Vous êtes sur la page 1sur 10

Fora

Andr Fernandes N Elena Guzun N 14 Rafaela Pereira N Sofia Rocha N28 11 H Professor: Bruno Menino Data: 04.03.2013

ndice:

Introduo:

Este trabalho foi-nos proposto pelo professor Bruno Menino, no mbito da disciplina de Educao Fsica. Optamos por este tema de trabalho, pois apesar de estar presente no nosso quotidiano, nunca foi falado. Assim, ao realizarmos este trabalho, executamos uma pesquisa detalhada, atravs de livros e sites. Esperemos que tenha tanto gosto em corrigir o nosso trabalho, como ns tivemos a realiza-lo.

O que a fora?
A fora uma qualidade fsica de grande importncia para o rendimento desportivo. Existe um nmero muito grande de especialidades que dependem basicamente da fora, que tambm interfere em outras modalidades como meio complementar para o rendimento. uma capacidade fsica e est ligada estrutura muscular e nervosa. Podemos considera-la: Fora geral, quando todos os msculos intervm no movimento a realizar. Fora especfica, quando intervm no movimento a realizar somente um grupo de msculos.

Capacidades motoras:
Na rea da Educao Fsica e do desporto, capacidades motoras so pressupostos dos movimentos que permitem que as qualidades inatas de uma pessoa, como um talento, ou um potencial se evidenciem. As capacidades motoras condicionais dividem-se em: Fora; Velocidade; Flexibilidade; Resistncia.

Caractersticas: So elementos essenciais para o rendimento motor; So determinadas geneticamente; Desenvolvem-se atravs do treino.

Classificao: 1) Condicionais so as capacidades determinadas pelos processos energticos e metablicos obteno e transformao da energia. Por isso, so condicionadas pela energia disponvel nos msculos e pelos mecanismos que lhe regulam a distribuio carcter quantitativo. 2) Coordenativas so essencialmente determinadas pelos processos de organizao, controlo e regulao do movimento. Estas so condicionadas pela capacidade de elaborao das informaes por parte dos analisadores implicados na formao e realizao do movimento carcter qualitativo.

Existem trs tipos de fora:


1. Fora mxima: a capacidade que um atleta tem de realizar, em situao de contraco mxima voluntaria, a maior tenso muscular possvel. A fora que ser empregada numa determinada actividade desportiva deve ter em conta o peso do corpo. Quando o corpo passa de uma situao imvel para uma situao mvel, a relao entre a fora exercida e o peso do corpo dominada de fora relativa. Por isso, quando se tem de superar resistncias superiores a fora a exercer, tudo depende, principalmente, do peso do corpo; o caso de halterofilismo. Nesta situao, a fora absoluta o factor decisivo, no sendo estranho existirem classes de pesos nesta modalidade desportiva, assim como no judo, na luta e no boxe. 2. Fora-velocidade ou explosiva: a fora mais rpida que pode ser desenvolvida voluntariamente e na unidade de tempo, para a execuo de um movimento pr determinado. 3. Fora-resistncia: Quando a massa e a acelerao na sua relao atingem nveis mdios, exemplos de modalidades que se caracterizam pela solicitao da resistncia desta fora so o judo, a luta grecoromana ou a realizao de subidas em bicicleta.

Mtodos de desenvolvimento e treino dos trs tipos de fora:


Relativamente aos mtodos de desenvolvimento e treino destes diferentes tipos de fora, Castelo (2000) e Mil-Homens (1998) preconizam a existncia de cinco mtodos distintos, cuja classificao depende do tipo de organizao da carga, do tipo de aco muscular e do tipo de adaptao a que conduzem.

1. Os mtodos submximos: tambm designados por mtodos da hipertrofia muscular e tm como objectivo incrementar a fora mxima atravs do aumento hipertrfico da massa muscular. O seu grande objectivo induzir a fadiga, atravs de um estmulo submximo, para que ocorra uma determinada depleo energtica. O ritmo de execuo deve ser moderado para permitir que o estmulo tenha durao suficiente. comum que nas ltimas repeties da ltima srie seja necessrio alguma assistncia para que o atleta consiga realizar o movimento, face fadiga que entretanto se ter instalado; 2. Os mtodos mximos, ou mtodos da taxa de produo de fora tm por objectivo principal incrementar a taxa de produo de fora atravs do aumento da capacidade de activao nervosa dos mecanismos neurais, tais como o recrutamento, a frequncia e a sincronizao de activao das unidades motoras. So mtodos caracterizados fundamentalmente pela elevada intensidade da carga, movida atravs de uma aco muscular explosiva, mxima velocidade de contraco. Neste mtodo so possveis duas variantes: A utilizao de uma pirmide em que a intensidade da carga vai aumentando progressivamente ao longo das sries (90, 95, 97 e 100%), com a realizao de 3 repeties na primeira srie e apenas 1 repetio nas restantes 3 sries. A segunda variante consiste na utilizao de uma carga constante (90%), para a realizao de 3 sries de 3 repeties

O mtodo misto, integra os objectivos dos dois mtodos anteriormente referidos, no sentido de promover o trabalho de hipertrofia muscular e o incremento da taxa de produo de fora. No entanto, este mtodo apresenta algumas desvantagens devido organizao e estruturao da prpria carga. Ao utilizar nas primeiras sries, a fadiga nervosa do sistema neuromuscular no permitir obter os resultados esperados. Pelo contrrio, ao se optar por realizar o trabalho mximo nas primeiras sries, ao chegar hipertrofia admissvel que as concentraes de lactato intramuscular condicionem negativamente as adaptaes do sistema nervoso. Para que este tipo de adaptao ocorra, como resultado da utilizao destes mtodos, torna-se fundamental que todos os exerccios reactivos sejam realizados a uma mxima intensidade, com o tempo de transio entre as fases concntrica e excntrica o mais junto possvel;

4. Os mtodos reactivos visam a melhoria dos nveis de fora explosiva, potenciando o ciclo muscular de alongamento, dirigindo-se melhoria do padro de inervao da musculatura envolvida. Esta forma natural requer mtodos prprios para o seu desenvolvimento. Estes mtodos dirigem-se essencialmente melhoria do padro de inervao dos msculos envolvidos.

5. O mtodo da fora de resistncia, tem como objectivo desenvolver a capacidade do organismo resistir ao aparecimento da fadiga, em solicitaes de prestao de fora, durante um perodo de tempo prolongado. Este tipo de trabalho que procura o desenvolvimento da fora associada sua componente cardiovascular geralmente operacionalizado sob a forma de circuito. Os aspectos positivos da utilizao deste mtodo na estimulao da fora, enquanto factor de desenvolvimento integral de um jovem atleta prendemse com: A sua riqueza nas possibilidades de organizao; A possibilidade de desenvolvimento, combinado ou isolado, dos diferentes tipos de fora; A mobilizao multilateral dos diversos grupos musculares;

Objectivos da Fora:
Segundo Matviev (1991), os objectivos principais do treino de fora so: Aumentar a capacidade de fora e/ou assegurar a sua conservao em relao s particularidades das fases do treino; Educar as aptides de fora que correspondam s exigncias de uma determinada modalidade.

Assim, o trabalho da fora serve para: Atingir um desenvolvimento global de todos os grupos musculares, considerando-os como um todo; Direccionar o trabalho da fora para que este se coadune com as aptides de fora na modalidade de especializao. Portanto, Fora o resultado da tenso mxima que um msculo.

Portanto, Fora o resultado da tenso mxima que um msculo ou grupo de msculos pode desenvolver quando se ope ou vence uma resistncia exterior.

Factores Condicionantes da Capacidade de produo de Fora:


A estrutura muscular prpria: Quanto maior o volume muscular, mais forte o msculo.

A temperatura: A contraco muscular mais rpida e potente quando a temperatura interna ligeiramente superior ao normal, pois aumenta a circulao do

sangue e facilita as reaces qumicas. A temperatura ambiental de muito frio ou muito calor pode prejudicar o trabalho muscular. O sistema sseo e articular: O comprimento dos ossos e a disposio das inseres musculares determinam a capacidade da fora.

O nvel de treino: Com o treino melhora os factores que influenciam decisivamente o nvel da fora muscular. Esses factores so: O metabolismo e os depsitos de combustvel, que permitem que o msculo funcione com a fora necessria.

Fora-resistncia: Quando a massa e a acelerao na sua relao atingem nveis mdios, exemplos de modalidades que se caracterizam pela solicitao da resistncia desta fora so o judo, a luta greco-romana ou a realizao de subidas em bicicleta. Fator nervoso: A aco muscular vai inevitavelmente produzir o alongamento de uns msculos e o encurtamento de outros, o que por sua vez, desencadear a actividade dos receptores musculares e tendinosos, os quais passaro a desempenhar um papel importante no controlo nervoso a nvel medular.

Concluso:

Este trabalho, foi-nos muito til, na medida em que nos deu a possibilidade de explorar um tema que achamos interessante e do qual pudemos aprender mais. De modo a realizarmos o mesmo, tivemos que, em primeiro lugar, definir e perceber o conceito da fora, em seguida analisamos as capacidades motoras, os trs tipos de fora existentes, os mtodos e desenvolvimentos dos trs tipos de fora, os objectivos da fora e por fim os factores condicionantes da capacidade de produo de fora. Como j previamente referido, este trabalho deu-nos imensa satisfao e ajudou-nos bastante no aprofundamento deste tema.

Vous aimerez peut-être aussi