Vous êtes sur la page 1sur 4

TAMIRA MANTA DIAS DE CARVALHO

TTULOS DE CRDITO NO NOVO CDIGO CIVIL


Avaliao do Mdulo Compartilhado

METROCAMP Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas Ps Graduao Curso: Novo Cdigo Civil 24/06/2003

O novo Cdigo Civil trata dos Ttulos de Crdito em seu Ttulo VIII, no Livro I da Parte Especial Do Direito das Obrigaes. Os artigos constantes neste ttulo no tm correspondncia no Cdigo Civil de 1916. mais um exemplo da moderna tendncia unificao das obrigaes. O art. 887 define ttulo de crdito como sendo o documento necessrio ao exerccio do direito literal e autnomo nele contido, tal como j nos ensinava Cesare Vivante. Esta definio abrange os trs princpios do direito cambirio: cartularidade, literalidade e autonomia. um documento comprobatrio de uma relao entre o credor e devedor e representativo de uma obrigao creditcia, facilitando a cobrana judicial do crdito, no caso de inadimplncia, uma vez que um ttulo executivo extrajudicial (CPC, art. 585, I). Todavia, a simples exibio da crtula, ou seja, do documento no qual os atos cambirios, que constituem o crdito, foram lanados, gera apenas a pretenso ao direito nele consignado, pois o mesmo art. 887, prev que o ttulo somente produzir efeitos quando preencher os requisitos da lei, e aqui vale ressaltar que o art. 903 dispe que os ttulos regidos por lei especial assim continuaro. Assim sendo o ttulo de crdito somente produzir seus efeitos quando preencher os requisitos legais contidos neste cdigo (art. 889) ou em lei especial que o defina, pois o teor do ttulo que indicar o contedo e a extenso do direito nele exarado. Ningum pode pleitear mais direitos nem exigir mais obrigaes do que o mencionado no documento, diante do princpio da literalidade. De acordo com o art. 888, um ttulo colocado em circulao desvincular-se- do negcio jurdico que o ensejou, de forma que o credor poder fazer valer seu direito de cobrar o dbito pelas vias ordinrias. Passa a ser admitida juridicamente a emisso de ttulos de crdito com base em dados do computador, extraindo-se, por exemplo, elementos para cobrana, desde que aqueles dados constem da escriturao da empresa, atendendo, assim, moderna tcnica de administrao, muito comum nas operaes bancrias, e ao fenmeno da descartularizao, ou desmaterializao do ttulo de crdito, freqente no campo de utilizao de duplicatas, e j reconhecido pelo art. 34 da Lei n 6.404/76. A duplicata e a letra de cmbio, como observa Ricardo Fiza, podero ser representados por slips, boletos bancrios ou outros documentos criados por meios eletrnicos, que contenham os requisitos bsicos representativos da obrigao de pagar quantia lquida e certa em data determinada a credor devidamente legitimado. Como a circulao do crdito importante para a atividade econmica, seu principal instrumento o ttulo de crdito. Se a negociabilidade um atributo seu, o ttulo de crdito suscetvel de transferncia ou cesso por endosso ou simples tradio, e esta ocorrendo, implicar a de todos os direitos que lhe forem inerentes (art.893), da a necessidade e suficincia do prprio ttulo fazer valer o direito nele contido.

H inoponibilidade das excees aos terceiros de boa f. O executado somente poder alegar defesa alheia sua relao direta com o exeqente, a no ser que prove sua m f (Lei Uniforme, art. 17). O art. 894 e o art. 901 seguem esta mesma linha de raciocnio. O novo Cdigo veda o aval parcial, pois o avalista se obriga pelo valor total do dbito consignado, evitando-se dvida sobre a extenso da garantia dada, mas a Lei Uniforme de Genebra sobre letra de cmbio e nota promissria e a Lei do Cheque admitem o aval parcial, ou seja, de parte do dbito. Logo, segundo Ricardo Fiza, apenas no mbito das normas internacionais e das leis especiais se pode admitir o aval parcial, que s dever ser proibido em ttulos de crdito em que no se estipule expressamente tal possibilidade. Os ttulos de crdito podem ser ao portador, ordem e nominativos, sendo disciplinados no novo Cdigo Civil pelo Ttulo VIII, nos captulos II, III e IV, respectivamente. Ttulo ao portador o documento pelo qual seu emitente se obriga a uma prestao a quem lho apresentar como seu detentor. Tm como traos caractersticos: Exigncia de um documento em que se encontre lanada a promessa do emitente de realizar certa prestao, devidamente firmada por ele; Necessidade de indeterminao do credor; Possibilidade de ser transmitido por simples tradio manual, independentemente de anuncia do devedor; Exonerao do subscritor, pagando a qualquer detentor; Necessidade de autorizao legal para a sua emisso. Quanto aos efeitos jurdicos podemos elencar: Subsistncia da obrigao do emissor, mesmo que o ttulo circule contra a sua vontade; Impossibilidade de o devedor opor outra defesa alm da que assentar em nulidade interna ou externa da obrigao, ou da fundada em direito pessoal; Obrigao do subscritor de cumprir a prestao somente se o ttulo lhe for apresentado, ou nos casos do pargrafo nico do art. 905 (CC) e dos arts. 907 a 913 do Cdigo de Processo Civil; Obteno em juzo de novos ttulos ao portador, injustamente desapossados, extraviados ou furtados; Presuno de propriedade do ttulo por parte daquele cujo nome estiver nele inscrito, que poder reivindic-lo de quem injustamente o detiver; Possibilidade de o possuidor de ttulo dilacerado, mas identificvel, obter do emitente sua substituio. Ttulo ordem o que identifica o titular do crdito e transfervel por endosso. Acarretam as seguintes conseqncias jurdicas:

Transferncia por endosso lanado no verso ou anverso do prprio ttulo; Legitimidade da posse do seu portador; Obrigatoriedade da verificao da regularidade da srie de endossos; Nulidade de endosso parcial e ineficcia de condio que o subordine; Admissibilidade da mudana de endosso em branco para em preto, de novo endosso do ttulo ou de sua transferncia sem novo endosso; Desvinculao do endosso ao pagamento, salva clusula expressa em contrrio; Vinculao, mediante clusula expressa, do endosso ao pagamento como devedor solidrio, tendo ao de regresso contra os coobrigados anteriores; Oposio pelo devedor de determinadas excees; Possibilidade de endosso-mandato e de endosso-penhor; Aquisio de ttulo ordem, por meio diverso de endosso, que ter os mesmos efeitos da cesso civil; Produo dos mesmos efeitos quer seja o endosso anterior ou posterior ao vencimento do ttulo. Ttulo nominativo o emitido em favor de pessoa cujo nome conste em registro do emitente, e produz os seguintes efeitos jurdicos: Transferncia mediante termo ou por endosso; Obteno de novo ttulo pelo adquirente, em seu nome, se o original contiver o nome do primitivo proprietrio; Possibilidade de transformao do ttulo nominativo em ordem ou ao portador; Produo de efeito de qualquer negcio ou medida judicial, que tenha por objeto o ttulo, apenas perante o emitente, desde que haja averbao no seu registro; Maior segurana nas relaes cambirias. As normas do novo Cdigo Civil alusivas aos ttulos de crdito (nominativo, ordem e ao portador) referem-se aos ttulos-valor, que incorporam o direito de participao nas vantagens por eles atribudas, disciplinando letras de cmbio, notas promissrias, cheques, duplicatas, debntures, conhecimentos de depsito, warrants e conhecimentos de transporte, no que no estiver disposto nas leis especiais. No alcanam as demais modalidades de ttulos de crdito, tais como letras imobilirias, letras hipotecrias, nota de crdito rural etc, remetendo sua disciplina s leis especiais, conforme art. 903.

Vous aimerez peut-être aussi