Vous êtes sur la page 1sur 4

Circular n 131/2012 Braslia, 16 de maio de 2012

s sees sindicais, s secretarias regionais e aos Diretores do ANDES-SN

Companheiros,

Encaminhamos informes da reunio do GT Carreira Docente, realizada em Braslia, no dia 15 de maio do corrente ano. Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudaes sindicais e universitrias.

Prof. Luiz Henrique Schuch 1 Vice-Presidente

Ensino Pblico e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.

INFORME DA REUNIO DO GT CARREIRA DOCENTE Braslia, 15 de maio de 2012

A reunio estava marcada para as 17h, depois adiada para as 18h, porm o atraso dos representantes do governo determinou que fosse iniciada somente s 19h45. O trmino da reunio ocorreu s 22h40. Presentes ANDES-SN (Marina Barbosa Pinto, Luiz Henrique Schuch, Almir Serra Martins Menezes Filho), SINASEFE, PROIFES, GOVERNO (SRT/MP: Srgio Mendona, Marcela Tapajs, Edina Maria Rocha Lima e assessores; SESu/MEC: Dulce; SETEC/MEC: Alssio e Carmem). O governo inicia a reunio com o secretrio Srgio Mendona justificando o atraso na agenda em decorrncia das negociaes com outras categorias tambm marcadas a mesma tarde e parabeniza o MEC, os docentes e todo o setor da educao dizendo que a avaliao interna do governo e a presso do movimento foram decisivos para a definio de baixar a Medida Provisria para efetivar o resultado das negociaes do ano passado. Houve alguns registros por parte das entidades a respeito da MP 568. A seguir, assumindo que a bola est com o governo disse que passariam a apresentar os pontos para a reestruturao da carreira segundo as discusses internas ao governo que depois de debatidos sero sistematizados para apresentarem s entidades em forma de documento. Marcela Tapajs passou a apresentar os itens que, segundo ela, so o resultado do nvel atual do debate sobre as divergncias que fez o governo rever alguns pontos e que os tem levado a trabalhar na reconstruo daquela minuta de PL j repassado as entidades. Acrescentou que cada passo delicado, mas esto trabalhando no texto para reapresentar s entidades. 1- Quanto a estrutura dos cargos: manter cargos separados em duas carreiras distintas porm aperfeioando o paralelismo; 2- Quanto classe de Snior: o governo est abandonando a perspectiva de incluir a nova classe, estruturando a carreira MS em Auxiliar, Assistente, Adjunto, Associado e o cargo isolado de titular, e a carreira EBTT D1, D2, D3, D4 (que agrupa a classe especial e o D5) 3- Quanto ao professor titular: mantm a previso de professor titular como cargo isolado; 4- Quanto ao regime de trabalho: mantm 20h, 40h e DE; 5- Quanto regulamentao da DE: nos termos apresentado anteriormente na minuta de PL do governo para as duas carreiras; 6- Quanto remunerao por projeto: Prever nas duas carreiras retribuio por projetos; 7- Quanto ao ingresso na carreira: somente no nvel inicial independentemente da titulao; 8- Quanto ao desenvolvimento na carreira: mantendo regras de progresso e promoo com exigncias definidas para galgar padres e galgar classes. Promoo para a segunda classe por avaliao de desempenho; promoo para a terceira classe para quem est no ltimo
Ensino Pblico e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.

nvel da anterior, por avaliao de desempenho; promoo para a quarta classe nas duas carreiras para quem est no ltimo nvel da classe anterior por avaliao de desempenho e exigncia de titulao (para MS exigncia tambm de estar vinculado a ps-graduao e programas de pesquisa nos ltimos dois anos). Para a carreira EBTT est sendo cogitado algum tipo comprovao de Notrio Saber Tecnolgico para considerar equivalncia titulao exigida; 9- Quanto composio remuneratria: VB mais RT em valores nominais; 10- Quanto ao estgio probatrio: estabelecer regras nas duas carreiras; 11- Quanto composio do corpo docente: incluir tambm na carreira EBTT a previso de visitantes, visitantes estrangeiros e substitutos; 12- Quanto a CPPD: prever nas duas carreiras as normas gerais para institucionalizao das CPPD; 13- Quanto ao interstcio: definir nas duas carreiras o interstcio de 18 meses como uma das condies para evoluo de padro remuneratrio; 14- Quanto transio: buscar uma soluo para a confuso estabelecida quanto progresso D1/D3; Alssio acrescentou que esto trabalhando conceitos de piso e teto de forma que as estruturas sejam comparadas, alm de destacar que estudam uma forma de certificar o notrio saber tecnolgico para que o acesso ltima classe no seja restrita exclusivamente aos doutores. Dulce acrescenta que a perspectiva construir duas carreiras observando a similaridade entre elas com mesma estrutura, mesma forma de ingresso e mesma condio de progresso. Marcela complementou dizendo que ainda esto em estudo dois temas: reviso das regras de transio para garantir direitos de 2008 para c o que pode incluir, por exemplo, uma janela de adeso na carreira EBTT para os docentes dos ex-territrios. Foram solicitados vrios esclarecimentos e apresentados posicionamentos dos representantes das entidades, em especial destacando que o alongamento j existente na carreira, as barreiras para chegar a final da carreira, a forma de tratar retribuio por titulao e a negativa do governo em sinalizar o debate sobre regras de transposio e sobre malha remuneratria so muito prejudiciais. A manifestao do ANDES-SN registrou a grande frustrao em termos de concepo de carreira e em termos da averso demonstrada pelo governo de absorver os elementos trazidos para o debate pelas outras partes da negociao, verbalmente e documentalmente, j que, salvo a questo do Snior, as regras agora apresentadas repetem essencialmente o estgio em que se encontravam em dezembro de 2010. Foi feito um protesto para destacar que a concordncia do ANDES-SN com o ingresso no incio da carreira foi condicionada absoro de elementos conceituais combinados com estrutura e desenvolvimento na carreira diversos daquilo que o governo insiste em fazer, para no gerar distores ainda maiores do que aquelas j impostas. Por exemplo, com o ingresso de doutores com funes e padro remuneratrio inicial daquilo que o governo quer continuar chamando de auxiliar.

Ensino Pblico e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.

A manifestao do ANDES-SN aprofundou criticas e apresentou propostas sobre: a segmentao injustificvel em duas carreiras; a desorganizao da estrutura e da lgica da grade/steps; a retribuio por titulao como gratificao fora do vencimento e ainda pior em valores nominais; a ausncia de soluo para irracionalidade do cargo isolado de professor titular; o desenvolvimento da carreira imposto como uma corrida de obstculos na lgica da avaliao por desempenho e sem respeitar o que devem ser os percursos acadmicos e sem considerar a avaliao institucional; a desconsiderao ao princpio constitucional da indissociabilidade ensino/pesquisa/extenso ao condicionar o desenvolvimento na carreira at adjunto focado em ministrar aulas na graduao e depois condicionar a evoluo ps-adjunto focada nas exigncias de vinculao com a ps-graduao e a pesquisa; a destruio da essncia do regime de dedicao exclusiva, a quebra da isonomia e a violncia contra o preceito da autonomia universitria pela insistncia em normatizar nacionalmente retribuio por projetos; tentativa de consolidao da violncia praticada quando da criao da classe de associado que empurrou para baixo boa parte da categoria, especialmente os aposentados; a protelao que representa chegar nesse momento sem trazer a posio do governo sobre a transposio e em torno de referenciais remuneratrios. Ficou uma indagao final: o professor doutor concursado, entrando na carreira com as mesmas atribuies do cargo docente pertinente a todos os demais, por oito anos, ser auxiliar de quem? Outras crticas e propostas foram acrescentadas por vrios dos presentes. Alssio pediu a palavra para comentar um erro e disse que vai rever a barreira de doutorado para chegar ltima classe da carreira EBTT, j que isso seria acrescentar algo superior a exigncia atual que do ttulo de mestre. Srgio Mendona encaminha para o final da reunio, j ultrapassando 22h30, dizendo que colheram muito material para discutir internamente na bancada do governo, que a contribuio foi riqussima, que tem as dificuldades inerentes a complexidade do governo e isso exige muitas conversas internas. Declara que esta carreira com certeza prioritria e prope marcar nova agenda que depois de vrias cogitaes ficou definida para o dia 28 de maio s 11h. Ao final, Marina pediu a palavra e informou sobre a ltima reunio do setor das IFES do ANDES-SN, falando sobre a deflagrao da greve, sua pauta e sobre a rodada de assemblias gerais que est em curso.

Braslia, 16 de maio de 2012

Ensino Pblico e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado.

Vous aimerez peut-être aussi