Vous êtes sur la page 1sur 10

DIRIO DE BORDO

Mdulo 1 - Territrio da Arte e Cultura


Mdulos
Nas prximas dez semanas, voc vai estudar e discutir os seguintes temas: Mdulo 1 Territrio da Arte e cultura Mdulo 2 Territrio da materialidade Mdulo 3 Territrio de processos de criao Mdulo 4 Territrio de linguagens artsticas Mdulo 5 Territrio de forma-contedo Mdulo 6 Territrio de patrimnio cultural Mdulo 7 Territrio de saberes estticos e culturais Mdulo 8 Territrio de mediao cultural Mdulo 9 Processos educativos em Arte Mdulo 10 Avaliao contnua em Arte Dirio de bordo e portflio: instrumentos para dar visibilidade processualidade da trajetria pessoal. Convidamos voc a construir um Dirio de bordo. Nele voc registrar suas impresses, inquietaes, reflexes e ideias relacionadas aos contedos abordados, alm de respostas s perguntas que vo sendo feitas ao longo dos mdulos. Este um documento pessoal, cuja sntese dos registros ser enviada nos Mdulos 03 e 09. O dirio de bordo ser tambm o condutor da elaborao de seu portflio, um espao especial para a construo das encomendas feitas ao longo dos mdulos e que ser sintetizado ao final do curso e enviado no Mdulo 10. Para dar incio ao seu Dirio de bordo: Crie um arquivo (um documento no editor de textos de sua preferncia, como Word ou outros). Salve o arquivo em seu computador com o nmero do mdulo: ex:diriodebordoMO1.doc.

Convocando o olhar para ler e pensar sobre Arte


Aquecendo o olhar

Imagine-se andando no espao ao lado. Percorra-o com sua imaginao. Onde sua ateno se detm?

Nas linhas constitudas por tubos metlicos curvados e retorcidos com chapas de policarbonato que formam as superfcies?

Na transparncia, na leveza e no equilbrio que a linguagem escultrica da artista constri no espao em contraste com o peso e a dureza do material empregado?

possvel visualizar as linhas e as superfcies sem que o olhar penetre tambm na matria? R: Nas curvas e leveza da obra e na estrutura, onde suporte e matria se harmonizam de uma maneira impressionante. Nas curvas e leveza da obra e na estrutura que a mantm.

2.2.4 Uma provocao para o olhar II


O que mudou nesse agrupamento se o compararmos com o outro? Qual trajeto seu olhar fez? R: Ao contrrio do agrupamento anterior, que moveu seu olhar num trajeto histrico da Arte, esse agrupamento baseia-se em conexes, que uma forma de agrupar as imagens por meio de pontos comuns.

Vejamos quais as conexes usadas nesse agrupamento.

Registros

nas paredes de tneis e cavernas marcam a presena humana? Com que materialidades? Sobre quais suportes e com quais matrias? R: Sim, nos do indcios da presena humana, deixando sua impresso, sua percepo de mundo, tendo como suporte as paredes de cavernas e tneis, utilizando-se de recursos e ferramentas prprios de seu tempo.

necessrio preservar obras de arte que habitam a rua, assim como aquelas abrigadas em museus ou qualquer manifestao artstica, por seu patrimnio cultural? R: Esses registros so parte da cultura/histria local por isso a importncia de sua preservao.

fotografia registra monumentos, mas tambm uma das linguagens artsticas? R: Sim, um dos recursos muito utilizados na arte efmera, muito comum na arte contempornea.
Pinturas,

dana clssica, um espetculo de teatro e sua cenografia em palco ou em espaos no convencionais nos contam histrias? R: Sempre trazem uma histria,uma cultura especfica.
O

que dizem os corpos de danarinos, atores? O que dizem os corpos esculpidos, desenhados, pintados, fotografados? R: O corpo um suporte na arte que comunica e interage, passando uma mensagem.
Que

diferenas so essas em tempos e espaos diferentes a nos provocar novos saberes estticos e culturais? R: Que processos de criao o ser humano produz em busca da sonoridade transformada em msica e partitura? O dilogo com a matria, a vida, o repertrio pessoal e cultural inventam linguagens e obras? A luz matria e elemento formal a construir sentidos na estreita relao forma-contedo? Que mediao cultural pode provocar encontros significativos com a Arte? Mdulo 3 - Processo de criao

1.2.1 Para comeo de conversa


Aquecendo o olhar Dirio de bordo Com um olhar curioso e repleto de ateno, assista ao vdeo. Em seguida, registre suas impresses escrevendo, a partir do que viu e ouviu, qual viso de processo de criao mostrou-se significativa para voc. R: O processo de criao uma rede que est conectada no s s diversas reas da linguagem, mas prpria vida e cotidiano do artista. O artista livre

em sua criao ao mesmo tempo em que precisa estabelecer restries para alcanar resultados, caso contrrio, nada acontece. Criar situaes que iro permear o processo de criao, que daro um norteamento, um mapa onde se pode buscar a qualquer momento informaes, interagindo e possibilitando acrescentar e modificar o todo antes de sua finalizao. O caderno do aluno uma ferramenta que possibilita esses registros. O professor como mediador deve orientar e informar os alunos sobre a importncia dos registros que podem ser feitos no caderno do aluno onde poder buscar suas referncias posteriormente e h qualquer momento durante o processo de criao.

O que estudamos no territrio de criao?


O estudo do processo de criao artstica nos desloca para olhar, pensar e entrar em estado de inveno, operando com o fazer artstico. O processo de criao ser olhado e pensado como produo sensvel, inteligente e, portanto, como trabalho, como uma ao concretizada pelo artista ou pelo aluno. Produo que feita e construda em um percurso criador, revelador de uma potica pessoal. Olhando mais de perto para o processo de criao, investiga-se tanto o fazer artstico dos artistas como o do aluno para alm da ideia de um nico trabalho acabado, um produto finalizado

1.5.1 Documentrio: Rastros de processo colaborativo


O processo de criao um assunto apaixonante e cheio de desdobramentos para serem estudados. Agora, vamos aproxim-lo(a) de um certo modo de pensamento criador: o coletivo de criao por meio do processo colaborativo. Dirio de bordo Para pensar e anotar. A partir do que voc assistiu sobre processo colaborativo, quais so as diferenas no modo de criao em relao a outros processos que voc conhece? Em sala de aula, para desenvolver projetos de modo colaborativo, de que modo ser sua atuao como professor(a)? R: No processo colaborativo no h uma proposta fechada para realizar uma produo. um processo aberto onde todos os

envolvidos coletam informaes que podero ou no fazer parte do produto final. A ideia inicial vai sendo modificada e acrescida de forma improvisada. Sob a orientao de um diretor/supervisor que ajusta o processo criativo s diversas possibilidades fornecidas pelo grupo. IMPORTANTE:

1.5.2 Processo colaborativo

Voc assistiu e ouviu falar de Antnio Arajo sobre processo colaborativo na criao teatral do grupo Teatro da Vertigem. Processo colaborativo um termo que no incio dos anos de 1990 comea a aparecer para nomear um modo de criao em que todos os integrantes, a partir de suas funes artsticas especficas, tm igual espao propositivo, produzindo uma obra cuja autoria compartilhada por todos. Ou seja, no processo de criao teatral, o diretor no mais importante que o dramaturgo, o dramaturgo no mais importante que o ator e assim por diante. Desse modo, a dinmica do processo colaborativo "desierarquiza" mais do que representa uma "ausncia" de hierarquias. O modo de criao do processo colaborativo tambm est presente nas outras linguagens da arte. Em artes visuais, por exemplo, h grupos de artistas que atuam de forma conjunta, no hierrquica, com criao coletiva de proposies artsticas. A proposta do coletivo de artistas buscar realizar seus projetos pela unio de esforos e compartilhamento de decises. Para isso, so flexveis, geis e com capacidade de improvisao frente a desafios para desenvolver a ao e a colaborao criativa. Coerentemente, buscam atuar fora dos espaos de arte preexistentes no sistema de arte como museus, centros culturais e galerias comerciais , provocando situaes de confluncia entre reflexo, produo artstica e questionamentos sobre o papel do artista. Nesse contexto, a noo de autoria nica inexistente, pois h uma relao dialtica entre o indivduo e a coletividade. O processo colaborativo fruto direto da criao coletiva das dcadas de 1960 e 1970. Voc ler mais sobre a criao coletiva neste mdulo, especialmente em perspectivas do processo de criao em teatro.

ARTE
Mdulo 1 - Territrio da Arte e Cultura

2.6.1.1 Artes visuais - Situao de Aprendizagem

V para a Situao de Aprendizagem 3 Apreciao do Caderno do Aluno da 5 srie (6 ano, vol. 3, p. 21-27).

Qual o fio condutor de uma curadoria educativa?


Dentre outras possibilidades de resposta a essa problematizao, podemos dizer que:

O conceito a ser trabalhado neste bimestre est presente em todas as imagens, ou seja, a luz como elemento, ferramenta e matria da Arte. H uma provocao para que seja feita a leitura das imagens por meio de uma anlise comparativa de pocas diversas, conectando o gtico Arte contempornea. O agrupamento prope a diversidade de linguagem das artes visuais: pintura, escultura, vitral, instalao, que, assim, tambm ganham sentidos diversos.

Para aprofundar as possibilidades dessa Situao de Aprendizagem, propomos que voc leia o Caderno do Professor da 5 srie (6 ano, vol. 3, p. 25-29). Depois de feita a leitura, responda: Sobre o que voc sente necessidade de pesquisar? Que outras imagens poderiam ampliar a apreciao do Caderno do Aluno? Registre suas respostas e reflexes em seu dirio de bordo.

R: Achei interessante a presena da luz em todas as imagens, como elemento, ferramenta e matria da arte. Gostaria de me aprofundar mais nesse tema (assunto).
Tendo a luz e a sombra como elementos estticos das artes visuais, os contedos potenciais abordados so: o claro e o escuro, a sombra e a luz; as relaes entre luz e cor; as cores primrias (da luz, tradicionais e para impresso); a percepo das cores; a dimenso simblica da luz e da cor. Dirio de bordo O que voc percebe sobre os contedos potenciais a partir do territrio percorrido? Anote suas reflexes no dirio de bordo.

R: Os contedos potenciais percorridos nesse territrio esto focados nos elementos estticos das artes visuais.

2.6.2.1 Dana - Situao de Aprendizagem


Para aprofundar as possibilidades dessa Situao de Aprendizagem, propomos que voc leia o Caderno do Professor da 5 srie (6 ano, vol. 3, p. 14-16) e depois responda: Sobre o que voc sente necessidade de pesquisar? Que outras imagens poderiam ampliar a apreciao do Caderno do Aluno? Registre suas respostas e reflexes em seu dirio de bordo.

R: Gostaria de me aprofundar mais sobre a utilizao da luz no teatro, a origem de sua utilizao e funo.
Dirio de bordo O que voc percebe sobre os contedos potenciais a partir do territrio percorrido? Anote suas reflexes no dirio de bordo.

R: H um caminho minucioso percorrido que oferece ao aluno conhecimentos sobre a utilizao da luz como elemento na dana.

2.6.3.1 Msica - Situao de Aprendizagem


Depois de ler as pginas indicadas do Caderno do Professor, responda: Sobre o que voc sente necessidade de pesquisar? Que outras escutas poderiam ampliar a apreciao do Caderno do Aluno? Registre suas respostas e reflexes em seu dirio de bordo.

R: Foram sugeridas nesse percurso que uniu luz e msica diversas experincias com o intuito de se explorar e pesquisar esse territrio.

2.6.4.3 Teatro - Contedos potenciais


Dirio de bordo O que voc percebe sobre os contedos potenciais a partir do territrio percorrido? Anote suas reflexes no dirio de bordo.

R: A funo da luz no teatro, fruto da potica e que intencionalmente provoca sensaes no expectador, gerando significados e construindo sentidos. QUESTO DISCURSIVA.

Conceitos so focos importantes no Currculo do Estado de So Paulo para o Ensino de Arte. So eles que movem os estudos em cada uma das linguagens artsticas. No item Mos obra, voc estudou os possveis fios condutores para compor curadorias educativas e tambm como as aes expressivas e os contedos potenciais em cada uma das linguagens artsticas so apresentados no Caderno do Professor e do Aluno, tendo como foco o mesmo conceito. A partir desses estudos: 1. Relacione as diferenas que voc percebe entre o modo como so propostos nos Cadernos os processos educativos em Arte e outras formas de processos educativos. 2. Aps desenvolver o conceito que proposto num determinado bimestre, caso seus alunos tenham necessitado de melhor compreenso em uma ou mais linguagens artsticas sobre o conceito abordado, a realizao da nutrio esttica ajudou na retomada de tal conceito? Voc concorda e/ou discorda que a nutrio esttica possibilita a melhor compreenso do conceito estudado? Fundamente a sua resposta, frente ao que voc estudou neste mdulo.. 1 - A linguagem da arte e suas paisagens distintas: as artes visuais, a msica, o teatro ou a dana; e o encontro com os textos de Gilles Deleuze, prope a ns educadores, um direcionamento compreensvel e funcional na prtica docente. A proposta curricular em si boa, porm o modo como ela est sendo introduzida e trabalhada deixa muito a desejar, pois se faz necessrio que e o professor tenha condio de conhecer esse contedo e se preparar para trabalh-lo. A proposta curricular oferecida pela SEES a nica que tive acesso, desconheo outras prticas pedaggicas. 2 - Sim, pois a nutrio esttica potencializa a formao e expande o repertrio cultural dos alunos diante dos contedos propostos. nesse momento que temos a possibilidade de avaliar e observar o que eles fazem, falam, comentam, tanto no fazer artstico como na leitura de imagens cuidando para no silenciar sua potica pessoal.

Mdulo 2 - Territrio da Materialidade Mdulo 3 - Territrio de processos de criao

Mdulo 4 Territrio de linguagens artsticas

Resumidamente: "Interveno na minha rua" * chamar a ateno sobre o constante abandono de animais domsticos abandonados e concientizar a populao local sobre esse grave problema; * participariam da interveno: moradores da rua e membros da associao protetora de animais que atuam no bairro; * com recursos prprios dos participantes; * a divulgao seria feita atravs de panfletos e rede social; * o evento seria registrado atravs de cmeras fotogrficas e de vdeos.
Neste curso voc est vivendo um momento de trajetria formativa, uma possibilidade de produo de sua professoralidade, entendendo por "professoralidade" o processo de constituio de si como professor(a), nesse contexto de formao. Nesse sentido, voc deve estar descobrindo um novo(a) professor(a) em si mesmo(a).

Para refletir sobre este processo de formao, resgate as suas anotaes no seu Dirio de bordo e faa um texto-sntese dos seus registros. Ao construir o texto-sntese reflita tambm sobre: O que possvel perceber de seu prprio processo de criao? Que tipo de professor est surgindo dentro de voc? Que movimentos de criao est vivendo esse professor(a) que est surgindo? Que projetos tem esse professor(a)?

Para finalizar o seu texto escolha uma imagem da galeria abaixo que melhor represente, de forma metafrica, a sua trajetria neste curso at aqui, neste mdulo, e responda a questo: Podemos olhar para a docncia como um processo de criao?.

Vous aimerez peut-être aussi