acima de preocupaes pessoais. Os pesquisadores Bill Hughes, da Universidade de Leedes, no Reino Unido, e Jacobus Boomsma, da Universidade de Copenhage, na Dinamarca, descobriram que determinadas formigas conseguem burlar o sistema, garantindo que seus filhotes se tornem rainhas reprodutivas em vez de operrias estreis: Essas formigas tm um gene ou genes da realeza, que lhes d uma vantagem injusta e permite que tapeiem muitas de suas irms altrustas em sua chance de se tornarem rainhas, diz Hughes. Folha Online. A cigarra e a formiga (traduzida por Bocage): Tendo a cigarra em cantigas/ passado todo o vero/ achou em penria extrema/ na tormentosa estao./ No lhe restando migalha/ que trincasse, a tagarela/ foi valer-se da formiga/ que morava perto dela./ Rogou-lhe que lhe emprestasse/ pois tinha riqueza e brilho/ algum gro com que manter-se/ at voltar o estio./ Amiga, diz a cigarra,/ Prometo, f de animal, pagar-vos antes de agosto,/ os juros e o principal./ A formiga nunca empresta,/ nunca d, por isso junta./ No vero em que lidavas?,/ pedinte ela pergunta./ Responde a outra: Eu cantava/ noite e dia, a toda hora./ Oh! Bravo!, torna a formiga./ Cantavas? Pois dana agora! Danar, a cigarra quase danou, mas no sentido figurado. Sem quase nada para comer (entre as cigarras no existe o Fome Zero), ela mal conseguiu sobreviver ao longo e tenebroso inverno. Mas, felizmente, a cruel estao passou e ali estava a cigarra, desnutrida, fraca mas viva. Viva e ressentida. Contra a formiga, obviamente. No saa de sua cabea o dilogo que tivera com a cruel vizinha, a quem, afoitamente, pedira ajuda. Na verdade, nem fora bem isso; pedira um emprstimo, para ser pago, com os juros de mercado. Uma transao perfeitamente admissvel e que a formiga teria at obrigao de aceitar. Mas no, no aceitara, e por causa disso a pobre cigarra quase passara

Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

160

desta para melhor. Sobrevivera, mas j no tinha nenhuma vontade de cantar. Poderia fazer shows em vrios lugares, convites no lhe faltavam; o traumatismo emocional, porm, a impedia. E foi ento que leu a notcia sobre o maquiavelismo das formigas. Essas criaturas traioeiras, egostas e corruptas eram, segundo respeitveis cientistas, capazes de qualquer coisa para arranjar uma boquinha para a prole na corte (de preferncia com carto corporativo). Recorte de jornal em punho, foi procurar a formiga, que, nesse meio tempo, inaugurara uma financeira e agora emprestava dinheiro a juros a todos os insetos da vizinhana. A cigarra teve certa dificuldade em ser admitida no estabelecimento, mas finalmente chegou formiga. e a, vibrando de indignao, leu-lhe a notcia e fez um verdadeiro comcio: vocs, formigas, so a vergonha do reino animal, vocs no valem nada, s pensam em forrar o bolso etc. A formiga ouvia, impassvel. Quando a cigarra terminou, lembrou que o inverno estava se aproximando; portanto, se a cigarra quisesse um emprstimo, seria bom faz-lo naquele momento a tendncia dos juros futuros era, segundo todas as previses, de alta, Se a cigarra no quisesse o emprstimo, o caso seria mesmo danar. Providencialmente, uma filha da formiga tinha acabado de inaugurar uma escola de dana. Ali, mediante mdico pagamento, a cigarra poderia at aprender a danar naquele sensacional bal, A Dana dos Juros..

Para a composio da crnica, Scliar toma como texto-base a notcia veiculada pela Folha Online que traz como informao principal a descoberta cientfica de que, ao contrrio do que se pensava, as formigas so traioeiras, egostas e corruptas, ou seja, podem burlar o sistema e tapear suas irms. E, para reiterar essa informao, o cronista traz um segundo texto-base: a fbula A cigarra e a formiga, na traduo de Bocage. Nessa verso da fbula ressalta-se o carter egosta da formiga, que se confirma nos versos A formiga nunca empresta, nunca d, por isso junta. A escolha da fbula, uma dentre as vrias verses da fbula A cigarra e a formiga, de Esopo, no s confirma o j apontado pelo texto jornalstico, como tambm colabora com os propsitos do autor na reelaborao dos fatos, na composio da crnica. Assim, na crnica A cigarra e a formiga: a nova verso, ao retomar o fato narrado pela Folha Online e pela fbula traduzida por Bocage, o cronista os reelabora ao criar um enredo em que o pedido de ajuda da cigarra formiga baseia-se em uma transao comercial. Nesse contexto, a teia referencial, formada pelas anforas associativas, na crnica, ancora-se em frames ativados por meio de conhecimento de natureza lingstica, cognitiva e interacional, como pode-se observar nos quadros que seguem: Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

161

Quadro I ncora textual 1. Emprstimo: pedido de ajuda Anfora Associativa a) O fome zero b) Os juros do mercado c) Uma transao perfeitamente admissvel

Nesse caso, as expresses anafricas (b) os juros de mercado e (c) uma transao perfeitamente admissvel ancoram-se ao termo antecedente um emprstimo que, pelo carter informal caracteriza-se como um pedido de ajuda cruel vizinha, fato que reporta-se tambm ao pedido de emprstimo, da cigarra formiga, mencionado na fbula que antecede a crnica. Aqui, os anafricos dados pelos SN2 (b) os juros de mercado e (c) uma transao perfeitamente admissvel, estabelecem uma relao semntica com o SN1 (um emprstimo), o qual permite que as expresses nominais sejam ativadas por meio da associao meronmica, em que (b) e (c) constituem-se como ingredientes do universo que o compe. Desse modo, portanto, a relao entre o termo-ncora e os anafricos baseia-se tanto no vnculo lexical que possibilita associar os SN2 ao SN1 como elementos de um mesmo campo semntico, quanto no vnculo cognitivo que culturalmente reconhecemos como o frame que constitui um emprstimo, mesmo sendo este de natureza informal como prope a cigarra formiga. Outro fator que permite relacionar o pedido de emprstimo a uma forma de ajuda vincula-se ao fato de que a proposta fora feita pela cigarra, o que d s expresses os juros de mercado e uma transao perfeitamente admissvel uma outra conotao, ou seja, caracteriza-se como uma forma de benefcio proponente e, portanto, como uma forma de auxlio solicitada, em vo, formiga. Sob essa perspectiva, o anafrico os juros de mercado ativa-se por meio do conhecimento de mundo que temos a respeito do universo financeiro, no qual essa expresso denota uma forma de emprstimo considerada razovel, j que a taxa de juros no excede aos valores de mercado. E, por isso, como prope a cigarra, trata-se de uma transao perfeitamente admissvel. H, nessa relao entre o anafrico e o termo-ncora (emprstimo pedido de ajuda) uma associao dada pelo vnculo lexical, pelo conhecimento de mundo a respeito do frame emprstimo e dos Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

162

elementos que a ele se incluem, mas, principalmente, pelo vnculo associativo que se instaura no discurso e que se ativa no contexto de recriao da fbula. Essa mesma relao se d com o anafrico em (a) o Fome Zero, aqui a expresso nominal ancora-se ao frame ajuda numa relao que no se baseia no conhecimento lexical, mas ampara-se no conhecimento de mundo que temos a respeito do Programa de Combate fome, criado pelo Governo Federal, como uma forma de auxlio aos brasileiros mais carentes. E, na narrativa, a relao entre programa de governo e a personagem revela um certo tom irnico, captado somente pelo conhecimento de mundo, pois preciso fazer correlaes para se entender o real sentido de se recorrer a um dispositivo distante dos crculos de sentido que se embutem na fbula em pauta. Sendo assim, no havendo a opo pelo programa de governo, a cigarra recorre formiga. Desse modo a associao entre o anafrico e o termo ncora (pedido de ajuda) se estabelece pelo vnculo dado pelo conhecimento de mundo e pela recriao do fato jornalstico sob a perspectiva do cronista. A resoluo da anfora associativa baseia-se, portanto, em princpios cognitivos e interacionais, uma vez que a associao entre Fome Zero e Pedido de ajuda criada no processo discursivo, ou seja, se estabelece no dilogo entre os textos-base e sua reconstruo por meio da crnica, e toma o leitor como um crtico que pode estabelecer intertextualidade. Na cena seguinte da narrativa, a formiga oferece emprstimo cigarra, no entanto, a oferta proposta baseia-se em uma transao financeira formal, uma vez que a formiga inaugurara uma financeira e agora empresta dinheiro a juros. Nesse novo cenrio, reelaborado pelo cronista, os anafricos que se reportam ao modelo cognitivo de um emprstimo, mantm com ele uma relao associativa de pertinncia, como mostra o quadro seguinte: Quadro II ncora textual Anfora Associativa

2. Uma financeira: emprstimo de dinheiro a d) um emprstimo juros e) a tendncia dos juros

Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

163

f) as previses de alta g) a dana dos juros

Nesse caso, os anafricos (SN2) um emprstimo, a tendncia dos juros, as previses de alta, a dana dos juros associam-se ao termo antecedente (SN1) uma financeira. Aqui, a resoluo das anforas associativas se d por meio do vnculo lexical, na ativao de palavras pertencentes ao mesmo campo semntico, numa relao partitiva, em que as expresses nominais anafricas ancoram-se ao termo financeira como elementos pertencentes a esse modelo cognitivo. Assim, alm do conhecimento lingstico, aciona-se tambm o conhecimento de mundo que permite o reconhecimento do modelo cognitivo que caracteriza uma operao financeira. Por outro lado, o anafrico (g) a dana dos juros reporta-se tanto ao universo financeiro que se d crnica, quanto ao frame escola de dana em que ancora-se tambm o trecho final do texto Ali, mediante mdico pagamento, a cigarra poderia at aprender a danar aquele sensacional bal, A dana dos juros... Nessa teia de relaes instituda na crnica, ao se reconfigurar a forma de emprstimo proposta pela formiga se intenciona no apenas reiterar o egosmo da personagem, j mencionado pelo texto jornalstico e pela fbula, mas ressaltar o oportunismo de suas aes. Assim, na verso apresentada pelo cronista, a recategorizao da personagem formiga constri-se no enredo criado na crnica e ancorado nos textos-base, formando uma teia referencial que ultrapassa o co-texto da narrativa e ampara-se tambm, nos textos que a antecedem. Desse modo, o texto da notcia insere-se crnica, quando o cronista cita literalmente o trecho no qual se informa que, a partir da pesquisa cientfica, as formigas caracterizam-se como traioeiras, egostas e corruptas. Esses dados so reelaborados, na narrativa ficcional, e em tom de ironia se expressam por meio das aes da formiga, dadas em o maquiavelismo das formigas, capazes de qualquer coisa para arranjar uma boquinha para a prole da corte (de preferncia com carto corporativo) e em providencialmente uma filha da formiga tinha acabado de inaugurar uma escola de dana. Tais aes ancoradas nos textos-base, possibilitam que o leitor as associe tanto ao contexto de produo da crnica, quanto ao que culturalmente se reconhece como prticas de oportunismo e corrupo. H, nesse caso, uma relao associativa ativada segundo o conhecimento de mundo partilhado pelos leitores e instaurada no e pelo discurso, o que requer Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

164

destes no s conhecimento lingstico, mas o saber enciclopdico, o inferencial e o criado no dilogo entre os textos-base e a crnica. Todas essas informaes, ancoradas no co-texto e no contexto em que se d a produo da crnica, objetivam a recategorizao da figura da personagem formiga e, com isso (re)construir o sentido do texto. Desse modo, a formiga como smbolo do trabalho, representada na fbula de Esopo focada sob nova verso, como se antecipa no ttulo da crnica. Em A cigarra e a formiga: a nova verso, a recategorizao dos referentes a formiga e, consequentemente, o sentido da fabula , se d mesmo sem explicao anterior destes no co-texto ou no contexto de produo e, no entanto, possvel recuper-los pelo conhecimento de mundo que temos a respeito da fbula A cigarra e a formiga de autoria de Esopo, a qual marca a oposio entre o cio e o trabalho representados, respectivamente, pela cigarra e pela formiga, na fbula de Esopo, e na releitura de Bocage. 4. Consideraes finais A resoluo das anforas associativas ancoradas em modelos cognitivos requerem, portanto, que se acione tanto o conhecimento semntico e cognitivo, quanto o conhecimento de mundo e de natureza internacional, dado pelo gnero textual e pelo contexto dialgico em que a crnica produzida, para que se estabelea o sentido pretendido pelo autor do texto. E, nesse processo, a atividade referencial realizada pelas anforas associativas estabelece relaes que se associam no apenas ao enquadre cognitivo lexical, mas tambm situao instaurada na construo da crnica, instituindo-se assim, num recurso estratgico de associaes que tecem o texto e seus sentidos. Nesse sentido, a instituio dos frames na crnica perpassa pelo processo de reiterao ou de reconstruo desses, na recriao do fato jornalstico, por meio da narrativa ficcional. E, assim, a configurao ou reconfigurao desses modelos cognitivos tem a funo de, tambm, recategorizar os objetos de discurso sobre os quais se fala, visto que, segundo Fvero (1971, p. 74), o frame no deve ser visto como uma noo que se utiliza de esquemas fixos, mas tambm como uma noo interativa em que a interpretao contextual negociada pelos falantes. Nessa perspectiva, na crnica A cigarra e a formiga: a nova verso, ao se recriar o frame em que se d o enredo, recategoriza-se tambm e reconstri-se o sentido do texto. Tem-se, nesse

Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

165

caso, uma (re)construo que se d na interao, ou seja, no dilogo entre o fato jornalstico e a narrativa ficcional. Nesse processo, a teia referencial constituda no texto, por meio das anforas associativas, configura-se como um recurso lingstico estratgico que atua no s na progresso textual, mas tambm na orientao discursiva. Assim, as expresses anafricas associativas funcionam como elementos que, segundo princpios semnticos, enciclopdicos interacionais, se relacionam ao contexto comunicativo e, desse modo, na interao, reiteram ou reconstroem os esquemas cognitivos e o sentido do texto. Nessa perspectiva, segundo Marcuschi (2007), o sentido que atribumos s palavras, em cada uso, providenciado pela atividade cognitiva situada e, portanto, a lngua um sistema de indeterminaes sinttico-semnticos que se resolvem nas atividades dos interlocutores em situaes scio-comunicativas (MARCUSCHI, 2007, p. 70). REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARTHES, Rolland.. Aula. Traduo Leyla Perrone-Moiss. 6. ed. So Paulo: Editora Cultrix, 2000. FVERO, L. Coeso e coerncia textuais. So Paulo: Editora tica, 1991. KOCH, I. Introduo lingstica textual: trajetria e grandes temas. So Paulo: Martins Fontes, 2004. ______. Desvendando os segredos do texto. So Paulo: Cortez, 2006a. ______ & ELIAS, Vanda. Ler e compreender os sentidos do texto. So Paulo: Contexto, 2006b. MARCUSCHI, Luz Antonio. Anfora indireta: o barco textual e suas ncoras. In: Referenciao e discurso. KOCH, I.; MORATO, E.; BENTES, A. C. (Org.) So Paulo: Contexto, 2005. ______. Cognio, linguagem e prticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. MELO, Jos M. A crnica. In: Jornalismo e literatura: a seduo da palavra. CASTRO, G.; GALEANO, A. So Paulo: Escrituras, 2002. SCLIAR, Moacyr. A cigarra e a formiga: a nova verso. In: Folha de So Paulo, 31 de maro de 2008. C2. Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

166

ZAMPONI, Graziela. Processos de referenciao: anforas associativas e nominalizaes. Campinas. Tese de Doutorado, IEL/Unicamp, 2003. Disponvel em: www.unicamp.br/anuario/2003/IEL/IEL - tesededoutorado.httl. Acesso em 03 de fev. de 2008.

Mara Terezinha dos Santos, Aparecida Feola Sella

Vous aimerez peut-être aussi