Vous êtes sur la page 1sur 7

PRINCIPAIS REAES DOS ALCENOS

1- Halidrificao 2- Formao de haloidrina 3- Halogenao 4- Hidratao 5- Reao com H2SO4 6- Reao com percidos 7- Hidrogenao 8- Oxidao por KMnO4 9- Ozonlise

1- Halidrificao
O HCl, o HBr e o HI transformam os alcenos nos correspondentes haletos de alquila. A reao consiste em fazer passar o haleto de hidrognio, gasoso e anidro, diretamente atravs do alceno. Alcenos com mais de dois carbonos poderiam dar origem a mais de um produto. No entanto, na grande maioria dos casos, apenas um deles se forma ou existe um deles que se forma em maior quantidade em relao ao outro. A orientao da adio nos alcenos depende daestabilidade do carboction. Veja o exemplo abaixo:

Como se percebe, o carboction que se forma secundrio, e no primrio. Entretanto, a orientao da adio do HBr, em especial, depende exclusivamente da presena ou ausncia de perxidos. Se a reao for feita em ausncia de perxidos orgnicos, a orientao da adio segue a regra de estabilidade dos carboctions. Caso seja feita em presena de perxidos, a orientao da adio se d exatamente de modo oposto, ou seja, o H se liga ao carbono secundrio e o Br no carbono primrio. isso porque a reao nestas condies no se d por meio inico, e sim via radicais livres. O perxido utilizado, frequentemente derivado de cidos carboxlicos, inicia a reao por radical livre, e no h formao do carboction. Veja:

O motivo pelo qual o radical formado secundrio e no primrio o mesmo da estabilidade dos carboctions: o efeito indutivo +I causado pelos grupamentos alquila para compensar e deficincia eletrnica no carbono. Veja aqui alguns aspectos estereoqumicos da halidrificao de alcenos.

2- Formao de haloidrina (reao com H2O + Cl2)


Na adio de cloro ou bromo, em presena de gua, podem formar-se compostos que possuem um halognio e um grupo hidroxila em carbonos vicinais. Estes compostos denominam-se vulgarmente haloidrinas. Por escolha conveniente das condies da reao pode-se obt-las como principais produtos. Veja:

3- Halogenao
O cloro e o bromo transformam facilmente os alcenos em dihaletos vicinais, dissolvidos normalmente em um solvente inerte, como o tetracloreto de carbono. O iodo, em geral, no reage. A adio prossegue rapidamente, temperatura ambiente ou inferior, constituindo a melhor maneira de se obter di-haletos vicinais. Sabemos que as molculas de um halognio qualquer apolar, ou seja, no h diferena de eletronegatividade entre os tomos na molcula. Sabemos tambm que a adio em alcenos se d pelo ataque dos eltrons pi a um eletrfilo. Neste caso, no h um eletrfilo com carga real. No entanto, as molculas do halognio criam um dipolo induzido pelo forte campo eltrico gerado pelas nuvens pi das molculas do alceno que se encontram no meio. A densa nuvem eletrnica da dupla ligao tende a repelir a nuvem eletrnica do halognio, fazendo com que o tomo de halognio que estiver mais prximo da dupla seja relativamente mais positivo e o mais afastado relativamente negativo.

Veja aqui alguns aspectos estereoqumicos da halogenao de alcenos.

4- Hidratao
Em meio cido, os alcenos reagem com a gua formando lcoois:

5- Reao com H2SO4

Os alcenos podem reagir com cido sulfrico concentrado a quente, originando sulfatos cidos:

6- Reao com percidos


Pode-se tratar alcenos com percido orgnico, resultando um processo de epoxidao, isto , formao de um epxido:

O epxido formado pode ser tratado posteriormente hidratado em meio cido ou bsico, produzindo um glicol (dilcool vicinal):

7- Hidrogenao
Frequentemente utiliza-se a hidrogenao de alcenos para a produo de alcanos, isto , quebra-se a dupla ligao, originando-se duas ligaes simples. A adio de hidrognio aos alcenos pode servir tambm como mtodo de anlise, para se determinar, por exemplo, o nmero de duplas ligaes existentes no composto, atravs da verificao da quantidade de hidrognio consumido na reao. A quantidade de calor liberado na hidrogenao de um mol de um composto insaturado chama-se calor de hidrogenao. Essa quantidade de calor em quase todos os alcenos gira em torno de 31 kcal por cada ligao dupla no composto. Os calores de hidrogenao podem tambm nos dar informaes sobre as estabilidades relativas dos compostos insaturados. Geralmente, quanto menor o calor liberado na hidrogenao, maior a estabilidade do composto. Por exemplo, o 2-buteno-cis libera 28,6 kcal/mol enquanto o ismero trans libera 27,6 kcal/mol. Isso significa que o ismero trans do 2-buteno mais estvel do que o cis. Tambm verificou-se que, quanto maior for o nmero de grupos alquilo ligados aos carbonos entre os quais existe a dupla ligao, mais estvel ser o alceno. Sendo a reao de hidrogenao exotrmica, no se d, no entanto, mesmo a alta temperatura, se no estiver presente um catalisador. Este atua diminuindo a energia de ativao necessria para que a reao ocorra. Os reagentes so adsorvidos na sua superfcie, rompendo as ligaes pi e enfraquecendo as ligaes sigma, o que facilita a reao. O paldio, a platina e o nquel podem servir como catalisadores da hidrogenao.

8- Oxidao por KMnO4


Os alcenos podem ser oxidados com permanganato de potssio em soluo aquosa de duas maneiras: brandamente ou energicamente. As reaes de oxidao e reduo geralmente no apresentam um mecanismo bem explicado. Por isso no devemos nos preocupar muito com os detalhes destes processos. Oxidao branda (Reao de Baeyer) - O permanganato em meio neutro ou levemente alcalino oxidante brando, pois no chega a romper a dupla ligao, mas reage introduzindo oxignios na cadeia. O permanganato uma soluo de colorao violeta intensa e quando ele passa para MnO 2 precipita esse xido marrom escuro. O resultado da oxidao branda de um alceno com KMnO 4 um dilcool vicinal (glicol). Como exemplo, vejamos a oxidao do propeno:

Oxidao enrgica - Em meio cido o permanganato oxidante bastante enrgico e leva ruptura da dupla ligao, quebrando o alceno em molculas menores. Os produtos formados na reao dependem do tipo de carbono da dupla ligao. Carbonos primrios originam CO2 e H2O; carbonos secundrios, cidos carboxlicos, e carbonos tercirios, cetonas. Vejamos o primeiro exemplo - a oxidao do buteno-2:

Perceba que o carbono da dupla na molcula inicial era secundrio; da a formao de cidos carboxlicos. O segundo exemplo a oxidao do metil-propeno. Como os carbonos da dupla so tercirio e primrio, formam-se, respectivamente cetona e CO2 + H2O:

9- Ozonlise
Os alcenos, reagindo com o oznio em meio aquoso, produzem aldedos e/ou cetonas. Trata-se de uma reao que destri completamente a dupla ligao, quebrando a molcula do alceno em molculas menores. O oznio um oxidante bastante enrgico e entra em

reao de adio com o alceno, formando oozondeo ou ozoneto, um produto intermedirio instvel, que ento se decompe nos produtos finais, por hidrlise. Na prtica, faz-se borbulha o gs oznio numa soluo do alceno em solvente inerte, como o tetracloreto de carbono. Por evaporao do solvente em seguida, obtm-se o ozondeo, que tem a forma de um leo viscoso. Por ser muito instvel e explosivo, no se pode purificar esse ozondeo, e faz-se reagir diretamente com a gua, geralmente em presena de um agente redutor. A funo desse agente redutor, geralmente a limalha de zinco, consiste em impedir a formao do perxido de hidrognio, que se aparecesse, reagiria com aldedos e cetonas. O zinco captura um oxignio, formando o xido de zinco (ZnO). Veja o exemplo da ozonlise do metil propeno:

Vous aimerez peut-être aussi