Vous êtes sur la page 1sur 7

Nome: __________________________________________________________ Turma 11 A Classificao: ____________________________

n.____

Rubrica da Professora: ______________________

Observaes: _______________________________________________________________________ Assinatura do Encarregado de Educao: _______________________________________________________ Durao da prova: 90 minutos 07 de fevereiro de 2013

PROVA ESCRITA DE MATEMTICA A


______________________________________________________________________________________________

VERSO 1
A prova constituda por dois
GRUPOS,

I e II.

O GRUPO I inclui cinco questes de escolha mltipla. O GRUPO II inclui oito questes de resposta aberta, algumas delas subdivididas em alneas.

GRUPO I
As cinco questes deste grupo so escolha mltipla. Para cada uma delas, so indicadas quatro alternativas, das quais s uma est correta. Apresenta, somente para cada questo, a letra correspondente resposta correta. No apresentes nenhuma justificao.

1. Qual das condies apresentadas, pode definir um plano perpendicular ao w (1, -2, 3).

A) x - 2y - 3z = 0 C) -x + 2y + 3z = 2

B) x + 1 = 2y - 3z D) x - 2y + z = 3

2. Na figura est representado um cubo, em referencial o.n. Oxyz. Sabe-se que: A face [OPQR] est contida no plano xOy; A face [OSVR] est contida no plano xOz; A face [OSTP] est contida no plano yOz; Uma equao do plano VTQ x + y + z = 6.

O volume do cubo A) 30 C) 27 B) 5 D) 28

3. Num referencial o.n. Oxyz, as rectas AB e r so paralelas. O vector AB tem coordenadas (-2, m, 3). x -1 z A recta r definida pela condio =y=- . 2 3 O valor de m : A) -

1 2

B) -1

C) 0

D) 1

4. Num referencial o.n. Oxyz, considera o plano : x + y = 4. O plano A) paralelo ao plano xOy C) paralelo ao eixo Ox B) perpendicular ao plano xOy D) perpendicular ao plano Ox

5. Um vector perpendicular ao plano de equao 2y = z x + 8 tem coordenadas: A) (1, -2, -1) C) (1, 2, -1) B) (2, 1, -1) D) (1, -1, -2)

GRUPO II
Nas questes deste grupo deve apresentar o seu raciocnio de forma clara indicando todos os clculos que tiver de efetuar e todas as justificaes necessrias. Ateno: quando, para um resultado, no pedida aproximao, pretende-se sempre o valor exato. 1. Na figura est representada, a colorido, um polgono [ABEG]. Tem-se: [ABFG] um quadrado de lado 2. FD um arco de circunferncia de centro em B; o ponto E move-se ao longo desse arco; em consequncia, o ponto C desloca-se sobre o segmento [BD], de tal forma que se tem sempre [EC] [BD]. x designa a amplitude, em radianos, do ngulo CBE (x [0, /2]. 1.1. Mostra que a rea do polgono [ABEG] dada, em funo de x, por A(x) = 2 (1 + senx + cosx) Nota: considera o polgono [ACEG].

1.2. Determine A(0) e A(/2). Interprete, geometricamente, cada um dos valores obtidos.

1.3. Recorrendo calculadora determina graficamente as solues da equao que permite resolver o seguinte problema: Quais os valores de x para os quais a rea do polgono [ABEG] 4,3? Apresenta os valores pedidos na forma de dzima, arredondados s dcimas.

2. Considera a expresso f(x) = a + b sen2x. Sempre que se atribui um valor real a a e um valor real a b, obtemos uma funo de domnio IR. 2.1. Nesta alnea, considera a = 2 e b = -5. Sabe-se que tg = 0,5. Sem recorrer calculadora, calcula f().

2.2. Para um certo valor de a e um certo valor de b, a funo f tem o seu grfico parcialmente representado na figura junta. Conforme essa figura sugere, tem-se: O contradomnio de f [-3, 1] 0 e so maximizantes -/2 e /2 so minimizantes. Determina a e b.

3. Considera os planos , e definidos por: : x y 2z = 1; : 2x + y z = 0 e : 2y + z = -1 em relao a um referencial o. n. Estuda a posio relativa dos planos , e .

4. Considera os pontos A(-2, 0, 1), B(0, -3, 1) e C(1, -4, 2), no colineares, pertencentes ao plano . 4.1. Mostra que o plano pode ser definido pela condio 3x + 2y z + 7 = 0.

4.2. Define analiticamente a esfera de dimetro [AC].

4.3. Determina as equaes cartesianas da reta r, perpendicular ao plano que passa no ponto C.

4.4. Determina uma equao cartesiana do plano que passa em A e paralelo reta BC.

5. A gripe est a afetar fortemente a populao escolar de uma localidade que constituda por 2000 estudantes. A percentagem de estudantes que falta s aulas passados t dias aps o incio do 2 perodo, 3 de janeiro, dada pelo seguinte modelo matemtico: G(t) =

24 , t em dias. t2

5.1. No segundo dia de aulas, quantos alunos dessa localidade estavam doentes com gripe?

5.2. Em que dia a gripe atinge 3% da populao escolar da localidade?

5.3. A ateno dada a este problema deixa de ter significado quando o nmero de estudantes afetados pela gripe no ultrapassa os 15 estudantes. Recorrendo calculadora grfica, determina a data prevista para o fim deste problema?

5.4. Faz um esboo do grfico, recorrendo calculadora grfica, correspondente ao modelo utilizado admitindo que vlido at ao dia 10 de fevereiro.

6. Considera a funo g definida por g(x) =

2x 2 - 4x x2 - 1

Sem recorrer calculadora resolve as questes seguintes. 6.1. Determina o domnio e estuda as assintotas verticais do grfico de g.

6.2. Estuda a existncia de assintotas no verticais do grfico da funo apresentada.

7. Simplifica a frao, indicando o seu domnio.


x 3 - 6x 2 9x 3x 2 - 9x

8. Por processos exclusivamente analticos, resolve a equao.


1 2x =0 x2 - 4 2 - x

Boa sorte A prof. Cristina Saavedra

Vous aimerez peut-être aussi