Vous êtes sur la page 1sur 2

TEORIA DO CONSUMIDOR Consumidor: Agente econmico que busca maximizar a sua satisfao tendo como limite a sua restrio

oramentria. Demanda ou Procura a quantidade de determinado bem ou servio que os consumidores desejam adquirir em um dado perodo de tempo. Assim, a demanda um desejo, um plano, representa a inteno de comprar..

Curva de Indiferena Uma curva de indiferena um grfico de uma funo que mostra combinaes de bens, na quantidade que torna o consumidor indiferente. Assim, ele no tem preferncia entre uma combinao contra a outra, j que cada uma prov um mesmo nvel de satisfao (a utilidade no muda). As curvas de indiferena so muito utilizadas para representar as preferncias do consumidor. Na curva de indiferena so colocados diversos pontos onde, cada um deles, representa a quantidade de um bem frente ao outro. Em todos os pontos ao longo da curva de indiferena o consumidor no tem preferncia nem por um produto e nem por outro. As curvas de indiferena jamais se interceptam e nem podem estar inclinadas para cima. Elas so levemente inclinadas para a direita.

Reta ou Restrio Oramentria Representa o limite mximo de consumo dada a renda do consumidor e os preos dos bens em questo. A renda do consumidor pode ser gasta em poupana ou consumo. Para efeito de anlise vamos supor que a renda seja gasta integralmente no consumo. Assim, um aumento na renda, faz com que o consumo se eleve, assim a reta de restrio oramentria de desloca para a direita. Uma reduo na renda ou elevao no preo, faz com que o consumo diminua, assim, a reta de restrio oramentria se desloca para a esquerda.

1. O objetivo do consumidor maximizar a satisfao, tendo em vista a sua renda.

Fluxos Econmicos Durante o processo de produo, em que so obtidos bens e servios, as unidades produtoras remuneram os fatores de produo por elas empregadas: pagam salrios aos seus funcionrios, aluguel pelas instalaes que ocupam, juros pelos financiamentos obtidos e distribuem lucros aos seus proprietrios. Essa remunerao recebida pelos proprietrios dos fatores de produo e permite-lhes adquirir os bens e os servios de que necessitam. Este um aspecto fundamental do sistema econmico e garante sua eficincia: as unidades produtoras, ao mesmo tempo em que produzem bens e servios, remuneram os fatores de produo por elas empregados, permitindo que as pessoas adquiram bens e servios produzidos por todas as outras unidades produtoras. Uma pessoa que trabalha numa fabrica de roupas, por exemplo, no vai adquirir apenas o produto de seu trabalho (as roupas) com o salrio que recebe. Precisa, tambm, comprar alimentos, alugar ou comprar uma casa, usar transporte coletivo etc. atravs da remunerao de sua fora de trabalho (fator de produo que concorreu para a produo das roupas) que ela poder adquirir as coisas de que necessita para viver. Pode-se dizer, portanto, que num sistema econmico existem dois fluxos: o primeiro fluxo do produto, formado pelos bens e servios produzidos no sistema econmico, que tambm recebe o nome de fluxo real; o segundo o fluxo de renda, ou fluxo monetrio, formado pelo pagamento que os fatores de produo recebem durante o processo produtivo, tambm chamado de fluxo nominal. Esses dois fluxos tm significado muito importante para a teoria econmica. O fluxo de produto, formado por bens e servios produzidos, constitui a oferta da economia, ou seja, tudo aquilo que tiver sido produzido e estiver disposio dos consumidores. O fluxo de renda, formado pelo total da remunerao dos fatores produtivos, constitui o montante de que as pessoas dispem para satisfazer s suas necessidades e desejos. Esse fluxo confunde-se, em geral, com a despesa que os agentes realizam, representando a demanda, ou a procura, da economia. Portanto, temos a seguinte igualdade: Produto = renda = despesa

Vous aimerez peut-être aussi