Vous êtes sur la page 1sur 8

Controle de velocidade para motores de corrente alternada

Permite controlar a velocidade de rotao de um motor elctrico alimentado pela tenso da rede.

Figura 1 - Variando o ngulo de conduo de um triac, consegue-se modificar a potncia aplicada carga.

Ao utilizar motores elctricos que funcionam com tenso alternada, no raro depararse com a necessidade de regular a sua velocidade, especialmente em determinadas aplicaes como no caso de bombas para lquidos, aparelhos para testes mecnicos, secadores de cabelo, ou berbequins. Se, por exemplo possuir um berbequim de velocidade fixa, pode ser necessrio variar a sua velocidade, para usar diversas brocas. Na realidade, uma de 10 mm no deve girar mesma velocidade que uma de 2 mm, porque cada uma requer uma velocidade especfica. Uma ponta muito fina, por

exemplo, de 2 mm de dimetro, deve girar a um regime elevado, como 4000 rpm, que uma broca de 10 mm suportaria durante muito pouco tempo. Existem muitas aplicaes nas quais pode ser necessrio variar a velocidade dum motor elctrico de corrente alternada. Para resolver este problema, pode-se recorrer normalmente a duas solues: ou se varia a amplitude da tenso alternada com a qual se alimenta o motor, ou se controla o motor com impulsos de tenso, de comprimento varivel. Neste ltimo caso pode dizer-se que se varia o valor mdio da tenso de alimentao. Variar a amplitude da tenso de alimentao , indubitavelmente, um mtodo vlido, mas para tal seria necessrio um gerador de tenso com amplitude varivel.

Como se produz a regulao


Um sistema para variar a tenso dum motor consiste em dispor em srie uma resistncia varivel de grande potncia. No entanto, parte as dimenses da referida resistncia, devido potncia que deveria dissipar (tanto maior quanto maior for a potncia do motor), deve considerar-se o que acontece carregando o motor. sabido que, em vazio, um motor tem um certo consumo de corrente, enquanto que se for submetido a esforo, a corrente aumenta de forma imprevisvel.

O motor sob esforo


Se com um determinado valor de resistncia em srie com o motor em vazio, se tiver uma determinada tenso, sob esforo esta tenso cai sensivelmente, porque aumenta a necessidade de corrente por parte do motor. Como a queda de tenso na resistncia funo da corrente que a atravessa, se for imposta uma determinada velocidade e se se travar o eixo do motor, aumenta a corrente requerida e decresce a tenso de alimentao. Portanto, a velocidade no se pode manter como em vazio, reduzindo-se sensivelmente. Por esta dificuldade prefervel abandonar a ideia da variao da amplitude da tenso, para aproveitar outra alternativa que consiste em regular o comprimento dos impulsos de tenso com os quais se alimenta o motor. Suponhamos que se tem de alimentar um motor que funciona com 230V alternados. Com a alimentao de onda completa (normal), o motor gira velocidade mxima; porm, se se cortar meia onda, por exemplo, ligando um diodo em srie com o motor, o seu eixo girar mais lentamente. De facto, agora acontecer que o motor ser alimentado com uma tenso cujo valor se dividiu e, portanto, poder dispor de metade da potncia em relao ao caso da alimentao com onda completa.

No entanto, para variar o valor mdio da tenso de alimentao, suficiente fazer preceder o motor em questo, por um circuito electrnico que fornece cada meia onda, em retardo em relao passagem pelo zero. Trata-se, praticamente, de um interruptor que se fecha e se abre com cada meia onda da tenso alternada, mas que o faz tambm com um certo retardo em relao ao instante em que se inicia a referida meia onda.

O mtodo do valor mdio


O sistema mais simples para variar a velocidade de rotao dum motor elctrico, ou a luminosidade duma lmpada, consiste em variar a tenso que o alimenta. Como no simples variar a amplitude, recorre-se a simples circuitos que permitem variar a energia e com isso a potncia entregue carga. Aproveitando adequadamente os interruptores controlados, no nosso caso um triac, pode-se intervir de modo que a tenso alimente as cargas com maior ou menor retardo. Falamos, logicamente, duma tenso sinusoidal ou rectangular. Com referncia figura 1, podemos ver que variando o valor da tenso de alimentao com a qual o triac passa a conduzir, se pode variar o ngulo de conduo indicado pela letra alfa (). Nos grficos esto ilustrados dois casos; no de cima, o ngulo de conduo maior do que no de baixo. As zonas tracejadas representam o espao de tempo que decorre desde a passagem pelo zero at que a sinusoidal pode atingir a carga. A forma segundo a qual varia o valor mdio da sinuside pode compreender-se facilmente, considerando a zona entre o eixo horizontal e a sinuside como o mximo valor de energia proporcionada carga. A zona de traos representa a parte da tenso que no chega carga; quanto maior for, menor ser a superfcie encerrada na sinuside correspondente carga. Para conseguir que a tenso da rede chegue carga com retardo em relao passagem pelo zero, controla-se a prpria carga com um triac cuja porta est ligada sada de um divisar de tenso. Variando a impedncia do divisor, muda o tempo necessrio para que a sinuside possa alcanar o valor suficiente para excitar a porta e, portanto, para que o triac conduza.

Figura 2 - Esquema elctrico do circuito. Um potencimetro permite variar a velocidade de rotao do motor simplesmente controlando o ngulo de conduo dum triac.

Descrio do circuito
O circuito que apresentamos neste artigo, e cujo esquema se mostra na figura 2, realiza a funo descrita. Consiste num interruptor electrnico que usa um triac como elemento de comutao, e que permite alimentar o motor com meias ondas mais ou menos estreitas. Para decidir do valor mdio da tenso de alimentao do motor, ou seja, o comprimento dos impulsos com os quais se controlar, o nosso circuito prev que o triac seja excitado com um certo retardo em relao a todas as passagens pelo zero da tenso sinusoidal. Esta misso desempenhada por uma malha R-C, que permite excitar a porta do triac TH2 com mais ou menor retardo em relao ao incio de cada meia onda. Mais claramente, R1, R2, R3 e C2 constituem a malha de retardo. O potencimetro permite mudar a constante de tempo da referida malha, de forma a variar o retardo. Quanto maior for a constante de tempo, mais elevado ser o tempo necessrio para que a tenso aplicada porta do triac possa alcanar e ultrapassar o valor de excitao. Portanto tambm ser maior o retardo com o qual o triac fechar a alimentao do motor, a cada meia onda.

Como influi a reactncia

As coisas podem tambm ser vistas de outro modo, considerando que o condensador C2 tem uma reactncia, ou seja, uma determinada impedncia elctrica. Em tal caso no de estranhar que, juntamente com R1 e R3 e com o potencimetro, o condensador constitui um divisor de tenso. Deslocando o cursor de R2 pode seleccionar-se a relao de diviso e, como consequncia, o valor da tenso de entrada do circuito (230V da rede) com o qual se alcana na porta do triac a necessria tenso de excitao. De facto, a sinuside aumenta de valor, ao longo do tempo, at ao seu pico. Antes de atingir o valor necessrio para excitar o triac (partindo do instante em que se produz a passagem pelo zero), decorre um certo tempo igual a um meio perodo menos o tempo decorrido pela passagem pelo zero no momento da excitao. Deve-se observar que o triac se acende e se apaga com cada meia onda. Se se levar conduo, depois de um determinado tempo, na meia onda positiva, esta mantm a conduo at que a tenso entre os seus terminais MT2 e MT1 volte a zero e se inverta (instante de passagem de valores positivos para negativos). meia onda negativa chega apagado e deve ser excitado novamente. Isso produz-se ao mesmo valor em que se tem a excitao em meia onda positiva, uma vez que o triac pode ser excitado por tenses de porta tanto positivas como negativas. No circuito da figura 2, o diac TH1 serve para reduzir a tenso de alimentao da porta do triac. O diac um componente com trs junes de estrutura PNPN, que normalmente no condutor e que entra em conduo s acima de um determinado valor da tenso aplicada aos seus terminais (tenso de break-over). Depois de ter entrado em conduo, esta pode descer sensivelmente e o estado de conduo mantm-se at que passa para um valor de corrente superior ou igual de manuteno (Holding currente). Os condensadores C1 e C3, juntamente com a bobine L1, formam um filtro em pi, adequado para atenuar as perturbaes produzidas pelo triac, de cada vez que desliga o motor da tenso da rede. Se no se atenuassem estes impulsos, propagar-se-iam livremente ao longo da rede elctrica de 230V, provocando o aparecimento de perturbaes noutros aparelhos ligados rede.

Realizao prtica
A figura 3 reproduz o desenho do circuito impresso, em tamanho natural, enquanto que na figura 4 est representada a implantao dos componentes.

Figura 3 - Traado do circuito Impresso.

Figura 4 - Implantao dos componentes.

Os primeiros componentes a montar so R1, R3 e o diac. Este pode aplicar-se como se se tratasse de uma resistncia, uma vez que carece de polaridade: bidireccional. A seguir montam-se os condensadores, o triac e o potencimetro. A bobine L1 construda enrolando duas camadas sobrepostas, cada uma delas constituda por 20 espiras de condutor de cobre esmaltado, de 0.8mm ou de 1mm de dimetro. O dimetro interno da camada interna dever ser de 5 ou 6mm, ficando o enrolamento no ar (ou seja, que no se dever realizar sobre um ncleo de material ferromagntico [ferro, ao, ferrite, etc.]). As principais caractersticas do variador de velocidade para motores de corrente alternada, a corrente e a potncia controlveis dependem do triac que se utilizar. Para elevar a potncia poderia recorrer-se a um triac de 400V 8A (potncia at aproximadamente 1.7KW) ou de 400V 16A (para uma potncia de aproximadamente 3.3KW).

No entanto, nestes casos necessrio realizar L1 com um condutor de 1.3mm de dimetro, e cobrir com estanho (depositando-o com o ferro de soldar quente) as pistas que conduzem da entrada de 230V aos terminais MT1 e MT2 do triac e aos pontos de sada.

Utilizao do variador
Ligar um motor elctrico (de corrente alternada) aos pontos SAL, deslocando a seguir o cursor do potencimetro para R3 (no sentido dos ponteiros do relgio) e fornecendo uma tenso de 230V. A seguir, girar lentamente o potencimetro no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio, pelo que num determinado ponto o veio do motor girar cada vez mais rapidamente. Verifica-se, assim, que girando o eixo do potencimetro muda a velocidade de rotao do veio. Podem efectuar-se ensaios com um berbequim elctrico, um ventilador, etc., e comprovar o efeito do circuito. Para finalizar, duas recomendaes, a primeira das quais referente ao triac; escolhe-se um modelo muito sensvel, isto , com baixa corrente de disparo. O circuito foi concebido para um triac como o TIC206 ou TAG8414. A segunda recomendao consiste em chamar a ateno para o facto de o circuito estar directamente sob a tenso da rede, pelo que se deve ter muito cuidado ao mexer nele.

Lista de material
Resistncias 1/2W 5%

R1 = 39K R2 = potencimetro linear de 470K R3 = 8.2K

Condensadores

C1, C3 = 10nF 400V polister C2 = 82nF 100V polister

Semicondutores

TH1 = diac 32 a 40V TH2 = triac 400V 4A

Diversos

L1 = ver texto

Vous aimerez peut-être aussi