Vous êtes sur la page 1sur 14

Relatrio Final Bolsa de Apoio Acadmico e Extenso I (BAAE I):

DIAGNSTICO DO GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS GERADOS EM POSTOS DE COMBUSTVEIS

Aluna: Amanda de Jesus Jardim R.A.: 1295802 Curso: Engenharia Ambiental Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Rizk

Presidente Prudente SP -Fevereiro de 2013-

NDICE Introduo .............................................................................................................. 3 Objetivos .................................................................................................................. 4 Reviso Bibliogrfica ............................................................................................. 5 Cenrio Ambiental ..................................................................................... 5 Gesto Integrada de Resduos .................................................................... 6 Postos de Combustveis .............................................................................. 7 Tipos de Resduos encontrados em postos de combustveis ...................... 8 Possveis Destinaes ................................................................................. 8 Legislao ................................................................................................... 9 Metodologia ........................................................................................................... 10 Resultados e Discusses ........................................................................................ 11 Propostas .................................................................................................... 11 Concluso ............................................................................................................... 13 Referncias Bibliogrficas ...................................................................................... 14

1 INTRODUO Um sistema de gesto ambiental permite que a organizao dentro de uma empresa atinja o nvel de desempenho elevado e promova sua melhoria ao longo do tempo. Ela consiste no planejamento de suas atividades, visando eliminao ou minimizao dos impactos ao meio ambiente, por meio de aes preventivas ou medidas mitigadoras. A gesto ambiental vem ganhando um espao crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da conscincia ecolgica em diferentes camadas e setores da sociedade acaba por envolver tambm o setor empresarial. Naturalmente, no se pode afirmar que todos os setores empresariais j se encontram conscientizados da importncia da gesto responsvel dos recursos naturais. Porm muitos setores da economia j sabem da importncia que a rea ambiental tem em seu empreendimento. A empresa que no buscar adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentvel tende a perder competitividade no mercado o qual est inserida. Nesse sentido, de grande importncia a avaliao de estudos ambientais em todos os segmentos da sociedade, tais como postos de combustveis, objeto de estudo deste trabalho.

2 OBJETIVOS O presente trabalho teve como objetivo avaliar o gerenciamento integrado dos resduos gerados num posto de combustvel de Presidente Prudente/SP, bem como propor aes de melhoria ambiental.

3 REVISO BIBLIOGRFICA 3.1 Cenrio ambiental A situao do manejo de resduos slidos no pas preocupante, principalmente no que diz respeito questo da disposio final, uma vez que 63,6% dos municpios brasileiros utilizam lixes como forma de disposio dos resduos slidos urbanos, 18,4% utiliza aterros controlados e 13,8% dispem os resduos em aterros sanitrios (Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico (PNSB/IBGE), 2000). Vale ressaltar que de acordo com a Poltica Nacional de Resduos Slidos, passa a vigorar em 2014 a lei que desativa todos os lixes do Brasil, sendo os municpios responsveis por substitu-los por aterros sanitrios. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico (PNSB/IBGE) de 2000, uma das dificuldades existentes no trato do problema est no fato de que os resduos percorrem um longo caminho gerao, descarte, coleta, tratamento e disposio final e envolvem diversas esferas da sociedade, ficando a desejar em um ou outro setor. Outra dificuldade so os recursos envolvidos, pois devido ao aumento considervel da produo per capita de resduos e aglomerao urbana acelerada que vem se verificando nas cidades, so necessrios grandes investimentos para a aquisio de equipamentos, treinamento, capacitao, controle e custeio de todo o sistema de manejo de resduos. O resduo slido descartado de forma inadequada causa problemas ao meio ambiente, pois a decomposio da matria orgnica gera chorume e gases, poluindo a gua, solo e ar. Os gases podem ser gerados tambm na queima dos resduos que podem conter substncias txicas ao homem e aos demais seres vivos. Outros problemas observados com relao disposio sem cuidados dos resduos slidos so o assoreamento quando so dispostos s margens do rio, contaminao da rea (solo) por um longo perodo impossibilitando o uso para a agricultura, desvalorizao da terra e deteriorao da paisagem. J quanto aos efluentes lquidos, contaminam diretamente corpos dgua em que so despejados e/ou solo prximo (Mamber,M. , 2003).

Partindo para o cenrio presente neste trabalho, o dos combustveis fsseis e subprodutos encontrados em postos de gasolina, como leos, a questo fica mais complicada, pois se tratando de um descarte inadequado os danos so muito grandes. A poluio gerada pelo descarte de 1 t/dia de leo usado para o solo ou cursos dgua equivale ao esgoto domstico de 40 mil habitantes. A queima indiscriminada do leo lubrificante usado, sem tratamento prvio de desmetalizao, gera emisses significativas de xidos metlicos, alm de outros gases txicos, como a dioxina e xidos de enxofre (Guedes et al., 2005). Para evitar tal desperdcio de recursos e contaminao de recursos hdricos e solo pode e deve ser utilizado o descarte em local adequado e quando possvel a reciclagem. A questo da reciclagem de leos lubrificantes usados est cada vez mais visada no contexto da preservao ambiental. Entre 1991-1993, a ONU financiou estudos sobre a disposio desses leos, nos quais a principal concluso a que se chegou foi que a soluo para uma disposio segura dos leos o re-refino (reciclagem) (Guedes et al., 2005). 3.2 Gesto Integrada de Resduos A Gesto Integrada de Resduos um conjunto de metodologias que visam a reduo no s da produo e eliminao de resduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo. Tem como finalidade reduzir a produo de resduos na origem, gerir a produo dos mesmos no sentido de atingir um equilbrio entre a necessidade de produo de resduos, e o seu impacto ambiental (Bandeira, C. , 2009) O gerenciamento dos resduos envolve uma sequencia de atividades que ajudam a melhorar o sistema de limpeza urbana. As etapas bsicas do sistema so: reduo, reutilizao e reciclagem (3 Rs); acondicionamento; coleta e transporte; limpeza dos logradouros; tratamento; disposio final (Nogueira, 2006) O modelo de gesto integrada de resduos slidos pode ser entendido como um conjunto de referncias poltico estratgicas, institucionais, legais, financeiras, sociais e ambientais capaz de orientar a organizao de um setor (Mesquita Jnior, 2007)

So elementos indispensveis na composio de um modelo de gesto: reconhecimento dos diversos agentes sociais envolvidos, identificando os papis por eles desempenhados e promovendo sua articulao; integrao dos aspectos tcnicos, ambientais, sociais, institucionais e polticos para assegurar a sustentabilidade; consolidao da base legal necessria e dos mecanismos que viabilizem a implementao das leis; mecanismos de financiamento para a sustentao das estruturas de gesto e do gerenciamento; informao sociedade, empreendida tanto pelo poder pblico quanto pelos setores produtivos envolvidos, para que haja controle social; sistema de planejamento integrado, orientando a implementao das polticas pblicas para o setor (Lima, 2001). Visando uma melhor conscientizao e a melhora na destinao de resduos, a educao ambiental se faz fundamental. Com eficcia comprovada educao ambiental pode ser colocada em prtica em todos os setores que lidam com o meio ambiente e onde precisa haver uma conscientizao, e tambm o pblico alvo pode ser bastante diferenciado. A Educao Ambiental dividida em formal e informal. Ela formal quando aplicada nas unidades de ensino, e informal quando suas atividades se realizam fora das escolas, envolvendo flexibilidade de mtodos e contedos. Este trabalho uma maneira informal de Educao Ambiental, destinando-se a um pblico-alvo de caractersticas variveis e possuindo um contedo especifico de informaes (Castro, 2003). 3.3 Postos de Combustveis Automveis, nibus, caminhes, motocicletas, barcos, trens, avies, alm de um grande nmero de equipamentos motorizados tais como colheitadeiras, tratores e motosserras, destinados e adaptados aos mais diversos fins, que dependem de combustvel e de lubrificao, em especial nos seus motores, para seu funcionamento. Poucas pessoas sabem dos riscos para o ambiente, para a sade humana e at para a economia do pas que o gerenciamento inadequado do leo lubrificante usado que retirado do motor do seu automvel ou do equipamento pode causar, e que este resduo classificado como perigoso no Brasil e em vrios pases. (Sohn, 2007)

Segundo a Agncia Nacional do Petrleo (ANP) existem 128 postos de gasolina cadastrados na cidade de Presidente Prudente, com diferentes bandeiras e diferentes fontes de refino (ANP, 2010) Tendo em vista esse nmero de postos de combustvel, presume-se a livre concorrncia entre postos de bandeiras diferentes, geralmente regulada pelo preo da gasolina, lcool e outros combustveis. Porm, a conscincia ambiental pode se tornar um diferencial para o posto e atrair ou fidelizar clientes. 3.3.1 Tipos de resduos encontrados em postos de combustveis De acordo com (Sohn, 2007) os principais tipos de resduos gerados em postos de combustveis so: Frascos plsticos contaminados com leo e aditivos; Filtros usados; Embalagens de leo; Terra contaminada com leo; Panos e estopas usadas contaminadas com o produto; Vapores txicos; leo queimado.

3.3.2 Possveis destinaes Segundo discusses durante a segunda visitao ao posto em estudo, possveis formar de destinao dos resduos gerados so: Frascos lavagem com detergentes antes de ser encaminhado para reciclagem; gua da chuva gua de reuso; gua de lavagem dos frascos destinadas a empresas que tratam gua oleosa; leo queimado destinao para empresa de tratamento. as

3.3 Legislao Para fins de cumprimento da lei, o segmento de combustveis segue leis e determinaes prprias. Para que um posto de combustvel seja implantado e reconhecido pela ANP (Agncia Nacional do Petrleo) uma srie de exigncias so feitas, tais como: Constituio Federal: Incisos VI e IX do art. 23, que estabelecem ser competncia comum da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer das suas formas, bem como promover programas de construo de moradias e a melhoria do saneamento bsico; Os incisos I e V do art. 30 estabelecem como atribuio municipal legislar sobre assuntos de interesse local, especialmente quanto organizao dos seus servios pblicos, como o caso da limpeza urbana. Agenda 21, captulo 21: O manejo ambientalmente saudvel de resduos deve ir alm da simples deposio ou aproveitamento por mtodos seguros dos resduos gerados e buscar desenvolver a causa fundamental do problema, procurando mudar os padres no sustentveis de produo e consumo. Isto implica a utilizao do conceito de manejo integrado do ciclo vital, o qual apresenta oportunidade nica de conciliar o desenvolvimento com a proteo do meio ambiente. Resoluo CONAMA n. 362, de 27 de junho de 2005: Recolhimento, coleta e destinao final de leo lubrificante usado ou contaminado Resoluo do CONAMA n. 273, de 29 de novembro de 2000: Instalao e sistemas de armazenamento de derivados de petrleo e outros combustveis NBR 10004 Resduos slidos Classificao CETESB Procedimento para Licenciamento Ambiental de Postos e Sistemas Retalhistas de Combustveis

4- METODOLOGIA O posto de combustvel escolhido para este estudo localizado na cidade de Presidente Prudente, Oeste Paulista. Possui um total de cinco funcionrios e uma mdia de 60 carros atendidos por dia em diferentes servios (desde abastecimento de combustvel at as vrias lavagens disponveis para o cliente) podendo aumentar este nmero nos dias de pico (sexta e sbado). O posto no conta com loja de convenincia. O Posto considerado um posto de combustvel de porte pequeno. Foram realizados dois contatos iniciais com o responsvel para acertar os detalhes do estudo e ficou combinado que as observaes no seriam de longa durao nem tampouco frequentes para no atrapalhar o funcionamento do posto, j que s conta com cinco funcionrios que trabalham constantemente. Em seguida foram feitas trs visitas fora do horrio de funcionamento para observar o acondicionamento dos resduos e acompanhar sua destinao. Em uma das visitas foi possvel conversar com um dos funcionrios e o problema das luvas e panos sujos utilizados no dia a dia foi apontado. Foi possvel verificar as canaletas de gua de reuso e de leo, com disposio diferente para que os resduos no se misturem; a presena de 3 tanques para acondicionamento dos diferentes resduos oleosos que posteriormente so recolhidos para disposio final.

5 RESULTADOS E DISCUSSO Segundo o responsvel, em entrevista local, o posto atende a todas as legislaes necessrias. Segundo levantamento do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustveis e de Lubrificantes (Sindicom), 84% dos postos de combustveis no pas no possuem lojas de convenincia, o que o caso do posto estudado. O observado em visita foi: o posto possui canaletas coletoras de gua da chuva e gua no oleosa com ligao a rede comum de tratamento de esgoto; canaleta coletora de gua oleosa e leo que vai para tanques lacrados e enviados para posterior tratamento em empresa especializada fora do posto; recolhimento de leo queimado e destinao para empresa especializada. A empresa que recolhe o leo queimado, o leo residual e a gua oleosa responsvel pelo recolhimento no posto, seu transporte, seu tratamento e destinao final. No foi observada coleta seletiva e disposio correta de panos contaminados. Vale ressaltar que o entorno no Posto no est em situao de risco, pois se trata de uma regio comercial, no envolvendo mananciais de abastecimento pblico, escolas, creches, hospitais e outros lugares de risco. Poucas irregularidades foram encontradas no posto em estudo, portanto as propostas feitas foram em razo da melhoria do posto e no da mitigao de grandes erros. Fotos e filmagens no foram permitidas pelo responsvel nas visitaes. 5.1 Propostas A fim de auxiliar na melhoraria das questes ambientais do posto estudado, propem-se: Separao dos panos, luvas, estopas e outros sujos e contaminados com leo e combustvel, evitando o seu espalhamento, riscos de incndio e adequao para o descarte destes materiais; Instalao de coleta seletiva, com cestos de diferentes cores, ou sacos plsticos de diferentes cores para separao dos resduos slidos produzidos no posto de combustvel por clientes e funcionrios;

Investimento na propaganda do posto, utilizao da boa conduta do posto de acordo com a destinao correta de seus resduos para atrair e fidelizar clientes, fazendo com que outros postos tambm sigam o exemplo.

A primeira recomendao de separar as luvas, panos, estopas e outros materiais utilizados na limpeza e lavagem dos carros contaminados de leo e combustvel, foi atendida. Uma caixa de separao est sendo utilizada, localizada ao lado dos tambores de recolhimento de leo e gua oleosa. A destinao ainda est sendo pesquisada. Um grande ponto positivo para o Posto e para o meio ambiente que deixou de ser contaminado por esses materiais, que antes iriam para os lixes junto com os resduos comuns. A segunda recomendao, de instalao de coleta seletiva, est em fase de estudo e implantao, o responsvel est avaliando o que vale mais a pena em razo da pouca quantidade de resduo slido gerado diariamente. A terceira recomendao no foi implantada por falta de recursos para investimento em propaganda. Mas o responsvel garantiu que ser estudada para o futuro.

6 CONCLUSES O Posto de Combustveis estudado neste trabalho cumpre as legislaes vigentes, mantm sua Poltica de Resduos Slidos ativa e atuante e quando questionado sobre alteraes em seu dia a dia para melhorar a disposio de resduos, se mostrou aberto a novidades. Aderiu a uma das sugestes, e se responsabilizou pelo estudo de viabilidade das outras duas.

7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS - ALENCAR, E; Introduo Metodologia de Pesquisa Social; Lavras:

UFLA/FAEPE, 105p; 2000. - Carvalho, Pedro; ANLISE DA QUALIDADE DO SERVIO DE UM POSTO DE GASOLINA DO MUNICPIO DE MACHADO, MG; Enciclopdia Biosfera, Centro Cientfico Conhecer, Goinia, vol.7, N.12; 2011 - Camargo P. F. T., Souza L. L., Fonseca G. B., Temponi S. S., Cirilo F. D., Fontenelle J.C.R.; CONCIENTIZAO SOBRE O DESCARTE DE LEOS AUTOMOTIVOS EM POSTOS DE GASOLINA DE OURO PRETO - MINAS GERAIS; Congresso de Ecologia do Brasil, Caxambu MG; Setembro de 2007 - Mesquita Jnior Jos Maria, Segala, Karin; Gesto integrada de resduos slidos; Rio de Janeiro: IBAM; 2007. - Instituto Brasileiro de Administrao Municipal IBAM ; GESTO INTEGRADA DE RESDUOS SLIDOS Manual Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos; Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidncia da Repblica SEDU/PR. - Sindipostos; Manual do Uso Racional da gua em Postos de Combustveis e Servios.

Vous aimerez peut-être aussi