Vous êtes sur la page 1sur 1

FLORESCER

34

DO NEIVA
Jardim de Infncia da Devesa

A Rotina Diria do Modelo High/Scope


O que se passa agora? O que que fazemos a seguir? Quando que temos tempo para...? Quando que vamos para o recreio?
A rotina diria do modelo High/ Scope ajuda as crianas a encontrar respostas a este tipo de questes e ao mesmo tempo oferecer-lhes uma serie de acontecimentos sequenciais, que elas prprias podem seguir e compreender. Ao mesmo tempo ajuda os adultos a organizar o tempo juntamente com as crianas, de modo proporcionar situaes de aprendizagem activa. Uma rotina diria consistente concede criana tempo suficiente para perseguir os seus interesses, fazer escolhas e tomar decises e resolver problemas dimenso das crianas que vo surgindo. Tal como acontece com todas as rotinas destinadas s crianas, a rotina diria do programa High/Scope consiste em tempos especficos correspondentes a certas actividades: tempo para planearem, para porem em prtica os seus planos, para participarem nas actividades de grupo (grande grupo, pequeno grupo), para brincarem no recreio, para comerem, para descasarem. Neste ambiente as equipas de ensino constrem a rotina diria a partir dos seguintes segmentos temporais: Tempo de Acolhimento: o perodo de boas-vindas. Canta-se os bons-dias, conta-se novidades e mostra-se algumas surpresas. Geralmente as crianas esto sentadas em roda. os materiais nos seus lugares. Tempo de Reviso: as crianas encontram-se (habitualmente com a mesma pessoa com quem planearam) para partilhar e discutir aquilo que fizeram. Os adultos ouvem atentamente e conversam com as crianas acerca das suas experincias do perodo de trabalho. Rever ajuda as crianas a reflectir sobre, compreender e desenvolver as suas prprias aces. As crianas so novamente divididas em pequenos grupos e utilizam a mesma estratgia do planeamento.
Abril de 2003

para um dia, plano esse que aplicar durante o perodo de trabalho. Este momento da rotina diria leva-as a aceitar a responsabilidade das consequncias das suas prprias escolhas e decises. As crianas esto divididas em pequenos grupos. Em cada grupo existe um adulto. So utilizadas vrias estratgias, por exemplo, cartes, fotografias, fantoches, microfones, etc.

Tempo de Lanche: momento em que as crianas divididas em pequenos grupos comem um

actividades de cantar, movimento e msica, leitura de histrias e dramatizaes de histrias e de acontecimentos. Ainda que sejam os adultos a iniciar muitas das actividades em grande grupo, as crianas tambm oferecem novas ideias. O espao exterior tambm pode ser utilizado para a realizao de jogos.

Tempo de Trabalho: as crianas vo para as reas que escolheram e comeam a fazer os planos com os materiais apropriados, e continuam essa actividade at terem completado os seus planos ou at os modificarem. Enquanto as crianas trabalham, os adultos prestam-lhes uma ateno cuidada e movimentam-se vontade por entre elas, observando e ajudandoas quando necessrio. Aps cerca de 45-55 minutos as crianas arrumam e limpam guardando os seus projectos inacabados e colocando

pequeno lanche. Tempo de Recreio: este perodo do dia destinado brincadeira fsica, vigorosa e barulhenta. Os adultos acompanham as crianas nas brincadeiras activas, conversam com elas e apoiam-nas. O tempo de recreio permite s crianas brincarem juntas, inventarem os seus prprios jogos e regras.

Tempo de Pequenos Grupos: destinado experimentao de materiais por parte das crianas e resoluo de problemas numa actividade que os adultos escolheram com um objectivo particular. As crianas formam pequenos grupos e com o adulto e renem-se em vrios locais- no cho, no exterior e em volta das mesas. Cada criana livre para trabalhar com o material da forma que pretender. Os adultos encorajam as crianas a fazer escolhas e a tomar decises, sobre como utilizar os materiais e a descrever nas prprias palavras aquilo que esto a fazer.

Tempo de Circulo: este tempo constri nas crianas um sentido de comunidade. Organizam-se

Tempo de Planeamento: cada criana decide o que vai fazer e partilha estas ideias com um adulto, que compreende o processo de planeamento. O adulto observa e ouve pede elaboraes e clarificaes e frequentemente regista o plano da criana. Cada criana faz um plano
Jornal Florescer do Neiva

Vous aimerez peut-être aussi