Vous êtes sur la page 1sur 4

Lgica Digital

Portas lgicas so dispositivos que operam com um ou mais sinais de entrada a fim de produzir um sinal de sada. Os sinais deste circuito podem apresentar a ausncia de sinal, representado por 0 binrio , ou presena de sinal, representado por 1 binrio. Os trs tipos de portas mais simples so: AND, OR e NOT. As portas NOT tambm so denominadas inversoras e sua funo, como o prprio nome j sugere, inverter o sinal de entrada (por exemplo: sinal de entrada: 0 , sinal de sada: 1). As portas AND tem sada 1 se, e somente se, ambas as entradas forem 1. E as portas OR somente tem sada 0 se as entradas forem 0.

Porta NOT ou inversor.

Porta AND

Porta OR

H tambm outras duas portas: NOR e a NAND, que so as portas AND e OR acopladas de um inversor (representado por um circulo), estas invertem a sada das portas AND e OR.

Porta NAND

Porta NOR

Estas cinco portas so os principais elementos de construo do nvel lgico digital. Vale ressaltar que cada uma das portas NOR e NAND requerem dois transistores e as AND, OR e NOT requerem trs cada.

lgebra booleana
O matemtico ingls George Boole (1815-1864) desenvolveu uma lgebra para descrever os circuitos que podem ser formados combinando portas, e denominada lgebra booleana. A lgebra booleana constituda de funes, na qual uma funo pode conter uma ou mais variveis de entrada e o resultado depende somente dos valores destas. Uma funo booleana com m variveis tem 2 combinaes possveis e pode ser descrita com uma tabela com 2 linhas denominada tabela verdade, esta tabela consiste em combinar os valores das variveis para encontrar o resultado da funo. A 0 0 1 1 B AB 0 0 1 0 0 0 1 1 Tabela verdade para porta AND

A notao da funo booleana: A multiplicao implcita usada para representar a porta AND, + para Porta OR, e um trao sobre a varivel para NOT (). Ex. m=f(A, B, C): m=+BC. A implementao da funo booleana pode variar, afim de que se utilizem menos portas para reduzir o custo, o espao de placa de circuito impresso, o consumo de energia eltrica, etc. durante este processo necessrio encontrar outros circuitos que tenham a mesma funo, mas, utilizando uma quantidade menor portas e o uso da lgebra booleana e do teorema De Morgan facilita esse processo de otimizao.

Teorema de De Morgan
O matemtico De Morgan desenvolveu regras para converter AND em OR e vice versa, buscando a simplificao de expresses em lgebra booleana. O teorema de De Morgan sugere uma notao alternativa, uma porta OR com entradas invertidas equivalente a uma NAND e uma porta NOR a uma AND com entradas invertidas.

Referncias
TANENBAUM, Andrew S. Organizao estruturada de computadores. 5 ed. Editora Prentice Hall Brasil, 2007.

Vous aimerez peut-être aussi