Vous êtes sur la page 1sur 7

GOMOMETER

Anlise e conselhos personalizados para

RELATRIO DO
http://www.tribovibe.com.br/inicial
criar sites mais otimizados para celular

Inclui:
Como os clientes de celular veem seu site atual Verificao da velocidade de carregamento do site Dicas para empresas editor Conselhos personalizados para seu site 10 prticas recomendadas da publicidade para celular Prximas etapas

OL. AGRADEcEMOs pOR usAR O GOMOMETER.


Este relatrio destaca algumas constataes principais sobre seu site e o que voc pode fazer para torn-lo mais otimizado para celular. Boa sorte! Voc pode nos encontrar em gomobrasil.com.br se precisar de ajuda.

DIcAs pARA VEIcuLOs


Como um editor, sua meta que os usurios pesquisem, descubram e se envolvam com o contedo em seu site. Seus usurios esperam resultados precisos com rapidez e excelente contedo, independentemente da plataforma de visualizao. importante que seu website para celular oferea uma experincia positiva para o usurio. Estes itens so muito importantes para sua empresa: Verifique se seu website para celular est acessvel e funcionando bem na maioria dos principais dispositivos, como iPhones e celulares com Android. Otimize suas imagens para carregamento rpido e evite contedo que exige plug-ins para exibio, como Flash, que no funciona em muitos dispositivos mveis. Facilite a experincia dos usurios na pesquisa de contedo criando botes de navegao claros e pontos de interao. Inclua a funcionalidade de favoritos ou compartilhamento. Assim, os usurios podero salvar ou compartilhar os itens disponveis nos sites para computador e celular.

| 2

http://www.tribovibe.com.br/inicial

cOnsELhOs pARA sEu sITE


Estes itens podem ajudar a solucionar alguns dos problemas de desempenho do site que voc identificou com base nas respostas s perguntas do GoMoMeter.

TRATAMEnTO DE IMAGEns
Para evitar itens corrompidos ou ausentes ao criar seu site para celular, verifique se dispositivos mveis so compatveis com todas as tecnologias usadas na criao do site. Programas como Flash e JavaScript no funcionam em alguns telefones, resultando em pginas que no carregam ou sem contedo. Imagens grandes podem demorar a serem carregadas tambm, provocando lentido ou falha em navegadores para celular. No tenha medo de incluir imagens em seu site, apenas mantenha-as pequenas e compactadas para que carreguem rapidamente.

DEsIGn pARA nAVEGAO cOM Os DEDOs


Se for difcil navegar em seu site com os dedos, hora de refletir sobre o design para celular. Lembre-se de que dedos humanos no so instrumentos precisos. difcil clicar em botes e links pequenos. Crie um design pensando na navegao com os dedos: use botes grandes e deixe um espao livre ao redor deles para que os usurios no cliquem no lugar errado por engano.

FOcO nO TExTO
essencial tornar o texto de seu site para celular fcil de ler. Lembre-se de que usurios de celular nem sempre esto na melhor situao para ler textos longos. Use um tamanho de fonte adequado e distribua o texto de forma que os usurios no precisem usar o zoom ou a rolagem. Se a rolagem no puder ser evitada, use-a apenas em uma direo: a vertical. Dispositivos mveis possuem telas pequenas, por isso importante disponibilizar informaes fceis de ler e visualizar usando tpicos e dividindo o contedo em pequenos blocos. Pense com cuidado sobre quais informaes e recursos seus clientes usurios de celular mais precisam.

| 3

http://www.tribovibe.com.br/inicial

EDITOR
FORnEA OpEs DE nAVEGAO InTuITIVAs
Como a descoberta de contedo essencial para sua empresa, importante oferecer aos usurios opes de navegao intuitivas para um melhor envolvimento com seu site. Lembre-se de que a tela do celular pode no permitir a mesma quantidade de detalhes que os resultados para computador. Oferecer opes de navegao intuitivas pode ajudar voc a superar esses desafios, pois assim os usurios podero ver detalhes de resultados especficos. O perodo do usurio em seu site dever aumentar, medida que ele consumir mais contedo no site.

EnVOLVA usuRIOs cOM bOAs FuncIOnALIDADEs


O envolvimento dos usurios uma prioridade principal para voc como uma empresa voltada para a marca. Vdeos, jogos e animaes casuais podem ser parte de sua estratgia de marketing, mas dependendo da tecnologia usada em sua criao, eles podem no funcionar em dispositivos mveis. Conforme mencionado antes, Flash e JavaScript no funcionam em todos os dispositivos. Trabalhe com seu desenvolvedor da web para celular para encontrar alternativas. HTML 5 oferece vrias opes novas. Avalie tambm formas especficas para celular para envolver clientes usando a cmera, o acelermetro e recursos de localizao geogrfica do telefone.

MAnTEnhA sEu cAMpO DE pEsquIsA AcEssVEL


Se voc possui uma publicao com um grande contedo, sensato permitir que seus usurios encontrem o que desejam com rapidez. Seus usurios esperam os mesmos resultados de pesquisa robustos que voc oferece no site para computador. Fornecer um campo de pesquisa a forma mais rpida de um cliente chegar at um item especfico e os usurios de celular, que no tm tempo a perder, ficaro satisfeitos com ele. Veja estas dicas adicionais: Como telefones celulares so menores e mais difcil inserir informaes neles, facilitar a converso no celular muito importante. Reduza as etapas, simplifique as funcionalidades de pesquisa avanada para que os usurios refinem os resultados com rapidez. Resultados resumidos que destacam apenas a informao mais importante devero ser exibidos. Oferea aos usurios a opo de ver mais detalhes sobre um resultado se desejarem.

| 4

10 pRTIcAs REcOMEnDADAs DA pubLIcIDADE pARA cELuLAR


1. sEjA RpIDO
Usurios de celular geralmente tm pouco tempo e encaixam tarefas on-line entre os compromissos do dia. Para ajud-los, desenvolva um site para celular que carregue rpido e tenha textos fceis de ler. Priorize contedo e recursos de que os usurios de celular mais precisam. Consulte ferramentas de anlise do site para computador para ver o que os usurios de celular esto fazendo. Reduza grandes blocos de texto e use itens com marcadores para facilitar a leitura. Compacte imagens de forma que elas fiquem pequenas para que o site carregue mais rpido.

http://www.tribovibe.com.br/inicial

4. OFEREA VIsIbILIDADE
Um site otimizado para celular transmite sua mensagem sem cansar a vista dos usurios. Facilite a leitura para os clientes. Lembre-se de que eles podem estar em um ambiente com pouca luz. Crie contraste entre o plano de fundo e o texto. Verifique se o contedo cabe na tela e pode ser lido sem a necessidade de usar o zoom. Use bastante espao negativo. Use tamanhos e cores para indicar a prioridade de links/botes. Use efeitos 3D e sombreamento nos botes.

5. TORnE-O AcEssVEL 2. sIMpLIFIquE A nAVEGAO


Ningum gosta de coisas confusas. Uma navegao clara e a funcionalidade de pesquisa, em sites grandes ou complexos, ajudaro seus clientes a encontrar o que precisam. Minimize a rolagem e mantenha um visual apenas vertical. Use uma hierarquia clara em menus e evite rollovers. Ajude os usurios a navegar entre os nveis com botes voltar e incio em destaque. Use at sete links por pgina de navegao. Deixe sempre uma caixa de pesquisa em destaque em sites complexos. O ideal que seu site para celular funcione em todos os dispositivos mveis e todas as orientaes em que eles estiverem. Encontre alternativas para o Flash. Ele no funciona em alguns dispositivos. Use HTML5 para oferecer interatividade e animaes. Adapte o site para as orientaes vertical e horizontal. Mantenha os usurios no mesmo lugar quando mudarem a orientao.

3. LEMbRE-sE DOs pOLEGAREs


As pessoas usam seus dedos para manusear dispositivos mveis, especialmente os polegares. Crie um site para celular que permita uma fcil interao, mesmo para quem tem as mos grandes. Use botes grandes e centralizados e proporcione espao extra para evitar cliques acidentais. Aumente os botes menores para aumentar a rea clicvel. Aumente a rea das caixas de seleo tornando os textos clicveis.

| 5

http://www.tribovibe.com.br/inicial cOnTInuOu...

6. FAcILITE A cOnVERsO
Seja qual for o objetivo de seu site para celular, seus clientes precisam conseguir chegar at ele com um teclado virtual e sem o mouse. Fazer compras ou entrar em contato deve ser fcil. Enfatize as informaes que ajudam a gerar converses (por exemplo, detalhes de produtos). Reduza o nmero de etapas necessrias para concluir uma transao. Mantenha os formulrios pequenos e use o menor nmero de campos possvel. Use caixas de seleo, listas e menus de rolagem para facilitar a entrada de dados. Use a funcionalidade clique para ligar para todos os nmeros de telefone.

9. usE REDIREcIOnAMEnTOs pARA O sITE pARA cELuLAR


Um redirecionamento para o site para celular um cdigo que pode informar se os visitantes esto usando um dispositivo mvel e envi-los para a verso de seu site adequada para celular de forma automtica. Pea que o desenvolvedor do site implemente esse cdigo de redirecionamento para que seus clientes obtenham a melhor verso do site para atender a suas necessidades. D aos usurios a escolha de voltar para o site para computador, mas facilite o retorno para o site para celular. Permita que os usurios escolham qual verso eles preferem ver nas prximas visitas. Inclua informaes importantes na pgina de redirecionamento, como um endereo ou um localizador de lojas.

7. FAA cOM quE sEjA LOcAL


Consumidores procuram informaes locais em seus telefones o tempo todo, desde encontrar o posto de gasolina mais prximo at achar uma pizzaria aberta. Inclua funcionalidades que ajudem as pessoas a encontrar voc facilmente. Exiba seu endereo ou um localizador de lojas na pgina de destino. Inclua mapas e orientaes. Use GPS para personalizar sempre que possvel. Permita que os usurios verifiquem estoques e lojas prximas.

10. EscuTE, ApREnDA E REpITA


Bons sites para celular so voltados para o usurio, o que significa que eles foram desenvolvidos com base em informaes de seus clientes. Faa um teste para descobrir o que os usurios desejam encontrar em um website para celular e realize otimizaes constantemente. Use uma ferramenta de anlise para compreender como as pessoas usam seu site. Se possvel, especialmente para sites complexos, faa um teste com os usurios antes da implementao e colete o feedback do usurio depois do lanamento. Repita com frequncia e melhore constantemente o site com base em pesquisas.

8. OFEREA uMA ExpERIncIA pERFEITA


Atualmente as pessoas usam vrias telas durante o dia. Converta para o site para celular o maior nmero possvel de funcionalidades do site para computador, criando uma experincia perfeita. Permita que os usurios salvem pesquisas comuns e os itens no carrinho de compras. Mantenha os principais recursos do site em todos os canais o mximo possvel. Exiba as mesmas informaes sobre produtos/servios.

| 6

pRxIMAs ETApAs

http://www.tribovibe.com.br/inicial

Agora que voc sabe como tornar seu site mais otimizado para celular, hora de agir. Se uma agncia ajudou voc a criar seu site para computador, pergunte se eles fazem otimizao para celular. Caso contrrio, confira a seo Crie seu site em www. howtogomo.com. Voc encontrar um link para um criador de pginas de destino para celular para sites bsicos e um ndice de desenvolvedores de site para celular que oferecem parcerias e elaboram sites mais completos. Depois de lanar seu site otimizado para celular, veja mais duas formas com que o Google pode ajudar voc a obter sucesso:

pAGInAs DO GOOGLE+
A pgina do Google+ permite que a sua empresa se comunique com diferentes audincias de formas distintas. Essa pgina ser automaticamente otimizada para mobile, assim, quando sua audincia tambm pode acessa-la de um dispositivo mvel. Visite google.com/+/business para mais informaes.

pROMOVA suA EMpREsA cOM O GOOGLE ADWORDs.


Combine seu novo site otimizado para celular com uma campanha de anncios no Google AdWords. O Google AdWords pode ajudar voc a aumentar suas vendas on-line, a enviar mais clientes para sua loja ou a construir sua marca, tudo isso com novos formatos incrveis.

E LEMbRE-sE DE quE EsTAMOs AquI pARA AjuDAR.


Este relatrio cobre apenas as coisas mais importantes no site para celular de sua empresa. Se voc desejar analisar todas as nossas prticas recomendadas para celular ou quando voc estiver pronto para criar seu site, retorne para www.gomobrasil.com.br a qualquer momento.

| 7

Vous aimerez peut-être aussi