Vous êtes sur la page 1sur 12

Braslia, 26 a 30 de abril de 2004 N 345 Data (pginas internas): 5 de maio de 2004 Este Informativo, elaborado a partir de notas tomadas

nas sesses de julgamento das Turmas e do Plenrio, contm resumos no-oficiais de decises proferidas pelo Tribunal. A fidelidade de tais resumos ao contedo efetivo das decises, embora seja uma das metas perseguidas neste trabalho, somente poder ser aferida aps a sua publicao no Dirio da Justia.

SUMRIO
Manifestao do Parquet: Irretratabilidade Administrao Tributria e Pr-labore de xito Fiscal Parcelamento Irregular de rea da Unio: Competncia FUNDEF: Valor Mnimo Anual por Aluno Fundo de Participao dos Municpios: Anualidade Direito de Recorrer em Liberdade 2 Concurso Pblico: Prorrogao Irregular ADPF Polticas Pblicas Interveno Judicial Reserva do Possvel (Transcries)

PLENRIO
Manifestao do Parquet: Irretratabilidade
A manifestao formulada pelo Procurador-Geral da Repblica, no sentido do arquivamento de inqurito penal, possui carter irretratvel, no sendo, portanto, passvel de reconsiderao ou reviso, ressalvada, no entanto, a hiptese de surgimento de novas provas. Com base nesse entendimento, e salientando, ainda, o fato de que tal manifestao, no caso, representa a vontade do rgo, e no da pessoa do titular do cargo, o Tribunal, por maioria na linha da orientao firmada na Corte no sentido de que o STF, no mbito de sua competncia penal originria, est compelido a determinar o arquivamento de inqurito policial quando requerido pelo Procurador-Geral da Repblica por ausncia de base emprica , determinou o arquivamento de inqurito penal, conforme proposto no primeiro pronunciamento do rgo do Ministrio Pblico. Desconsiderou-se, portanto, j que evidenciado na espcie que no houve o surgimento de novas provas, o segundo pronunciamento apresentado pelo sucessor no cargo, pelo qual o Ministrio Pblico, em juzo de retratao, pretendia o recebimento da denncia. Vencidos os Ministros Ellen Gracie, relatora, e Celso de Mello, por entenderem possvel o juzo de retratabilidade, sem a exigncia do surgimento de novas provas, desde que formulado antes da supervenincia de deciso judicial desta Corte, salientando, ademais, que, como titular da ao penal, compete ao Ministrio Pblico promover ou deixar de promov-la. Precedentes citados: HC 80560/GO (DJU de 30.3.2001), RHC 59607/PE (DJU de 25.2.83) e Inq 1443/SP (DJU de 5.10.2001). Inq 2028/BA, rel. orig. Ministra Ellen Gracie, rel. p/ o acrdo Min. Joaquim Barbosa, 28.4.2004. (INQ-2028)

Administrao Tributria e Pr-labore de xito Fiscal


Julgado procedente o pedido formulado em ao direta ajuizada pelo Governador do Estado de Santa Catarina, para declarar a inconstitucionalidade do pargrafo nico do art. 12 da Lei 10.789/98, do mesmo Estado, de iniciativa

parlamentar, que, dispondo sobre normas de administrao tributria para estimular o cumprimento voluntrio de obrigaes fiscais, previa a transformao da vantagem denominada Retribuio Complementar Varivel - RCV em Pr-labore de xito Fiscal. O Tribunal considerou que a norma impugnada, ao criar nova gratificao, violou a reserva de iniciativa atribuda ao chefe do Poder Executivo para as leis que disponham sobre servidores pblicos, sua remunerao e regime jurdico (CF, art. 61, 1, II, a, da CF). Reconheceu-se, de outra, parte, a afronta ao inciso I do art. 63, uma vez que a mencionada transformao acarretara elevado aumento da despesa, e ao 1 do art. 169, ambos da CF. ADI 2079/SC, rel. Min. Maurcio Corra, 29.4.2004. (ADI-2079)

Parcelamento Irregular de rea da Unio: Competncia


Considerando que a controvrsia travada na espcie inqurito policial visando a apurar o parcelamento irregular do solo, para fins urbanos, em rea desapropriada em favor da Unio evidencia a possibilidade de prtica criminosa em detrimento de bem da Unio, o Tribunal deferiu habeas corpus impetrado pelo Ministrio Pblico Federal contra acrdo do STJ proferido em sede de conflito de competncia, para assentar que compete Justia Federal o julgamento da espcie. O Tribunal declarou, em conseqncia, insubsistentes a denncia e o respectivo recebimento pelo Juzo Criminal de Taguatinga, Distrito Federal (CF, art. 109, IV: os crimes polticos e as infraes penais praticadas em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio ...). HC 84103/DF, rel. Min. Marco Aurlio, 29.4.2004. (HC-84103)

FUNDEF: Valor Mnimo Anual por Aluno


O Tribunal referendou decises indeferitrias de antecipao de tutela proferidas pelo Min. Marco Aurlio, relator, nos autos de aes cveis originrias ajuizadas pelos Estados de Amazonas e do Rio Grande do Norte, pelas quais se pretendia, sob a alegao de incorreo no critrio utilizado pela Unio para apurao do valor mnimo anual devido por aluno, o repasse das diferenas devidas desde o ano de 1998, relativamente s verbas do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio FUNDEF. O Tribunal considerou ausentes, na espcie, a verossimilhana das alegaes formuladas pelos autores, ante a complexidade do tema envolvido, e o receio de dano irreparvel ou de difcil reparao, j que os supostos valores seriam devidos desde 1998 e as aes somente foram ajuizadas no ano de 2003. ACO 660 MC/AM e ACO 700 QO/RN, rel. Min. Marco Aurlio, 29.4.2004. (ACO-660) (ACO-700)

Fundo de Participao dos Municpios: Anualidade


Deferido mandado de segurana impetrado contra ato do Tribunal de Contas da Unio que implicara o rebaixamento do coeficiente do Fundo de Participao dos Municpios FPM, relativamente ao Municpio de Recreio/MG, de 0,8% para 0,6%, a partir de julho de 2001. O Tribunal, embora afastando a insurgncia do impetrante no que diz respeito a possvel incorreo das informaes prestadas pelo censo demogrfico 2000 passveis de impugnao por meio de ao ordinria dirigida ao IBGE , salientou que a alterao promovida pelo TCU ocorrera no meio do exerccio de 2001 e considerou caracterizada a ofensa a direito lquido e certo do impetrante, e conseqente prejuzo economia municipal, uma vez que os coeficientes individuais de participao dos municpios devem ser fixados at o ltimo dia til de cada exerccio, para vigorarem no exerccio subseqente (RITCU, art. 244: O Tribunal, at o ltimo dia til de cada exerccio, fixar os coeficientes individuais de participao dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, no

Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal FPE, e no Fundo de Participao dos Municpios FPM, para vigorarem no exerccio subseqente.). MS 24098/DF, rel. Min. Cezar Peluso, 29.4.2004. (MS-24098)

PRIMEIRA TURMA
Direito de Recorrer em Liberdade 2
Concluindo o julgamento de habeas corpus impetrado em favor de policial civil, condenado por tentativa de extorso (v. Informativo 343), a Turma, por maioria, tendo em conta que o paciente permanecera solto durante todo o curso da instruo penal, concedeu o writ para assegurar-lhe o direito de recorrer em liberdade, por entender que o ato que decretara a priso, para fins de recurso, fundara-se na gravidade dos crimes a ele imputados, e na respectiva profisso, no preenchendo, portanto, os requisitos mnimos para a decretao da priso cautelar. Vencidos os Ministros Carlos Britto que, embora concordando que a gravidade do delito e a qualidade profissional do ru no constituem motivos idneos para a decretao da priso, entendia presente na espcie um terceiro fundamento bastante para afastar a alegada falta de fundamentao da priso cautelar, qual seja, o fato de o paciente ser ru reincidente em delito vinculado ao exerccio de suas funes e Seplveda Pertence, que indeferiam o writ. (CPP, art. 594: O ru no poder apelar sem recolher-se priso, ou prestar fiana, salvo se for primrio e de bons antecedentes ...). Precedentes citados: HC 82909/PR (DJU de 17.10.2003) e HC 83128/SP (DJU de 30.4.2004). HC 84087/RJ, rel. Min. Joaquim Barbosa, 27.4.2004. (HC-84087)

SEGUNDA TURMA
Concurso Pblico: Prorrogao Irregular
Por ofensa ao art. 37, III da CF, a Turma reformou acrdo do Tribunal de Justia do Estado da Bahia que, considerando regular a prorrogao do prazo de validade de concurso de auditor fiscal, ocorrida dois anos depois de escoado o primeiro binio, reintegrara os recorridos no cargo de auditor fiscal. Levou-se em conta, na espcie, o fato de que, a no-prorrogao do certame aps o prazo de dois anos da homologao do resultado, implicou a perda da validade do concurso, no sendo possvel, assim, o restabelecimento, pela administrao, de concurso pblico j decado. Ressaltou-se, ademais, vista do disposto na primeira parte do Enunciado 473 da Smula do STF, a inexigibilidade de processo administrativo anteriormente dispensa de candidatos nomeados de modo irregular, haja vista a divergncia entre o ato de nomeao dos recorridos e as normas disciplinadoras do concurso pblico previstas na Constituio (CF, art. 37, III: o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo.). Precedentes citados: RE 201634/BA (DJU de 17.5.2002) e RE 224283/SP (DJU de 11.10.2001). RE 352258/BA, rel. Ministra Ellen Gracie, 27.4.2004. (RE-352258) ___________________________________________________________________ _______________________ Sesses Ordinrias Extraordinrias 29.4.2004 18 158 131 Julgamentos

Pleno 28.4.2004 1 Turma27.4.2004 2 Turma27.4.2004

CLIPPING

DO

DJ

30 de abril de 2004
ADI N. 270-MG RELATOR: MIN. MAURCIO CORRA EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ARTIGO 35 DO ATO DAS DISPOSIES TRANSITRIAS DA CONSTITUIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. DESPESA PBLICA. COMPETNCIA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO. VCIO DE INICIATIVA. Esta Corte firmou entendimento de que so inconstitucionais dispositivos de Cartas estaduais, inclusive Emendas, que fixem vencimentos ou vantagens, concedam subveno ou auxlio, ou que, de qualquer modo, aumentem a despesa pblica, tendo em vista que da competncia do Chefe do Poder Executivo a iniciativa de lei sobre a matria. Ao direta de inconstitucionalidade julgada procedente. * noticiado no Informativo 342 ADI N. 544-SC RELATOR: MIN. CARLOS VELLOSO EMENTA: CONSTITUCIONAL. SERVIDOR PBLICO: REMUNERAO. FIXAO DE DATA PARA A EFETIVAO DO PAGAMENTO DA REMUNERAO. Constituio do Estado de Santa Catarina, art. 27, VIII. I. - Constitucionalidade do art. 27, VIII, da Constituio de Santa Catarina, que assegura aos servidores pblicos sujeitos ao regime jurdico nico a percepo dos vencimentos e proventos at o ltimo dia til do ms a que correspondem. II. - Ao direta de inconstitucionalidade julgada improcedente. * noticiado no Informativo 342 ADI N. 1.571-DF RELATOR: MIN. GILMAR MENDES o EMENTA: Ao direta de inconstitucionalidade. 2. Art. 83 da Lei n 9.430, de 27.12.1996. 3. Argio de violao ao art. 129, I da Constituio. Notitia criminis condicionada deciso final, na esfera administrativa, sobre a exigncia fiscal do crdito tributrio. 4. A norma impugnada tem como destinatrios os agentes fiscais, em nada afetando a atuao do Ministrio Pblico. obrigatria, para a autoridade fiscal, a remessa da notitia criminis ao Ministrio Pblico. 5. Deciso que no afeta orientao fixada no HC 81.611. Crime de resultado. Antes de constitudo definitivamente o crdito tributrio no h justa causa para a ao penal. O Ministrio Pblico pode, entretanto, oferecer denncia independentemente da comunicao, dita representao tributria, se, por outros meios, tem conhecimento do lanamento definitivo. 6. No configurada qualquer limitao atuao do Ministrio Pblico para propositura da ao penal pblica pela prtica de crimes contra a ordem tributria. 7. Improcedncia da ao. * noticiado no Informativo 333 MED. CAUT. EM ADI N. 1.715-DF RELATOR: MIN. MAURCIO CORRA EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA LIMINAR. CONTAS DE DEPSITOS NO RECADASTRADOS. MEDIDA PROVISRIA N 1.597, DE 10/11/97, CONVERTIDA NA LEI N 9.526, DE 08/12/97. DIREITO DE PROPRIEDADE; PRINCPIO DA LEGALIDADE; DIREITO DE HERANA; APRECIAO DO PODER JUDICIRIO; ATO JURDICO PERFEITO; DEVIDO PROCESSO LEGAL: PRECEITOS CONSTITUCIONAIS NO VIOLADOS. 1. A substancialidade da Lei n 9.526, de 8 de dezembro de 1997, no totalmente inovadora, uma vez que no seu contexto encontram-se alguns preceitos inspirados em paradigmas preexistentes no mundo jurdico, sobretudo na Lei n 2.313, de 3 de setembro de 1954, e na Lei n 8.749, de 10 de dezembro de 1993. 2. Dada a natureza jurdica do contrato de depsito bancrio, ocorre a transferncia para o banco do domnio do dinheiro nele depositado; o depositante perde a qualidade de proprietrio do bem depositado, passando a mero titular do crdito equivalente ao depsito e eventuais rendimentos, isto , o depositante torna-se credor do depositrio. 3. Na acepo ampla do conceito constitucional de propriedade, os valores depositados, convertidos em crditos e abandonados pelos credores, podem ser destinados a fins sociais mediante norma infraconstitucional. 4. As atividades bancrias sujeitam-se aos ditames do Poder Pblico; quem firma um contrato de depsito bancrio para abertura e movimentao de conta adere s normas pblicas atinentes,

inclusive as que obrigam o recadastramento. Por isso, as Resolues do Conselho Monetrio Nacional ns 2.025/93 e 2.078/94 no ofendem o princpio da legalidade. 5. A Constituio garante o direito de herana, mas a forma como esse direito se exerce matria regulada por normas de direito privado. 6. Os prazos de prescrio ou de decadncia so objeto de disposio infraconstitucional. Assim, no inconstitucional o dispositivo da Lei n 9.526/97 que faculta ao interessado, no prazo de seis meses aps exaurida a esfera administrativa, o acesso ao Poder Judicirio. 7. No ofende o princpio constitucional do ato jurdico perfeito a norma legal que estabelece novos prazos prescricionais, porquanto estes so aplicveis s relaes jurdicas em curso, salvo quanto aos processos ento pendentes. 8. A Lei n 9.526/97 no contraria o preceito do devido processo legal, dado que prev publicao, no Dirio Oficial da Unio, do edital relacionando os valores recolhidos e indicando o nome do banco depositrio, bem como o rito do contencioso administrativo e recurso ao Poder Judicirio. 9. Medida cautelar indeferida. * noticiado no Informativo 111 ADI N. 2.350-GO RELATOR: MIN. MAURCIO CORRA EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS. LEI ESTADUAL 13644/2000, ARTIGO 51, 1 E 2. OFENSA AOS ARTIGOS 22, XXV, E 236 DA CONSTITUIO FEDERAL. EMENDA PARLAMENTAR. PERTINNCIA TEMTICA. ACUMULAO DE ATIVIDADE CARTORIAL DE NOTAS E DE REGISTRO. INVASO DE COMPETNCIA. NORMA DE NATUREZA SECUNDRIA. CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE. EXAME. IMPOSSIBILIDADE. 1. A Constituio Federal veda ao Poder Legislativo apenas a prerrogativa da formalizao de emendas a projeto originrio de Tribunal de Justia, se delas resultar aumento de despesa pblica, observada ainda a pertinncia temtica, a harmonia e a simetria proposta inicial. 2. Lei pertinente organizao judiciria do Estado e destinada a preencher as necessidades de pequenas comarcas, incapazes de suportar o nus de mais de uma serventia extrajudicial. Norma editada segundo os limites da competncia do Estado-membro. Legitimidade. 3. Acumulao de atribuies cartorrias de notas e de registro. Harmonia entre a lei estadual e a Lei Federal 8935/94, que apenas excepcionalmente admite a possibilidade de acumulao de servios. Norma de natureza secundria. Controle concentrado de constitucionalidade. Exame. Impossibilidade. Ao conhecida em parte e, nesta parte, julgada improcedente. * noticiado no Informativo 341 MED. CAUT. EM ADI N. 2.452-SP RELATOR: MIN. NELSON JOBIM EMENTA: CONSTITUCIONAL. PROGRAMA ESTADUAL DE DESESTATIZAO. LEI PAULISTA QUE DISPE SOBRE A REESTRUTURAO SOCIETRIA E PATRIMNIAL DO SETOR ENERGTICO, VIA FUSO CISO OU INCORPORAO DAS EMPRESAS EXISTENTES. VEDA A PARTICIPAO, COMO PROPONENTE AQUISIO DE AES DE PROPRIEDADE DO ESTADO NAS CONCESSIONRIAS DE ELETRICIDADE, A TODA E QUALQUER EMPRESA ESTATAL ESTADUAL, EXCEO DO PRPRIO ESTADO. OBJETIVO DE VIABILIZAR A IMPLEMENTAO DA MODALIDADE DE DESESTATIZAO. ECONOMICAMENTE PREVISVEL QUE A AQUISIO DO CONTROLE ACIONRIO POR QUALQUER EMPRESA ESTATAL DE OUTRO ESTADO FEDERADO NO CONDUZIRIA A INVESTIMENTOS NO SETOR. PRINCPIO DA ESTABILIDADE DA FEDERAO; PRESERVAO DAS RELAES ENTRE ESTADOSMEMBROS. IMPOSSSIBILIDADE DOS INTERESSES DE UM ESTADO SE SUBMETEREM AOS INTERESSES E DECISES POLTICAS DE OUTRO, AINDA QUE PELA INTERPOSIO DE UMA EMPRESA ESTATAL. LIMITAO LEGTIMA. AUSNCIA DE PLAUSIBILIDADE DO PEDIDO. LIMINAR INDEFERIDA. * noticiado no Informativo 322 ADI N. 2.809-RS RELATOR: MIN. MAURCIO CORRA EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. REGIO METROPOLITANA. INTERESSES COMUNS. PODER LEGISLATIVO ESTADUAL. LEGITIMIDADE. MUNCPIOS LIMTROFES. LEI COMPLEMENTAR. VCIO FORMAL E MATERIAL NA LEI. INEXISTNCIA. INOBSERVNCIA AO ARTIGO 63 DA CONSTITUIO FEDERAL. ALEGAO IMPROCEDENTE. o 1. Regio metropolitana. Municpios limtrofes. Observncia do disposto no artigo 25, 3 , da Carta Federal, que faculta ao estado-membro criar regies administrativas compostas de municpios limtrofes, destinadas a regular e executar funes e servios pblicos de interesses comuns. 2. Criao de regies metropolitanas. Exigncia de lei complementar estadual. Incluso de municpio limtrofe por ato da Assemblia Legislativa. Legitimidade. Constitui-se a regio administrativa em um

organismo de gesto territorial compartilhada em razo dos interesses comuns, que tem no Estadomembro um dos partcipes e seu coordenador, ao qual no se pode imputar a titularidade dos servios em razo da unidade dos entes envolvidos. Ampliao dos limites da regio metropolitana. Ato da Assemblia Legislativa. Vcio de iniciativa. Inexistncia. 3. Lei Complementar. Existncia de limites territoriais. Observncia dos requisitos constitucionais. Inocorrncia de vcio formal ou material. 4. Violao ao artigo 63, I, da Constituio Federal. Incluso de municpio no mbito da regio metropolitana instituda. Aumento de despesa em projeto de iniciativa do Poder Executivo. Inexistncia. A alocao de recursos financeiros especficos no oramento estadual e municipal destinada organizao, planejamento e gesto da regio metropolitana, no mbito da qual est inserido o municpio limtrofe. 5. Despesa fixa vinculada regio metropolitana. Ausncia de nus maior para o Estado na realizao de obras e servios. Obrigatoriedade de prvia autorizao oramentria especfica. Observncia. Ao julgada improcedente. * noticiado no Informativo 322 AG. REG. NA SE N. 5.206-REINO DA ESPANHA RELATOR: MINISTRO PRESIDENTE EMENTA: 1.Sentena estrangeira: laudo arbitral que dirimiu conflito entre duas sociedades comerciais sobre direitos inquestionavelmente disponveis - a existncia e o montante de crditos a ttulo de comisso por representao comercial de empresa brasileira no exterior: compromisso firmado pela requerida que, neste processo, presta anuncia ao pedido de homologao: ausncia de chancela, na origem, de autoridade judiciria ou rgo pblico equivalente: homologao negada pelo Presidente do STF, nos termos da jurisprudncia da Corte, ento dominante: agravo regimental a que se d provimento,por unanimidade, tendo em vista a edio posterior da L. 9.307, de 23.9.96, que dispe sobre a arbitragem, para que, homologado o laudo, valha no Brasil como ttulo executivo judicial. 2. Laudo arbitral: homologao: Lei da Arbitragem: controle incidental de constitucionalidade e o papel do STF. A constitucionalidade da primeira das inovaes da Lei da Arbitragem - a possibilidade de execuo especfica de compromisso arbitral - no constitui, na espcie, questo prejudicial da homologao do laudo estrangeiro; a essa interessa apenas, como premissa, a extino, no direito interno, da homologao judicial do laudo (arts. 18 e 31), e sua conseqente dispensa, na origem, como requisito de reconhecimento, no Brasil, de sentena arbitral estrangeira (art. 35). A completa assimilao, no direito interno, da deciso arbitral deciso judicial, pela nova Lei de Arbitragem, j bastaria, a rigor, para autorizar a homologao, no Brasil, do laudo arbitral estrangeiro, independentemente de sua prvia homologao pela Justia do pas de origem. Ainda que no seja essencial soluo do caso concreto, no pode o Tribunal - dado o seu papel de guarda da Constituio - se furtar a enfrentar o problema de constitucionalidade suscitado incidentemente (v.g. MS 20.505, Nri). 3. Lei de Arbitragem (L. 9.307/96): constitucionalidade, em tese, do juzo arbitral; discusso incidental da constitucionalidade de vrios dos tpicos da nova lei, especialmente acerca da compatibilidade, ou no, entre a execuo judicial especfica para a soluo de futuros conflitos da clusula compromissria e a garantia constitucional da universalidade da jurisdio do Poder Judicirio (CF, art. 5, XXXV). Constitucionalidade declarada pelo plenrio, considerando o Tribunal, por maioria de votos, que a manifestao de vontade da parte na clusula compromissria, quando da celebrao do contrato, e a permisso legal dada ao juiz para que substitua a vontade da parte recalcitrante em firmar o compromisso no ofendem o artigo 5, XXXV, da CF. Votos vencidos, em parte - includo o do relator - que entendiam inconstitucionais a clusula compromissria - dada a indeterminao de seu objeto - e a possibilidade de a outra parte, havendo resistncia quanto instituio da arbitragem, recorrer ao Poder Judicirio para compelir a parte recalcitrante a firmar o compromisso, e, conseqentemente, declaravam a inconstitucionalidade de dispositivos da Lei 9.307/96 (art. 6, parg. nico; 7 e seus pargrafos e, no art. 41, das novas redaes atribudas ao art. 267, VII e art. 301, inciso IX do C. Pr. Civil; e art. 42), por violao da garantia da universalidade da jurisdio do Poder Judicirio. Constitucionalidade - a por deciso unnime, dos dispositivos da Lei de Arbitragem que prescrevem a irrecorribilidade (art. 18) e os efeitos de deciso judiciria da sentena arbitral (art. 31). * noticiado no Informativo 259 MS N. 23.875-DF REL. P/ O ACRDO: MIN. NELSON JOBIM EMENTA: CONSTITUCIONAL. ATO DO TCU QUE DETERMINA TOMADA DE CONTAS ESPECIAL DE EMPREGADO DO BANCO DO BRASIL - DISTRIBUIDORA DE TTULOS E VALORES

MOBILIRIOS S.A., SUBSIDIRIA DO BANCO DO BRASIL, PARA APURAO DE PREJUZO CAUSADO EM DECORRNCIA DE OPERAES REALIZADAS NO MERCADO FUTURO DE NDICES BOVESPA. ALEGADA INCOMPATIBILIDADE DESSE PROCEDIMENTO COM O REGIME JURDICO DA CLT, REGIME AO QUAL ESTO SUBMETIDOS OS EMPREGADOS DO BANCO. O PREJUZO AO ERRIO SERIA INDIRETO, ATINGINDO PRIMEIRO OS ACIONISTAS. O TCU NO TEM COMPETNCIA PARA JULGAR AS CONTAS DOS ADMINISTRADORES DE ENTIDADES DE DIREITO PRIVADO. A PARTICIPAO MAJORITRIA DO ESTADO NA COMPOSIO DO CAPITAL NO TRANSMUDA SEUS BENS EM PBLICOS. OS BENS E VALORES QUESTIONADOS NO SO OS DA ADMINISTRAO PBLICA, MAS OS GERIDOS CONSIDERANDO-SE A ATIVIDADE BANCRIA POR DEPSITOS DE TERCEIROS E ADMINISTRADOS PELO BANCO COMERCIALMENTE. ATIVIDADE TIPICAMENTE PRIVADA, DESENVOLVIDA POR ENTIDADE CUJO CONTROLE ACIONRIO DA UNIO. AUSNCIA DE LEGITIMIDADE AO IMPETRADO PARA EXIGIR INSTAURAO DE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL AO IMPETRANTE. MANDADO DE SEGURANA DEFERIDO. * noticiado no Informativo 259 Rcl N. 2.256-RN RELATOR: MIN. GILMAR MENDES EMENTA: Reclamao. 2. Garantia da autoridade de provimento cautelar na ADI 1.730/RN. 3. Deciso do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Norte em Mandado de Segurana. Reenquadramento de servidor aposentado, com efeitos ex nunc. Aposentadoria com proventos correspondentes remunerao de classe imediatamente superior. 4. Deciso que restabelece dispositivo cuja vigncia encontrava-se suspensa por deciso do Supremo Tribunal Federal, em sede de cautelar. 5. Eficcia erga omnes e efeito vinculante de deciso cautelar proferida em ao direta de inconstitucionalidade. 6. Reclamao julgada procedente. * noticiado no Informativo 320 HC N. 83.830-RS RELATOR: MIN. MARCO AURLIO PROCESSO-CRIME - FICO JURDICA - INTERPRETAO DE NORMAS. As normas que encerram fico jurdica, equiparando cidados, ho de ser interpretadas de forma estrita. NORMA PENAL - DEFINIO DO AGENTE. NATUREZA. A norma h de ser tomada como exaustiva, conflitando com o sistema ptrio revelador do Direito Penal concluir, sob o ngulo da definio do agente, que lei nova apenas veio a explicitar o que implcito na primitiva. CRIME CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA - ARTIGO 327 DO CDIGO PENAL. A equiparao a servidor pblico de quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da administrao pblica somente ocorreu com a vigncia da Lei n 9.983/2000, sendo descabido entender-se implcita a abrangncia do preceito, considerada a redao primitiva, no que alcanados os servidores pblicos e os exercentes de cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal. * noticiado no Informativo 339 HC N. 82.865-GO RELATOR: MIN. NELSON JOBIM EMENTA: HABEAS CORPUS. ABUSO SEXUAL CONTRA MENOR. LEGITIMIDADE DO MINISTRIO PBLICO PARA INSTAURAR SINDICNCIA. ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE (ECA). O Ministrio Pblico tem legitimidade para instaurar sindicncia para a apurao de crimes previstos no Estatuto da Criana e do Adolescente (art. 201, inciso VII, da Lei 8.069/90). Alm da competncia que lhe atribui o ECA, pacfico o entendimento desta Corte de que o Ministrio Pblico no necessita de inqurito policial para instaurar ao penal. Caso que no se confunde com o RHC 81.326 que tratava de falta de legitimidade do Parquet para presidir ou desenvolver diligncias pertinentes ao inqurito policial. A questo relativa infncia e juventude regulada por lei especial que tem previso especfica (Lei 8.069/90). Habeas corpus indeferido. * noticiado no Informativo 325

Acrdos Publicados: 462

R A N S C R I E S

Com a finalidade de proporcionar aos leitores do INFORMATIVO STF uma compreenso mais aprofundada do pensamento do Tribunal, divulgamos neste espao trechos de decises que tenham despertado ou possam despertar de modo especial o interesse da comunidade jurdica. __________________________________________________________ ________________________
ADPF Polticas Pblicas Interveno Judicial Reserva do Possvel
(Transcries) ADPF 45 MC/DF* RELATOR: MIN. CELSO DE MELLO EMENTA: ARGIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL. A QUESTO DA LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL DO CONTROLE E DA INTERVENO DO PODER JUDICIRIO EM TEMA DE IMPLEMENTAO DE POLTICAS PBLICAS, QUANDO CONFIGURADA HIPTESE DE ABUSIVIDADE GOVERNAMENTAL. DIMENSO POLTICA DA JURISDIO CONSTITUCIONAL ATRIBUDA AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. INOPONIBILIDADE DO ARBTRIO ESTATAL EFETIVAO DOS DIREITOS SOCIAIS, ECONMICOS E CULTURAIS. CARTER RELATIVO DA LIBERDADE DE CONFORMAO DO LEGISLADOR. CONSIDERAES EM TORNO DA CLUSULA DA RESERVA DO POSSVEL. NECESSIDADE DE PRESERVAO, EM FAVOR DOS INDIVDUOS, DA INTEGRIDADE E DA INTANGIBILIDADE DO NCLEO CONSUBSTANCIADOR DO MNIMO EXISTENCIAL. VIABILIDADE INSTRUMENTAL DA ARGIO DE DESCUMPRIMENTO NO PROCESSO DE CONCRETIZAO DAS LIBERDADES POSITIVAS (DIREITOS CONSTITUCIONAIS DE SEGUNDA GERAO).

DECISO: Trata-se de argio de descumprimento de preceito fundamental promovida contra veto, que, emanado do Senhor Presidente da Repblica, incidiu sobre o 2 do art. 55 (posteriormente renumerado para art. 59), de proposio legislativa que se converteu na Lei n 10.707/2003 (LDO), destinada a fixar as diretrizes pertinentes elaborao da lei oramentria anual de 2004. O dispositivo vetado possui o seguinte contedo material: 2 Para efeito do inciso II do caput deste artigo, consideram-se aes e servios pblicos de sade a totalidade das dotaes do Ministrio da Sade, deduzidos os encargos previdencirios da Unio, os servios da dvida e a parcela das despesas do Ministrio financiada com recursos do Fundo de Combate Erradicao da Pobreza. O autor da presente ao constitucional sustenta que o veto presidencial importou em desrespeito a preceito fundamental decorrente da EC 29/2000, que foi promulgada para garantir recursos financeiros mnimos a serem aplicados nas aes e servios pblicos de sade. Requisitei, ao Senhor Presidente da Repblica, informaes que por ele foram prestadas a fls. 93/144. Vale referir que o Senhor Presidente da Repblica, logo aps o veto parcial ora questionado nesta sede processual, veio a remeter, ao Congresso Nacional, projeto de lei, que, transformado na Lei n 10.777/2003, restaurou, em sua integralidade, o 2 do art. 59 da Lei n 10.707/2003 (LDO), dele fazendo constar a mesma norma sobre a qual incidira o veto executivo. Em virtude da mencionada iniciativa presidencial, que deu causa instaurao do concernente processo legislativo, sobreveio a edio da j referida Lei n 10.777, de 24/11/2003, cujo art. 1 modificando a prpria Lei de Diretrizes Oramentrias (Lei n 10.707/2003) supriu a omisso motivadora do ajuizamento da presente ao constitucional. Com o advento da mencionada Lei n 10.777/2003, a Lei de Diretrizes Oramentrias, editada para reger a elaborao da lei oramentria de 2004, passou a ter, no ponto concernente questionada omisso normativa, o seguinte contedo material: Art. 1 O art. 59 da lei n 10.707, de 30 de julho de 2003, passa a vigorar acrescido dos seguintes pargrafos:

Art.59............................................ 3 Para os efeitos do inciso II do caput deste artigo, consideram-se aes e servios pblicos de sade a totalidade das dotaes do Ministrio da Sade, deduzidos os encargos previdencirios da Unio, os servios da dvida e a parcela das despesas do Ministrio financiada com recursos do Fundo de Combate Erradicao da Pobreza. 4 A demonstrao da observncia do limite mnimo previsto no 3 deste artigo dar-se- no encerramento do exerccio financeiro de 2004. (NR). (grifei) Cabe registrar, por necessrio, que a regra legal resultante da edio da Lei n 10.777/2003, ora em pleno vigor, reproduz, essencialmente, em seu contedo, o preceito, que, constante do 2 do art. 59 da Lei n 10.707/2003 (LDO), veio a ser vetado pelo Senhor Presidente da Repblica (fls. 23v.). Impende assinalar que a regra legal em questo que culminou por colmatar a prpria omisso normativa alegadamente descumpridora de preceito fundamental entrou em vigor em 2003, para orientar, ainda em tempo oportuno, a elaborao da lei oramentria anual pertinente ao exerccio financeiro de 2004. Conclui-se, desse modo, que o objetivo perseguido na presente sede processual foi inteiramente alcanado com a edio da Lei n 10.777, de 24/11/2003, promulgada com a finalidade especfica de conferir efetividade EC 29/2000, concebida para garantir, em bases adequadas e sempre em benefcio da populao deste Pas recursos financeiros mnimos a serem necessariamente aplicados nas aes e servios pblicos de sade. No obstante a supervenincia desse fato juridicamente relevante, capaz de fazer instaurar situao de prejudicialidade da presente argio de descumprimento de preceito fundamental, no posso deixar de reconhecer que a ao constitucional em referncia, considerado o contexto em exame, qualifica-se como instrumento idneo e apto a viabilizar a concretizao de polticas pblicas, quando, previstas no texto da Carta Poltica, tal como sucede no caso (EC 29/2000), venham a ser descumpridas, total ou parcialmente, pelas instncias governamentais destinatrias do comando inscrito na prpria Constituio da Repblica. Essa eminente atribuio conferida ao Supremo Tribunal Federal pe em evidncia, de modo particularmente expressivo, a dimenso poltica da jurisdio constitucional conferida a esta Corte, que no pode demitir-se do gravssimo encargo de tornar efetivos os direitos econmicos, sociais e culturais que se identificam, enquanto direitos de segunda gerao, com as liberdades positivas, reais ou concretas (RTJ 164/158-161, Rel. Min. CELSO DE MELLO) -, sob pena de o Poder Pblico, por violao positiva ou negativa da Constituio, comprometer, de modo inaceitvel, a integridade da prpria ordem constitucional: DESRESPEITO CONSTITUIO - MODALIDADES DE COMPORTAMENTOS INCONSTITUCIONAIS DO PODER PBLICO. - O desrespeito Constituio tanto pode ocorrer mediante ao estatal quanto mediante inrcia governamental. A situao de inconstitucionalidade pode derivar de um comportamento ativo do Poder Pblico, que age ou edita normas em desacordo com o que dispe a Constituio, ofendendo-lhe, assim, os preceitos e os princpios que nela se acham consignados. Essa conduta estatal, que importa em um facere (atuao positiva), gera a inconstitucionalidade por ao. - Se o Estado deixar de adotar as medidas necessrias realizao concreta dos preceitos da Constituio, em ordem a torn-los efetivos, operantes e exeqveis, abstendo-se, em conseqncia, de cumprir o dever de prestao que a Constituio lhe imps, incidir em violao negativa do texto constitucional. Desse non facere ou non praestare, resultar a inconstitucionalidade por omisso, que pode ser total, quando nenhuma a providncia adotada, ou parcial, quando insuficiente a medida efetivada pelo Poder Pblico. ....................................................... - A omisso do Estado - que deixa de cumprir, em maior ou em menor extenso, a imposio ditada pelo texto constitucional - qualifica-se como comportamento revestido da maior gravidade poltico-jurdica, eis que, mediante inrcia, o Poder Pblico tambm desrespeita a Constituio, tambm ofende direitos que nela se fundam e tambm impede, por ausncia de medidas concretizadoras, a prpria aplicabilidade dos postulados e princpios da Lei Fundamental. (RTJ 185/794-796, Rel. Min. CELSO DE MELLO, Pleno) certo que no se inclui, ordinariamente, no mbito das funes institucionais do Poder Judicirio - e nas desta Suprema Corte, em especial - a atribuio de formular e de implementar polticas pblicas (JOS CARLOS VIEIRA DE ANDRADE, Os Direitos Fundamentais na Constituio Portuguesa de 1976, p. 207, item n. 05, 1987, Almedina, Coimbra), pois, nesse domnio, o encargo reside, primariamente, nos Poderes Legislativo e Executivo. Tal incumbncia, no entanto, embora em bases excepcionais, poder atribuir-se ao Poder Judicirio, se e quando os rgos estatais competentes, por descumprirem os encargos

poltico-jurdicos que sobre eles incidem, vierem a comprometer, com tal comportamento, a eficcia e a integridade de direitos individuais e/ou coletivos impregnados de estatura constitucional, ainda que derivados de clusulas revestidas de contedo programtico. Cabe assinalar, presente esse contexto consoante j proclamou esta Suprema Corte que o carter programtico das regras inscritas no texto da Carta Poltica no pode converter-se em promessa constitucional inconseqente, sob pena de o Poder Pblico, fraudando justas expectativas nele depositadas pela coletividade, substituir, de maneira ilegtima, o cumprimento de seu impostergvel dever, por um gesto irresponsvel de infidelidade governamental ao que determina a prpria Lei Fundamental do Estado (RTJ 175/1212-1213, Rel. Min. CELSO DE MELLO). No deixo de conferir, no entanto, assentadas tais premissas, significativo relevo ao tema pertinente reserva do possvel (STEPHEN HOLMES/CASS R. SUNSTEIN, The Cost of Rights, 1999, Norton, New York), notadamente em sede de efetivao e implementao (sempre onerosas) dos direitos de segunda gerao (direitos econmicos, sociais e culturais), cujo adimplemento, pelo Poder Pblico, impe e exige, deste, prestaes estatais positivas concretizadoras de tais prerrogativas individuais e/ou coletivas. que a realizao dos direitos econmicos, sociais e culturais alm de caracterizar-se pela gradualidade de seu processo de concretizao depende, em grande medida, de um inescapvel vnculo financeiro subordinado s possibilidades oramentrias do Estado, de tal modo que, comprovada, objetivamente, a incapacidade econmico-financeira da pessoa estatal, desta no se poder razoavelmente exigir, considerada a limitao material referida, a imediata efetivao do comando fundado no texto da Carta Poltica. No se mostrar lcito, no entanto, ao Poder Pblico, em tal hiptese mediante indevida manipulao de sua atividade financeira e/ou poltico-administrativa criar obstculo artificial que revele o ilegtimo, arbitrrio e censurvel propsito de fraudar, de frustrar e de inviabilizar o estabelecimento e a preservao, em favor da pessoa e dos cidados, de condies materiais mnimas de existncia. Cumpre advertir, desse modo, que a clusula da reserva do possvel ressalvada a ocorrncia de justo motivo objetivamente afervel no pode ser invocada, pelo Estado, com a finalidade de exonerar-se do cumprimento de suas obrigaes constitucionais, notadamente quando, dessa conduta governamental negativa, puder resultar nulificao ou, at mesmo, aniquilao de direitos constitucionais impregnados de um sentido de essencial fundamentalidade. Da a correta ponderao de ANA PAULA DE BARCELLOS (A Eficcia Jurdica dos Princpios Constitucionais, p. 245-246, 2002, Renovar): Em resumo: a limitao de recursos existe e uma contingncia que no se pode ignorar. O intrprete dever lev-la em conta ao afirmar que algum bem pode ser exigido judicialmente, assim como o magistrado, ao determinar seu fornecimento pelo Estado. Por outro lado, no se pode esquecer que a finalidade do Estado ao obter recursos, para, em seguida, gast-los sob a forma de obras, prestao de servios, ou qualquer outra poltica pblica, exatamente realizar os objetivos fundamentais da Constituio. A meta central das Constituies modernas, e da Carta de 1988 em particular, pode ser resumida, como j exposto, na promoo do bem-estar do homem, cujo ponto de partida est em assegurar as condies de sua prpria dignidade, que inclui, alm da proteo dos direitos individuais, condies materiais mnimas de existncia. Ao apurar os elementos fundamentais dessa dignidade (o mnimo existencial), estar-se-o estabelecendo exatamente os alvos prioritrios dos gastos pblicos. Apenas depois de atingi-los que se poder discutir, relativamente aos recursos remanescentes, em que outros projetos se dever investir. O mnimo existencial, como se v, associado ao estabelecimento de prioridades oramentrias, capaz de conviver produtivamente com a reserva do possvel. (grifei) V-se, pois, que os condicionamentos impostos, pela clusula da reserva do possvel, ao processo de concretizao dos direitos de segunda gerao - de implantao sempre onerosa -, traduzem-se em um binmio que compreende, de um lado, (1) a razoabilidade da pretenso individual/social deduzida em face do Poder Pblico e, de outro, (2) a existncia de disponibilidade financeira do Estado para tornar efetivas as prestaes positivas dele reclamadas. Desnecessrio acentuar-se, considerado o encargo governamental de tornar efetiva a aplicao dos direitos econmicos, sociais e culturais, que os elementos componentes do mencionado binmio (razoabilidade da pretenso + disponibilidade financeira do Estado) devem configurar-se de modo afirmativo e em situao de cumulativa ocorrncia, pois, ausente qualquer desses elementos, descaracterizar-se- a possibilidade estatal de realizao prtica de tais direitos. No obstante a formulao e a execuo de polticas pblicas dependam de opes polticas a cargo daqueles que, por delegao popular, receberam investidura em mandato eletivo, cumpre reconhecer que no se revela absoluta, nesse domnio, a liberdade de conformao do legislador, nem a de atuao do Poder Executivo.

que, se tais Poderes do Estado agirem de modo irrazovel ou procederem com a clara inteno de neutralizar, comprometendo-a, a eficcia dos direitos sociais, econmicos e culturais, afetando, como decorrncia causal de uma injustificvel inrcia estatal ou de um abusivo comportamento governamental, aquele ncleo intangvel consubstanciador de um conjunto irredutvel de condies mnimas necessrias a uma existncia digna e essenciais prpria sobrevivncia do indivduo, a, ento, justificar-se-, como precedentemente j enfatizado - e at mesmo por razes fundadas em um imperativo tico-jurdico -, a possibilidade de interveno do Poder Judicirio, em ordem a viabilizar, a todos, o acesso aos bens cuja fruio lhes haja sido injustamente recusada pelo Estado. Extremamente pertinentes, a tal propsito, as observaes de ANDREAS JOACHIM KRELL (Direitos Sociais e Controle Judicial no Brasil e na Alemanha, p. 22-23, 2002, Fabris): A constituio confere ao legislador uma margem substancial de autonomia na definio da forma e medida em que o direito social deve ser assegurado, o chamado livre espao de conformao (...). Num sistema poltico pluralista, as normas constitucionais sobre direitos sociais devem ser abertas para receber diversas concretizaes consoante as alternativas periodicamente escolhidas pelo eleitorado. A apreciao dos fatores econmicos para uma tomada de deciso quanto s possibilidades e aos meios de efetivao desses direitos cabe, principalmente, aos governos e parlamentos. Em princpio, o Poder Judicirio no deve intervir em esfera reservada a outro Poder para substitu-lo em juzos de convenincia e oportunidade, querendo controlar as opes legislativas de organizao e prestao, a no ser, excepcionalmente, quando haja uma violao evidente e arbitrria, pelo legislador, da incumbncia constitucional. No entanto, parece-nos cada vez mais necessria a reviso do vetusto dogma da Separao dos Poderes em relao ao controle dos gastos pblicos e da prestao dos servios bsicos no Estado Social, visto que os Poderes Legislativo e Executivo no Brasil se mostraram incapazes de garantir um cumprimento racional dos respectivos preceitos constitucionais. A eficcia dos Direitos Fundamentais Sociais a prestaes materiais depende, naturalmente, dos recursos pblicos disponveis; normalmente, h uma delegao constitucional para o legislador concretizar o contedo desses direitos. Muitos autores entendem que seria ilegtima a conformao desse contedo pelo Poder Judicirio, por atentar contra o princpio da Separao dos Poderes (...). Muitos autores e juzes no aceitam, at hoje, uma obrigao do Estado de prover diretamente uma prestao a cada pessoa necessitada de alguma atividade de atendimento mdico, ensino, de moradia ou alimentao. Nem a doutrina nem a jurisprudncia tm percebido o alcance das normas constitucionais programticas sobre direitos sociais, nem lhes dado aplicao adequada como princpios-condio da justia social. A negao de qualquer tipo de obrigao a ser cumprida na base dos Direitos Fundamentais Sociais tem como conseqncia a renncia de reconhec-los como verdadeiros direitos. (...) Em geral, est crescendo o grupo daqueles que consideram os princpios constitucionais e as normas sobre direitos sociais como fonte de direitos e obrigaes e admitem a interveno do Judicirio em caso de omisses inconstitucionais. (grifei) Todas as consideraes que venho de fazer justificam-se, plenamente, quanto sua pertinncia, em face da prpria natureza constitucional da controvrsia jurdica ora suscitada nesta sede processual, consistente na impugnao a ato emanado do Senhor Presidente da Repblica, de que poderia resultar grave comprometimento, na rea da sade pblica, da execuo de poltica governamental decorrente de deciso vinculante do Congresso Nacional, consubstanciada na Emenda Constitucional n 29/2000. Ocorre, no entanto, como precedentemente j enfatizado no incio desta deciso, que se registrou, na espcie, situao configuradora de prejudicialidade da presente argio de descumprimento de preceito fundamental. A inviabilidade da presente argio de descumprimento, em decorrncia da razo ora mencionada, impe uma observao final: no desempenho dos poderes processuais de que dispe, assiste, ao Ministro-Relator, competncia plena para exercer, monocraticamente, o controle das aes, pedidos ou recursos dirigidos ao Supremo Tribunal Federal, legitimando-se, em conseqncia, os atos decisrios que, nessa condio, venha a praticar. Cumpre acentuar, por oportuno, que o Pleno do Supremo Tribunal Federal reconheceu a inteira validade constitucional da norma legal que inclui, na esfera de atribuies do Relator, a competncia para negar trnsito, em deciso monocrtica, a recursos, pedidos ou aes, quando incabveis, estranhos competncia desta Corte, intempestivos, sem objeto ou que veiculem pretenso incompatvel com a jurisprudncia predominante do Tribunal (RTJ 139/53 - RTJ 168/174175).

Nem se alegue que esse preceito legal implicaria transgresso ao princpio da colegialidade, eis que o postulado em questo sempre restar preservado ante a possibilidade de submisso da deciso singular ao controle recursal dos rgos colegiados no mbito do Supremo Tribunal Federal, consoante esta Corte tem reiteradamente proclamado (RTJ 181/1133-1134, Rel. Min. CARLOS VELLOSO - AI 159.892-AgR/SP, Rel. Min. CELSO DE MELLO, v.g.). Cabe enfatizar, por necessrio, que esse entendimento jurisprudencial tambm aplicvel aos processos de controle normativo abstrato de constitucionalidade, qualquer que seja a sua modalidade (ADI 563/DF, Rel. Min. PAULO BROSSARD ADI 593/GO, Rel. Min. MARCO AURLIO - ADI 2.060/RJ, Rel. Min. CELSO DE MELLO - ADI 2.207/AL, Rel. Min. CELSO DE MELLO - ADI 2.215/PE, Rel. Min. CELSO DE MELLO, v.g.), eis que, tal como j assentou o Plenrio do Supremo Tribunal Federal, o ordenamento positivo brasileiro no subtrai, ao Relator da causa, o poder de efetuar enquanto responsvel pela ordenao e direo do processo (RISTF, art. 21, I) - o controle prvio dos requisitos formais da fiscalizao normativa abstrata (...) (RTJ 139/67, Rel. Min. CELSO DE MELLO). Sendo assim, tendo em considerao as razes expostas, julgo prejudicada a presente argio de descumprimento de preceito fundamental, em virtude da perda superveniente de seu objeto. Arquivem-se os presentes autos. Publique-se. Braslia, 29 de abril de 2004. Ministro CELSO DE MELLO Relator * deciso pendente de publicao Assessora responsvel pelo Informativo Graziela Maria Picinin

informativo@stf.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi