Vous êtes sur la page 1sur 5

Anlise de Softwares Educacionais

Educ. Rev., Belo Horizonte(6):41-44, dez.1987


A tarefa de avaliao de software educativo complexa, uma vez que pe em julgamento vrios aspectos inter-relacionados e que envolvem uma articulao de contedos de Informtica, Computao, Comunicao, Psicologia, Pedagogia, etc.

O educador pode fazer uso dos recursos das novas tecnologias como ferramentas educacionais. Uma destas ferramentas o software, tanto aqueles que esto no mercado como ferramentas para otimizao do trabalho em empresas, como os chamados educacionais, dos quais a proposta dar suporte ao processo de aprendizagem. Assim, como todo recurso utilizado em sala de aula, o software tambm deve passar por anlise prvia do professor. H que se avaliar as caractersticas visuais e tambm sua aplicabilidade dentro do projeto poltico-pedaggico da escola e do planejamento do professor.

CLASSIFICAO OU TAXIONOMIA DE SOFTWARE


Os software podem ser classificados de acordo com a forma como usurio interage com eles, assim, h vrias propostas com grandes grupos para a classificao. A classificao apresentada a seguir considera vrios autores: Software de referncia so aqueles que apresentam informaes a respeito de assuntos diversos como as enciclopdias. Software de apoio pedaggico so aqueles que contribuem para o reforo de contedos apresentados ou funcionam para a introduo de novos contedos. Podem ser : De exerccio e prtica ou exercitao: propem atividades tipo acerto/erro; Simulao: permite a visualizao virtual de situaes reais; Jogos educativos: tm o objetivo de divertir, porm exigem conhecimentos de determinados contedos; Tutoriais: orienta o usurio para uma interao mais produtiva, permitindo o controle do grau de dificuldade e da seqncia.

Software de autoria: so software equipados com diversas ferramentas que permitem o desenvolvimento de projetos multimdia. Obs.: alguns software abrangem mais de uma subdiviso

A metodologia mais comumente utilizada para se fazer avaliao de software educacional tem sido por meio de checklist, isto , um conjunto de questes especficas e preestabelecidas, que visam conduzir o processo de avaliao. A insero de software deve ser norteada por interesses polticos e pedaggicos da escola. O software em si no implica em nenhuma mudana no processo educacional se no for utilizado dentro de um contexto que envolva o projeto poltico-pedaggico da Escola, ele, o software, deve ser visto como um instrumento que facilite o fazer no ambiente escolar. Assim, o software deve apresentar algumas caractersticas fundamentais para sua aplicabilidade e usabilidade, que redundem em melhor desempenho no processo de aprendizagem. O contedo deve ser apresentado de forma objetiva, priorizando a interatividade e criatividade, fornecendo sempre feedback. Por outro lado ele deve ser estimulante, provocativo e desafiador para prender a ateno do aluno.

UM SOFTWARE ADEQUADO PARA USO EDUCACIONAL AQUELE QUE:


- Prope e/ou permite que o usurio complemente e interfira no produto e nas respostas, permitindo mltiplos caminhos de pesquisa e de solues dos problemas. Assim poder levar o aluno : criatividade, facilidade de uso, interao, autoria, prazer e atualizao de dados. - Tem coerncia com o princpio de construo coletiva para uma melhor qualidade de vida. - Facilita a dimenso tica, pedaggica e de universalidade do processo de aprendizagem.

- Possibilita o raciocnio e a reflexo sobre a ao, para a produo de novas e melhores aes. Deste modo ele poder ser: inovador, desafiador, crtico, provocativo, permitindo o erro. - Professor e aluno possam registrar e refletir sobre o processo pelo qual construram o seu conhecimento. - instigante, provocando no aluno a busca de novas informaes, que lhe permitam levantar novas hipteses. - Permite o desafio e a reflexo possibilitando ao educando buscar, construir e valorizar sua produo. - Possibilita a descrio dos procedimentos, de forma clara e objetiva para que o usurio possa construir seu conhecimento revendo sua ao. - Tem o erro trabalhado e que a partir de um feedback o aluno possa aprender por meio dele, trabalhando-o na direo da construo do conhecimento. - Desafia o aprendiz na busca da explorao do conhecimento de forma prazerosa. - D condies para que o estudante prossiga, na construo do seu conhecimento de forma cooperativa.

CRITRIOS EDUCACIONAIS PARA ANLISE DE SOFTWARE


Os critrios educacionais para anlise de software esto divididos em trs partes: - Documentao: diz respeito ao material que acompanha o software e que traz informaes quanto a faixa etria, contedos, manual de uso. - Currculo: refere-se ao currculo previsto para o desenvolvimento de atividades escolares com a ferramenta; - Aspectos didticos, subdivididos em:

Clareza dos contedos: a informao dos contedos a serem tratados deve ser clara e consistente, facilitando sua compreenso. Deve ter boa legibilidade, ser explicativa e adequada ao pblico alvo (faixa etria e srie, por exemplo).

Assimilao e acomodao: verificao do tratamento que o software d apresentao dos contedos, no sentido de respeitar as diferenas individuais e os conhecimentos anteriores dos alunos. Esse subcritrio diz respeito, tambm, forma como o software promove a construo do conhecimento. Ex.: ritmo, nveis de dificuldade.

Recursos motivacionais: diz respeito capacidade que o software tem em despertar a ateno do educando e mant-la ao longo da utilizao do mesmo. Ex.: recursos multimdia, elementos ldicos.

Avaliao do aprendizado: o software deve apresentar recursos para a verificao do aprendizado, verificao esta que pode ser feita atravs de exerccios ou de situaes problemas.

Carga educacional: a verificao a respeito da quantidade de informaes que software apresenta. A falta, assim como o excesso de informaes prejudicial aprendizagem.

Tratamento das dificuldades e tratamento do erro: o software deve apresentar mensagens de erro de modo a permitir que o usurio perceba onde errou; deve tambm apresentar sugestes para a superao do erro. Ex.: possibilidade de refazer um exerccio, registro das dificuldades encontradas.

A SEGUIR O CHECKLIST PROPOSTO NO III ENCONTRO NACIONAL DO PROINFO


1. Qual a proposta pedaggica que permeia o software? 2. Proporciona um ambiente interativo entre aluno e o software? Como? 3. Permite uma fcil explorao?(seqencial, no linear) 4. Apresenta conceitos de forma clara e correta? 5. Desperta o interesse do aluno, sem perder de vista os objetivos do software e do usurio? 6. Oferece alternativas diversificadas para a construo das aes do aluno? 7. Permite que o aluno construa seu conhecimento a partir da ao-reflexo-ao? 7.1. Tem recursos de programao? 7.2. Permite o registro e a consulta das aes desenvolvidas? 8. Os recursos de multimdia usados tm relevncia para os objetivos do software?

9. Proporciona condies de abordagem scio-cultural que contemple aspectos regionais? especificados no software so compatveis com a configurao dos equipamentos existentes na 10. Os aspectos tcnicos escola? 11. de fcil instalao e desinstalao? 12. Permite a utilizao em rede? 13. Apresenta uma viso interdisciplinar? 14. Apresenta encarte com explicaes sobre objetivos, contedos, equipe de desenvolvimento do software e sugestes metodolgicas para a sua utilizao? 15. Em que idioma o software apresentado? Existe uma verso em portugus? 16. Em relao aos demais recursos didticos, qual o diferencial que o software apresenta? 17. Proporciona um ambiente de aprendizagem por descoberta? 18. Permite a integrao com outros software? 19. Apresenta um ambiente ldico e criativo? 20. Qual o tipo de software (jogo, tutorial, exerccio- prtica, autoria, outros)?

Vous aimerez peut-être aussi