Vous êtes sur la page 1sur 10

Vidrarias e equipamentos no laboratrio de qumica

ALMOFARIZ COM PISTILO Usado na triturao e pulverizao de slidos.

BALO DE FUNDO CHATO Utilizado como recipiente para conter lquidos ou solues, ou mesmo, fazer reaes com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o TRIP com TELA DE AMIANTO.

BALO DE FUNDO REDONDO Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporao a vcuo, acoplado a ROTAEVAPORADOR.

CONDENSADOR Utilizado na destilao, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de lquidos.

BALO VOLUMTRICO Possui volume definido e utilizado para o preparo de solues em laboratrio. Obs.: soluo uma mistura homognea de dois ou mais componentes.

BECKER de uso geral em laboratrio. Serve para fazer reaes entre solues, dissolver substncias slidas, efetuar reaes de precipitao e aquecer lquidos. Pode ser aquecido sobre a TELA DE AMIANTO.

CADINHO Usado para calcinao (aquecimento a seco muito intenso) de substncias. Pode ser aquecido diretamente a chama do bico de Bunsen, apoiado sobre tringulo de porcelana, platina, amianto etc.

PROVETA OU CILINDRO GRADUADO Serve para medir e transferir volumes de lquidos. No pode ser aquecida.

KITASSATO Utilizado em conjunto com o FUNIL DE BUCHNER em FILTRAES a vcuo.

FUNIL DE BUCHNER Utilizado em filtraes a vcuo. Pode ser usado com a funo de FILTRO em conjunto com o KITASSATO. Obs.: A filtrao a vcuo acelera o processo de fitrao.

ERLENMEYER Utilizado em titulaes, aquecimento de lquidos e para dissolver substncias e proceder reaes entre solues. Obs.: A titulao uma tcnica analtica, que tem como finalidade determinar a concentrao exata de uma soluo. Na anlise volumtrica, a soluo de concentrao conhecida designada por soluo titulante e aquela cuja concentrao se pretende determinar a designada por soluo titulada.

FUNIL DE SEPARAO Utilizado na separao de lquidos no miscveis e na extrao lquido/lquido. Obs.: Imiscvel que no se mistura.

BURETA Aparelho utilizado em anlises volumtricas.

FUNIL Usado na filtrao e para reteno de partculas slidas. No deve ser aquecido.

PIPETA GRADUADA Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variveis. No pode ser aquecida.

PIPETA VOLUMTRICA Usada para medir e transferir volume de lquidos. No pode ser aquecida, pois possui grande preciso de medida.

PROVETA OU CILINDRO GRADUADO Serve para medir e transferir volumes de lquidos. No pode ser aquecida.

VIDRO DE RELGIO Pea de Vidro de forma cncava usada em anlises e evaporaes. No pode ser aquecida diretamente.

TUBO DE ENSAIO Empregado para fazer reaes em pequena escala, principalmente em testes de reao em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do BICO DE BNSEN.

ESTANTE PARA TUBO DE ENSAIO usada para suporte de os TUBOS DE ENSAIO.

BICO DE BNSEN a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratrio. Mas contemporaneamente tem sido substitudo pelas MANTAS E CHAPAS DE AQUECIMENTO.

TELA DE AMIANTO Suporte para as peas a serem aquecidas. A funo do amianto distribuir uniformemente o calor recebido pelo BICO DE BUNSEN.

TRIP Sustentculo para efetuar aquecimentos de solues em vidrarias diversas de laboratrio. utilizado em conjunto com a TELA DE AMIANTO.

CONJUNTO BICO DE BUNSEN TRIP E TELA DE AMINTO Utilizado para aquecimento de amostras em geral.

PINA METLICA (1) Usada para manipular objetos aquecidos.

PINA DE MADEIRA (2) Usada para prender o TUBO DE ENSAIO durante o aquecimento.

CONDENSADOR Utilizado no equipamento de destilao.

PISSETA OU FRASCO LAVADOR Usada para lavagens de materiais ou recipientes atravs de jatos de gua, lcool ou outros solventes.

SUPORTE UNIVERSAL Utilizado em operaes como: Filtrao, Suporte para Condensador, Bureta, Sistemas de Destilao etc. Serve tambm para sustentar peas em geral.

Segurana no laboratrio de qumica


A ocorrncia de acidentes em laboratrio de qumica, infelizmente, no to raro como se possa supor. Com a finalidade de reduzir a frequncia e a gravidade desses acidentes, torna-se absolutamente imprescindvel que, durante os trabalhos realizados, se observe uma srie de normas de segurana. Ao se iniciar o trabalho em um laboratrio, fundamental conhecer-se os procedimentos de segurana que iro permitir uma atuao com um mnimo de risco. Lembre-se sempre: voc parte integrante de uma equipe. Sua responsabilidade perante o laboratrio estende-se a seus colegas. A segurana no trabalho depende da ao de todos, e no apenas das pessoas encarregadas especificamente de promov-la. Para inicio de discusso, o trabalho em laboratrio exige concentrao mxima. Dessa forma, no converse desnecessariamente nem distraia seus colegas. Aja com calma e cautela em situaes de emergncia. Evite atos de herosmo e no se afaste do local quando estiver esperando que uma reao acabe, pois podem ocorrer acidentes. Abaixo esto reunidas outras recomendaes importantes a serem seguidas durante o trabalho:

No fume nas dependncias do laboratrio. No pipete nenhum tipo de produto txico com a boca, use pipetas automticas ou peras de aspirao. No faa uso de bebidas alcolicas durante o servio. Trabalhe sempre com o avental abotoado (fechado). Use calados fechados, de couro ou similar, nunca chinelos. No use roupas de tecido sinttico ou outro material facilmente inflamvel. No deixe de usar culos de segurana nos laboratrios onde seu uso obrigatrio. Use-os quando for executar uma operao que represente riscos. No coloque materiais de laboratrio em roupas ou gavetas de uso pessoal. No leve as mos boca ou aos olhos quando estiver manipulando produtos qumicos. Lave cuidadosamente as mos com bastante gua e sabo antes de cada lanche ou refeio. No coloque alimentos nas bancadas, armrios e geladeiras dos laboratrios. No utilize vidraria de laboratrio como utenslios domsticos. No se alimente nas salas de laboratrio, procure as salas especiais. No use lentes de contato, elas podem ser danificadas por produtos qumicos causando graves leses. No se exponha s radiaes ultravioleta, infravermelho ou luminosidade intensa sem proteo adequada (culos com lentes filtrantes). Feche todas as gavetas e portas antes de sair. Certas dosagens bioqumicas se alteram em presena de luz de iodo, neste caso s acender a luz na hora de fazer a leitura. Os laboratrios de bacteriologia devem ter seus balces limpos pelo menos uma vez por semana com uma soluo de formol. Quando da coleta de sangue, nunca deixar a seringa com ar dentro antes de fazer a coleta. Pode MATAR o paciente! Os materiais aps seu uso e suspeitos no devem ser colocados na pia, sem antes um tratamento qumico. Mantenha as bancadas sempre limpas e livres de materiais estranhos ao trabalho. Ao esvaziar um frasco de reagente, limpe-o com gua antes de coloc-lo para lavagem.

Rotule imediatamente todo e qualquer preparado, reagente ou soluo e amostras coletadas. Retire da bancada os materiais, amostras e reagentes empregados no trabalho logo aps termin-lo. Jogue papis e materiais usados no lixo somente quando no apresentarem riscos. Use pinas de tamanho adequado em perfeito estado de conservao. Limpe imediatamente todo e qualquer derramamento de produtos e reagentes. Em caso de derramamento de lquidos inflamveis, faa o seguinte: o interrompa o trabalho. o avise as pessoas prximas sobre o ocorrido. o solicite ou efetue a limpeza imediatamente. o alerte o responsvel pelo laboratrio. o verifique e corrija o problema.

Vous aimerez peut-être aussi