Vous êtes sur la page 1sur 4

A leitura compreenso; que produo; que interao com o meio.

io. E o homem que um leitor crtico, um ser ativo em sociedade, capaz de expressar pensamentos e incorporar significaes no processo social em que vive. Ento, leitura uma ao cognitiva e poltica no quotidiano humano. o processo de leitura que desvela que o ldico um princpio motivador que aproxima o leitor do real, despertando o prazer que por vezes reprimido em virtude de leituras forosas que fogem do compromisso de relacion- las com a expresso da liberdade. preciso saber ler para obter informaes bsicas e para procurar informaes especficas. E diante desse fato que devemos discutir crise e igualdade da educao da lngua materna no Brasil. O progresso e a educao caminham juntos, ento se faz necessrio abarcar o tema em debates que almejam prosperidade. Ora, se existem crises, quer seja na sade, no meio ambiente, nos meios de comunicao etc., uma das alternativas para a soluo se d por meio da educao, que vem por meio da leitura. EDUCAO E LEITURA

A educao, como a sociedade, heterognea. E com as constantes modificaes sociais o ato de trabalhar a lngua materna em sala de aula tornase cada vez mais complexo no Brasil, partindo do pressuposto que ela deve ser inclusiva e igual para todos. Diariamente cresce o nmero de alfabetizados: mas o nmero no proporcional qualidade dessa educao. Basta que se analise a quantidade de desempregados no pas pelo baixo nvel de conhecimento cientfico. E ao professor da lngua materna cabe o nus maior, de tornar seu aluno apto a uma leitura reflexiva de mundo. Torn-lo sujeito ativo de seus conhecimentos. A importncia da leitura para o aluno no se encontra apenas dentro dos muros da escola, mas est fora deste quotidiano escolar, ou seja, a materializao da leitura crtica feita alm do espao fsico escolar. Na entrevista para o emprego; no exame de vestibular; no concurso pblico; na hora de pagar contas; assinar um contrato; exercer a democracia ou question-la etc. atravs das relaes de dilogo com o texto que o aluno incorpora um processo dialtico, permitindo re-elaborao criativa do pensamento. Leitura a produo de sentidos. Mas ela deve interessar ao leitor. Cabe escola proporcionar ao aluno condies de se tornar um leitor crtico. Pois existe uma relao dialtica entre leitura e produo de textos. No entanto, como analisa Joo Wanderley Geraldi no livro O texto na sala de aula, Na escola no se leem textos, fazem-se exerccios na interpretao e na anlise de textos. E isto nada mais do que simular leituras.

Um ato social e poltico, a leitura e sua materializao fazem parte do cotidiano humano. A sociedade exige que, para exercer uma cidadania completa, o usurio da lngua consiga atender a algumas demandas bsicas de uso, a exemplo da leitura. preciso saber ler para obter informaes bsicas e para procurar informaes especficas. A leitura o meio pelo qual os povos interagem e at pela construo de uma identidade nacional.

LER E COMPREENDER

A leitura compreensiva ocorre pelo princpio da liberdade e da diversidade. Liberdade de escolha do leitor de modo que esta lhe seja apresentada como opo, e no por obrigao. a partir do prazer pela leitura que o leitor despertar para os demais benefcios que esta lhe proporciona. Despertando o prazer, outros fatores a ela associados sero desenvolvidos, como a finalidade da leitura, por exemplo. Em geral, l-se por curiosidade e prazer. E, s aps estes estgios, l-se por necessidade.

Ler e refletir sobre o que se est lendo na sociedade contempornea tornou-se mecanismo de sobrevivncia, condio irrefutvel para conviver com as constantes mudanas sociais e ter subsdios para acompanhar estas mudanas.

O ato de trabalhar textos no limitado, mas um contexto social do ser humano de interferir na formao de outro texto e desenvolver uma viso capaz de pensar, refletir, analisar e transformar o seu contexto social de forma intertextual. Portanto, quando os nveis de compreenso tm seu espao reconhecido no processo interacional da leitura e produo como assunto afim fica mais fcil programar o exerccio da reflexo fazendo com que o aluno possa materializa seus conhecimentos incorporados na escola de forma positiva em sua vida social.

A compreenso da leitura forma-se em um nvel contnuo de aprendizado, que acaba por criar um elo de dependncia para que aja um resultado satisfatrio, ou seja, para que o corpo discente obtenha um padro de leitura exigido pela sociedade contempornea. preciso saber ler para obter informaes fundamentais e para procurar informaes peculiares. Existe uma demanda

social pela proficincia em leitura e escrita, que se acelera na mesma medida dos avanos tecnolgicos modernos. O mercado de trabalho exige pessoas com nveis de formao sempre mais elevados. Assim, a capacidade de leitura, muito alm da prpria alfabetizao, tornou-se o instrumento bsico da educao. LEITURA NO ENSINO Cabe escola a tarefa de letramento capaz de fazer o aluno assumir o papel principal no processo do conhecer. Estabelecer mecanismos para leitura o primeiro passo. A ao pedaggica deve ser mediadora entre o leitor e os textos, permitindo ao aluno transformao pessoal, dispondo por meio da leitura a possibilidade de conhecer a diversidade de gneros textuais a fim de ter uma melhor insero na sociedade. Em geral, as tentativas de leitura em sala de aula vo direto ao ponto: apresentam-se textos e prope-se a leitura, sucedida de interpretao destes, sem as motivaes preliminares que norteariam com mais xito as atividades de leitura em sala de aula. Dispondo de pouco tempo, com aulas demarcadas em minutos, educadores so impulsionados a fazerem do processo de leitura, uma aprendizagem mecnica, com tempo e finalidades delimitados. Gastar esse precioso tempo com leitura , na mente retrgada da maioria dos professores, um desperdcio. O que poucos admitem, mas que evidente, que, se o professor utilizasse todo o tempo de suas aulas com leitura, os demais contedos que motivam a delimitao da leitura seriam naturalmente assimilados. no contato com as palavras, com os textos, com os livros e leituras em geral, que o indivduo compreende a funcionalidade e a inter- relao das palavras entre si e a lgica gramatical da lngua; aumenta o acervo de palavras do prprio vocabulrio a fim de desempenhar melhor suas expresses orais ou escritas e principalmente: amplia seu conhecimento de mundo que deve preceder o conhecimento escolar, visto que, educa-se para a vida e no para as limitaes das paredes escolares. O professor deve ser visto como parceiro do aluno em todo o processo de aprendizagem. Ele se caracteriza como privilegiado no ato de selecionar textos para o educando. E deve ser cauteloso fazendo observaes e anlises, oferecendo alternativas, colaborando para o incentivo a leitura, ao invs de reprimir. Focando a importncia de se manter uma relao entre leitura e conhecimento da lngua, faz necessrio que a escola e o professor como orientadores se tornem participantes ativos dessa corrente de pensamento.

Leitura num contexto

No livro Introduo Filosofia (So Paulo, Cortez, 2004), o professor Cipriano Carlos Luckesi escreve: Na escola que, pela hipertrofia do uso do modo indireto de apropriao do conhecimento, muitas vezes, o intermedirio do conhecimento transformado, mistificado, reificado como se fosse a prpria realidade a ser entendida. Existem professores que selecionam textos extremamente difceis de compreender. O texto passa a ser a dificuldade para o aluno, e no o mundo que o texto pretende expressar. Um homem considerado analfabeto ou semi-analfabeto foi podado antes mesmo de aflorar sua capacidade criadora e investigadora. O estmulo ao conhecimento abre portas a uma viso mais ampla dos saberes do aluno, e essa viso deve ser levada em considerao pelo simples fato de fazer esse aluno ascender qualidade do que se ensina, daquilo que pode ser, em sentidos diversos, aprendido. Todo texto feito para ser compreendido, ele tem um motivo por ter sido escrito, a lgica que se tenha conseguido estabelecer um lao de interao entre autor e interlocutor. E posteriormente a criao de outros textos. Como escreveu Bakhtin, uma inscrio produzida para ser compreendida e orientada para uma leitura num contexto de vida cientifica ou da realidade literria do momento num contexto ao qual parte integrante. A palavra, como o signo da expresso, est ligada incondicionalmente situao social e desempenha um papel essencial na relao entre locutor e interlocutor, permitindo a interao das ideias e, simultaneamente, o conhecimento um do outro. O PAPEL DO PROFESSOR Nunca demais lembrar o que dizem os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Ao professor cabe planejar, implementar e dirigir as atividades didticas, como objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforo de ao e reflexo do aluno, procurando garantir aprendizagem efetiva. Cabe tambm assumir o papel de informante e de interlocutor privilegiado, que tematiza aspectos prioritrios em funo das necessidades dos alunos e de suas possibilidades de aprendizagem.

Vous aimerez peut-être aussi