Vous êtes sur la page 1sur 20

Estequiometria Industrial

Aula 3 Prof. Rubiane G. Marques

1 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Base de Clculo
l

Uma base de clculo a referncia escolhida para os clculos que planejamos executar em um problema especfico. Se escolhida adequadamente, a base frequentemente torna a resoluo do problema direta e clara.

2 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Como escolher uma base de Clculo?


l

A)

B) C)

Como critrio para selecionar uma base slida, as respostas s trs perguntas seguintes so teis: Com que devo iniciar a resoluo do problema? O que preciso responder? Qual a base mais conveniente a usar?

3 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Exemplo 3.1
l

A desidratao de alcanos de pequena massa molecular pode ser conduzida sobre um catalisador de xido crico (CeO). Quais so as fraes mssicas de Ce e O no catalisador?

4 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Exemplo 3.2
l

A maioria dos processos para produo de gasolina ou gs combustvel de alto poder calorfico a partir de carvo mineral inclui algum tipo de etapa de gaseificao para gerao de hidrognio ou de gs de sntese. Gaseificao sob presso o processo preferido devido ao seu alto rendimento em metano e maior taxa de gaseificao. Dado que uma corrida-teste de gaseificao produziu 50kg de gs contendo 10% de H2, 40% de CH4, 30% de CO e 20% de CO2, qual a massa molecular mdia do gs?

5 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Processo
Designa-se por processo qualquer operao ou conjunto de operaes que provoquem uma transformao fsica ou qumica numa substncia ou numa mistura de substncias.
A Engenharia Qumica tem por objeto de estudo as operaes que causam transformaes fsicas ou qumicas nos materiais. So exemplos dessas operaes:
Produo de produtos qumicos Transporte de fluidos Movimentao de slidos a granel Reduo e aumento de tamanho Gerao e transferncia de calor Destilao Absoro de gases Reaes bioqumicas

6 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Volume de controle
l

a regio mais conveniente, a qual tem o maior interesse. Isto um pouco arbitrrio, depende da experincia. Os balanos so aplicados neste volume. Exemplos:

7 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Sistema
A definio de sistema recai sobre a imposio de limites (fsicos ou fictcios) para formar uma regio sobre a qual algum estudo ser realizado. Um sistema pode ser denominado fechado quando no existe fluxo de massa atravs de suas fronteiras (ou contorno) e aberto quando a massa flui atravs das fronteiras deste.
Sistema;aberto? ou fechado? Fronteira de um sistema? Vizinhana de um sistema?

A regio externa ao sistema denominada vizinhana do sistema

8 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Balano de massa
O balano de massa representa uma pea fundamental do projeto de equipamentos e torna-se complexo quando tratamos de processos constitudos por diversos equipamentos interligados. Esta complexidade aumenta em sistemas multifsicos, heterogneos e com reaes qumicas. Por isso, necessria uma sistematizao das informaes disponveis para que seja possvel uma soluo clara e objetiva. A soluo de qualquer problema comea pela compreenso dos processos e fenmenos envolvidos.

9 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Balano de massa
A massa do universo (em estudo) no pode ser criada ou destruda; (Lei da conservao da massa)

lUm

balano material nada mais do que uma contabilidade de massa

10 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Balano de massa Global e individual


l

Dois tipos de Balanos podem ser realizados: um Balano Global e os Balanos Individuais (B.M. parcial) para cada uma das espcies qumicas. A soma dos balanos individuais constitui o balano global que sempre deve ser satisfeito. Qualquer balano deve ser calado em alguma base, a qual denominada Base de Clculo

11 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Equao Geral de um Balano

Entrada + Gerao Sada Consumo = Acumulo


atravs das fronteiras do sistema dentro + do sistema atravs das fronteiras do sistema dentro do sistema dentro = do sistema

12 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Coleta de dados
O seguintes passos so recomendados para equacionar um problema envolvendo operaes que envolvam balano de massa:

1. Formar um diagrama detalhado do processo; 2. Delimitar, com uma linha tracejada, a parte do processo que ser estudada; 3. Quantificar todas as correntes conhecidas, bem como de seus constituintes; 4. Reunir todas as equaes possveis, relacionando os diversos constituintes de todas as correntes; 5. Reunir informaes complementares; 6. Escolher uma Base de Clculo para iniciar os Balanos.

13 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

O DIAGRAMA DO PROBLEMA Consideremos um sistema qualquer, conforme a ilustrao a seguir:

Trata-se de um problema cujos insumos so substncias slidas, lquidas e gasosas, e cujas sadas apresentam-se nestas mesmas fases. Estas informaes so inicialmente importantes para quantificar as correntes que fluem no processo. Criar um diagrama simplificado do problema auxilia a compreenso e viabiliza uma soluo mais rpida. A figura a seguir representa esta tarefa, executada sobre o sistema anterior.

14 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

D A B

E C

G F

As informaes que no so importantes, como reservatrios e formas de transporte, por exemplo, devem ser omitidas do diagrama, para que este mantenha simplicidade e funcionalidade.

15 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tipos de regime de um processo de escoamento


Regime permanente: aquele onde as propriedades, quantidades e vazes no mudam com o tempo. O termo de acmulo nulo .

Regime transiente: aquele onde as propriedades, quantidades e vazes mudam com o tempo. O termo de acmulo diferente de zero.

16 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Balano de massa sem reao qumica em regime permanente


Consideraes a serem feitas neste casos: Regime permanente acmulo = 0 Sem reao qumica consumo ou gerao de matria = 0 Ento a equao do balano de massa fica:

mentra m sai = 0

17 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Exemplo 3.3
Um determinado slido contendo 20,0% em massa de gua necessita ser secado para produzir um slido que contenha no mximo 4,0% de gua. Calcule a % de remoo de lquido do slido original.

fgua,w=20,0% fslido,w=80,0%

fgua,P=4,0% fslido,P=96,0%

18 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Exerccio 3.1
Considere o seguinte processo de extrao: Determine R, Q e W.
l

19 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Exerccio 3.2
Uma corrente contendo 25% de metanol em gua diluda por outra contendo 10% para formar um produto de 17% de metanol em gua.
l

Faa o diagrama do processo e calcule as vazes e composies de cada componente em cada corrente, para uma produo de 1250kg/h.

Calcule a razo entre : (kg de soluo de 10%/kg de soluo de 25%)


l

20 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Vous aimerez peut-être aussi