Vous êtes sur la page 1sur 8

O ESTRESSE DO PROFISSIONAL DE EDUCAO: SINDROME DE BURNOUT RESUMO: A Sndrome de Burnout pode ser considerada como uma das conseqncias

mais marcantes do stress profissional ps-moderno, e se caracteriza por exausto emocional, avaliao negativa de si mesmo, depresso e insensibilidade com relao a quase tudo e todos serve at, como defesa emocional. fato que h uma despersonalizao, exausto e desiluso crescente no quadro dos profissionais da rea da educao na rede publica estadual de ensino, tanto nos profissionais do sexo feminino quanto do sexo masculino. O presente trabalho teve como objetivo identificar a ocorrncia da Sndrome de Burnout em professores da rede pblica estadual de ensino de Patrocnio, Minas Gerais. Para a realizao da pesquisa foram aplicados 50 questionrios professores de duas escolas pblicas estaduais do municpio, utilizando-se como instrumento o Questionrio para Identificao Preliminar de Burnout inspirado no Maslach Burnout Inventory MBI. Os resultados obtidos foram tabulados e analisados e utilizando-se a estatstica descritiva. Dados da pesquisa apontaram que 82% de professores do sexo feminino tiveram uma maior ocorrncia para desenvolver a sndrome, semelhantes aos encontrados no Censo do Magistrio da Educao Bsica no Brasil, no qual 85% eram tambm do sexo feminino. A pesquisa tambm demonstrou que 12% dos professores apresentaram fase considervel da sndrome. Conclui-se que a despersonalizao e exausto emocional e baixa pontuao em realizao pessoal, so indicadores negativos para a rede pblica estadual de ensino e que com melhores condies de trabalho podero estar menos expostos incidncia do Burnout. Palavras - chave: professores, exausto, Burnout.

INTRODUO Inevitavelmente, como em qualquer profisso, principalmente a de professor, o ser humano necessita estar em relacionamento com seus semelhantes, sejam familiares, colegas de trabalho ou seus alunos. Quando este relacionamento harmonioso, contributivo, espontneo, gera-se satisfao e progresso, ao contrrio, quando conflituoso, surgem obstculos aos desenvolvimentos das atividades, gerando emperramento nos propsitos a alcanar e ocasionalmente ate em sndromes como, sndrome do pnico e sndrome de Burnout. Assim sendo, estas relaes humanas neste ambiente tornam-se to informais que os desenvolvimentos ticos e profissionais ficam prejudicados e conseqente comeam a desenvolver prolongados nveis de estresse compreendendo um alto nvel de exausto emocional, distanciamento das relaes pessoais e diminuio do sentimento de realizao pessoal. Segundo Perrenound (1993) qualifica a profisso de docente como uma profisso impossvel, pois esta sempre dentre aquelas que trabalham com pessoas de diversas culturas, crenas e etnias e por esta razo, o sucesso do empreendimento educativo nunca estar assegurado, pois em tal profisso sempre poder ocasionar mudanas, ambigidades, conflitos, opacidades e mecanismos de defesa. Neste contexto observa-se que o professor est aos poucos sendo tirado do meio cultural e social em que era acostumado a viver e como conseqncia sendo colocado em um meio completamente diferente do seu habitual, sem expectativa de retornar a um passado no to distante do que realmente era o seu papel como professor. Tais mudanas foram to significativas na funo do professor no seu cotidiano escolar que se desenvolveu em muitos profissionais da rea a mais nova sndrome da ps-modernidade: a sndrome de Burnout. A expresso staff burnout foi usada pela primeira vez para descrever uma sndrome composta por exausto, desiluso e isolamento em trabalhadores da sade mental (Freudenberger, 1974). Segundo Guimares, et al, (2008) a partir da dcada de 90 deu-se incio h uma srie de mudanas estruturais na economia brasileira e conseqentemente o ambiente escolar sofreu igualmente os impactos da reestruturao produtiva em que

o pas estava passando. Com isso, os professores tiveram que saber, alm de tudo, lidar com as presses da sala de aula e com o rgido controle sobre seu trabalho. Agregando s exaustivas jornadas de trabalho em mdia 40 horas/semanais e a jornada extraclasse, submeteram os professores a um grave e agudo estresse. Estudiosos acreditam que tais mudanas podem ter contribudo para que muitos professores desenvolvessem a sndrome de Burnout.

Sendo a sndrome uma reao causada pela tenso emocional crnica gerada pelo contato direto, exagerado e estressante com o trabalho, a sndrome tende a levar o professor a perder o interesse pelo trabalho, de modo que qualquer esforo seja de cunho pessoal ou social parea desanimador e desmotivador. Refere-se a um tipo de estresse ocupacional e institucional focado principalmente em profissionais que mantm uma relao diria e direta com outras pessoas, principalmente quando esta atividade considerada de ajuda e ensinamentos. (Vieira et al, 2006). Segundo ainda Vieira et al (2006) a Burnout determinada pelo modo de gesto do trabalho, caracterizado por nenhuma autonomia dos professores, sobrecarga de tarefas e cobrana em relao a estas, falta de instabilidade no emprego, m remunerao, sentimento de desmoralizao no ambiente de trabalho, sentimento de injustia pelo trabalho feito e no reconhecido, a falta de apoio, muito das vezes por parte da direo e dos colegas, somados predisposio prpria do professor. Podemos ento entender a sndrome como sendo uma frmula de organizao do trabalho. Diante dessas consideraes, estudar a ocorrncia da Sndrome de Burnout em profissionais da rea de educao, especificamente com professores da rede pblica de ensino, representa uma contribuio por conhecer os mecanismos da sndrome e principalmente difundir o tema abordado.
OBJETIVO DA PESQUISA A presente pesquisa teve por objetivo identificar a ocorrncia da Sndrome de Burnout em professores da rede pblica estadual de ensino no municpio de Patrocnio, Minas Gerais.

METODOLOGIA A presente pesquisa foi realizada em duas escolas da rede publica estadual de ensino do municpio de Patrocnio, Minas Gerais. Par tal pesquisa foram aplicados 50 questionrios a professores das escolas da rede pblica estadual de ensino fundamental e mdio, utilizando-se como instrumento de pesquisa o Questionrio para identificao preliminar de Burnout elaborado e adaptado por Chafic Jbeili, inspirado no Maslach Burnout Inventory MBI. Os dados obtidos com a pesquisa foram devidamente tabulados e analisados pelo programa Microsoft Excel, 07, utilizando a estatstica descritiva. RESULTADOS E DISCUSSO Foram aplicados 50 questionrios entre os professores, dos quais 82% eram do sexo feminino e 18% do sexo masculino, com faixa etria entre 29 a 45 anos. O perfil demogrfico desta amostra foi bastante similar ao perfil da categoria docente de nvel fundamental e mdio do Brasil. Os resultados so semelhantes aos achados no censo do magistrio da Educao Bsica no Brasil (2003), no qual a maioria dos profissionais era do sexo feminino (85%), e a idade variava a de 18 a pouco mais de 65 anos, com mdia de idade da maioria dos professores entre 35 a 44 anos (Censo do Magistrio da Educao Bsica, 2003). Conforme ainda resultado da pesquisa, 12% dos professores apresentaram fase considervel da sndrome de Burnout, enquanto que 10% dos professores questionados apresentaram a possibilidade de desenvolver a sndrome. Em Pelotas, Rio Grande do Sul, cerca de um tero dos entrevistados em pesquisa realizada demonstrou que 31,4% foram classificados como portadores da sndrome de Burnout (Neves, 2008). Outra pesquisa realizada com mais de oito mil professores da educao bsica da rede pblica na regio Centro-Oeste do Brasil revelou que 15,7% dos entrevistados apresentavam a sndrome de burnout. Os autores tambm identificaram a incidncia dos trs sintomas que caracterizam a sndrome. Com relao ao primeiro sintoma, 29,8% dos professores pesquisados apresentaram exausto emocional em nvel considerado crtico (Leite, 2008).

Quando analisado o esgotamento emocional em relao ao trabalho exercido houve 16% do nvel de despersonalizao dos professores questionados. Segundo Leite (2008), pesquisa realizada tambm na regio Centro-Oeste do pas 14% evidenciaram altos nveis de despersonalizao dos professores. Resultados tambm demonstraram que 30% dos professores responderam que se sentem excessivamente exaustos mentalmente. As investigaes de Codo (1999) sobre a sade mental dos professores de 1. e 2. graus em todo o pas, abrangendo 1440 escolas e mais de 50 mil professores, revelaram que 48% apresentavam algum sintoma da sndrome e 26% da amostra estudada apresentavam exausto emocional. Essa proporo variou de 17% em Minas Gerais e Cear a 39% no Rio Grande do Sul. Quanto aos resultados das demais fases identificadoras pesquisadas atravs das caractersticas psicofsicas, em relao ao trabalho do professor podem ser visualizados na figura 1. Figura 1 - Resultados das Fases de Identificao da Sindrome de Burnout em Professores da Rede Pblica de Ensino Estadual do Municipio de Patrocnio, Minas Gerais.

40% 35% 30% 25% Valores (%) 20% 15% 10% 5% 0% Nenhum indicio da Burnout 2% 8%

38%

40%

12%

Possibilidade Fase Inicial da Instalao da de Burnout Burnout Burnout Fases da Sndrome

Fase de Burnout

Conforme demonstrado na figura 1, deve-se destacar que ficou evidente que 40% dos professores da rede pblica estadual de ensino j se encontram na fase de instalao desta sndrome. Segundo Carvalho (1995, p.63), essa situao transforma o sujeito, muitas vezes, em um trabalhador alienado de seu desejo, que sempre est em dficit com a organizao do trabalho ou instituio, a qual lhe pede mais sem cessar, o que determina uma falta do trabalhado r consigo prprio, ou seja, seu desejo no lhe pertence. O sofrimento no trabalho ou instituio pode ser sufocado, demonstrando uma resistncia no sintoma quando, para poder continuar trabalhando, o trabalhador faz dele o desejo da organizao ou instituio, introjeta o modelo de processamento do trabalho, tornando-se artfice do seu prprio sofrimento. CONCLUSO A pesquisa realizada demonstrou que, embora a qualidade de vida professor tenha sofrido mudanas substanciais, foi relevante professor. do

estud-la para

compreenso dos fatos que envolvem o contexto profissional do trabalho do E, tambm, para no se fazer uma avaliao sem embasamento terico/cientifico sobre a Sndrome de Burnout na educao. Conclui-se ainda que a despersonalizao e exausto emocional e baixa pontuao em realizao pessoal, com indicadores negativos para a rede pblica estadual de ensino fato. Os estudos pesquisados voltados compreenso entre as mudanas educacionais propostas e implementadas principalmente pela rede pblica estadual de ensino, e a realidade que os trabalhadores enfrentam nas escolas tem fator preponderante na alterao comportamental do professor nos dias atuais. Sendo assim, as contradies existentes podem estar na origem da exposio aos fatores de risco para a possibilidade da sndrome se instalar dentro da categoria dos trabalhadores do ensino. Lembrando-se que, este instrumento de pesquisa, referente ao questionrio aplicado, de uso informativo apenas e no deve substituir o diagnstico realizado por mdico psiquiatra ou psicoterapeuta de preferncia de cada professor questionado.

REFERNCIAS CARVALHO, R. C. Sade mental e trabalho um novo (velho) campo para a questo da subjetividade. In: CODO, W, SAMPAIO, J. J. (orgs). Sofrimento Psquico nas Organizaes: Sade Mental e Trabalho. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995, cap. 3. Censo do Magistrio da Educao Bsica no Brasil. Rio de Janeiro: MEC, 2003. Disponvel em:< www.jornaldaciencia.htm>. Acessado em: 08/07/2008. CODO, W. & VASQUES-MENEZES, J. (coord). Educao: carinho e trabalho. Petrpolis, RJ: Vozes, 1999. FREUDENBERGER, H. Staff burnout. Journal of Social Issues 30: 159-165, 1974. GUIMARES, A; RODRIGUES, B. Remdios para o professor e a educao. In: Nova Escola, edio 211, abr/2008. So Paulo: Abril, 2008. LEITE, N. M. B. Sndrome de Burnout Atinge 15% dos Professores. Agncia UNB, Braslia, 18 jun. 2008. Disponvel em: <http://www.andes.or g.br/imprensa/ultimas/default.asp?start=26>. Acesso em: 12 jul. 2008. NEVES, S. F. Trabalho Docente e Qualidade de Vida na Rede Pblica de Ensino de Pelotas. Pelotas, UCPel, 2008, p. 104. PERRENOUND, P. Prticas pedaggicas, profisso docente e formao: perspectivas sociolgicas. Lisboa: D.Quixote, 1993. VIEIRA, I. et al. Burnout na clnica psiquitrica: relato de um caso. In: Revista de Psiquiatria Clnica do Rio Grande do Sul. Vol. 28 (3), set-dez/ 2006. p. 352-356.

O ESTRESSE DO PROFISSIONAL DE EDUCAO: SINDROME DE BURNOUT Wesley Batista da Silva Graduando do 4 mdulo do curso de Gesto em Recursos Humanos Cesumar centro Universitrio de Maring PR E. E. Joaquim Dias Patrocnio, MG ATB Assistente Tcnico Bsico em Contabilidade. Rua- Joaquim Otavio de Brito, 474 Cidade Jardim Patrocnio, MG CEP: 38740-000 (34) 9983-7601 wesley2007sh@yahoo.com.br e ou wesleyrh2010@yahoo.com.br Marcos Aurlio Belchior Pereira Graduado em Cincias Biolgicas UNICERP Cerrado Patrocnio, MG Ps-Graduado em .Educao Ambiental - UNIPAM Centro Universitrio de Patos de Minas Patos de Minas, MG Graduando em Pedagogia 5 mdulo UNIUBE Universidade de Uberaba Arax, MG Conselho Tutelar Patrocnio, MG Presidente do Conselho. Rua- Joaquim Otavio de Brito, 474 Cidade Jardim Patrocnio, MG CEP: 38740-000 (34)3831-4444 (34)9139-0001 biologoptc@hotmail.com Centro Universitrio do

Vous aimerez peut-être aussi