Vous êtes sur la page 1sur 20

1___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

Tabela de Contedo
1. Encontre sua Vocao Musical. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Voc est pronto!

3a5

2. Estude Muito. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 a 8
Estudar, estudar e estudar!

3. Dedique-se. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9 a 10
Dedicao tudo!

4. Crie Metas e Objetivos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11 a 14


No fuja do foco!

5. Seja Humilde. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15 a 17
No desista diante das dificuldades!

6. Interaja com outros msicos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18 a 19


Troque experincia e aprendizado

7. Sobre o Autor. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
O Planejamento o segredo para o sucesso!

2___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

1. Encontre sua Vocao Musical


Claudio Luiz Music Adorao em 1 Lugar

3___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

Qual a sua Vocao Musical?

Encontrar a vocao musical extremamente importante para o jovem msico, escolhas erradas podem fazer com que ele perca tempo e o desejo de prosseguir no s naquilo que est estudando, mas tambm em todas as reas da msica, quem no conhece pessoas que comearam a estudar um instrumento e pouco tempo depois desistiram, isso muito comum acontecer, pois antes de estudar, primeiro devemos encontrar a nossa vocao musical, por isso no primeiro captulo deste E-book, irei apresentar 5 dicas para que isso no ocorra afinal o tempo precioso, imagine se voc tivesse que estudar todos os instrumentos, at achar aquele que lhe cativasse de verdade, a ponto de dedicar seu tempo para estuda-lo e aprende-lo.

5 Dicas para encontrar sua Vocao Musical

1. Oua extremamente importante trabalharmos a questo do ouvir, principalmente para quem gosta de cantar, quase que impossvel voc encontrar uma pessoa que pretende estudar Canto ou est iniciando seus estudos, tentar aprender uma msica apenas ouvindo, um hbito natural at de quem no estuda Canto, comear a tentar cantar a msica, mesmo sem conhecer apenas um pequeno verso da cano. Ento para encontrar a sua Vocao Musical necessrio saber ouvir, preste ateno em cada detalhe da msica, oua o som de cada instrumento, oua diversos estilos musicais, apenas Oua. 2. Faa um Teste Musical Falando da questo instrumental, sabemos que bons instrumentos musicais, no so to baratos assim, existem alguns instrumentos, no to bons e com um preo acessvel, por isso aconselho ao jovem msico, que antes de fazer tal investimento, faa um Teste Musical, mas o que seria esse Teste Musical? Todos ns temos alguns amigos (as) na igreja, na escola, no trabalho, ou at mesmo parentes que j tocam algum instrumento, ou esto aprendendo a tocar, o ideal seria voc fazer um teste no instrumento musical do seu amigo (a), para ver se realmente voc est disposto a dedicar algum tempo da sua vida naquele instrumento, sem contar que tudo aquilo que nos gera um prejuzo financeiro, nos desmotiva, imagine gastar cerca de R$ 1200,00 em um Saxofone ou Teclado e alguns meses depois descobrir que no era esse instrumento que voc realmente queria aprender, ento pesquise bastante, faa seu Teste Musical e encontre sua Vocao Musical.

4___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

3. Encontre um Parceiro (a) Musical Encontrar um Parceiro (a) Musical pode ser algo muito interessante, mas afinal o que seria um Parceiro (a) Musical? Um Parceiro (a) Musical, nada, mas do que um amigo (a) que tambm estuda msica, uma pessoa com quem voc possa conversar sobre o seu novo Mundo e sua nova experincia, uma pessoa que vai lhe incentivar quando voc pensar em desistir, uma pessoa que vai lhe ajudar a superar novos desafios, que vai lhe ensinar e aprender com voc, vou lhes contar uma breve histria: Quando iniciei meus estudos musicais (Canto), eu era o nico estudante de msica da minha famlia, sempre me acha meio perdido, meu pai que no nem um pouco f de msica, sempre reclamava quando eu ficava fazendo os vocalizes e treinando os melismas, como todo iniciante, eu gritava demais, mas por ser o nico a estudar msica e achar que estava incomodando, comecei a diminuir a frequncia dos estudos, foi quando me deparei com um amigo meu que estava aprendendo violo, ele estava louco para aprender e sempre queria que algum cantasse para ele poder tocar o violo, desde ento comeamos a ensaiar juntos e at a participar em cultos aos quais ramos convidados, esse vinculo musical, fez com que pudssemos ter diversas experincias Musicais diante da presena de Deus, e at hoje me lembro de algumas delas e dou boa gargalhadas (risos), ache o seu Parceiro Musical e encontre sua Vocao Musical. 4. Acredite que Voc Pode Acreditar em si mesmo, um grande passo para encontrar a sua Vocao Musical, muito comum encontrarmos pessoas que esto iniciando seus estudos e no primeiro exerccio em que ela encontra uma dificuldade, ela diz logo: Acho que no vou conseguir fazer isso, ou ento, Acho que no nasci para isso, esse tipo de pensamento no pode ocorrer, nem tudo fcil como parece, mas com fora de vontade, estudo e dedicao, voc vai encontrar a sua Vocao Musical. 5. Invista em voc O Investimento algo muito importante para o jovem msico, a uma diferena enorme em voc aprender em um violo com uma qualidade inferior ou aprender em um violo top de linha, no compre um instrumento de marca desconhecida s porque voc est apenas iniciando seus estudos, seria como comprar um fusquinha todo quebrado, s porque voc acabou de tirar sua carteira de motorista, por mais que esteja habilitado, voc no passa de um iniciante no volante que ainda vai aprender muito, invista em um bom instrumento de acordo com as suas possibilidades. Vocao diferente de talento. Pode-se ter vocao e no ter talento, isto , pode-se ser chamado e no saber como ir.

5___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

2. Estude Muito
Claudio Luiz Music Adorao em 1 Lugar

6___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

Comece seus estudos

Parece meio obvio o que estou querendo dizer, mas hoje em dia vemos muitas pessoas sonhando em ser um excelente msico, seja na parte vocal ou instrumental, sem dar muita importncia ao estudo. Todos que gostam de msica j sonharam um dia em ser um grande guitarrista, um grande tecladista, um grande cantor, enfim, todos j sonharam em ser um excelente msico, e muitos at j se matricularam em uma escola de msica para alcanar o seu sonho musical, seja por profisso, ou apenas por hobby, mas devido a grande correria do dia a dia ou por encontrarem alguma dificuldade, comeam a diminuir a intensidade dos estudos e chegam at mesmo a abandon-lo, mas ainda assim continuam sonhando em ser um excelente msico. Ao iniciar seus estudos de msica, voc deve ter em mente, que no existe atalho ou algum meio mais fcil e rpido para se aprender a tocar, voc dever se dedicar e estudar como um estudante de qualquer outra rea.

Cuidado com o estudo excessivo


Quando comeamos aprender sobre algo novo, ficamos to empolgados que comeamos a nos empenhar com muita intensidade, isso por um lado muito bom, mas tambm tem o seu ponto negativo, mas voc deve estar se perguntando, que tem de negativo em estudar? sobre isso que irei falar, apresentarei para vocs o ponto positivo de se estudar muito e o ponto negativo. 1. O Ponto positivo do estudo excessivo Sabemos que para conseguir tocar algum instrumento, ou desenvolver uma boa tcnica vocal, importantssimo o estudo constante, devemos estar sempre praticando e treinando, pois como diz o ditado A Prtica leva a perfeio, costumo dizer que sempre estaremos longe da perfeio, por mais que voc seja muito inteligente, estude diariamente, a perfeio algo impossvel, mas com certeza com muita dedicao e estudo, voc pode ser um excelente msico, Alm disso, como estamos tratando do assunto msica, a prtica constante lhe ajudar muito na percepo musical, algo que se aprende muito com a prtica, existem exerccios que ajudam na percepo musical, mas a prtica e a convivncia com a msica ajudar bastante a desenvolver a percepo musical.

7___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

2. O Ponto negativo do estudo excessivo Voc deve estar se perguntando, porque estudar pode ter um ponto negativo? Vou lhe explicar: Tudo, absolutamente tudo o que voc fizer excessivamente, seja na parte musical, ou em alguma outra rea, pode ser muito prejudicial para a sua sade mental e fsica, dentro deste tpico apresentarei dois pontos em que voc deve prestar bastante ateno. a) Sade Mental Todos ns temos diversas atividades que nos consome algum tempo e consequentemente um esforo mental, o dia a dia cada vez fica mais corrido, trabalho, escola, curso, faculdade, vestibular, famlia, amigos, religio, diverso, todos ns estamos envolvidos nessas e outras atividades, e existem estudos comprovados, que pessoas envolvidas em muitas atividades, tm maior chance de sofrer de stress, mas o que tem haver o fato de estudar msica constantemente? Simplesmente pelo fato de voc tirar um tempo para relaxar a mente, com a mente relaxada, o seu aprendizado fluir melhor, voc compreender melhor as matrias, vou citar um exemplo pessoal: Trabalho na rea de informtica, e atuo como tcnico de rede, analista de sistemas, conclui meu curso de web designer e desenvolvo a profisso no meu ambiente de trabalho e no fim de semana ainda administrava o blog www.claudioluizmusic.com.br, passava praticamente 7 dias da semana em frente ao computador, chegou uma hora em que no conseguia raciocinar direito, ter novas ideias, parei, pensei e vi que estava muito sobrecarregado, decidi ento que nos fins de semana abandonaria o computador, passei a administrar meu blog durante a semana aps o meu trabalho, e no fim de semana quase nem chego perto do computador, isso me aliviou muito e consegui melhorar a minha sade mental e criar novos projetos, como esse e-book que voc est lendo. b) Sade Fsica Costumo dizer que um msico no diferente de um atleta, antes de iniciar o seu estudo dirio, seja instrumental ou vocal, voc precisa se aquecer afinal voc est usando o seu corpo, e sobre ele que falarei agora. Sabemos que existe uma doena terrvel que ataca pessoas que trabalham com informtica e tambm os msicos, que a tendinite, essa doena causada pelo excesso de movimentos repetitivos, movimentos usados por um digitador e tambm por um msico ao executar alguns exerccios, tecladista, guitarristas, violonistas e etc. Por isso tome muito cuidado com o excesso na hora de praticar, deixe seu corpo relaxar, no deixe algo que muito bonito e prazeroso como aprender msica, se transformar em algo assustador e doloroso como a Tendinite.

Saiba mais no artigo: A Terrvel Tendinite, Tome Cuidado!


No h s um mtodo para estudar as coisas. 8___________________________________
E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar
Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

3. Dedique-se
Claudio Luiz Music Adorao em 1 Lugar

9___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

Sem dvida esse um tema muito interessante, e deve ser tratado com muita ateno, a partir de agora falarei de alguns pontos importantes sobre a dedicao para o seu desempenho musical. Sabemos que para se alcanar um alvo, no nosso caso, aprender msica, seja algum instrumento ou tcnica vocal requer muito estudo e dedicao, mas existem algumas pessoas que por diversas razes no conseguem se dedicar o suficiente a ponto de alcanarem seus objetivos, certa vez recebi um e-mail de um leitor do meu blog www.claudioluizmusic.com.br, ele me perguntava sobre algum exerccio motivador para manter-se dedicado aos seus estudos, confesso que naquele momento, no soube responde-lo, ento fui pesquisar sobre dedicao, e cheguei a seguinte concluso, A dedicao no algo que se aprende, um ato de conscientizao e objetividade, e sobre essa conscientizao que irei falar agora, observe os pontos a seguir.

O que fazer quando no consigo me dedicar?


Para conseguir manter-se dedicado, voc deve ter em mente: 1. isso que realmente quero? Um dos fatos mais importantes que causa a falha na dedicao, a falta de interesse no assunto, s vezes entramos de cabea em alguma coisa momentaneamente, apenas por um momento emocional, por esse motivo existem muitas pessoas que comeam a estudar msica e logo depois abandonam seus estudos, por causa de um momento, quando comecei a tentar tocar bateria (tentar), foi um desses momentos, vi algumas pessoas tocando bem aquele instrumento e achava que queria tocar tambm, logo depois abandonei a bateria, por isso pense um pouco antes de comear a estudar alguma rea da msica para no sofrer com a falta de dedicao. 2. Onde eu quero chegar? Esse o fator chave e causador da falta de dedicao. Por qual motivo voc est estudando msica? Qual o seu objetivo musical? O que pretende fazer quando se tornar um excelente msico? Se voc ainda no se fez essas perguntas, convido a faz-las, refletir e pensar um pouco antes de respond-las. Todos ns temos diversos sonhos e objetivos como, se formar, conseguir um bom emprego, um bom salrio, uma famlia feliz, entre outras e outras coisas, que vai da particularidade de cada um, e na msica no pode ser diferente, voc no pode apenas estudar sem pensar no seu futuro durante e aps o seu aprendizado. O trabalho s nos cansa, se no nos dedicarmos a ele com alegria.

10___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

4. Crie Metas e Objetivos


Claudio Luiz Music Adorao em 1 Lugar

11___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

No podemos chegar a algum lugar, se no sabemos para onde queremos ir, e na msica no diferente, voc no pode simplesmente virar um msico, um cantor, sem percorrer por um caminho, vou dar um exemplo. Suponhamos que voc queira visitar um parente ou algum amigo que se mudou, voc tem o endereo, mas no sabe chegar, o que voc faz? Voc faz o que todos fazemos, traamos um caminho, quando eu era pequeno, era de costume fazer um mapa em uma folha de papel, indicando o caminho a se seguir, hoje em dia com a tecnologia avanada, tm GPS, Google Mapas e muitas outras ferramentas que nos auxiliam a chegar ao nosso objetivo. Por isso de extrema importncia para um msico criar e traar suas metas, assim poder acompanhar o seu prprio desempenho. Darei agora algumas dicas de como criar suas metas e objetivos. Para os que no sabem, sou Professor de Canto Popular e toco Piano, ainda sou um estudante de Piano, mas estou muito feliz com o meu progresso, quando comecei a estudar Piano, eu sempre comeava a ensaiar uma msica e quando encontrava alguma dificuldade mudava para outra e assim por diante, comecei a notar que tinha diversas msicas ensaiadas pela metade, foi ai que parei e pensei, preciso me organizar, criar um objetivo e voltei para as msicas ao qual eu tinha desistido por alguma dificuldade. Desde ento comecei a criar metas para aquelas msicas, comecei a estabelecer um perodo como meta para eu conseguir toca-las e isso gerou um resultado incrvel que comecei a aplicar nos exerccios e estudos tericos. Costumo sempre dizer que para se estudar msica voc tem que ser apaixonado por ela, caso contrrio, seu entusiasmo e empolgao musical no durar muito tempo, no inicio estudar msica pode no ser to prazeroso assim devido dificuldade que o jovem msico poder encontrar e acabar descobrindo que no to fcil como parece. Abaixo vou citar alguns exemplos de como focar em seus estudos atravs de metas e objetivos. Criar metas para Exerccios

Quando comeamos a estudar um instrumento musical, logo depois de algumas aulas tericas o professor comea a nos passar exerccios (so muitos), esses exerccios ajudam muito no desenvolvimento do msico, mas temos que tomar cuidado, pois muita das vezes ainda nem dominamos o exerccio atual e passamos para o prximo e assim por diante, isso faz com que voc aprenda as coisas pela metade, atrasando o seu desenvolvimento musical ou deixando o seu aprendizado incompleto, isso aconteceu comigo com o exerccio tcnico de Hanon (Piano), voc deve ficar atento e estabelecer metas para os exerccios, planejar treinamento dirio, estabelecer um prazo para conseguir execut-lo.

12___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

Criar metas para Escalas

As escalas so de muita importncia no estudo da maioria dos instrumentos musicais, lhes passarei agora algumas dicas de grande importncia para facilitar o seu aprendizado sobre escalas. Acesse os artigos sobre Escalas. Escalas Maiores Escalas Menores Escalas Relativas Primeiramente o jovem msico, deve comear pela escala Diatnica (Entre tom), pois ela lhe dar a base para grande parte da teoria musical, como o Campo Harmnico, Formao de Acordes, Escalas Exticas e muito mais. Uma dica para se estudar as escalas no seguir a sequncia, D, R, Mi e etc. Estude as escalas aleatoriamente, ex: D, Sol, R, F e etc. Confira mais no artigo. Como conseguir Agilidade em Escalas Criar metas para Teoria Musical

A teoria musical um fato muito preocupante, porque na maioria das vezes os jovens msicos simplesmente a esquece, e no do a devida importncia para ela. Mas irei agora orienta-los sobre a importncia da teoria musical. Devemos sim nos dedicar a teoria musical tanto quanto a prtica, mas muito iniciantes pela empolgao de executar logo algumas notas no instrumento, acabam por deixarem a teoria de lado. Comece com muita calma, pois a teoria musical para o iniciante pode ser algo um pouco complexo, mas com muita dedicao e pacincia voc ira conseguir. Indicarei agora alguns artigos sobre Teoria Musical, que com certeza ajudar muito.

Pauta, Claves e Linha Suplementares Valores das Notas Compasso e Frmula de Compasso Valores das Pausas

13___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

Criar metas para Msicas

As metas para as msicas funcionam de uma forma muito simples, mas que geram um grande resultado. Escolha uma msica simples e dedique-se a toca-la da forma correta e original a partitura ou cifra, aps conseguir executa-la da forma original no seu instrumento, comece a improvisar em cima dessa msica usando seus conhecimentos de teoria musical, acrescentando notas de passagem, improvisando com as escalas sobre a harmonia da msica, tocando a mesma cano em outro ritmo musical, transpondo a tonalidade e acrescendo as tcnicas que voc j aprendeu, aps isso passe para outra msica e faa o mesmo processo, uma dica tima criar uma meta de tempo para aplicar as determinadas tcnicas, exemplo: Suponhamos que voc implantou a meta de estudar aquela msica por duas semanas, divida essas duas semanas em cinco etapas, sendo trs dias para cada etapa, na primeira etapa apliquem-se a toca-la originalmente, na segunda etapa dedique-se acrescentar notas de passagem, na terceira etapa dedique-se a improvisar e criar solos, na quarta etapa desafie-se a toca-la em outro ritmo musical, por exemplo, se a msica for ao ritmo de balada, tente toca-la como rock, por fim na ultima etapa, transponha o tonalidade da cano, se a msica estiver na tonalidade de R Maior, toque-a em F Maior ou Mi Maior e aplique outras tcnicas. Isso ajudar voc a desenvolver a percepo musical, leitura rtmica, improvisao e praticar todas as tcnicas que voc j aprendeu. Criar metas para tcnicas especifica

As tcnicas so muito importantes, pois nos do um aprendizado mais sofisticado, quando iniciei meu estudo no teclado, meu professor me passou um exerccio tcnico de Hanon, achei o exerccio muito complexo e no dei tanta importncia, 2 meses depois fui tocar uma cano indicada pelo meu prprio professor, e tive muita dificuldade de executa-la, pois no tinha praticado o exerccio tcnico da forma correta, por isso tive que voltar a praticar o exerccio de Hanon para poder executar aquela msica, isso gerou um atraso, pois tive que voltar em uma aula de 2 meses atrs, por isso d bastante ateno s tcnicas, tcnicas de improviso, tcnicas para mos esquerda e muitas outras, pois com certeza elas o ajudaro mais na frente.

preciso impor a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcan-las.

14___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

5. Seja Humilde
Claudio Luiz Music Adorao em 1 Lugar

15___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

Este para mim um dos temas mais importantes desse e-book e que deve ser tratado com muita ateno. A humildade a base para o sucesso, no s na msica, mas em todas as reas em que vivemos. Devido ao meu convvio com diferentes denominaes e ministrios por onde tenho passado e ministrado a palavra de Deus atravs de melodias abenoadas, em meio a muitos artistas gospel, cantores e pastores renomados, percebi uma falta dessa qualidade maravilhosa chamada Humildade e isso muito preocupante, pois a palavra de Deus nos adverte sobre a humildade. Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes. (Tiago 4:6) Para falar melhor sobre o assunto, apresentarei aqui o resumo de um estudo que de autoria do pastor Raul de Sousa ( livre para compartilhar) e que considero um timo estudo. 1 Fase No inicio de sua caminhada, o jovem msico por estar pisando em um terreno desconhecido e no saber absolutamente nada, se prope a aprender de tudo e de todos. Mediante ao fato de no saber quase nada o jovem msico aceita conselhos, ensinamentos, dicas e at mesmo repreenses, esta a fase em que se aceita de tudo para estar perto de um msico mais experiente e poder obter novos conhecimentos. Nessa poca o msico est descobrindo sobre seu instrumento, marcas, caractersticas, enfim, ele est descobrindo sua identidade. 2 Fase Essa fase a mais complicada de todas, pois nela o msico j estudou um pouco e conhece algumas tcnicas (algumas) e j se sente o msico profissional, o rei da cocada preta. Aonde chega quer pegar seu instrumento e mostrar o pouco que sabe como se fosse algo extraordinrio. Nesta fase o msico perde a referncia musical e o seu espao. Em alguns casos triste, pois no se tem boa tcnica, nenhum conhecimento harmnico e terico, tal pessoa se torna extremamente Soberba. A soberba um sentimento enganoso e que leva a pessoa a acreditar que melhor do que realmente se colocando em nveis de pessoas bem melhores que ela. Ainda nesta segunda fase, existe um espirito de critica que acompanha o soberbo, fazendo que seus pensamentos e palavras sejam sempre negativos a respeito dos demais msicos. As trs fases do msico

16___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

3 Fase Essa fase geralmente alcanada pelo amadurecimento do msico, com tempo e experincia ele levado a entender e compreender coisas que antes no conseguia. Conforme ele vai amadurecendo e adquirindo experincia, ele comea a enxergar as coisas de uma forma diferente, adquire boa tcnica, bons relacionamentos e atravs de sua caminhada ele aprende a se colocar em seu devido lugar, nesta altura da sua vida ele j conheceu o preo que se paga para ser um bom msico, j experimentou horas de treino para tocar uma determinada msica, aprender uma tcnica, dias executando o mesmo exerccio para aprender uma escala, enfim, tudo que passou para alcanar seu objetivo como msico, sabendo que no universo musical no permite que ningum se ache o tal, pois sempre encontraremos algum melhor que ns. J obtive muita experincia boa e ruim por falta de humildade da minha parte e de outras pessoas que me cercavam, muitas coisas que aconteceram de ruim na minha vida poderiam ter sido evitada se essa qualidade fizesse parte da minha vida e do meu convvio social na minha adolescncia, mas Deus me proporcionou a chance de me reerguer e aprender com meus erros e adquirir uma experincia e poder passar isso adiante, para que outras pessoas no cometam os mesmo erros. Seja humilde, pois, at o sol com toda sua grandeza se pe e deixa a lua brilhar.

17___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

6. Interaja com outros msicos


Claudio Luiz Music Adorao em 1 Lugar

18___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

Este ponto muito importante, pois a interao com outras pessoas que esto vivendo o mesmo que voc lhe trar muitas experincias boas, afinal, todos ns estamos em um eterno aprendizado, por mais que voc esteja qualificado e bem familiarizado com seu instrumento, voc sempre poder aprender um pouco mais e essa interao muito importante, abaixo trarei algumas dicas que podero ajudar essa interao. Como posso me interagir com outros msicos?

A forma mais comum que vejo nos jovens msicos a formao de uma banda, s vezes a banda nem chega a tocar para grandes pblicos, mas o fato de estarem juntos em ensaios e reunies podem render grandes experincias e aprendizado. Quando me converti aos 14 anos, sempre cantava com playbacks, pois no tocava nenhum instrumento e a igreja onde congregava era bem pequena e com poucos recursos para investir em instrumentos. Foi quando tive a oportunidade de ministrar um louvor na igreja de um vizinho meu por intermdio de outro amigo. Esse vizinho era palestrante e visitava vrias igrejas levando a palavra de Deus e o irmo dele que era guitarrista tinha o desejo de montar uma banda com outros amigos, mas no tinha nenhum vocalista e me vendo ministrar convidou-me para um ensaio da banda, eu que tinha muito medo de cantar ao vivo com instrumentos, pois eram rarssimas as vezes que isso acontecia, fui meio apreensivo, mas chegando l me deparei com msicos bons, porm humildes e com vontade de aprender cada vez mais. Comecei a participar da banda e recebemos vrios convites para ministrar em diversas igrejas no Rio de Janeiro, foram dois anos abenoados e com muitas experincias boas, ruins e engraadas, por fim a banda terminou, pois todos tinham quase a mesma idade e estvamos servindo as foras armadas, o que consumia todo nosso tempo, depois alguns se mudaram, inclusive eu, mas foi uma poca incrvel onde adquiri muitas experincias que me ajudam at o dia de hoje. Por isso aconselho que se rena com seus amigos e monte uma banda, mesmo que seja s para ensaiar, com certeza lhe ajudar muito. Quais os benefcios de se interagir com outros msicos?

Alm de voc criar boas amizades, poder extrair grandes conhecimentos com msicos mais experientes e at mesmo com os que esto nivelados a voc, obter timas oportunidades de crescimento e at mesmo de trabalho, pois a msica tambm uma profisso. A internet hoje um grande meio de interao, onde podemos marcar ensaios, trocar partituras, msicas e muitas outras coisas. Por isso lhe aconselho a interagir com outros msicos e extrair o mximo de aprendizado, pois com certeza eles tambm aprendero com voc.

O segredo de um bom convvio est em lidar com os defeitos alheios da mesma maneira que lida com os seus.

19___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

Sobre o Autor
Claudio Luiz Music Adorao em 1 Lugar Claudio Luiz Analista de Sistemas, Tcnico de Rede e Hardware e est estudando desenvolvimento de Websites e Blogs. Atua tambm como professor de Canto Popular, estuda Piano e canto Black e tem sido convidado por diversas igrejas para eventos e congressos, por onde tem ministrado a palavra de Deus atravs da msica. Seu trabalho como ministro de louvor e ajudar jovens msicos a desenvolver seu talento musical priorizando a adorao a Deus, por isso fundou o blog www.claudioluizmusic.com.br, onde tem atuado como autor, publicando artigos e estudos sobre msica, visando o crescimento musical e espiritual dos jovens msicos dentro da igreja. Seu grande sonho poder viver da msica, abrir seu prprio estdio e se tornar um produtor musical.

Crticas, comentrios ou sugestes sobre este e-book. www.claudioluizmusic.com.br claudioluizmusic@yahoo.com.br

20___________________________________

E-Book criado por: www.claudioluizmusic.com.br Adorao em 1 Lugar


Todos os direitos Reservados

Claudio Luiz Music

Vous aimerez peut-être aussi