Vous êtes sur la page 1sur 2

EM703 INSTRUMENTAO LISTA DE EXERCCIOS 2 1 Sem. 2013 data de entrega: 26/03 Prof.

Marcos Akira dvila

1) Um sistema de medio pode ser modelado pela equao 0,5y + y=F(t) inicialmente, o sinal de sada constante 75 volts. O sinal de entrada ento repentinamente elevado para 100 volts. a) Determine a equao de resposta. b) Faa um grfico com o sinal de entrada e a resposta temporal do sistema at alcanar resposta estacionria. 2) Um termopar, que responde como um instrumento de primeira ordem, tem uma constante de tempo de 20ms. Determine o tempo de subida. 3) Durante uma calibrao com uma funo degrau, um instrumento de primeira ordem exposto a mudana de passo de 100 unidades. Se aps 1,2s o instrumento indica 80 unidades, calcule a constante de tempo do instrumento. Calcule y(t) aps 1,5s. Considere y(0)=0 unidade; K=1 unidade/unidade. 4) Um instrumento de primeira ordem com uma constante de tempo de 2s ser utilizado para medir uma entrada peridica. Se um erro dinmico de 2% pode ser tolerado, determine a frequncia de entrada peridica que pode ser medida. Qual a defasagem associado em segundos nessa frequncia? 5) Determine a resposta de frequncia [M() e ()] para um instrumento tendo uma constante de tempo de 10 ms. Calcule a faixa de frequncias do instrumento que pode ser usada para manter seu erro dinmico dentro de 10%. 6) Um dispositivo de medio de temperatura com uma constante de tempo de 0,15s libera uma voltagem que linearmente proporcional temperatura. O dispositivo usado para medir um sinal de sada da forma T(t)=115+12 sen2tC. Suponha um comportamento de primeira ordem e uma sensibilidade esttica de 5 mV/C. Determine o erro dinmico e a defasagem na resposta estacionria T(0)=115C. 7) Um transdutor que se comporta como um instrumento de segunda ordem tem uma razo de amortecimento de 0,7 e uma frequncia natural de 1000 Hz. Para medir um sinal contendo frequncia de at 750 Hz e se um erro dinmico de 10% pode ser tolerado, mostre se este transdutor ou no uma boa escolha.

8) Selecione um grupo de valores apropriados para a razo de amortecimento e frequncia natural para um instrumento de segunda ordem utilizado para medir frequncias de at 100 rad/s com no mais que 10% de erro dinmico. Um catlogo oferece modelos com razes de amortecimento de 0,4; 1 e 2; e frequncias naturais de 200 e 500 rad/s. Explique seu raciocnio. 9) Um acelermetro cuja a resposta de freqncia definida pelas equaes, ( e , )

tem uma razo de amotecimento de 0,4 e uma frequncia natural de 18000 Hz. Ele usado para captar o deslocamento relativo de uma viga a qual ele est anexado. Se um impacto na viga provoca uma vibrao de 4500 Hz, calcule o erro dinmico e a mudana de fase da sada do acelermetro. Calcule a frequncia de ressonncia. 10) O estagio de sada de um transdutor de primeira ordem para ser conectado a um dispositivo com um display de estgio de segunda ordem. Um transdutor tem uma constante de tempo conhecida de 1,4 ms e uma sensibilidade esttica de 2 V/C enquanto o dispositivo de display tem valores de sensibilidade, razo de amortecimento e frequncia natural de 1 V/V, 0,9 e 5000Hz, respectivamente. Determine a resposta estacionria deste sistema de medida para um sinal de entrada de forma, T(t)= 10 + 50 sen 628tC. 11) Um sistema de medio de fora tem uma frequncia de ressonncia de 82,5 rad/s, uma razo de amortecimento 0,4 e sensibilidade esttica de 2 V/N. Se uma entrada da forma F(t)= 3 + sen 8t + sen 165t N for aplicada, escreva a forma esperada do sinal de sada em volts.

Vous aimerez peut-être aussi