Vous êtes sur la page 1sur 3

IT - 14

SISTEMA DE DETECO E ALARME DE INCNDIO

SUMRIO
1 Objetivo 2 Aplicao 3 Referncias Normativas 4 Definies 5 Procedimentos

INSTRUO TCNICA 14

DIRETORIA DE ATIVIDADES TECNICAS Av. Augusto de Lima, 355 - Bairro Centro CEP 30.190-000 Site: www.bombeiros.mg.gov.br Email: dat3@cbmmg.mg.gov.br

SISTEMA DE DETECO E ALARME DE INCNDIO

1 OBJETIVOS 1.1 Estabelecer os requisitos mnimos necessrios para o dimensionamento dos sistemas de deteco e alarme de incndio, na segurana e proteo de uma edificao. 1.2 Adequar o texto da NBR 9441 - Execuo de sistemas de deteco e alarme de incndio, para aplicao na anlise e vistoria dos projetos tcnicos de proteo contra incndio submetidos ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG), atendendo ao previsto no Regulamento de Segurana Contra Incndio e Pnico nas edificaes e reas de risco no Estado de Minas Gerais. 2 APLICAO Aplica-se a todas as edificaes onde se exigem os sistemas de deteco e alarme de incndio, conforme Regulamento de Segurana Contra Incndio e Pnico nas edificaes e reas de risco do Estado de Minas Gerais. 3 REFERNCIAS NORMATIVAS Para compreenso desta Instruo Tcnica necessrio consultar as seguintes normas, levando em considerao todas as suas atualizaes e outras que vierem substitulas: Lei n 14.130, de 19 de dezembro de 2001 que dispe sobre a preveno contra incndio e pnico no Estado de Minas Gerais. Decreto Estadual n 44.270, de 01 de Abril 2006 Regulamento de Segurana Contra Incndio e Pnico nas edificaes e reas de risco no Estado de Minas Gerais. NBR 9441 - Execuo de sistemas de deteco e alarme de incndio.

NBR 11863 - Detectores automticos de fumaa para proteo contra incndio. NBR 13848 - Acionador manual para utilizao em sistemas de deteco e alarme de incndio. 4 DEFINIES Para os efeitos desta Instruo so adotadas as definies da NBR 9441, do Regulamento de Segurana Contra Incndio e Pnico nas edificaes e reas de risco no Estado de Minas Geraise da IT 02 - Terminologia de Proteo Contra Incndio e Pnico. 5 PROCEDIMENTOS 5.1 O Processo de Segurana Contra Incndio e Pnico de sistemas de deteco e alarme de incndio deve conter os elementos necessrios ao seu completo entendimento, onde os procedimentos para elaborao do Projeto Tcnico devem atender IT 01 - Procedimentos Administrativos. 5.2 Os detalhes para execuo grfica do Processo de Segurana Contra Incndio e Pnico devem atender aos procedimentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros (CBMMG), conforme IT 03 Smbolos Grficos para Projeto de Segurana Contra Incndio. 5.3 Todo sistema deve ter duas fontes de alimentao. A principal a rede de tenso alternada e a auxiliar constituda por baterias ou no-break.Quando a fonte de alimentao auxiliar for constituda por bateria de acumuladores ou no-break, esta deve ter autonomia mnima de 24 horas em regime de superviso, sendo que no regime de alarme deve ser de no mnimo 15 minutos, para suprimento das indicaes sonoras e/ou visuais ou o tempo necessrio para a evacuao da edificao. Quando a alimentao auxiliar for por gerador, dever ter

os mesmos parmetros de autonomia mnima prevista anteriormente. 5.4 As centrais de deteco e alarme devero ter dispositivo de teste dos indicadores luminosos e dos sinalizadores acsticos. 5.5 A central de alarme/deteco e o painel repetidor devem ficar em local onde haja constante vigilncia humana e de fcil visualizao. 5.6 A central deve acionar o alarme geral da edificao, que deve ser audvel em toda edificao. 5.6.1 Em locais de grande concentrao de pessoas, para se evitar tumulto, poder haver um pr-alarme (sinal sonoro) apenas na sala de segurana, junto central. Caso a edificao no tenha pessoal instrudo para tomar as providncias necessrias (na sala de segurana ou portaria 24 horas), a central deve possuir um temporizador para o acionamento posterior do alarme geral, com tempo de retardo de no mximo 2 minutos, caso no sejam tomadas s aes necessrias para verificar o pr-alarme da central. Nesses tipos de locais, pode-se ainda optar por uma mensagem eletrnica automtica de orientao de abandono, como pr-alarme, ao invs do alarme geral; sendo que s ser aceita essa comunicao, desde que exista brigada de incndio na edificao. Mesmo com o pr-alarme na central de segurana, o alarme geral obrigatrio para toda a edificao. 5.7 A distncia mxima a ser percorrida por uma pessoa, em qualquer ponto da rea protegida at o acionador manual mais prximo, no deve ser superior a 16 (dezesseis) metros. 5.8 Preferencialmente, os acionadores manuais devem ser localizados junto aos hidrantes. 5.9 Nas edificaes com mais de um pavimento, dever ser previsto pelo menos um acionador manual em cada pavimento. Os mezaninos estaro dispensados desta exigncia, caso o acionador manual do piso principal d cobertura/caminhamento para a rea do mezanino, atendendo o item 5.7. 5.10 Nas edificaes j construdas que no existir norma brasileira especfica, os sistemas de alarme podero seguir normas internacionais aceitas, mediante apresentao de cpia da norma adotada (traduzida) e ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica). Casos no contemplados por esta instruo e que no contrariem o Regulamento de Segurana Contra Incndio e Pnico nas edificaes e reas de risco no Estado de Minas Gerais 5.11 Onde houver sistema de deteco instalado, ser obrigatria a instalao de acionadores manuais, exceto para ocupao da diviso F6 da tabela 1, do Anexo I do Regulamento de Segurana Contra Incndio e Pnico nas edificaes e reas de risco no Estado de Minas Gerais, onde o acionador manual opcional.

5.12 Nos locais onde, devido a sua atividade sonora intensa, no seja possvel ouvir o alarme geral, ser obrigatria a instalao de avisadores visuais e sonoros. 5.13 Quando houver exigncia de sistema de deteco para uma edificao, ser obrigatria a instalao de detectores nos entreforros e entrepisos (pisos falsos) que contenham instalaes com materiais combustveis. 5.14 Os elementos de proteo contra calor que contenham a fiao do sistema devero ter resistncia mnima de 60 minutos. 5.15 Os eletrodutos e a fiao devem atender aos itens 5.3.8.1 a 5.3.8.5 da NBR 9441. 5.16 Os acionadores manuais instalados na edificao devem obrigatoriamente conter a indicao de funcionamento (cor verde) e alarme (cor vermelha) indicando o funcionamento e superviso do sistema, quando a central do sistema for do tipo convencional. Quando a central for do tipo inteligente, dispensa-se a presena dos leds nos acionadores, mas obrigatoriamente dever ter essa superviso na central. 5.17 Nas centrais de deteco e/ou alarme obrigatrio conter um painel/esquema ilustrativo indicando a localizao com identificao dos acionadores manuais ou detectores dispostos na rea da edificao, respeitadas as caractersticas tcnicas da central. Esse painel pode ser substitudo por um display da central que indique a localizao do acionamento. 5.18 Nos locais de reunio de pblico, tipo: casas de show, msica, espetculos, dana, discoteca, danceteria, sales de baile, etc, onde se tem naturalmente uma situao acstica elevada, ser obrigatria tambm a instalao de avisadores visuais, quando houver a exigncia de sistema de deteco e alarme. 5.19 Dever ser apresentado ao Corpo de Bombeiros, quando do pedido de vistoria, uma ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica) preenchida pelo responsvel tcnico pela instalao do sistema de deteco, garantindo que os detectores foram instalados de acordo com o prescrito na NBR 9441.

Vous aimerez peut-être aussi