Vous êtes sur la page 1sur 6

abin ,Questes da CESPE ,Questes de Direito Constitucional CESPE: ABIN - questo de Direito Constitucional TERA-FEIRA, 5 DE OUTUBRO DE 20100 COMENTRIOS

S Dando continuidade preparao para o concurso da ABIN, segue abaixo mais uma questo de Direito Constitucional, comentada por Leonardo Rocha, autor do site http://www.euvoutirar10.com.br/ :

(CESPE ABIN 2008 Agente de Inteligncia) A regra constitucional que determina o limite mximo de remunerao e subsdio na administrao pblica no autoaplicvel.

Essa questo aborda o tema Administrao Pblica e Servidores Pblicos do programa do concurso da ABIN.

O dispositivo constitucional ao qual a assertiva se refere o artigo 37, inciso XI, da Constituio Federal, segundo o qual:

XI - a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados

Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tri-bunal Federal, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003)

Como se pode ver, trata-se de uma norma de eficcia plena: tem aplicao imediata, pois comeou a produzir efeitos imediatamente aps a sua entrada em vigor) e no abre a possibilidade para a atuao restritiva por parte do legislador infraconstitucional.

Dizermos que determinada norma tem aplicao imediata o mesmo que dizermos que ela auto-aplicvel. Por esse motivo que a questo est ERRADA.

Se vocs tiverem alguma dvida acerca da Classificao das Normas Constitucionais de Jos Afonso da Silva (Normas de Eficcia Plena, Contida e Limitada), vale a pena conferir um breve resumo que fizemos sobre a matria no seguinte endereo http://tinyurl.com/classifcacaodasnormas . abin ,Questes da CESPE ,Questes de Direito Constitucional Concurso ABIN: questo CESPE de Direito Constitucional TERA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 20103 COMENTRIOS Tendo em vista a proximidade do concurso da ABIN, recebemos a questo abaixo, j comentada pelo nosso amigo recifense Leonardo Rocha, Defensor Pblico Federal e autor do blog www.euvoutirar10.com.br: (CESPE - ABIN 2008 - Agente de Inteligncia) O direito de secesso somente pode ocorrer por meio de emenda CF, discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, sendo ela considerada aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

Algum se habilita a responder antes de olhar o gabarito? Bem, o Direito de Secesso (tambm chamado de Direito de Retirada) uma caracterstica das CONFEDERAES, nas quais se permite que os Estados Confederados desliguem-se (retirem-se) da Confederao a qualquer momento.

Entretanto, tal caracterstica no est presente nas FEDERAES, nas quais vigora a indissolubilidade do vnculo federativo. Ou seja, no se permite que os integrantes da federao desliguem-se (retirem-se) da mesma.

Essa caracterstica (indissolubilidade do vnculo federativo e, conseqente inexistncia do direito de secesso) to importante para o Federalismo, que a retirada da mesma implicaria na modificao da prpria forma de estado vigente.

Nesse sentido, devemos lembrar que a forma federativa de Estado considerada clusula ptrea da Constituio Federal, de acordo com art. 60, 4, inciso I, segundo o qual: no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I a forma federativa de estado.

Assim, a questo est ERRADA, pois nem mesmo atravs de uma emenda constitucional seria possvel retirar a caracterstica da indissolubilidade do vnculo federativo para permitir o direito de secesso no Estado Brasileiro. Alis, sequer poderia ser deliberada uma proposta de emenda constitucional com esse propsito. mpu ,Questes da CESPE ,Questes de Direito Administrativo Concurso MPU: 3 questes comentadas de Direito Administrativo (CESPE) SBADO, 4 DE SETEMBRO DE 20104 COMENTRIOS (CESPE/2010/MS/Tcnico de Contabilidade) Caso a administrao pblica pretenda vender bens mveis, tal alienao estar subordinada

existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e de licitao e depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais.

Certo ou errado?

A assertiva est ERRADA, pois todos os requisitos apontados no enunciado (interesse pblico, avaliao prvia, licitao e autorizao legislativa) so atribudos s situaes de alienaes de bens imveis. Para a venda de bens mveis, basta a avaliao prvia e licitao, salvo as excees legais abaixo:

Art. 17. A alienao de bens da Administrao Pblica, subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e obedecer s seguintes normas: I quando imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, depender de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia, dispensada esta nos seguintes casos:

(...) II quando mveis, depender de avaliao prvia e de licitao, dispensada esta nos seguintes casos:

a) doao, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, aps avaliao de sua oportunidade e convenincia scio-econmica, relativamente escolha de outra forma de alienao;

b) permuta, permitida exclusivamente entre rgos ou entidades da Administrao Pblica;

c) venda de aes, que podero ser negociadas em bolsa, observada a legislao especfica;

d) venda de ttulos, na forma da legislao pertinente;

e) venda de bens produzidos ou comercializados por rgos ou entidades da Administrao Pblica, em virtude de suas finalidades;

f) venda de materiais e equipamentos para outros rgos ou entidades da Administrao Pblica, sem utilizao previsvel por quem deles dispe."

(CESPE/2010/MS/Tcnico de Contabilidade) O servidor pblico que no for aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se estvel, reintegrado ao cargo anteriormente ocupado.

Certo ou errado?

A assertiva est errada, pois caso o servidor no for aprovado em estgio probatrio, teremos duas opes: ele ser exonerado ou, se estvel, RECONDUZIDO ao cargo que antes ocupava. Vejamos:

Lei 8.112/90 - Art. 20.

(...)

2o O servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no pargrafo nico do art. 29.

J reconduo outro instituto, previsto no art. 29 da Lei 8.112/90:

"Art. 29. Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente

ocupado

decorrer

de:

I - inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; "

(CESPE/2010/MS/Tcnico de Contabilidade) Alm do vencimento, podero ser pagos ao servidor indenizaes, gratificaes e adicionais, sendo que as primeiras se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

Certo ou errado?

Errado. As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento:

Lei 8.112/90 - Art. 20.

Art. 49. Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

(...)

1o As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

Vous aimerez peut-être aussi