Vous êtes sur la page 1sur 7

linguagens, cdigos e suas tecnologias COM BASE NO TEXTO ABAIXO, RESPONDA S QUESTES DE NMEROS 1 A 5.

Filme
Berenice no gostava de ir ao cinema, de modo que o pai a levava fora. Cinema era coisa que ele adorava, sempre sonhara em se tornar cineasta; no o conseguira, claro, mas queria que a filha partilhasse sua paixo, com o que se sentiria, de certa forma, indenizado pelo destino. Uma responsabilidade que s fazia aumentar o verdadeiro terror que Berenice sentia quando se aproximava o sbado, dia que habitualmente o pai, homem muito ocupado, escolhia para a sesso cinematogrfica semanal. medida que se aproximava o dia fatdico, ela ia ficando cada vez mais agitada e nervosa; e quando o pai, chegado o sbado, finalmente lhe dizia, est na hora, vamos, ela frequentemente se punha a chorar e mais de uma vez cara de joelhos diante dele, suplicando, no, papai, por favor, no faa isso comigo. Mas o pai, que era um homem enrgico e alm disso julgava ter o direito de exigir da filha que o acompanhasse (vivo desde h muito, criara Berenice sozinho e com muito sacrifcio), mostrava-se intransigente: no tem nada disso, voc vai me acompanhar. E ela o fazia, em meio a intenso sofrimento. Por fim, aprendeu a se proteger. Ia ao cinema, sim. Mas antes que o filme comeasse, corria ao banheiro, colocava cera nos ouvidos. Voltava ao lugar, e mal as luzes se apagavam cerrava firmemente os olhos, mantendo-os assim durante toda a sesso. O pai, encantado com o filme, de nada se apercebia; tudo o que fazia era perguntar a opinio de Berenice, que respondia, numa voz neutra mas firme: - Gostei. Gostei muito. Era de outro filme que estava falando, naturalmente. Um filme que o pai nunca veria.
MOACYR SCLIAR

10

15

01
A presena do dilogo nesta narrativa tem como principal efeito: (A) (B) (C) (D) marcar a acelerao do tempo evidenciar o conflito entre as personagens promover a alternncia do foco narrativo assinalar a sequenciao dos elementos do enredo

In: Contos reunidos. So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Em certo momento do texto, percebe-se a introduo da fala das personagens mesclada fala do narrador.

02
Berenice no gostava de ir ao cinema, de modo que o pai a levava fora. (l. 1)

O perodo acima pode ser reescrito, mantendo-se seu sentido original, da seguinte forma: (A) (B) (C) (D) Como Berenice no gostava de ir ao cinema, o pai a levava fora. Quando Berenice no gostava de ir ao cinema, o pai a levava fora. Enquanto o pai a levava fora, Berenice no gostava de ir ao cinema. proporo que o pai a levava fora, Berenice no gostava de ir ao cinema.
3

linguagens, cdigos e suas tecnologias

03
Por fim, aprendeu a se proteger. (l. 13)

A forma de proteo desenvolvida por Berenice refora um trao temtico central do texto. A palavra que melhor define esse trao : (A) (B) (C) (D) submisso intolerncia dissimulao incomunicabilidade

04
medida que se aproximava o dia fatdico, ela ia ficando cada vez mais agitada e nervosa; (l. 6)

A expresso grifada contribui para a construo da tenso narrativa, porque est relacionada com: (A) (B) (C) (D) a passagem do tempo a complicao crescente o desfecho surpreendente a evoluo da personagem

Era de outro filme que estava falando, naturalmente. (l. 19)

05

Neste trecho, o termo em destaque cumpre a funo de: (A) (B) (C) (D) afirmar ponto de vista projetar ideia de modo revelar sentimento oculto expressar sentido reiterativo

vESTIBUlAR ESTADUAl 2010

1 fase

EXAME DE QUAlIFICAO

linguagens, cdigos e suas tecnologias

COM BASE NO TEXTO ABAIXO, RESPONDA S QUESTES DE NMEROS 6 A 8.

www2.uol.com.br/laerte/tiras/overman

06
No contexto, a comparao entre o primeiro e o ltimo quadrinho produz humor. A produo de humor se deve ao seguinte recurso: (A) (B) (C) (D) destaque de uma situao embaraosa demonstrao de uma atitude caricatural desconstruo de uma expectativa do leitor negao de uma caracterstica do personagem

07
... mal posso acreditar que acabo de invent-la!

Tendo em vista o conjunto dos efeitos verbais e no verbais expressos no ltimo quadrinho, pode-se dizer que o conectivo mal contribui para exprimir sentido de: (A) (B) (C) (D) horror e descrena dor e desesperana surpresa e desencanto constatao e desespero

linguagens, cdigos e suas tecnologias

08
Para melhor compreenso da tira, o leitor precisa reconhecer alguns elementos implcitos. O fragmento que torna mais evidente essa necessidade : (A) (B) (C) (D) Minha inimiga mais terrvel... a LOUVA DEUSA! Uma assassina fria e cruel! ... os que sobrevivem ao seu ataque... tm INVEjA dos que morrem! ... seus poderes so sobre-humanos!!

COM BASE NO TEXTO ABAIXO, RESPONDA S QUESTES DE NMEROS 9 A 13.

Existe sempre um conceito por trs do que fao, s que nem sempre a montagem se completa. Os conceitos se escondem no subconsciente. Ziguezagues que atordoam. Quando o xadrez funciona, o conceito formado por encaixes eliminando a importncia exagerada que poderia ser dada a certas fotos mais formais.
5

No so acasos felizes, pois, desde o comeo de um projeto, uma ideia j existe; apenas ela flexvel e se deixa impregnar pela existncia das pessoas fotografadas. O interessante fazer a matria externa vibrar em toda sua fora de maneira que seja espelho de minhas intenes, sem deixar de ser espelho da vida. CORAO ESPELHO DA CARNE. Edward Weston diz nos Notebooks que a cmera deve ser usada para documentar a vida. Documentar no sentido ntegro, no o bater chapa automtico de algum acontecimento mais importante histrico ou socialmente, porm o documento de vida. Diria que revelar essa vida, essa fora, o essencial, pois de qualquer forma documento sempre ser a foto tomada. Ele continua: rendendo a verdadeira substncia da coisa em si, seja ela ao polido ou carne palpitante.
MIGUEL RIO BRANCO (fotgrafo) Notes on the tides. Rio de Janeiro: Sol Grfica , 2006.

10

09
de maneira que seja espelho de minhas intenes, sem deixar de ser espelho da vida. (l. 7-8)

O significado essencial do fragmento destacado acima tambm pode ser observado em: (A) (B) (C) (D) Os conceitos se escondem no subconsciente. (l. 1-2) Quando o xadrez funciona, o conceito formado por encaixes (l. 3) pois, desde o comeo de um projeto, uma ideia j existe; (l. 5) e se deixa impregnar pela existncia das pessoas fotografadas. (l. 5-6)

vESTIBUlAR ESTADUAl 2010

1 fase

EXAME DE QUAlIFICAO

linguagens, cdigos e suas tecnologias

10
O autor afirma que o processo da criao artstica parte de um conceito. No texto, o sentido dado palavra conceito se ope a: (A) (B) (C) (D) subconsciente (l. 2) fotos (l. 4) acasos (l. 5) pessoas (l. 6)

11
rendendo a verdadeira substncia da coisa em si, seja ela ao polido ou carne palpitante. (l. 12-13)

O emprego do conectivo grifado, no contexto, explica-se porque: (A) (B) (C) (D) revela ideias excludentes entre si expressa fatos em sequncia cronolgica representa acontecimentos em simultaneidade enfatiza a existncia de mais de uma alternativa

12
Existe sempre um conceito por trs do que fao, s que nem sempre a montagem se completa. (l. 1)

Em relao ao que foi dito anteriormente, o uso da expresso destacada tem o valor de: (A) (B) (C) (D) realce ressalva excluso contestao

linguagens, cdigos e suas tecnologias

13
O texto apresenta algumas figuras de estilo, como, por exemplo, a metfora. O par de vocbulos com emprego metafrico est indicado em: (A) (B) (C) (D) ziguezagues (l. 2) - xadrez (l. 3) subconsciente (l. 2) - espelho (l. 7) matria (l. 6) - carne (l. 8) substncia (l. 13) - ao (l. 13)

COM BASE NO TEXTO ABAIXO, RESPONDA S QUESTES DE NMEROS 14 E 15.

No-coisa
O que o poeta quer dizer no discurso no cabe e se o diz pra saber o que ainda no sabe.
5

subverte a sintaxe implode a fala, ousa incutir na linguagem densidade de coisa


25

Uma fruta uma flor um odor que relume... Como dizer o sabor, seu claro seu perfume? Como enfim traduzir na lgica do ouvido o que na coisa coisa e que no tem sentido? A linguagem dispe de conceitos, de nomes mas o gosto da fruta s o sabes se a comes (...) No entanto, o poeta desafia o impossvel e tenta no poema dizer o indizvel:

sem permitir, porm, que perca a transparncia j que a coisa fechada humana conscincia. O que o poeta faz mais do que mencion-la torn-la aparncia pura e ilumin-la. Toda coisa tem peso: uma noite em seu centro. O poema uma coisa que no tem nada dentro, a no ser o ressoar de uma imprecisa voz que no quer se apagar essa voz somos ns.

10

30

15

35

20

fERREIRA GULLAR Cadernos de literatura brasileira. So Paulo: Instituto Moreira Salles, 1998.

vESTIBUlAR ESTADUAl 2010

1 fase

EXAME DE QUAlIFICAO

linguagens, cdigos e suas tecnologias

14
A primeira estrofe expe ideias no campo da metalinguagem, j que apresenta concepes acerca da prpria linguagem potica. Os versos que mais se aproximam dessas ideias so: (A) (B) (C) (D) Uma fruta uma flor / um odor que relume... (l. 5-6) sem permitir, porm, / que perca a transparncia (l. 25-26) torn-la aparncia / pura - e ilumin-la. (l. 31-32) Toda coisa tem peso: / uma noite em seu centro. (l. 33-34)

15
O poema sugere que o saber est relacionado experincia. Essa relao encontra-se expressa principalmente nos seguintes versos: (A) (B) (C) (D) Como dizer o sabor, / seu claro seu perfume? (l. 7-8) A linguagem dispe / de conceitos, de nomes (l. 13-14) mas o gosto da fruta / s o sabes se a comes (l. 15-16) j que a coisa fechada / humana conscincia. (l. 27-28)

Vous aimerez peut-être aussi