Vous êtes sur la page 1sur 7

PLANEJAMENTO DAS AES DIDTICO-PEDAGGICAS DO SETOR DE ENSINO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DE ARATUBA 2013 EDUCAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E II

AO 1. Elaborao do calendrio de visitas, formao e planejamento. 2. Realizao de formaes continuadas para professores e coordenadores. 3. Avaliao sistemtica e processual das formaes. 4. Fortalecimento das aes de acompanhamento pedaggico(visita s escolas). 5. Lanamento de projetos(leitura, PSE, AGRINHO, OBA, OBMEP, cultura afro-brasileira e outros) pedaggicos com temas voltados para a soluo das problemticas educacionais. 6. Reunies mensais com o ncleo gestor das escolas a respeito do planejamento. 7. Avaliao diagnstica nas escolas da rede municipal e indgena.

OBJETIVOS Otimizar, organizar e acompanhar as atividades propostas. Colaborar no processo de formao continuada desses profissionais. Analisar a eficcia das formaes . Contribuir para a promoo da qualidade do atendimento oferecido s crianas e adolescentes. Inserir no cotidiano das escolas projetos relacionados realidade dos educandos. Preparar os coordenadores e diretores para o planejamento das vivncias e contedos escolares a serem desenvolvidos nos planejamentos mensais. Verificar o nvel de aprendizagem cognitiva dos educandos a partir dos descritores dentro das disciplinas de Portugus e Matemtica. Verificar o nvel de conhecimento da estrutura e gnero textual. Reforar o aprendizado cognitivo dos alunos para o ingresso no ensino mdio. Acompanhar pedagogicamente os coordenadores no trabalho com os professores. Estimular o hbito de ouvir histrias e incentivar o gosto dos aprendizes pela leitura. Mostrar o espetculo que uma simples aula pode ser. Possibilitar aos professores o aperfeioamento dos contedos ministrados por eles em sala de aula.

PBLICO ALVO Educ. Infantil, Fund. Fund. II. Educ. Infantil, Fund. Fund. II. Educ. Infantil, Fund. Fund. II. Educ. Infantil, Fund. Fund. II.

RESPONSVEIS I e Equipe pedaggica. I e Equipe pedaggica. I e Equipe pedaggica. I e Equipe pedaggica.

Educ. Infantil, Fund. I e Equipe pedaggica. Fund. II.

Educ. Infantil, Fund. I e Equipe pedaggica. Fund. II.

Fundamental I e II

Equipe pedaggica.

8. Avaliao diagnstica de produo textual(redao) no ms de agosto. 9. Reforo diferenciado para os alunos do 9 ano. 10. Acompanhamento dos planos de aula junto aos coordenadores escolares (nas escolas). 11. Realizao de atividades literrias nas salas de aula. 12. Vivncias das teorias pedaggicas nas escolas. 13. Formao em servio para os professores.

Fundamental I e II Fundamental II 9

Equipe pedaggica. Equipe pedaggica.

Educ. Infantil, Fund. I e Diretores de Ensino. Fund. II. Educ. Infantil, Fund. I e Equipe pedaggica. Fund. II. Fundamental II. Equipe pedaggica e administrativa. Educ. Infantil, Fund. I e Equipe pedaggica da e Fund. II. coordenadores pedaggicos

AES DIDTICO-PEDAGGICAS 2013 SECRETARIA DE EDUCAO BSICA DE ARATUBA MODALIDADE EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS EJA & PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO - PBA AO OBJETIVOS PBLICO ALVO RESPONSVEIS 1. Elaborao do calendrio de visitas, Otimizar, organizar, incentivar e acompanhar as EJA 1 e 2 segmentos. Equipe formao e planejamento. atividades propostas pelos educadores. pedaggica e coordenadora da EJA. 2. Participar das aulas da EJA durante as Observar o desempenho da turma e o incentivo EJA 1 e 2 segmentos. Equipe visitas e se envolver nas atividades junto com demonstrado pelo professor para com os alunos pedaggica e os alunos. durante as aulas. coordenadora da EJA. 3. Organizar com o nutricionista um cardpio Melhorar a qualidade alimentar da merenda EJA 1 e 2 segmentos. Equipe diferenciado para a merenda escolar da EJA. oferecida aos aprendizes, considerando suas pedaggica, necessidades. coordenadora da EJA e nutricionista 4. Oferecer aulas de informtica direcionadas Oportunizar aos educandos a convivncia e o EJA 1 e 2 segmentos. Coordenao da para as dificuldades dos alunos. aprendizado com outros saberes. EJA e coordenao escolar. 5. Comemorar o aniversrio dos alunos da Valorizar e reconhecer a importncia do aluno EJA 1 e 2 segmentos. Coordenao da EJA, em sala, mensalmente. para a sociedade em que vive. EJA e professores. 6. Acompanhar didaticamente os planos de Orientar e desenvolver junto com o professor Jovens, adultos e idosos. Equipe

aula dos professores da EJA.

contedos do cotidiano dos alunos.

7. Fazer levantamento, junto s secretarias Oferecer aos funcionrios que no tm o Ensino municipais, dos funcionrios em condies de Fundamental I a retomada dos estudos. matrcula na EJA. 8. Realizar pesquisa domiciliar para saber os Criar uma poltica de incluso que permita, a a alunos que esto fora da escola. partir da realidade coletada, oferecer escola de qualidade a todos os interessados em retomar os estudos. 9. Realizar avaliao nas disciplinas de Organizar a vida escolar dos alunos que no Lngua Portuguesa e Matemtica para os tiveram oportunidade de frequentar a escola alunos da EJA que no possuem vida escolar. desde sua infncia. 10. Realizar parceria com a secretaria de Valorizar, estimular, socializar e inserir o assistncia social para formar turmas de EJA pblico da 3 idade nas atividades de no Clube do Idoso com aulas de leitura, fortalecimento da cidadania e desenvolvimento escrita, arte, informtica e outros. do municpio. 11. Realizar parceria com a secretaria de Atender a necessidade dos alunos com sade para definir calendrio de atendimento problemas visuais. oftalmolgico aos alunos da EJA. 12. Efetivar a parceria local da EJA com a Inserir os alunos do PBA nas turmas da EJA coordenao do Programa Brasil Alfabetizado para que haja uma continuidade da para que os alunos ao sarem do PBA no se aprendizagem e uma melhor qualidade de vida evadam dos estudos. para todos. 13. Avaliar a aprendizagem cognitiva dentro Analisar os resultados das avaliaes e da leitura e da escrita. definir o nvel de aprendizagem dos alunos dentro dos aspectos analisados. 14. Realizar encontros pedaggicos para acompanhar os formadores e definir o trabalho cotidiano. 15. Fomentar e cobrar das escolas a implementao das aes propostas para a ampliao e fortalecimento do PBA. 16. Acompanhar e implementar as aes dos Contribuir com os alfabetizadores para intervir de forma sistemtica no processo de aprendizagem dos alunos do PBA. Contribuir para a eficcia do programa, de modo que sua execuo seja qualitativa e o atendimento satisfatrio. Conhecer e aperfeioar as aes pedaggicas no

pedaggica e coordenadora da EJA. Funcionrios pblicos Equipe temporrios, concursados pedaggica e e terceirizados. administrativa da secretaria. Crianas, jovens, adultos Equipe e idosos. pedaggica e agentes de sade da famlia Jovens, adultos e idosos.EqEquipe pedaggica e Coordenao da EJA. Pessoas da 3 Idade. Coordenao da EJA e Sec. De Ao Social. Alunos da EJA. Sec. de Educao e Sec. de Assistncia Social. Aprendizes do PBA e da Equipe EJA. pedaggica da secretaria. Jovens, adultos e idosos do PBA. Alfabetizadores, coordenadores e gestor local do programa. Professores e Gestor local e coordenador. secretaria de educao. Jovens, adultos e idosos. Gestor local, equipe pedaggica e ncleo gestor. Jovens, adultos e idosos. Gestor local,

coordenadores e alfabetizadores.

mbito do programa.

17. Organizar e planejar os contedos a Subsidiar com orientaes didticas e Jovens, adultos e idosos. serem trabalhados pelos alfabetizadores do metodolgicas o trabalho dos alfabetizadores. PBA. 18. Programar e executar as formaes para Colaborar com o processo de os alfabetizadores e coordenadores do PBA. continuada desses trabalhadores. formao Jovens, adultos e idosos.

19. Formar uma turma de alunos do PBA na Oportunizar aos alunos do PBA o convvio com Jovens, adultos e idosos. Escola Maria Jlia e na Ao Social. a realidade escolar e mostrar a rotina de aprendizagem da escolar regular numa dinmica real de socializao.

equipe pedaggica e ncleo gestor. Equipe pedaggica e secretaria de educao. Gestor local e equipe pedaggica. Secretaria de Educao e equipe pedaggica.

14. Realizar encontros pedaggicos para acompanhar os formadores e definir o trabalho cotidiano. 15. Fomentar e cobrar das escolas a implementao das aes propostas para a ampliao e fortalecimento do PBA. 16. Acompanhar e implementar as aes dos coordenadores e alfabetizadores.

Contribuir com os alfabetizadores para intervir Professores e coordenador. de forma sistemtica no processo de aprendizagem dos alunos do PBA. Contribuir para a eficcia do programa, de modo Jovens, adultos e idosos. que sua execuo seja qualitativa e o atendimento satisfatrio. Conhecer e aperfeioar as aes pedaggicas no Jovens, adultos e idosos. mbito do programa.

17. Organizar e planejar os contedos a Subsidiar com orientaes didticas e Jovens, adultos e idosos. serem trabalhados pelos alfabetizadores do metodolgicas o trabalho dos alfabetizadores. PBA.

Gestor local e secretaria de educao. Gestor local, equipe pedaggica e ncleo gestor. Gestor local, equipe pedaggica e ncleo gestor. Equipe pedaggica e secretaria de educao.

AES DIDTICO-PEDAGGICAS 2013 SECRETARIA DE EDUCAO BSICA DE ARATUBA Programa de Alfabetizao na Idade Certa - PAIC 1. Elaborao do calendrio de visitas, formao Otimizar, organizar, incentivar e e planejamento. acompanhar as atividades propostas pelos educadores. 2. Participar das aulas da EJA durante as visitas Observar o desempenho da turma e o e se envolver nas atividades junto com os incentivo demonstrado pelo professor para alunos. com os alunos durante as aulas. 3. Organizar com o nutricionista um cardpio Melhorar a qualidade alimentar da merenda diferenciado para a merenda escolar da EJA. oferecida aos aprendizes, considerando suas necessidades. 4. Oferecer aulas de informtica direcionadas Oportunizar aos educandos a convivncia e para as dificuldades dos alunos. o aprendizado com outros saberes. 5. Comemorar o aniversrio dos alunos da EJA, em sala, mensalmente. 6. Acompanhar didaticamente os planos de aula dos professores da EJA. EJA 1 e 2 segmentos. EJA 1 e 2 segmentos. EJA 1 e 2 segmentos. EJA 1 e 2 segmentos. Equipe pedaggica e coordenadora da EJA. Equipe pedaggica e coordenadora da EJA. Equipe pedaggica, coordenadora da EJA e nutricionista Coordenao da EJA e coordenao escolar. Coordenao da EJA e professores. Equipe pedaggica e coordenadora da EJA.

Valorizar e reconhecer a importncia do EJA 1 e 2 segmentos. aluno para a sociedade em que vive. Orientar e desenvolver junto com o Jovens, adultos e idosos. professor contedos do cotidiano dos alunos.

7. Fazer levantamento, junto s secretarias municipais, dos funcionrios em condies de matrcula na EJA. 8. Realizar pesquisa domiciliar para saber os alunos que esto fora da escola.

9. Realizar avaliao nas disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica para os alunos da EJA que no possuem vida escolar. 10. Realizar parceria com a secretaria de assistncia social para formar turmas de EJA no Clube do Idoso com aulas de leitura, escrita, arte, informtica e outros. 11. Realizar parceria com a secretaria de sade para definir calendrio de atendimento oftalmolgico aos alunos da EJA. 12. Efetivar a parceria local da EJA com a Inserir os alunos do PBA nas turmas da coordenao do Programa Brasil Alfabetizado EJA para que haja uma continuidade da para que os alunos ao sarem do PBA no se aprendizagem e uma melhor qualidade de evadam dos estudos. vida para todos.

Oferecer aos funcionrios que no tm o Ensino Fundamental I a retomada dos estudos. Criar uma poltica de incluso que permita, a a partir da realidade coletada, oferecer escola de qualidade a todos os interessados em retomar os estudos. Organizar a vida escolar dos alunos que no tiveram oportunidade de frequentar a escola desde sua infncia. Valorizar, estimular, socializar e inserir o pblico da 3 idade nas atividades de fortalecimento da cidadania e desenvolvimento do municpio. Atender a necessidade dos alunos com problemas visuais.

Funcionrios pblicos temporrios, concursados e terceirizados. Crianas, jovens, adultos e idosos.

Equipe pedaggica e administrativa da secretaria. Equipe pedaggica e agentes de sade da famlia

Jovens, adultos e idosos. Pessoas da 3 Idade.

EqEquipe pedaggica e Coordenao da EJA. Coordenao da EJA e Sec. De Ao Social. Sec. de Educao e Sec. de Assistncia Social. Equipe pedaggica da secretaria.

Alunos da EJA. Aprendizes do PBA e da EJA.

Vous aimerez peut-être aussi