Vous êtes sur la page 1sur 3

Exposio a cu aberto pelo governo dos temas aziagos da economia mais confunde que esclarece Sem convico, resumida

no planejamento dos negcios pela taxa de inflao, o investimento nasce torto, quando nasce. A economia clama por certezas 17/2/2013 - 03:47 - Antonio Machado O noticirio bate-estaca operado pelo primeiro escalo do governo sobre temas aziagos, como o mau desempenho da Petrobras, o momento difcil da inflao, como enfrent-la, se com aumento dos juros ou a depreciao do preo do dlar, as idas e vindas da licitao dos servios de infraestrutura, tudo isso exposto a cu aberto, sugere desorientao, ainda que estejam todos convencidos do acerto. A trajetria da economia no tem sido tranquila, embora parea que esteja tudo bem vista pela tica do emprego e dos salrios. O que a impacta no mdio prazo, porm, so o comportamento da inflao, o nvel dos investimentos e a competitividade da produo comparada concorrncia internacional. Nenhum desses trs itens est ok. Mas exagero dizer que estejam perdidos, embora quase uma dcada de cmbio apreciado para compensar desajustes fiscais e aliviar um pouco a presso da taxa bsica de juro tenha criado outro padro de manufatura, sobretudo na rea de bens durveis mais integrada ao circuito global, focada no mercado interno e menos suscetvel a se voltar para a exportao, em prazo curto, se a moeda se depreciar. Se h vrias goteiras no telhado da economia, cabe ao governo no assegurar que no faltaro baldes, mas comear tapando o que mais incomoda. No certo que a macroeconomia, entendida como a gesto dos juros, do oramento e do cmbio, por exemplo, resolva por si os problemas. Na microeconomia tambm h grandes gargalos, conforme o prprio governo admite ao lanar um vigoroso programa de reforma e ampliao dos ativos de infraestrutura pelo setor privado. com tais licitaes que o investimento pode ou no decolar. Elas incluem, alm do setor de transportes, trs leiles de reas para a explorao de petrleo dois pelo regime de concesso e o primeiro no pr-sal sob o novo modelo de partilha, marcado para novembro.

Depende do governo o sucesso desses eventos, entre a modelagem de editais sem espao para dvidas e compreenso sobre o determinante para o capital privado: a margem de lucro. Se houver tal segurana, o investimento em infraestrutura vai fluir, desobstruindo tambm os da indstria. No bem pela expectativa de maior eficincia e menor custo de infraestrutura, mas ao desfazer percepes de grande parte do empresariado sobre um suposto vis estatizante do governo. Dilma est ouvindo mais O problema do crescimento frouxo no Brasil tem causas objetivas a elevada carga tributria, o custo da infraestrutura, a burocracia infernal, fatores em desalinho com outras economias que disputam a preferncia dos investimentos e no sofrem de atraso cambial e razes sutis. O distanciamento entre os planos do governo e os das empresas, depois de 2010, criou desconforto. O questionamento das margens de lucro, associado ao furor das agencias regulatrias e da Receita na aplicao de multas, enfim, turvou o ambiente. Aconselhada ou no por terceiros preocupados com o meio de campo entre o governo e o capital, o fato que presidente Dilma Rousseff voltou do recesso de fim ano abrindo sua agenda para conversas com empresrios e mandou melhorar as taxas de retorno das concesses. Ou faz ou sai da frente a prtica dessas atitudes que deve influenciar o investimento. E um bom pedao dele nem depende disso, mas s da capacidade do setor pblico de planej-lo e encomendar a execuo, j que custeado pelo dinheiro do oramento fiscal. mais o caso de gast-lo, o que s foi feito parcialmente nos ltimos anos, que gast-lo bem, assunto complexo, que deixamos para outra ocasio. Entre a Unio, estados e as empresas estatais, tal investimento pode chegar a 4,4% do PIB. Se o governo tem confiana de que far o que est sob sua guarda, no h porque temer outro ano de crescimento insosso, considerando que o investimento privado tem sido,

regularmente, de 16% do PIB. A expectativa do ministro Guido Mantega de crescimento de 3%, 4% este ano factvel. E no grande coisa: se avanar 3,5%, significar para os trs anos de governo Dilma um crescimento mdio de 2,4%. Principal e secundrio ai que voltam ao contexto as grandes variveis da macroeconomia: juros, cmbio e inflao. Sem convico de estabilidade, resumida no planejamento dos negcios pela taxa de inflao, o investimento nasce torto, quando nasce. No basta a taxa de inflao ficar abaixo do teto da margem de variao (6,5%), preciso confiar num nmero, 4,5%, 5,5%, 6%, por anos a fio. A sua grandeza a segunda derivada do problema. No planejamento de mdio/longo prazo, importa a estabilidade. Sem ela, s o investimento empresarial de voo curto tem vez. A economia clama por essa certeza. Se ela vir com aumento de juros, com dlar depreciado, discute-se depois. A prioridade retomar a confiana. Subsdio dubl de lucro Parte dos problemas seria evitada com maior clareza dos processos e das intenes. O intento do governo alar o crescimento, com o investimento como abre-alas. Ele perde pique pelo aumento gradual e constante do custo de produo e pelas incertezas regulatrias. No o risco de faltar demanda que o trava, no com a ancoragem dos programas de transferncia de renda, mas o retorno menor que em outros pases ou em ativos financeiros. Essa a sequela de elevar a Selic, cujo alvo, ao contrrio do senso comum, no encarecer o crdito ao consumo, mas reter a poupana de empresas e pessoas. O PIB perde ritmo tanto quanto se o crdito fosse dificultado, mas com menor risco de desemprego. E menos investimento, contrariando a sua prioridade. Essas so algumas contradies que o governo supe mitigar com o funding barato da banca estatal complementando margem de lucro operacional. O resultado no tem sido animador.

Vous aimerez peut-être aussi