Vous êtes sur la page 1sur 3

Antnio Fidalgo, O quadrado semitico de Greimas

13/02/25 10:59

O quadrado semitico de Greimas


Antnio Fidalgo, Universidade da Beira Interior O quadrado semitico situa-se na semntica fundamental, ponto de partida do processo generativo. Este consiste na trajectria de produo do objecto semitico, das estruturas profundas s estruturas de superfcie, do mais simples ao mais complexo, do mais abstracto ao mais concreto. Nesse percurso distinguem-se trs nveis, da base para o topo: o nvel profundo e o nvel de superfcie das estruturas narrativas, e o nvel das estruturas discursivas. Os diferentes nveis so estudados respectivamente pelas sintaxes e semnticas fundamentais, narrativas e discursivas.1 A semntica fundamental estuda as estruturas elementares da significao e cobre conjuntamente com a sintaxe fundamental o estudo das estruturas designadas pelos conceitos de lngua (Saussure) e de competncia (Chomsky). As estruturas semnticas podem ser formuladas como categorias e so susceptveis de ser articuladas pelo quadrado semitico. justamente este que lhes confere um estatuto lgico-semntico e as torna operatrias.2 O quadrado semitico consiste na representao visual da articulao lgica de uma qualquer categoria semntica. Partindo da noo saussureana de que o significado primeiramente obtido por oposio ao menos entre dois termos, o que constitui uma estrutura binria (Jakobson), chega-se ao quadrado semitico por uma combinatria das relaes de contradio e assero. Este um procedimento estruturalista na medida em que um termo no se define substancialmente, mas sim pelas relaes que contrai. Tomando S1 como masculino e S2 como feminino, o primeiro passo negar S1, produzindo assim a sua contradio ~S1, que se caracteriza por no poder coexistir simultaneamente com S1 (h uma impossibilidade de os dois termos estarem presentes ao mesmo tempo). A seguir afirma-se ~S1 e obtmse S2. Isto , se no masculino feminino. Esta uma relao de implicao. O passo assim descrito representa-se graficamente do seguinte modo:

O segundo passo consiste no mesmo procedimento a partir de S2, pelo que se obtm o seguinte esquema:

http://bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-quadrado-semiotico1.html

Pgina 1 de 3

Antnio Fidalgo, O quadrado semitico de Greimas

13/02/25 10:59

Os dois esquemas constituem ento o quadrado semitico:

As linhas bidireccionais contnuas representam uma relao de contradio, as bidireccionais tracejadas uma relao de contrariedade e as linhas unidireccionais uma relao de complementaridade. Daqui decorrem seis relaes:3

O quadrado semitico permite indexar todas as relaes diferenciais que determinam o nvel profundo do
http://bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-quadrado-semiotico1.html Pgina 2 de 3

Antnio Fidalgo, O quadrado semitico de Greimas

13/02/25 10:59

processo generativo. A combinao das relaes de identidade e alteridade, figuradas pelo quadrado semitico, constitui o modelo ou esquema a partir do qual se geram as significaes mais complexas da textualizao. O nvel fundamental sintctico-semntico articula e d forma categrica ao micro-universo susceptvel de produzir as significaes discursivas. Contudo, as categorias desenhadas pelo quadrado semitico constituem valores virtuais cuja seleco e concretizao pertence semntica narrativa. A tarefa desta consiste essencialmente em fazer uma seleco dos valores disponveis e actualiz-los mediante uma juno com os sujeitos da sintaxe narrativa de superfcie.4 O poder operatrio do quadrado semitico to grande, quanto fundamental, aplicando-se a toda e qualquer instncia significativa. Nele assentam todas as textualizaes. Por um lado, o quadrado semitico representa uma articulao das relaes fundamentais estveis de todo o processo generativo. As relaes de identidade encontram-se partida estabelecidas nas estruturas de profundidade. Por outro lado, possui uma dinmica relacional que induz ao prprio processo generativo. A aplicao do quadrado semitico universal a todos os objectos. A anlise de Greimas receita da sopa de baslico constitui um exemplo de como um texto programtico se ergue sobre estruturas elementares simples esquematizadas pelo quadrado semitico. Greimas constri um programa narrativo que parte das relaes base cozinheiro/convidados e cru/cozido.5 1- Greimas e Courts, Smiotique. Dictionnaire raisonn de la thorie du langage, Paris: Hachette, 1979, pp. 157-160. 2- ibidem, p.300. 3- Greimas e Courts, ibidem, p. 31. 4- ibidem, p. 331. 5- Algirdas Julien Greimas, "La Soupe au pistou ou la construction d'un object de valeur" em Du Sens II, Essais Smiotiques, Paris: Seuil, 1983. Exemplos de aplicao do mtodo greimasiano a textos literrios encontram-se em Anne Hnault, Les Enjeux de la Smiotique, Paris: PUF, 1979. Ver sobretudo captulos IV e V. Exemplos de uma aplicao do quadrado semitico s estratgias de marketing e de comunicao aparecem no livro de Jean-Marie Floch, Smiotique, marketing et communication. Sous les signes, les stratgies, Paris: PUF, 1990. No livro so traados percursos generativos diversos, desde a elaborao de uma tipologia comportamental dos passageiros do metropolitano de Paris, ao estudo das filosofias de pubs, passando pela definio da identidade visual de um banco e pela publicidade de automveis.

http://bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-quadrado-semiotico1.html

Pgina 3 de 3

Vous aimerez peut-être aussi