Vous êtes sur la page 1sur 2

COMO DESENVOLVER UM PROJETO: passo a passo

Planejamento o segredo para um projeto dar certo


Mas lembre-se: o projeto no nasce exclusivamente da cabea do professor ou do coordenador de rea. Ele resultado da interao entre o professor e os alunos. Por isso, o planejamento deve ser revisto a partir da apresentao do tema aos alunos e a cada etapa do trabalho. Dica Se for o caso, pesquise o tema com os familiares ou com a comunidade. Eles tambm podem fazer parte da primeira sondagem. Em sries iniciais, o professor mesmo pode elaborar uma folha de perguntas sobre o tema para que cada aluno leve para os pais responderem.

Apresentao ao professor
Antes de levar o projeto sala de aula, necessrio compartilh-lo com todos os professores participantes. O coordenador expe a ideia do projeto e verifica qual a rea de interesse e de domnio dos professores. A partir da, eles traam os caminhos possveis para a sequncia do projeto e os objetivos a serem alcanados no final. Dica O projeto surge da necessidade de transmitir determinados contedos. Coordenadores e professores debatem quais so os assuntos a serem trabalhados e de que forma o projeto pode ajudar no desenvolvimento dos contedos previstos.

Sensibilizao
o momento detonador do projeto. Procura-se despertar o interesse pelo tema, com filmes, palestras ou qualquer outro atrativo. O objetivo que os alunos levantem questes e situaes-problema. Pode durar duas ou trs aulas.

Planejamento detalhado
Aps o levantamento das perguntas dos alunos sobre o tema, o professor faz um novo planejamento. As questes a serem abordadas so agrupadas por tpicos, como os captulos de um livro. Estes, por sua vez, vo compor um ndice de assuntos. Dica fundamental que os professores tenham clareza das etapas a serem cumpridas e dos objetivos a serem alcanados. Desta forma, os alunos sabero por que e para que esto realizando o projeto.

Apresentao aos alunos


a vez de os alunos tomarem contato com o projeto. O tema deve ser significativo, isto , deve estar relacionado com a vida ou com os interesses naturais dos alunos. A primeira etapa corresponde ampliao do significado do tema a ser trabalhado com os alunos. Uma maneira simples de conseguir essa informao perguntar turma o que ela sabe a respeito. Anote os comentrios.

Pesquisa/Levantamento de dados
Divididos em grupos, os alunos comeam a pesquisa dos assuntos. As fontes so diversas: internet, jornais, revistas, livros, TV. Eles tambm podem escolher pessoas para entrevistar (historiadores e economistas, por exemplo). Cada aluno deve ser orientado a manter uma pasta-arquivo individual. No final, cada grupo monta um dossi do trabalho. Esse dossi mostrar a evoluo do grupo, do que os alunos sabiam anteriormente e o que eles aprenderam. Dica importante selecionar muito bem o material de pesquisa, para que seja de fcil acesso e entendimento.

que fazer fica por conta dos alunos. mais interessante que o projeto tambm seja exposto a outras pessoas que no participaram de sua elaborao (colegas, professores, pais e comunidade). Dica O ideal que cada grupo de trabalho tenha de trs a quatro alunos. Quanto mais heterogneo o grupo, melhor. Diferenas produzem divergncias positivas.

Avaliao
A base da avaliao a participao do aluno em todas as etapas do trabalho, mas o mais importante que os critrios sejam claramente expostos no incio do projeto. A nota (conceito) pode ser composta pela avaliao de empenho na busca e seleo de informaes, participao nas discusses e desvelo na elaborao do trabalho final. Todos os participantes do projeto (inclusive professores) devem fazer sua autoavaliao. Dica O aluno deve ter conhecimento de como ser avaliado. Uma alternativa utilizar a avaliao aberta. Assim, o aluno toma conscincia de como est seu desempenho durante o projeto.

Desenvolvimento
Essa etapa do projeto vai depender de cada turma. Um mesmo projeto, por exemplo, pode ter um desenvolvimento diferente em duas classes. o momento em que os alunos coletam mais informaes, fazem visitas ou entrevistas e estruturam o trabalho final. Dica fundamental estabelecer um horrio semanal para que um professor fique de planto para tirar dvidas, acompanhar o que cada grupo tem feito e ajudar a redirecionar as pesquisas, se necessrio.

Fonte: www.klickeducacao.com.br

Trabalho final
feito em grupo e vai mostrar a sntese do aprendizado ao longo do projeto. Pode ter formas diversas, como um jornal, uma produo em vdeo, uma apresentao teatral. A deciso sobre o

Vous aimerez peut-être aussi