Vous êtes sur la page 1sur 2

PRINCPIOS DO DIREITO TRIBUTRIO BRASILEIRO

Princpio da Legalidade (art. 150, I, da CF/88)

vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea.
Princpio da Igualdade ou da Isonomia (art. 150, II, da CF/88)

No deve haver tratamento desigual a contribuintes que se encontrem em situao equivalente, assim como qualquer distino em razo da ocupao profissional ou funo por eles exercida, independente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos.
Princpio da Irretroatividade (art. 150, III, a da CF/88)

vedado a cobrana de tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado.
Princpio da Anterioridade (do exerccio e nonagesimal) (art. 150, III, b e c da CF/88)

vedada a cobrana de tributos no mesmo exerccio financeiro (ano) e antes de decorridos noventa dias em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Excees: imposto de importao (II), imposto de exportao (IE), imposto sobre produto industrializado (IPI), imposto sobre operaes financeiras (IOF), ICMS monofsico sobre combustveis e lubrificantes, CIDE petrleo, emprstimo compulsrio para casos de calamidade publica ou guerra externa, imposto extraordinrio de guerra e contribuies para o financiamento da seguridade social, que juntamente com o IPI obedecem somente a noventena.
Princpio da Capacidade Contributiva (art. 145, 1 da CF/88)

Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte.
Princpio da Vedao do Confisco (art. 150, IV da CF/88)

vedada a utilizao do tributo com efeito de confisco, impedindo que o Estado, com o pretexto de cobrar tributo, se aposse dos bens do contribuinte.
Princpio da Liberdade de Trfego (art. 150, V da CF/88)

vedada estabelecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrana de pedgio pela utilizao de vias conservadas pelo Poder Pblico.
Princpio da Transparncia dos Impostos (Art. 150, 5 da CF/88)

A lei determinar medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e servios.
Princpio da Uniformidade Geogrfica (Art. 151,I da CF/88)

vedado Unio instituir tributo que no seja uniforme em todo o territrio nacional ou que implique distino ou preferncia em relao a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio, em detrimento de outro, admitida a concesso de incentivos fiscais destinados a promover o equilbrio do desenvolvimento scio-econmico entre as diferentes regies do Pas.

Princpio da Seletividade (Art. 153, 3 da CF/88)

A tributao deve ser maior ou menor dependendo da essencialidade do bem. Possui aplicao obrigatria quanto ao IPI e facultativa para o ICMS e IPVA.
Princpio da No-Diferenciao Tributria (Art. 152 da CF/88)

vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios estabelecer diferena tributria entre bens e servios, de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou destino.
Princpio da No-Cumulatividade (Art. 155, 2, I, art. 153, 3, II, e art. 154, I da CF/88)

Quanto ao ICMS, IPI e Impostos Residuais da Unio deve-se compensar o que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.
Princpio das Imunidades Tributrias (Art. 150, VI, a da CF/88)

vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir impostos sobre: patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; templos de qualquer culto; patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso.
Princpio da Competncia (segundo Hugo de Brito Machado)

A entidade tributante h de restringir sua atividade tributacional quela matria que lhe foi constitucionalmente destinada.

Vous aimerez peut-être aussi