Vous êtes sur la page 1sur 20

CONCURSO PBLICO-UEPB-2012 LEGISLAO 160 So requisitos necessrios a existncia do ato administrativo: a) Competncia, finalidade, forma, motivo e objeto.

b) Objeto, vontade, competncia e finalidade. c) Finalidade, competncia, objeto e legalidade. d) Competncia, vontade, legalidade e objeto. e) Competncia, vontade, finalidade, objeto e motivo. 17 A declarao de invalidade de um ato administrativo ilegtimo ou ilegal feita pela prpria administrao ou pelo Poder Judicirio, chama-se: a) Revogao. b) Invalidao. c) Suspenso. d) Anulao. e) Supresso. 18 Os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico, so estveis aps: a) Um ano de efetivo exerccio do cargo. b) Dois anos de efetivo exerccio do cargo. c) Trs anos de efetivo exerccio do cargo. d) Cinco anos de efetivo exerccio do cargo. e) Oito anos de efetivo exerccio do cargo. 19 Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA: a) No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. b) A lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru. c) A lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais. d) A prtica do racismo constitui crime inafianvel com prescrio vintenria, sujeito pena de recluso, nos termos da lei.

e) A lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem. 20 De acordo com a Constituio Federal, da Repblica Federativa do Brasil: Compete privativamente Cmara dos Deputados Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa verdadeira: a) Autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado. b) Aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio pblica, a escolha do ProcuradorGeral da Repblica. c) aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio em sesso secreta, a escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente. d) Suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal. e) Autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31 Antes de iniciar a rotina do setor, o tcnico, inicialmente, lavou as mos com gua e detergente sinttico no-inico, posteriormente, usou uma soluo detergente de clorohexidina a 4%, com 4% de lcool etlico. A realizao desses procedimentos corresponde respectivamente : a) Fumigao e assepsia. b) Degermao e fumigao. c) Degermao e antissepsia. d) Assepsia e degermao. e) Antissepsia e degermao.

32 Foi solicitado ao tcnico de laboratrio 2L soluo etrica de PVPI a 10%. A soluo deve ser preparada da seguinte forma: a) 200 mL de PVPI em 1800 mL de soluo etrica. b) 200 mL de soluo etrica em 1800 mL de PVPI. c) 200 mL de PVPI em 2000 mL de soluo etrica. d) 20 mL de PVPI em 2000 mL de soluo etrica. e) 20 mL de PVPI em 1980 mL de soluo etrica. 33 Foi solicitado ao tcnico um agente antissptico que tem ao residual, bactericida, fungicida e tuberculicida. A soluo que se enquadra nesse perfil : a) PVPI a 10%. b) lcool etlico a 70%. c) Sabo lquido alcalino. d) gua oxigenada. e) Soluo de fenol 1/500. 34 Foi solicitada ao tcnico a esterilizao qumica de um endoscpio. A soluo e o tempo de exposio do insumo para garantir a esterilizao adequada so respectivamente: a) Formaldedo lquido durante 2h. b) cido peractico a 0,2% por 15 minutos. c) Glutaraldedo a 2% durante 1 hora. d) Soluo de hipoclorito de sdio a 5% durante 6 horas. e) Soluo de lcool 70% durante 1 hora. 35 A variedade de materiais utilizados nos estabelecimentos de sade pode ser classificada segundo os riscos potenciais de transmisso de infeces para os pacientes. A importncia dessa classificao consiste na correta escolha de como proceder para utilizao de equipamentos entre um paciente e outro. A classificao e o processamento correto de uma cnula endotraqueal so respectivamente:

a) Artigo no-crtico / desinfeco de nvel baixo ou intermedirio. b) Artigo no-crtico / esterilizao. c) Artigo semi-crtico / desinfeco de nvel alto ou esterilizao. d) Artigo crtico / desinfeco de nvel alto ou esterilizao. e) Artigo crtico / esterilizao. 36 A Portaria N o 15/88 e a RDC N o 14/2007 da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria estabelecem critrios para avaliar produtos que possam ter ao antimicrobiana, desinfetantes e esterilizante. Na esterilizao de artigos hospitalares, na qual no podem ser utilizados procedimentos pelo calor, a avaliao da eficcia antimicrobiana do produto deve ser realizada em relao ao: a) Staphylococcus aureus. b) Pseudomonas aeruginosa. c) Salmonella choleraesuis. d) Eschericia coli. e) Clostridium sporogenes. CONCURSO PBLICO-UEPB-2012 0737 O uso difundido do gs xido de etileno como agente esterilizante de materiais mdicohospitalares foi um dos fatores motivadores da publicao Portaria Interministerial N o 482/1999. Considerando as questes de biossegurana essa portaria: a) Permite a utilizao do xido de etileno envasado em ampolas de vidro.

b) Probe mulheres em idade frtil de exercerem atividades nas salas de esterilizao com esse gs. c) Estabelece a concentrao mxima permitida para exposio ao gs de 5 ppm para perodos de at 2 horas. d) Estabelece um limite de segurana de at 10 ppm de concentrao de gs no ar para um dia normal de 8 horas. e) Leva em considerao o fato do xido de etileno ser um gs no explosivo. 38 A montagem de pacotes em campos de algodo estreis bastante utilizada para aplicao em diversos procedimentos ambulatoriais e cirrgicos. Em relao aos pacotes em campos de algodo esterilizados em autoclave: a) Devem ser retirados imediatamente da autoclave aps o final do ciclo. b) Devem estar midos. c) Devem ser colocados em superfcies compactas ao sair da autoclave. d) Devem possuir as fitas auto-adesivas indicadoras. e) Podem ser estocados por at 2 meses. 39 O teste de Bowie & Dick um importante indicador e referncia de controle de qualidade. Considerando a aplicao, as caractersticas e a interpretao do teste: a) Deve ser utilizado em autoclaves de pr-vcuo e gravitacionais. b) um teste que avalia se todas as condies de esterilizao esto adequadas. c) Para realizar o teste, a folha colocada diretamente no interior da cmara. d) um teste para monitorar a presso de vapor saturado no interior de pacotes e caixas. e) Para atestar a qualidade, a folha indicadora dever desenvolver uma colorao totalmente preta. 40 A eliminao correta dos resduos dos servios de sade fundamental para proteo do meio ambiente e da sade dos seres vivos. A classificao, o acondicionamento e o procedimento mais adequado para o descarte de uma tesoura danificada que possui resduo de sangue :

a) Resduo do grupo A recipiente resistente, rgido com tampa e identificado com o smbolo adequado tratamento preliminar antes do descarte no lixo. b) Resduo do grupo A - saco branco leitoso, resistente, impermevel com smbolo adequado tratamento preliminar antes do descarte no lixo. c) Resduo do grupo A - recipiente resistente, rgido com tampa e identificado com o smbolo adequado sem necessidade de tratamento preliminar antes do descarte no lixo. d) Resduo do grupo B - saco branco leitoso, resistente, impermevel com smbolo adequado tratamento preliminar antes do descarte no lixo. e) Resduo do grupo D - saco branco leitoso, resistente, impermevel com smbolo adequado sem necessidade de tratamento preliminar antes do descarte no lixo. 41 Quanto escolha do invlucro devem ser observadas algumas caractersticas como a permeabilidade ao agente esterilizante, resistncia ao calor, trao e ao manuseio entre outras. O invlucro mais adequado para a esterilizao por calor seco : a) Algodo cru. b) Papel Kraft. c) Papel Grau cirrgico. d) Musselina. e) Lminas de alumnio. 0842 Foi solicitado ao tcnico a esterilizao de um artigo por vapor. Qual invlucro NO est adequado ao processo de esterilizao? a) Algodo cru. b) Papel Kraft. c) Papel laminado com polietileno. d) Papel laminado com polipropileno.

e) Papel Grau cirrgico. 43 So vrias as opes de agentes qumicos que podem ser utilizados para a desinfeco e/ou esterilizao de artigos hospitalares, entre eles, o lcool. O lcool NO possui a seguinte propriedade: a) Ao mais eficaz na concentrao entre 60 a 90% por volume. b) Ao contra esporos bacterianos. c) Eliminao do bacilo da tuberculose. d) Desaconselhvel para artigos que necessitam uma exposio prolongada. e) Uitilizao como desinfetante de alto nvel para materiais no crticos. 44 Dentre os compostos biclorados geralmente usam-se os hipocloritos de sdio ou de clcio uma vez que apresentam baixo custo e ao rpida. NO corresponde a uma propriedade dos compostos biclorados: a) So ativos contra o bacilo da tuberculose. b) So ativos contra fungos. c) So sensveis luz e temperatura. d) So usados para esterilizao de materiais crticos. e) So ativos contra vrus. 45 Apesar do formaldedo ter o uso limitado por se tratar de composto cancergeno, alguns procedimentos ainda tem esse composto como opo. No corresponde a uma propriedade do formaldedo: a) Fungicida. b) Bactericida. c) Desinfetante. d) Esterilizante. e) Apresenta-se na forma lquida

46 A classificao e o processamento correto para os instrumentais cirrgicos so respectivamente: a) Artigo crtico / Esterilizao. b) Artigo crtico / Desinfeco de alto nvel. c) Artigo crtico / Desinfeco de baixo nvel. d) Artigo semi-crtico / Esterilizao. e) Artigo semi-crtico / Desinfeco de alto nvel. 47 Quanto ao risco de infeco, a central de material e de esterilizao considerada uma rea: a) No-crtica. b) Semi-crtica. c) Crtica. d) Neutra. e) Moderada. 48 Foi utilizado um processo qumico que eliminou todos os micro-organismos patognicos de um objeto em um tempo menor que trinta minutos, exceto esporos bacterianos. Esse produto qumico pode ser classificado como: a) Desinfetante de baixo nvel. b) Desinfetante de mdio nvel. c) Desinfetante de alto nvel. d) Produto de higienizao. e) Produto com poder de esterilizao. 49 Qual indicador o mais adequado para realizar o controle da carga de uma autoclave? a) Indicador qumico multiparamtrico. b) Teste de Bowie e Dick. c) Fitas indicadoras de processos. d) Registro dos indicadores mecnicos do equipamento. e) Indicador Biolgico.

50 Para a desinfeco de um artigo foi solicitado um desinfetante de alto nvel. Qual desses produtos se encaixa nessa classificao? a) Hipoclorito de sdio a 0,2%. b) cido peractico. c) Quartenrio de amnio. d) Cloro orgnico. e) Fenol sinttico. 1. B 2. D 3. E 4. A 5. B 6. D 7. E 8. C 9. D 10. A 11. B 12. C 13. D 14. C e B 15. A e B 16. A 17. D 18. C 19. D 20. A 21. D 22. A 23. B 24. C 25. E 26. D 27. B 28. C 29. C 30. B 31. C 32. A 33. A 34. B 35. C 36. E 37. B 38. D 39. E 40. A 41. E 42. C 43. B 44. D 45. E 46. A 47. C 48. C 49. E 50. B 11. Os nveis de biossegurana de um laboratrio determinam o tipo de microrganismo que pode ser manipulado em suas dependncias. Um exemplo de microrganismo que deve ser manipulado em um laboratrio com nvel de biossegurana 4 A) Vrus da hepatite B. B) Mycobacterium tuberculosis. C) Toxoplasma spp. D) Bacillus subtilis. 12. Agulhas so resduos perfurocortantes. O correto acondicionamento para o descarte de agulhas at a sua coleta final exige que elas sejam A) colocadas em recipientes plsticos resistentes, no mximo doze horas aps o uso e descontaminadas na estufa antes do descarte. B) removidas da seringa, entortadas e quebradas aps o uso, antes de irem para o recipiente de descarte. C) descartadas em recipientes estanques, rgidos, com tampa e identificados com smbolo e expresso de resduo infectante. D) recapeadas e descartadas em um saco branco leitoso apropriado para o descarte hospitalar.

13. O mtodo de colorao utilizado para a identificao de bactrias do gnero Mycobacterium denomina-se A) Ziehl-Neelsen. B) Albert-Layborn. C) Leishmann. D) Giemsa. 14. Em termos de biossegurana, um dispositivo principal utilizado para a conteno de borrifos ou aerossis infecciosos A) cabine de segurana biolgica. B) estufa bacteriolgica. C) autoclave horizontal. D) sistema de barreira primria. 15. A coleta inadequada de amostras microbiolgicas pode levar a falhas no isolamento do agente etiolgico por favorecer a sua contaminao. Para evitar o isolamento de um falso agente etiolgico, um procedimento adequado de coleta deve ser A) evitar o local de maior suspeio de ocorrncia do agente etiolgico. B) colher a amostra em vrios locais, sempre que possvel. C) colher a amostra antes da antibioticoterapia, sempre que possvel. D) evitar relacionar o estgio da doena escolha do material a ser coletado. UFS Concurso Pblico 2010 Tcnico em Laboratrio 6 16. A figura ao lado representa uma tcnica de semeadura. A tcnica denomina-se A) em pour-plate. B) esgotamento. C) simple-plate. D) distenso.

17. A escolha da tcnica para o cultivo de microrganismos varia de acordo com o tipo de meio de cultura e com a finalidade do cultivo. A figura abaixo representa uma tcnica de semeadura A tcnica de semeadura representada utilizada para A) isolar espcies bacterianas. B) avaliar a acidez do meio. C) desintegrar resduos do meio. D) verificar a motilidade bacteriana. 18. Constituem equipamentos e/ou materiais bsicos para a realizao da tcnica de colorao de Gram: A) placas de Petri, agulha bacteriolgica, tubos de Duhran e lupa. B) bico de Bunsen, agulha bacteriolgica, Swab e lminas de vidro limpas e desengorduradas. C) placas de Petri, Lupa, ala bacteriolgica e contador de colnias. D) bico de Bunsen, ala bacteriolgica, microscpio e lminas de vidro limpas e desengorduradas. 19. Considere a seguinte sequncia de procedimentos relativos a uma tcnica de laboratrio: Etapa 1 Cobrir o esfregao com soluo de cristal-violeta por cerca de um minuto. Etapa 2 Desprezar o cristal-violeta e lavar suavemente com gua. Etapa 3 Cobrir a rea do esfregao com a soluo de iodo durante um minuto. Etapa 4 Descorar a lmina com lcool-acetona (1:1), at que o solvente escorra incolor. Etapa 5 Passar gua corrente e cobrir o esfregao com a soluo de safranina (ou fucsina bsica 0.1% a 0.2%), por cerca de 30s. Etapa 6 Lavar com gua corrente e deixar secar ao ar. A sequncia em questo se refere tcnica de A) colorao de Gram. B) infracolorao de Ziehl-Neelsen. C) descolorao de Tyndall.

D) contracolorao de Bouin-Minot.UFS Concurso Pblico 2010 Tcnico em Laboratrio 7 20. A impregnao pelo mtodo de Rhodes utiliza um mordente (cido tnico, almen de potssio, leo de anilina e cloreto frrico) e nitrato de prata amoniacal. Essa tcnica utilizada para visualizao de A) flagelos. C) cpsula. B) ribossomos. D) parede. 21. No laboratrio, um tcnico precisou de proveta, balo de fundo chato, pipeta, bureta e Erlenmeyer, nessa ordem, para a realizao de um exame. Por ser muito organizado, ele identifica cada armrio com uma figura da vidraria contida no seu interior e um nmero, conforme figura abaixo.

1234 5678 Para pegar as vidrarias de que vai precisar, na ordem estabelecida, as portas que devem ser abertas pelo tcnico, respectivamente, so as de nmero: A) 1, 2, 3, 4 e 8. B) 2, 5, 4, 1 e 6. C) 2, 5, 3, 7 e 1. D) 3, 1, 7, 2 e 8. 22. Um equipamento utilizado no laboratrio de microbiologia com uma temperatura varivel de 35 a 37C A) a estufa de secagem. B) o forno de Pasteur. C) a estufa bacteriolgica. D) o forno de mufla. 23. Para lavar e acondicionar lminas e lamnulas a serem usadas em Microscopia, adequadamente, correto afirmar que

A) as lamnulas que estejam riscadas devem ser tratadas com cido actico seguido de lcool para eliminar esses riscos. B) as lminas devem ser lavadas, colocadas em cido actico glacial por dez minutos, enxaguadas com gua destilada e secadas com papel toalha limpo. C) as lminas devem, depois do tratamento com cido sulfrico e enxaguamento, ser colocadas em um recipiente largo e imersas em lcool. D) as lamnulas devem ser retiradas de um recipiente com lcool, secadas com papel toalha limpo e autoclavadas, antes de serem utilizadas.UFS Concurso Pblico 2010 Tcnico em Laboratrio 8 24. A desinfeco um processo que pode ser realizado por meios fsicos ou qumicos. Um exemplo de desinfeco por agentes qumicos envolve o uso de A) compostos clorados, cuja estabilidade torna seu uso seguro e ilimitado. B) alcois, em concentrao de 70%. C) compostos fenlicos, na concentrao de 100%. D) glutaraldeidos, que eliminam formas vegetativas e esporos bacterianos. 25. A correta associao de mtodos de esterilizao de materiais ao seu objetivo e o equipamento a ser utilizado para esse fim Mtodo Objetivo Equipamento A) Pasteurizao Destruir microrganismos Forno de Pasteur B) Calor seco Eliminar clulas vegetativas Autoclave C) Calor mido Destruir microrganismos Autoclave D) Sanitizao Eliminar clulas vegetativas Forno de Pasteur 26. Para realizar a esterilizao de tubos de ensaio com material contaminado , o tcnico de laboratrio deve utilizar A) estufa bacteriolgica. B) forno de Pasteur. C) autoclave. D) bico de Bunsen.

27. Para preparar uma soluo de cloreto frrico a 5% so necessrios A) 5 gramas de cloreto frrico e 950 mL de gua destilada. B) 50 gramas de cloreto frrico e 95 mL de gua destilada. C) 50 gramas de cloreto frrico e 100 mL de gua destilada. D) 5 gramas de cloreto frrico e 100 mL de gua destilada. 28. Considere os seguintes reagentes e suas quantidades: - 0,5 gramas de iodo. - 1,0 grama de iodeto de potssio. - 100 mL de gua destilada. Tais substncias so necessrias preparao de uma soluo de A) formol. B) xilol. C) lugol. D) manitol. 29. A correta relao entre o mtodo parasitolgico, sua indicao e o material a ser analisado : A) Kato-Katz; pesquisa de Ascaris lumbricoides; fezes. B) Baermann-Moraes; pesquisa de Trichuris trichiura; fezes. C) Telemann-Ritchie; pesquisa de protozorios; sangue. D) Faust-Lutz; pesquisa de trofozotos; sangue. UFS Concurso Pblico 2010 Tcnico em Laboratrio 9 30. Em um caso clnico em que se suspeite da presena de Schistosoma mansoni, as formas parasitrias a serem observadas em uma preparao metodolgica adequada so A) ovos. B) larvas. C) cistos. D) trofozotos. 31. Sobre a utilizao de anticoagulantes, afirma-se:

I O citrato trissdico na proporo 4:1(quatro partes de sangue para uma parte de citrato) indicado para a determinao de velocidade de hemossedimentao (VHS). II O fluoreto de sdio mais EDTA (fluoreto/EDTA) so utilizados como anticoagulantes na dosagem da glicose. III A heparina o anticoagulante de escolha para a contagem de plaquetas. Destas afirmativas so corretas: A) I, II e III. B) II e III C) I e III D) I e II 32. A tipagem do fator Rho na amostra de sangue de um paciente deu resultado neg ativo. No entanto, esse resultado no deve ser liberado antes que seja feito um a confirmao. A fim de confirmar se de fato o fator Rho est presente ou ausente, o tcnico deve realizar A) o teste de Coombs direto. B) a pesquisa do anticorpo D forte em tubo. C) o teste de Coombs indireto. D) a pesquisa de antgenos irregulares (PAI). 33. A deficincia de fatores de coagulao investigada por provas de coagulao, tais como a determinao do tempo de Protrombina (TP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA). Para a realizao adequada dessas anlises, o procedimento tcnico correto a ser adotado A) agitar vigorosamente o tubo, aps a coleta de sangue. B) acondicionar o sangue e o plasma em frasco de vidro, pois os frascos de plstico ativam o sistema de coagulao. C) separar o plasma, depois de duas horas da coleta de sangue. D) utilizar o anticoagulante citrato de sdio na proporo de nove partes de sangue para uma parte de anticoagulante.

34. Os tubos para coleta de sangue a vcuo apresentam tampas coloridas para facilitar a identificao de qual anticoagulante est contido no tubo, ou confirmar se no h anticoagulante. A sequncia da cor das tampas dos tubos utilizados na coleta de sangue para determinar o tempo de trombina, a pesquisa de anticorpos, a contagem de reticulcitos e a dosagem de glicose, respectivamente, A) tampa verde, tampa amarela, tampa vermelha, tampa cinza. B) tampa amarela, tampa vermelha, tampa cinza e tampa roxa. C) tampa azul, tampa vermelha, tampa roxa e tampa cinza. D) tampa azul, tampa verde, tampa cinza e tampa roxa.UFS Concurso Pblico 2010 Tcnico em Laboratrio 10 35. A tipagem sangunea ABO classificada como uma reao de A) hemaglutinao passiva. B) hemaglutinao direta. C) hemaprecipitao ativa. D) hemaprecipitao indireta. 36. Durante a coleta de sangue, utilizando-se a seringa, o procedimento correto para evitar a hemlise A) bater na veia com dois dedos para facilitar a puno com a agulha, no momento de seleo venosa. B) espetar a agulha na tampa de borracha do tubo a vcuo para a transferncia do sangue da seringa para o tubo. C) puncionar a veia com o bisel voltado para baixo e puxar o mbolo da seringa com muita fora. D) descartar a agulha e passar o sangue, deslizando-o devagar pela parede do tubo. 37. Existem diferentes tipos de reao de aglutinao. Sobre essas reaes correto afirmar que a A) inibio da aglutinao passiva utiliza anticorpos bloqueadores na partcula. B) aglutinao direta utiliza um antgeno solvel adsorvido hemcia.

C) aglutinao indireta tem o antgeno como parte integrante da partcula. D) aglutinao passiva reversa utiliza o anticorpo adsorvido ao ltex. 38. O VDRL (Veneral Disease Research Laboratory) um teste rotineiramente utilizado no diagnstico da sfilis. Sobre o VDRL correto afirmar que A) utilizado para pesquisar o antgeno reagina no soro do paciente. B) a leitura da reao na placa de Kline feita a olho nu. C) o fenmeno pr-zona produz um resultado falso negativo. D) um teste treponmico que pesquisa a presena da cardiolipina. 39. A segunda etapa do mtodo de imunoeletroforese consiste em uma reao de A) imunodifuso. B) eletroforese. C) aglutinao. D) imunofluorescncia. 40. Uma mulher traz uma amostra de urina ao laboratrio no incio da tarde. Ela relata que a amostra foi coletada s 7h da manh e mantida temperatura ambiente at aquele momento. O tcnico lhe informa que a amostra est imprpria para a realizao do exame, devido sua m conservao. Entre as alteraes que podem ocorrer na urina causada por essa m conservao, podemos citar: A) aumento da glicose devido gliclise. B) aumento de turvao causada por proliferao bacteriana. C) diminuio de nitrito devido reduo de nitrato. D) reduo do pH a partir da degradao da ureia.UFS Concurso Pblico 2010 Tcnico em Laboratrio 11 41. A amostra de urina utilizada para a determinao do clearence de creatinina A) amostra estril de jato mdio. B) amostra de 24 horas. C) primeira amostra da manh. D) amostra aleatria.

42. A presena de um nmero elevado de picitos indica A) um processo inflamatrio das vias urinrias. B) uma proteinria. C) uma poliria D) um infiltrado de leuccitos na vescula biliar. 43. A reao de imunofluorescncia indireta (FTA-ABS) constitui um mtodo bastante empregado no diagnstico sorolgico da sfilis. Como princpio dessa tcnica, o isotiocianato de fluorescena deve estar conjugado ao anticorpo A) especfico para a gamaglobulina humana. B) especfico para o Treponema pallidum. C) reagnico especfico para cardiolipina. D) reagnico especfico para o colesterol. 44. As tiras reativas de urina constituem um meio simples, rpido e econmico de realizar vrias anlises bioqumicas clinicamente importantes. No entanto, para garantir a qualidade dos resultados, alguns cuidados devem ser adotados na conservao das referidas tiras. Uma medida de preservao para o controle de qualidade e para o armazenamento destas A) mant-las dentro de um saco transparente exposto luz. B) acondicion-las no freezer para garantir o prazo de validade. C) conserv-las em frascos abertos em cmara mida. D) guard-las sobre a bancada em recipiente com dessecante. 45. O PSA (Antgeno Prosttico Especfico) considerado um timo marcador tumoral na triagem do cncer de prstata. Em relao s orientaes para a coleta da amostra para a realizao da dosagem do PSA, correto afirmar que o paciente deve A) ejacular em um recipiente estril para deteco direta do PSA no lquido seminal. B) estar em jejum de oito horas, desprezar o primeiro jato da urina e coletar o jato md io. C) no manter relaes sexuais nas 48 horas que antecedem a coleta do sangue.

D) coletar o sangue com EDTA, duas horas aps a realizao do toque retal. 46. O teste imunoenzimtico mais comumente usado em laboratrios de anlises clnicas o ELISA (Enzyme Linked Immunosorbent Assay). Existem diferentes tipos desse teste que possibilitam a pesquisa de antgenos e anticorpos especficos. Com base nos diferentes tipos de ELISA existentes, correto afirmar que A) no ELISA de captura de IgM, a presena desse anticorpo na amostra resultar numa reao fluorescente. B) no ELISA sanduche, o antgeno da amostra est conjugado a uma enzima. C) no ELISA indireto, as placas plsticas so sensibilizadas com o anticorpo. D) no ELISA competitivo, a ausncia de cor ao final da reao indica que a amostra reagente.UFS Concurso Pblico 2010 Tcnico em Laboratrio 12 47. A figura ao lado representa uma placa utilizada no diagnstico sorolgico para a determinao dos nveis sricos de fraes do complemento. A respeito desse teste sorolgico correto afirmar que A) o mtodo de imunodifuso radial de Oudin. B) uma reao de precipitao utilizada para pesquisa de antgenos. C) o mtodo de imunodifuso dupla de Ouchterlony. D) uma reao de aglutinao utilizada para pesquisa de antgeno. 48. Considere as afirmaes abaixo sobre os diferentes mtodos de diagnstico parasitolgico I O mtodo de Faust consiste na separao de cistos pelo processo de centrfugo flutuao. II O mtodo de Kato tem como princpio a flutuao dos ovos e cistos em soluo saturada de cloreto de sdio. III O mtodo de Hoffman tem por princpio a sedimentao espontnea de ovos de Ascaris lumbricides. Dentre as afirmativas, esto corretas A) I e III.

B) I e II. C) II e III. D) III e II. 49. O mtodo utilizado para o diagnstico de doena de Chagas A) teste de Montenegro. B) Kato-Kats. C) hemagluitnao indireta. D) precipitao direta. 50. Uma geladeira de laboratrio com uso exclusivo para armazenar cultivos de bactrias potencialmente patognicas, deve ser identificada pelo smbolo de risco

A) C) B) D) BENJAMINI, E.,COICO, R.,SUNSHINE, G. Imunologia. 4. Ed. Rio de Janeiro: GuanabraKoogan. 2002.UFS Concurso Pblico 2010 Tcnico em Laboratrio 13 I01 Tcnico em Laboratriorea/Anlises Clnicas/Patologia Clnica 1 B2 D3 A 4 B 5 D6 C7 D8 B9 A10 C11 ANULADA12 C13 A14 A15 C16 B17 D18 D19 A20 A21 B22 23 B24 B25 C26 C27 D28 C29 A30 A31 D32 C33 D34 C35 B36 D37 D38 C39 A40 B41 B42 A43 A44 D45 C46 D47 B48 A49 C50 D

Vous aimerez peut-être aussi