Vous êtes sur la page 1sur 22

Pesquisa Cientfica

Hlio Ramos

Pesquisa: definio
utilizada para descoberta de novos conhecimentos o processo atravs do qual as pessoas adquirem um novo conhecimento sobre si ou sobre o mundo em que vivem; Processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico. um processo de aquisio e construo de conhecimento.

Para que realizar pesquisas?


Basicamente para:
Responder um questionamento (explicar ou descrever) Resolver um problema Satisfazer uma necessidade de mercado

O planejamento da pesquisa
O planejamento de uma pesquisa depender basicamente de trs fases: Fase decisria: referente escolha do tema, definio e delimitao do problema de pesquisa; Fase construtiva: referente construo de um plano de pesquisa e execuo da pesquisa propriamente dita; Fase redacional: referente anlise dos dados e informaes obtidas na fase construtiva. a organizao das ideias de forma sistematizada visando elaborao do relatrio final.

Classificao da pesquisa
Formas clssicas de classificao das pesquisas: Do ponto de vista da sua natureza: Pesquisa Bsica: objetiva gerar conhecimentos novos teis para o avano da cincia sem aplicao prtica prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicao prtica dirigidos soluo de problemas especficos. Envolve verdades e interesses locais.

Os tipos de pesquisa

Tipos de pesquisa: quanto aos objetivos


Pesquisa Exploratria Pesquisa Descritiva Pesquisa Explicativa
Elas so mutualmente excludentes?

Pesquisa Exploratria
A pesquisa exploratria realizada em rea na qual h pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, no comporta hipteses que, todavia, podero surgir durante ou ao final da pesquisa. , normalmente, o primeiro passo para quem no conhece suficientemente o campo que pretende abordar. Seu planejamento bastante flexvel e, na maioria dos casos so feitos: (a)levantamento bibliogrfico; (b)entrevistas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado; (c) anlise de exemplos que estimulem a compreenso

Pesquisa Descritiva
A pesquisa descritiva expe caractersticas de determinada populao ou de determinado fenmeno. Pode tambm estabelecer correlaes entre variveis e definir sua natureza. No tem compromisso de explicar os fenmenos que descreve, embora sirva de base para tal explicao. Ex: Pesquisa eleitoral.

Pesquisa explicativa
A pesquisa explicativa tem como principal objetivo tornar algo inteligvel, justificar-lhe os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrncia de determinado fenmeno. Por exemplo: As causas do reduo da criminalidade na Paraba nos ltimos dois anos. Pressupe pesquisa descritiva como base para suas explicaes.

Os tipos de pesquisa: quanto aos procedimentos


Basicamente podem ser: Estudo de campo; Documental Experimental; Pesquisa Participante Pesquisa-ao; Ex-post facto;

Os tipos de pesquisa: quanto aos procedimentos


Pesquisa de campo investigao emprica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenmeno ou que dispe de elementos para explic-lo. Pode incluir entrevistas, aplicao de questionrios, testes e observao participante ou no. Exemplo: levantar com os usurios do Banco X a percepo que tm sobre o atendimento ao cliente.

Os tipos de pesquisa: quanto aos procedimentos


Pesquisa documental a realizada em documentos conservados no interior de rgos pblicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas: registros, anais, regulamentos, circulares, ofcios, memorandos, balancetes, comunicaes informais, filmes, microfilmes, fotografias, video-tape, informaes em disquete, dirios, cartas pessoais a outros.

Pesquisa documental
Procedimentos Metodolgicos Identificar as fontes primrias importantes (de pessoas, de instituies, de partidos polticos etc.); Verificar a autenticidade e veracidade dos documentos; Selecionar os documentos que auxiliem na compreenso do problema de pesquisa investigado, bem como munir-se de subsdios para a reflexo e discusso do tema de pesquisa proposto; O pesquisador dever analisar os dados coletados nos documentos e compar-los com a literatura existente, de forma a refletir sobre e trazer avanos para a problemtica da pesquisa.

Pesquisa documental
Planejamento Bsico Especificao de hipteses e variveis, se houver; Definio das fontes primrias que devem ser investigadas; Verificao da autenticidade e veracidade dos documentos; Seleo dos documentos, anlise e sistematizao dos dados.

Os tipos de pesquisa: quanto aos procedimentos


Pesquisa experimental investigao emprica na qual o pesquisador manipula e controla variveis independentes e observa as variaes que tal manipulao e controle produzem em variveis dependentes.
Grupo experimental Grupo de Controle

Resultado

Resultado

Observao, anlise e comparao de resultados

Pesquisa Experimental
Objetivo Trabalhar com situaes/realidades recriadas em laboratrio, submetidas a alguma espcie de controle, bem como variveis diversas. Tipos de Estudo Um grupo submetido a variveis diversas; Dois grupos, sendo que um de controle e o outro experimental; Trs ou mais grupos submetidos a variveis e controles diversos.

Pesquisa experimental
Planejamento Bsico Formulao do problema a ser pesquisado; Elaborao da(s) hiptese(s) a ser(em) submetida(s) a teste, bem como de diferentes modalidades de variveis; Determinao do plano experimental, do ambiente, dos sujeitos e dos grupos; Criao do(s) grupo(s) experimental(is) e de controle. Os sujeitos que participaram dos grupos devem desconhecer a categoria que sero inseridos; O(s) sujeito(s) deve(m) ser designado(s) aleatoriamente para o(s) grupo(s) experimental(is) e de controle; O ambiente da pesquisa deve ser monitorado e deve estar absolutamente controlado do ponto de vista metodolgico; Fatores externos ou internos no previstos na experimentao devem ser controlados, sob pena da no validao dos resultados da pesquisa; Os instrumentos de coleta de dados devem ser confiveis do ponto de vista metodolgico; Definir antecipadamente a forma de anlise dos resultados.

Pesquisa experimental
Procedimentos Metodolgicos Estmulo: dois grupos so constitudos, sendo um grupo experimental e outro de controle. Aplica-se uma varivel apenas no grupo experimental; Causa/Conseqncia: um grupo constitudo e observado atravs de um fator causal negativo e posteriormente observado atravs do mesmo fator causal s que positivo; Medio Inicial/Final: um ou mais grupos so medidos no incio e no final do experimento, sendo que um deles receber estmulos negativos ou positivos.

Pesquisa-Ao
Pesquisa-ao um tipo particular de pesquisa participante que supe interveno participativa na realidade social. Quanto aos fins , portanto, intervencionista. Procedimentos metodolgicos:
anlise, coleta de dados e conceituao dos problemas; planejamento da ao, execuo e nova coleta de dados para avali-la; repetio desse ciclo de atividades.

Exemplo clssico: professor que decide fazer uma mudana na sua prtica docente e a acompanha com um processo de pesquisa.

Pesquisa Participante
A pesquisa participante no se esgota na figura do pesquisador. Dela tomam parte pessoas implicadas no problema sob investigao, fazendo que a fronteira pesquisador/pesquisado, ao contrrio do que ocorre na pesquisa tradicional, seja tnue. Procedimentos metodolgicos:
Praticamente os mesmos da pesquisa-ao. Porm...

Estudo de caso
Estudo de caso o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma famlia, um produto, uma empresa, um rgo pblico, uma comunidade ou mesmo um pas. Tem carter de profundidade e detalhamento. Pode ou no ser realizado no campo.
Explorar situaes da vida real; Descrever a situao do contexto em que est sendo feita determinada investigao; Explicar as variveis causais de determinado fenmeno em situaes muito complexas.

Objetivos:

Qual a principal diferena entre pesquisaparticipante, pesquisa-ao e estudo de caso?

Vous aimerez peut-être aussi