Vous êtes sur la page 1sur 9

ESCOLA ESTADUAL DE ENS. FUND.

E MDIO BURITI ATIVIDADE AVALIATIVA DE LITERATURA TERCEIRO BIMESTRE 3 ANO DO ENSINO MDIO PARTE I ALUNO (a): _______________________________________ DATA:_____/______/2010. TURMA: ____. 01 - No poema "Procura da poesia", Carlos Drummond de Andrade expressa a concepo esttica de se fazer com palavras o que o escultor Michelngelo fazia com mrmore. O fragmento a seguir exemplifica essa afirmao. "(...) Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. (...) Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: trouxeste a chave?" Carlos Drummond de Andrade. "A rosa do povo". Rio de Janeiro: Record, 1997, p. 13-14. 02 - Para responder questo, considere as afirmativas a seguir, sobre a obra de Ceclia Meireles, preenchendo os parnteses com V para verdadeiro e F para falso. ( ) Apesar da poesia intimista, Ceclia Meireles descreve a natureza exuberante da cidade do Rio de Janeiro. ( ) Para Ceclia Meireles, o poema sempre a exaltao do sentimento de patriotismo. ( ) Autora de inspirao intimista, Ceclia Meireles distancia-se do real imediato, atravs de imagens poticas. ( ) Atenta riqueza de nossa lngua, Ceclia Meireles produz uma obra rica em expressividade. A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : (A) F - V - V - F (B) V - F - F - V (C) F - F - V - V (D) V - V - V - F (E) F - F - F - V Esse fragmento potico ilustra o seguinte tema constante entre autores modernistas: (A) a nostalgia do passado colonialista revisitado. (B) a preocupao com o engajamento poltico e social da literatura. (C) o trabalho quase artesanal com as palavras, despertando sentidos novos. (D) a produo de sentidos hermticos na busca da perfeio potica. (E) a contemplao da natureza brasileira na perspectiva ufanista da ptria.

03 - Considere o enunciado a seguir e as trs propostas para complet-la. No "Romanceiro da Inconfidncia", Ceclia Meireles

1. recria a paisagem fsica e humana da Vila Rica dos inconfidentes, dando voz a figuras centrais dos acontecimentos polticos da poca. 2. recupera uma forma potica de origem medieval, proveniente da literatura oral ibrica, o que favorece a insero de vozes populares. 3. retoma, em muitos "romances", episdios da vida de Toms Antnio Gonzaga, relatando sua priso, seu exlio e seus amores. Quais propostas esto corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas 2. (C) Apenas 1 e 3. (D) Apenas 2 e 3. (E) 1, 2 e 3.

04 - Considere os fragmentos a seguir, respectivamente, da cano "Amor Maior", da banda Jota Quest, e do "Soneto do Maior Amor", de Vincius de Moraes. AMOR MAIOR Eu quero ficar s Mas comigo s Eu no consigo [...] preciso amar direito Um amor de qualquer jeito Ser amor a qualquer hora Ser amor de corpo inteiro Amor de dentro pra fora Amor que eu desconheo

Quero um amor maior... Um amor maior que eu [...]

SONETO DO MAIOR AMOR

Maior amor nem mais estranho existe Que o meu, que no sossega a coisa amada E quando a sente alegre, fica triste E se a v descontente, d risada.

Sobre os fragmentos anteriores, so feitas as seguintes afirmaes.

I - Os dois poetas exaltam um sentimento amoroso intenso, mas no correspondido pela amada. II - Tanto a cano do grupo Jota Quest quanto os versos do soneto de Vincius apresentam uma rigidez formal tpica da poesia contempornea. III - Os versos de Vincius manifestam sentimentos contraditrios em relao amada, enquanto os de Flausino evidenciam um desejo de um amor completo, totalizante.

Quais esto corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

PARTE II O QUINZE RACHEL DE QUEIROZ ALUNO (a): _______________________________________ DATA:_____/______/2010. TURMA: ____. 01 O romance "O Quinze", de Rachel de Queiroz aborda, principalmente: (A) A seca de 1915. (B) A primeira guerra mundial. (C) A segunda guerra mundial. (D)A proclamao da Repblica. (E) O Tenentismo.

02 - Leia o texto a seguir, extrado do romance "O Quinze", de Rachel de Queiroz, e considere as afirmaes que se seguem. "O sol poente, chamejante, rubro, desaparecia rapidamente como um afogado no horizonte prximo. Sombras cambaleantes se alongavam na tira ruiva da estrada, que se vinha estirando sobre o alto pedregoso e ia sumir no casario dormente dum arruado. Sombras vencidas pela misria e pelo desespero que arrastavam passos inconscientes, na derradeira embriaguez da fome." I. A descrio da paisagem estabelece uma comparao entre paisagens brasileiras e seus aspectos econmicos. II. As imagens da terra assolada pela seca constituem um retrato das condies adversas a que esto sujeitos os habitantes daquela regio. III. A plasticidade da cena, expressa nas imagens de "sombras cambaleantes" e "sombras vencidas", representa a luta do nordestino com a natureza hostil.

entoaremem belas vozes a cano em louvor do santo: Cheio de amor, cheio de amor! as chagas trazes do Redentor! E no andor, hirto, com as mos laivadas de roxo, os ps chagados aparecendo sob o burel, So Francisco passeou por toda a cidade, com os olhos de loua fitos no cu, sem parecer cuidar da infinita misria que o cercava e implorava sua graa, sem nem ao menos ensaiar um gesto de bno, porque suas mos, onde os pregos de Nosso Senhor deixaram a marca, ocupavam-se em segurar um crucifixo preto e um grande ramo de rosas. E novembro entrou, mais seco e mais miservel, afiando mais fina, talvez por ser o ms de finados, a imensa foice da morte. Neste trecho (A) O estilo direto do texto est sintonizado com a narrativa, que descreve uma cena de grande movimentao e presena de personagens. (B) A fatalidade da situao explorada ao limite mximo, com a natureza pactuando com as angstias do personagem, mas, ao final, subjugando-se. (C) Figuram a natureza opressiva, com a seca impiedosa, e o misticismo e a f clamando contra a fatalidade da seca. (D)Percebemo que o texto constri uma viso idealizada da natureza, o que est de acordo com o perodo romntico do qual faz parte. (E) H um ntido retrato da riqueza da natureza no interior do Brasil.

Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 03 Leia este novo trecho do romance "O Quinze", de Rachel de Queiroz Setembro j se acabara, com seu rude calor e sua aflita misria; e outubro chegou, com So Francisco e sua procisso sem fim, composta quase toda de retirantes, que arrastavam as pernas descarnadas, os ventres imensos, os farrapos imundos, atrs do plio rico do bispo, e da longa teoria de frades a

PARTE II MENINO DE ENGENHO JOS LINS DO REGO ALUNO (a): _______________________________________ DATA:_____/______/2010. TURMA: ____.

01 - A velha Totonha de quando em vez batia no engenho. E era um acontecimento para a meninada. (..) andava lguas e lguas a p, de engenho a engenho, como uma edio viva das histrias de Mil e Uma Noites (..) era uma grande artista para dramatizar. Tinha uma memria de prodgio. Recitava contos inteiros em versos, intercalando pedaos de prosa, como notas explicativas. (..) Havia sempre rei e rainha, nos seus contos, e forca e adivinhaes. O que fazia a velha Totonha mais curiosa era a cor local que ela punha nos seus descritivos. (..) Os rios e as florestas por onde andavam os seus personagens se pareciam muito com o Paraba e a Mata do Rolo. O seu Barba-Azul era um senhor de engenho de Pernambuco. (Jos Lins do Rego. "Menino de engenho") A cor local que a personagem velha Totonha colocava em suas histrias ilustrada, pelo autor, na seguinte passagem: (A) "O seu Barba-Azul era um senhor de engenho de Pernambuco". (B) "Havia sempre rei e rainha, nos seus contos, e forca e adivinhaes". (C) "Era uma grande artista para dramatizar. Tinha uma memria de prodigio". (D) "Andava lguas e lguas a p, como uma edio viva das Mil e Uma Noites". (E) "Recitava contos inteiros em versos, intercalando pedaos de prosa, como notas explicativas".

02 Na construo da personagem "velha Totonha", possvel identificar traos que revelam marcas do processo de colonizao e de civilizao do pas. Considerando o texto acima, infere-se que a velha Totonha (A) tira o seu sustento da produo da literatura, apesar de suas condies de vida e de trabalho, que denotam que ela enfrenta situao econmica muito adversa. (B) compe, em suas histrias, narrativas picas e realistas da histria do pas colonizado, livres da influncia de temas e modelos no representativos da realidade nacional. (C) retrata, na constituio do espao dos contos, a civilizao urbana europeia em concomitncia com a representao literria de engenhos, rios e florestas do Brasil. (D) aproxima-se, ao incluir elementos fabulosos nos contos, do prprio romancista, o qual pretende retratar a realidade brasileira de forma to grandiosa quanto a europeia. (E) imprime marcas da realidade local a suas narrativas, que tm como modelo e origem as fontes da literatura e da cultura europeia universalizada.

03 Em relao ao romance "Menino de engenho" de Jos Lins do Rego: I So algumas das personagens: Tia Maria, Tio Juca e Tia Sinhazinha; II o primeiro livro que o autor escreve do ciclo da cana-de-acar; III a histria tpica, natural e sem retoques de uma criana, Carlos, rfo de pai e mes, que, aos oito anos de idade, vem viver com o av, o maior proprietrio de terrras da regio coronel Jos Paulino.

Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. PARTE II VIDAS SECAS GRACILIANO RAMOS ALUNO (a): _______________________________________ DATA:_____/______/2010. TURMA: ____. 01 - Escrito por Graciliano Ramos em 1938, "Vidas Secas" uma obra-prima do modernismo e mesmo de toda a literatura brasileira. Trata-se de narrativa pungente, onde o drama do nordestino, tangido de seu lar pela inclemncia da seca, contado de forma rida, seca e bastante realista, numa sintonia bastante eficaz entre forma e contedo. O texto a seguir um excerto de "Vidas Secas": "Olhou a catinga amarela, que o poente avermelhava. Se a seca chegasse, no ficaria planta verde. Arrepiou-se. Chegaria, naturalmente. Sempre tinha sido assim, desde que ele se entendera. E antes de se entender, antes de nascer, sucedera o mesmo - anos bons misturados com anos ruins. A desgraa estava em caminho, talvez andasse perto. Nem valia a pena trabalhar. Ele marchando para casa, trepando a ladeira, espalhando seixos com as alpercatas - ela se avizinhando a galope, com vontade de mat-lo." RAMOS, Graciliano. "Vidas Secas". So Paulo: Martins. s/d. 28 ed., p. 59. Assinale a afirmativa que indica uma caracterstica do modernismo e do estilo do autor, tomando por base a leitura do texto. (A) H um destacam hiprboles, prolixidade extremo apuro formal, onde se as metforas, sobretudo as em absoluta consonncia com a do texto. com as angstias do personagem, mas, ao final, subjugando-se. 02 - Pode-se dizer do romance, "Vidas Secas" que uma grande obra: (A) Pelo tratamento que d aos conflitos de terra do pas. (B) Pois trata da coisificao das relaes humanas e da autodestruio. (C) Pelo poder de fixar figuras humanas vivendo sobre o fatalismo das secas da regio nordeste. (D) Pois retrata a riqueza da natureza no interior do Brasil. (E) Pois enaltece a importncia da atividade agrcola para as populaes rurais. Texto I Agora Fabiano conseguia arranjar as idias. O que o segurava era a famlia. Vivia preso como um novilho amarrado ao mouro, suportando ferro quente. Se no fosse isso, um soldado amarelo no lhe pisava o p no. (...) Tinha aqueles cambes pendurados ao pescoo. Deveria continuar a arrast-los? Sinha Vitria dormia mal na cama de varas. Os meninos eram uns brutos, como o pai. Quando crescessem, guardariam as reses de um patro invisvel, seriam pisados, maltratados, machucados por um soldado amarelo. Graciliano Ramos. "Vidas Secas". So Paulo: Martins, 23 ed., 1969, p. 75. Texto II Para Graciliano, o roceiro pobre um outro, enigmtico, impermevel. No h soluo fcil para uma tentativa de incorporao dessa figura no campo da fico. lidando com o impasse, ao invs de fceis solues, que Graciliano vai criar "Vidas Secas", elaborando uma linguagem, uma estrutura romanesca, uma constituio de narrador em que narrador e criaturas se tocam, mas no se identificam.

(B) O estilo direto do texto est sintonizado com a narrativa, que descreve uma cena de grande movimentao e presena de personagens. (C) O texto seco e direto, confrontando um cenrio de exuberncia natural com um personagem tmido, reservado e de poucas ambies. (D) O texto direto, econmico, interessa mais a angstia interior dos personagens do que seus prprios atos. (E) A fatalidade da situao explorada ao limite mximo, com a natureza pactuando

Em grande medida, o debate acontece porque, para a intelectualidade brasileira naquele momento, o pobre, a despeito de aparecer idealizado em certos aspectos, ainda visto como um ser humano de segunda categoria, simples demais, incapaz de ter pensamentos demasiadamente complexos. O que "Vidas Secas" faz , com pretenso no envolvimento da voz que controla a narrativa, dar conta de uma riqueza humana de que essas pessoas seriam plenamente capazes. Lus Bueno. Guimares, Clarice e antes. In: "Teresa". So Paulo: USP, n. 2, 2001, p. 254.

03 - A partir do trecho de "Vidas Secas" (texto I) e das informaes do texto II, relativas s concepes artsticas do romance social de 1930, avalie as seguintes afirmativas. I - O pobre, antes e folclrica pelo transforma-se em do romance social tratado de forma extica regionalismo pitoresco, protagonista privilegiado de 30.

II - A incorporao do pobre e de outros marginalizados indica a tendncia da fico brasileira da dcada de 30 de tentar superar a grande distncia entre o intelectual e as camadas populares. III - Graciliano Ramos e os demais autores da dcada de 30 conseguiram, com suas obras, modificar a posio social do sertanejo na realidade nacional.

correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

Vous aimerez peut-être aussi