Vous êtes sur la page 1sur 5

Concepes de organizao curricular

Currculo Tradicional Segundo a teoria de Durkhein a educao socializadora das novas geraes, a educao de cima para baixo, a educao tem a funo de transmitir as tradies culturais e as regras sociais, contribuindo para adaptao do indivduo sociedade. O homem um ser social (se relaciona sociedade) e um ser individual (vida pessoal). Esta pedagogia ganha forma nos moldes curriculares tradicionais. A estrutura deste currculo bastante familiar em nossas escolas. Ele organiza as disciplinas e seus respectivos contedos de maneira fragmentada, promovendo uma educao linear onde no h articulao de temas, o conhecimento meramente transmitido sem nenhuma preocupao com a contextualizao. O maior comprometimento da escola a formao intelectual e moral de seus alunos. Os contedos so os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas geraes adultas e so transmitidas como verdades absolutas. Essa transmisso acontece de forma oral e predomina a metodologia da repetio e memorizao caractersticas forte de um ensino livresco e enciclopdico. O aluno visto como um sujeito passivo e domesticado, armazenador de informaes. O professor o detentor do saber e a autoridade mxima deste ambiente. A critica a esta tipologia curricular esta no fato de alimentar a alienao, desvalorizar a construo do conhecimento e promover uma educao insuficiente e sem valor. Este currculo vivo e atuante em nossas escolas. Na descrio apresentada incluem-se as escolas tradicionais religiosas ou leiga que adotam uma orientao classico-humanista ou uma orientao humanocientfica.

Currculo racional tecnolgico (tecnicista) um currculo voltado para a transmisso de contedos e desenvolvimento de habilidades a servio do sistema de produo. Cuja finalidade promover a eficincia na aprendizagem com menor custo voltada para a aquisio de habilidades, tcnicas, atitudes e conhecimentos especficos, teis e

necessrios para que o individuo se integre na mquina do sistema social. Ele elaborado por especialista e executado pelo professor que assume a funo de tcnico, porque somente executa ordem. O professor administra as condies de transmisso da matria, conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem; o aluno recebe, aprende e fixa as informaes. O professor apenas um elo de ligao entre a verdade cientifica e o aluno cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. O aluno um individuo responsivo, no participa da elaborao do programa educacional.Ambos so espectadores frente a verdade objetiva. Sua metodologia voltada para a introduo de tcnicas refinadas de transmisso como os computadores e mdias. Atualmente uma derivao dessa concepo o currculo por competncias, em que a organizao curricular resulta de objetivos assentados em habilidades e destrezas a serem dominadas pelos alunos no percurso de sua formao. A critica a esta tipologia curricular esta na super valorizao do saber fazer sem acentuar os saberes no mbito das atitudes e dos processos cognitivos.

Currculo Escolonovista (ou progressivista) O enfoque est na idia de currculo centrado no aluno e no provimento de experincias de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio. Por isso enfatiza-se as necessidades e interesses dos alunos, na atividade, no ritmo de cada um. O professor assume a posio de facilitador da aprendizagem, os contedos vem da experincia dos alunos. No h posio de destaque, busca-se a solidariedade e a vivencia democrtica, tal qual deva ser a vida em sociedade. Esse modelo curricular compreende a educao como um processo interno de desenvolvimento, de continua adequao ao meio, colocando os contedos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, no como verdades estabelecidas, mas como conceitos experimentados e construdos. Sua metodologia garante aos alunos a experimentao, a idia de aprenderfazendo, atravs de desafios, experincias e situaes problemas. Portanto o

seu currculo flexvel, aponta dos contedos mnimos mas se abre para intervenes e adaptaes, tudo depende do interesse do aluno, o professor s precisa ter a sensibilidade de perceber a curiosidade e direcionar a aprendizagem. Muitos tm sido os seguidores desta concepo curricular, entretanto, as maiores dificuldades encontradas na sua execuo est no fato de seu custeio ser alto e porque choca com o currculo tradicional que o marco curricular em nossas escolas.

Currculo Construtivista A idia central est em prever atividades que correspondam ao nvel de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situaes que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construo pessoal do conhecimento atravs da participao ativa do sujeito (Luckesi, 1990) O professor assume a posio de facilitador deste processo assegurando a integrao do aluno com os objetos de aprendizagem. Nesta concepo piagetiana valoriza-se mais a construo do conhecimento pelo prprio aluno do que a influncia da cultura e do professor. Sendo assim, o currculo no se formaliza e nem padronizado, ele cria forma na medida em que a integrao sujeito objeto se estabelece. Entre diferentes formas de se entender o currculo construtivista h uma vertente que se funde ante a teoria de Vigostsky conhecida como interacionista. a aprendizagem que resulta da integrao sujeito-objeto, mas a ao do sujeito sobre o meio socialmente mediada, atribuindo-se peso significativo cultura e s relaes sociais. Por exemplo, a linguagem, memria, abstrao, a percepo, capacidade de comparar, (funes superiores) so aes resultantes de um processo de internalizao de algo socialmente construdo. Portanto o papel do meio postula uma origem social das funes superiores isso significa admitir um papel essencial do ensino na promoo do desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.

Currculo Sociocrtico (ou histrico-social) A abordagem do currculo sociocrtico possui algumas correntes distintas, umas que enfatizam as questes polticas do processo de formao e outras a relao pedaggica como mediao da formao poltica. Neste caso a educao cumpre o seu papel de transmitir a cultura, mas concomitantemente ajuda o aluno no desenvolvimento de suas prprias capacidades de aprender e na sua insero critica e participativa na sociedade em funo da formao cidado buscar pela transformao social. (Libaneo,2004). A finalidade deste currculo criar autonomia de pensamento, destacando a importncia da responsabilidade social, buscar sempre o interesse do coletivo, compreender a realidade e transform-la. uma educao voltada para o social de modo a eliminar as mazelas sociais existentes como a pobreza, a violncia, o desemprego, enfim as desigualdades sociais e econmicas atravs de uma educao politizadora.

Currculo Integrado e Globalizado O termo globalizado est associado caracterstica da estrutura cognitiva e afetiva dos alunos e na maneira singular de como cada um desses atribui significados , constri e integra os conhecimentos de acordo com a sua experincia de vida. J o termo interdisciplinar significa relao que se faz entre as disciplinas, a fim de promover uma educao globalizada de forma holstica. Geralmente se atribui um tema gerador e as disciplinas se integram investigando cada qual seu conhecimento especfico o que no fim se tem uma informao globalizada e contextualizada sobre o tema escolhido. So duas as idias norteadoras do currculo interdisciplinar:

Sempre se busca a integrao do conhecimento experincia que facilitem uma compreenso mais reflexiva e critica da realidade. Ressalta o lado dos contedos culturais, o domnio dos processos necessrios ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreenso de como se produzem, se elaboram e se transformam esses conhecimentos, ou seja, o aprender a aprender (Torres Santom, 1989)

Na prtica curricular adota-se um currculo experimental pela qual a escola torna-se um espao de reconstruo, pelos alunos, das experincias e conhecimentos prprios da comunidade, mediante o mtodo de projetos sempre visando a construo critica dos problemas apontados e a busca de possveis solues no mbito poltico, social. Incorpora-se nesse modelo, o valor das atividades do prprio sujeito na aprendizagem, a ligao dos contedos culturais com a realidade, a vivncia cultural dos alunos, a seleo de experincias de aprendizagem que sejam interessantes, a importncia dos processos mentais na aprendizagem a saber: observao, comunicao, analise...; a interdisciplinaridade.

Currculo como Produo Cultural O currculo nesse sentido no tem a ver com a organizao de matrias cujo contedo deve ser absorvido, mas a um terreno de luta e constatao, em que se criar e produzir cultura. No mbito ainda cultural, destaca-se a diversidade cultural e o multiculturalismo e a diferena em que se inscrevem novos movimentos sociais e novos sujeitos sociais que assumem sua identidade: mulheres, crianas, negros, homossexuais e outros. Quando se pensa em currculo preciso comear captando as significaes que esses sujeitos fazem de si mesmo e dos outros atravs da experincia compartilhada, o que na pratica constitui um discurso da diferena voltado para o tema do multiculturalismo e de uma educao e currculo multicultural. O que significa uma mudana da nfase no social para o cultural. imperioso que se criem mtodos de analise que no partam do pressuposto de que as experincias vividas podem ser automaticamente inferidas a partir de determinaes estruturais... Uma poltica cultural requer o desenvolvimento de uma pedagogia atenta s historias, aos sonhos e s experincias que os alunos trazem para a escola... comeando por essas formas subjetivas, os educadores podero desenvolver uma linguagem e um conjunto de praticas que confirmem, acolham e desafiem formas contraditrias de capital cultural. (Libneo, 2004)

Vous aimerez peut-être aussi