Vous êtes sur la page 1sur 2

ESTADO DA PARABA ASSEMBLIA LEGISLATIVA Gabinete do Deputado Raniery Paulino PROJETO DE LEI N. ________/ 2008.

Institui a Poltica Estadual de Compensao e Proteo aos Agricultores Familiares em reas de Preservao Permanente e d outras providncias. A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARABA DECRETA: Art. 1. O Estado da Paraba dever garantir compensao e incentivos aos agricultores familiares em reas de preservao permanente, visando estimular a proteo biodiversidade. Pargrafo 1. A Lei n. 11.326/2006 estabelece as diretrizes para a formulao da Poltica Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, entendendo-se por agricultor familiar o proprietrio que: I no detenha, a nenhum ttulo, rea maior do que quatro mdulos fiscais; II utilize, predominantemente, mo-de-obra da prpria famlia nas atividades econmicas de seu estabelecimento ou empreendimento; III tenha renda familiar, predominantemente, originada de atividades econmicas vinculadas ao prprio estabelecimento ou empreendimento; IV dirija seu estabelecimento ou empreendimento com a sua famlia. Pargrafo 2. As reas especialmente protegidas so aquelas definidas no Cdigo Florestal, art.1, pargrafo 2, II, como reas de preservao permanente. Art. 2. A compensao e a proteo s atividades desenvolvidas pelos agricultores familiares devero prioritariamente dar-se atravs de: I Apoio a projetos e atividades de assistncia tcnica, capacitao e pesquisa agropecuria; II Fornecimento de insumos agropecurios (sementes, mudas, mecanizao, etc); III Acesso prioritrio a programas de governo; IV Compensao financeira proporcional a rea com restrio econmica ou ambiental, devendo ser levado em considerao o tamanho em relao rea total utilizada, sua ocupao econmica principal e a conservao ambiental.

Art. 3. A Secretaria Estadual da Agricultura ser o rgo responsvel para cadastramento e monitoramento dos agricultores familiares que sero beneficiados com a compensao e apoio das atividades de agricultura familiar, conjuntamente com a SUDEMA que funcionar como rgo fiscalizador, dentro da sua competncia. Art. 4. As despesas decorrentes da aplicao desta lei correro conta de dotaes consignadas no oramento vigente, suplementadas se necessrio. Art. 5. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 6. Revogam-se as disposies em contrrio. Sala das Sesses, 24 de julho de 2008.

Raniery Paulino Deputado estadual (PMDB) JUSTIFICATIVA A legislao ambiental no contempla de forma satisfatria os pequenos agricultores familiares que tm propriedade em reas de proteo permanente e vivem num grande esforo desenvolvendo atividades de preservao. Este Projeto de Lei visa estimular esses produtores familiares que vivem e trabalham nessas propriedades e ainda desenvolvem aes de sustentabilidade ambiental, de forma a se estabelecer incentivos e compensaes. Sala das Sesses, 24 de Julho de 2008.

Raniery Paulino Deputado Estadual (PMDB)

Vous aimerez peut-être aussi