Vous êtes sur la page 1sur 42

PS-GRADUAO LATO SENSU

FUNDAMENTOS DA QUMICA

GUIA DE ESTUDO 03

MDULO - I

Reviso: Fernanda Silveira Pinheiro

Coordenao Pedaggica Instituto Prominas


Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

Impresso e Editorao

SUMRIO
UNIDADE 1: INTRODUO........................................................................................................................... 3 UNIDADE 2: TPICOS EM SEGURANA QUMICA .............................................................................. 5 UNIDADE 3: A ESTRUTURA DA MATRIA .............................................................................................. 9 UNIDADE 4: TEORIAS DAS LIGAES QUMICAS............................................................................. 13 UNIDADE 5: INTRODUO S TRANSFORMAES QUMICAS ................................................... 19 UNIDADE 6: A ENERGIA NAS TRANSFORMAES QUMICAS ..................................................... 23 UNIDADE 7: A VELOCIDADE NAS TRANSFORMAES QUMICAS............................................. 27 UNIDADE 8: EQUILBRIO QUMICO........................................................................................................ 33 UNIDADE 9: QUMICA LIMPA: PRINCPIOS E PRESSUPOTOS ....................................................... 37 REFERNCIAS ................................................................................................................................................ 41

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

UNIDADE 1: INTRODUO
O campo de atuao da Qumica compreende o estudo de todos os materiais existentes, suas propriedades, bem como as transformaes sofridas por eles. A quantidade e complexidade de materiais que existe torna esse estudo interessante e vasto. Para tanto, a Qumica apia-se em trs pilares: teoria, linguagem e os fenmenos. Baseando-se numa linguagem cientfica atualizada, desenvolveremos o estudo terico e fenomenolgico que fundamentam a Qumica como cincia. Prope-se neste Guia de Estudos a utilizao de um discurso cientfico da Qumica consonante com o discurso de temas cotidianos e atuais. Cada tpico abordado pretende ser contextualizado de maneira a trazer uma abordagem que discuta temas atuais ligados ao desenvolvimento tecnolgico e ao meio ambiente. A observao do mundo a nossa volta pode e deve trazer inquietaes e dvidas, muitas das quais sero respondidas atravs do estudo dos fenmenos qumicos e funo desse estudo a transposio do mundo macroscpico, observvel para o mundo microscpico, dos tomos e molculas que formam toda a diversidade de substncias qumicas que conhecemos. O desenvolvimento e a fundamentao do aprendizado dos aspectos de Qumica Geral dar-se-o de maneira a cumprir os objetivos de promover uma abordagem conceitual dos princpios fundamentais da Qumica e suas aplicaes, ao utilizar exemplo de compostos orgnicos e inorgnicos; enfatizar a interface da Qumica com as diversas reas do conhecimento e tambm introduzir o trabalho em laboratrio de qumica. As atividades experimentais apresentadas foram elencadas de forma a possibilitar a observao e interpretao de fenmenos qumicos atravs da realizao de experimentos representativos que correlacionam o aspecto conceitual vida cotidiana de uma maneira estimulante. Boa parte desses experimentos de execuo simples e utiliza materiais de fcil obteno o que d a possibilidade da realizao dos mesmos em sala de aula, desde que sejam tomados os cuidados apropriados.
Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

Outro importante assunto discutido e indissocivel da execuo de prticas, diz respeito a aspectos de procedimentos, usos, armazenagem, transporte e descarte de substncias qumicas. Esse conjunto de critrios corretos de trabalho em laboratrio qumico constitui o objeto de estudo de segurana qumica, tpico pelo qual iniciamos nosso caminho pelo mundo da cincia Qumica.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

UNIDADE 2: TPICOS EM SEGURANA QUMICA


Entende-se por segurana qumica todo o conjunto de procedimentos corretos que possibilite o uso, armazenamento, transporte e descarte de substncias qumicas. Os principais problemas relacionados segurana qumica so: nmero e quantidade cada vez maior de substncias utilizadas, procedimentos incorretos de uso, armazenamento e disposio de resduos, procedimentos de aquisio descontrolados, carncia de profissionais do conhecimento para equacionar esses problemas, falta de cobrana de uma atuao responsvel. A toda substncia qumica est associado um risco inerente que caracterstico da substncia e relacionado com as propriedades qumicas e fsicas da mesma. Entretanto, as condies de trabalho com cada substncia qumica (risco efetivo) podem ser tais que minimizem as possibilidades de dano. Pode-se perceber que, se a manipulao dos compostos qumicos for realizada seguindo as regras de segurana e utilizando os equipamentos de proteo individual (EPIs) indicados, haver reduo dos riscos. Hoje, possvel o trabalho seguro com qualquer tipo de substncia e/ou processo em laboratrios qumicos graas a modernizao desses processos, a tecnologia de exausto e ventilao e a uma maior sensibilizao dos prprios profissionais que trabalham nesta rea. Antes de iniciar atividades prticas no laboratrio, imprescindvel buscar informaes sobre os reagentes e solventes que sero utilizados. importante saber: toxicidade, inflamabilidade, reatividade, formas de armazenagem, descarte e aes em caso de derrame acidental. Quanto ao manuseio de vidraria em laboratrios, alguns cuidados devem ser observados. As vidrarias de laboratrio so uma mistura sinttica de xidos de Al, Na, K, Mg, Fe etc, acrescidos de mais ou menos 12% de B2O3 (formam o chamado vidro borosilicato). Assim apresentam boas resistncias qumicas, mecnicas e trmicas, no excluindo, entretanto, alguns cuidados como: No submeter o vidro a foras excessivas nas operaes de montagem, utilizando sempre para essas prticas os devidos equipamentos de
Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

proteo (luvas e culos) e envolvendo o tubo num tecido para maior proteo; Sempre usar tela de amianto em aquecimento no bico de Bunsen; O aquecimento de lquido deve ser feito em chapas de aquecimento eltrico ou em banho-maria; Nunca despejar gua sobre cido; Nunca pipetar com a boca, sempre utilizar pipetadores (pras).

Na execuo de prticas experimentais em laboratrio pode-se ainda recomendar: Jamais ingerir qualquer tipo de alimento ou bebida nas

dependncias do laboratrio; expressamente proibido fumar no laboratrio; Ao trmino dos trabalhos, guardar todo o material utilizado; Uso obrigatrio de avental; Trabalhar utilizando corretamente os Equipamentos de Proteo Individual (E.P.I.), sempre os tirando ao sair do laboratrio; A manipulao de substncias inflamveis deve ser realizada longe de fontes de aquecimento; Substncias volteis devem ser manipuladas exclusivamente em capelas; Usar obrigatoriamente pipetadores (pras) quando for necessrio o manuseio de pipetas; Sempre ler com ateno os rtulos de todos os solventes e reagentes utilizados no trabalho; Rotular corretamente todo o material que necessitar ser

armazenado; Observar a compatibilidade para armazenamento de produtos qumicos. importante observar atentamente as informaes contidas nos rtulos dos produtos utilizados, bem como, rotular corretamente frascos que porventura venham a ser utilizados para armazenamento de produtos qumicos. O rtulo
Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

deve conter o nome do produto, as datas de armazenagem e de validade e o nome do responsvel pelo produto. Em caso de resduos que sero encaminhados para tratamento, os frascos devero ser rotulados conforme modelo apresentado na figura 1.
FRASCO ...................... RESDUOS PERIGOSOS COLOCAR SOMENTE RESDUOS DE

.............................................

MANUSEIE COM CUIDADO MANTENHA ESTE FRASCO SEMPRE BEM FECHADO NO ENCHA AT A CAPACIDADE MXIMA pH: Data do incio do uso desta embalagem: Data do trmino do uso desta embalagem: Laboratrio/Departamento:

Figura 1 Modelo de rtulo para resduos de produtos qumicos.

Todo resduo encaminhado para tratamento deve estar acompanhado de uma ficha de resduos, preenchida com dados como nome do usurio, composio e quantidade do resduo e a data de descarte. As substncias inflamveis devem ser manipuladas em locais distantes das fontes de aquecimento.

Em caso de acidentes com substncias qumicas, procure atendimento mdico, imediatamente. Use as recomendaes de primeiros socorros afixadas no laboratrio ou contidas nas Fichas de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQs) que acompanham cada produto que chega ao laboratrio e devem ser arquivada em pasta prpria. Algumas recomendaes em caso de acidentes so apresentadas a seguir:

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

Tabela 1 Recomendaes em caso de acidentes. ACIDENTE Derramamento de agentes custicos e corrosivos ATITUDES RECOMENDADAS Remover roupas contaminadas. Lavar abundantemente com gua corrente a regio atingida. Remover acidentado do local, mantendo-o aquecido. BUSCAR ATENDIMENTO MDICO. Lavar vigorosamente a boca com gua. BUSCAR ATENDIMENTO MDICO. Fechar imediatamente a entrada principal de gs ou a vlvula no caso de cilindros. Fechar entrada principal de gs do laboratrio. Interromper entrada de energia eltrica desligando chave geral. COMUNICAR IMEDIATAMENTE AO CORPO DE BOMBEIROS.

Inalao de agentes qumicos irritantes e/ou txicos.

Ingesto de substncia txica e/ou irritante

Vazamento de gs

Princpio de incndio

PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL


Objetivo: Ressaltar a importncia do uso de jaleco (ou guarda p) de algodo. Procedimento: Acondicionar em um bquer um pequeno pedao de algodo e em outro bquer um pequeno pedao de polister. Adicionar lentamente cerca de 15mL de um cido forte. Observar a diferente reatividade dos materiais. Questo para discusso: A diferente decomposio dos materiais que

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

UNIDADE 3: A ESTRUTURA DA MATRIA


A idia de tomo surgiu na Grcia antiga. Registros mostram que o filsofo Leucipo (490 460 a.C.) afirmava que a matria poderia ser dividida em partculas cada vez menores e que esta diviso teria um limite. Seu discpulo Demcrito (460 370 a.C.) defendeu a idia de seu mestre e anunciou que a menor partcula de qualquer classe de matria era indivisvel sendo denominada tomo (que em grego significa indivisvel). Assim, a matria seria constituda de tomos e espaos vazios. Outro filsofo grego que defendia idias sobre a constituio da matria foi Aristteles (384 322 a.C.). Para ele a matria seria contnua, negando assim a existncia de tomos e espaos vazios. As idias concernentes constituio da matria permaneceram por muito tempo no campo filosfico. A partir do Renascimento, no sculo XVI, o atomismo foi retomado at que em 1808 foi proposta a teoria atmica de Dalton (considerado o primeiro modelo atmico). Atualmente, o estudo do mundo atmico considera a interao da radiao com a matria que fornece informaes relevantes sobre a natureza dos tomos e das molculas. As evidncias que apontaram esse caminho de desenvolvimento de estudo so baseadas em uma srie de dados experimentais obtidos por diferentes pesquisadores desde a metade do sculo XIX. A teoria quntica que passou a explicar vrios fenmenos relacionados estrutura da matria desenvolveu-se a partir da apresentao da hiptese da quantizao da energia proposta por Planck. Outra descoberta importante que merece destaque no estudo dessa teoria o efeito fotoeltrico que deu a Einstein, rendendo a esse pesquisador o prmio Nobel, em 1921. O efeito fotoeltrico consiste na emisso de eltrons de uma superfcie devido incidncia de radiao eletromagntica. Assim, a energia de qualquer partcula est relacionada com a sua massa pela equao: E = mc2

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

10

Essa equao foi demonstrada por Einstein, onde c a velocidade da luz no vcuo (2,998x108 m/s). Einstein props ainda que a propagao da radiao eletromagntica se d sob a forma de pacotes de energia ou ftons. Ento, se a energia do fton tal que seja capaz de arrancar o eltron, o fton absorvido e o eltron ejetado. O valor da energia de cada fton dado pela expresso de Planck E=h

Temos ento, a relao da energia de uma onda com sua freqncia e conseqentemente com seu comprimento de onda. Em 1924, o fsico francs Louis de Broglie atentou para o seguinte fato: da combinao das expresses de Einstein e Planck, uma relao obtida entre a massa de um fton de energia eletromagntica e sua freqncia ou comprimento de onda. De Broglie tentou associar a natureza dualista da luz ao comportamento do eltron. Mais tarde, essa hiptese foi demonstrada experimentalmente, sustentando que possvel conseguir a difrao dos eltrons. O Princpio da Incerteza deixa claro a impossibilidade de determinar a exata trajetria do eltron a partir da energia e da velocidade. Por este motivo, buscou-se, ento, trabalhar com a provvel regio, onde possvel encontr-lo. Erwin Schrndinger (1887 - 1961) baseado nestes dois princpios criou o conceito de Orbital. Temos assim, que o orbital atmico a regio onde mais provvel encontrar um eltron no tomo.
Todo esse referencial terico serviu de base para o desenvolvimento da teoria atmica. Dentre os modelos para o tomo propostos destacamos o modelo de J. J. Thomson que supe a existncia de eltrons carregados negativamente e inserido em uma distribuio esfrica contnua de carga positiva. Entretanto,
O modelo de Thomson no fornecia concordncia quantitativa com os espectros observados. A demonstrao da inadequao desse modelo foi obtida por Rutherford. Ele mostrou que uma carga positiva estava concentrada em uma regio muito pequena (o ncleo) no centro do tomo (ALMEIDA, SANTOS- 2001).

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

11

A concordncia entre o modelo atmico e os dados espectroscpicos do ponto de vista quantitativo foi apresentada por Niels Bohr. Esse modelo pode explicar a estabilidade do tomo atravs de postulados que descreviam a energia total do eltron como constante desde que esse eltron se encontrasse em uma das rbitas permitidas. A cada uma dessas rbitas permitidas estaria associado um nmero inteiro denominado nmero quntico. Bohr postulou, ainda, que era possvel fornecer energia ao eltron no tomo provocando sua excitao e conseqente mudana para outra rbita (ou nvel de energia) de maior energia. Esse eltron, posteriormente, voltaria a sua rbita de origem perdendo a energia recebida por vezes sob a forma de luz. Apesar da inovao, essa base terica s se mostrava aplicvel para tomos que apresentavam apenas um eltron. Surge ento uma nova teoria mecnica quntica que consegue explicar o comportamento das partculas em sistemas mais complexos. As proposies da mecnica quntica baseiam-se na resoluo de equaes matemticas que envolvem conceitos de clculo diferencial e integral e lgebra matricial, desenvolvidas independentemente por Schringer e Heisenberg. A equao de Schringer, independente do tempo, pode ser dada por:

=o

Que envolve a funo de onda , uma propriedade observvel do sistema o e um operador matemtico . A mecnica quntica hoje a teoria utilizada para descrever quaisquer fenmenos relacionados estrutura da matria e a aplicao dessa teoria aos diversos sistemas fsicos e qumicos, implica no desenvolvimento de novos mtodos para resolver a equao de Schringer.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

12

PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL


Objetivo: Observar as ondas eletromagnticas emitidas sob a forma de luz ao provocar excitao em eltrons de alguns elementos presentes em sais.

Comentrio: O teste de chama uma tcnica de anlise qualitativa que permite identificar ctions. Nesta prtica vamos identificar alguns ctions a partir da cor observada ao lev-los chama.

Procedimento: Recolher uma pequena amostra (separadamente) de sais que contenham ctions dos metais clcio, brio, ltio, cobre, magnsio e sdio, levando-as chama de uma lamparina, bico de gs ou fogo. A cada identificao, lave o fio com esponja de ao, seque-o e proceda identificao do outro sal. O composto de sdio deve ser identificado por ltimo.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

13

UNIDADE 4: TEORIAS DAS LIGAES QUMICAS


Entende-se por ligao qumica a interao entre dois tomos ou entre dois grupos de tomos. Essa interao est relacionada ao rearranjo da estrutura eletrnica dos tomos envolvidos na formao da nova molcula e, portanto, a natureza dessa interao dependente do rearranjo eletrnico na nova molcula e ainda influencia nas propriedades macroscpicas das substncias. As propriedades peridicas energia ou potencial de ionizao e afinidade eletrnica fornecem explicaes para a natureza das ligaes qumicas. A energia ou potencial de ionizao a energia necessria para arrancar um eltron de um tomo no estado gasoso. A afinidade eletrnica diz respeito a energia liberada quando um tomo, tambm, no estado gasoso recebe um eltron. Assim, temos elementos com tendncia a doar eltrons, ou seja, que apresentam valores baixos para suas energias de ionizao e elementos que recebem eltrons com facilidade, o que corresponde a dizer que possuem baixos valores de afinidade eletrnica. Discutiremos sob esse ponto de vista os trs tipos de ligaes qumicas que esto presentes na maioria das molculas: a ligao inica, a ligao covalente e a ligao metlica.

LIGAO INICA

A observao das propriedades peridicas, anteriormente citadas energia ou potencial de ionizao e afinidade eletrnica mostra que alguns elementos tm maior facilidade de doar eltrons, enquanto outros tm mais facilidade de receb-los. Ao receber eltrons, um elemento, inicialmente neutro, torna-se uma partcula negativamente carregada, denominada nion. O processo inverso, de doao de eltrons por um elemento o transforma em uma partcula positivamente carregada, o ction.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

14

Ctions e nions, assim formados, interagem entre si devido s foras de atrao dando origem a uma ligao qumica, a ligao inica. As foras de atrao entre essas partculas, eletricamente carregadas, so dadas por:
F q1 .q2 / r2

Onde q1 e q2 correspondem s cargas das partculas envolvidas e r a distncia entre essas partculas (Lei de Coloumb). Existe energia associada aproximao dessas partculas (ons) na forma gasosa relacionada aproximao que resultar na ligao inica, a energia de rede. Assim, como a previso da Lei de Coloumb, a energia de rede tambm inversamente proporcional distncia entre as partculas envolvidas na formao do slido inico. Ento, quanto menor a distncia entre os ons, menor a energia de rede. Matematicamente, essa separao tenderia a zero e o sistema inico ao colapso. Isto leva suposio da existncia de foras de repulso entre ons de cargas opostas muito prximas. A repulso entre partculas de cargas opostas pode ser explicada pela superposio das distribuies eletrnicas dos ons. As substncias que tm sua formao explicada por ligao inica apresentam propriedades que so justificadas em termos da teoria do arranjo eletrnico de seus tomos. Mortimer e Machado discorrem que:

As propriedades dos compostos inicos refletem caractersticas associadas ao modelo de um arranjo tridimensional de partculas carregadas. As substncias inicas tm, normalmente, temperaturas de fuso e de ebulio elevadas. Dessa maneira, todas as substncias inicas so slidas a temperatura e presso ambientes. Vrios so solveis em gua (solvente polar), mas essa no uma caracterstica universal dos slidos inicos (...). Eles so insolveis em solventes orgnicos (solventes apolares), como aguarrs e benzeno (C6H6). No conduzem corrente eltrica no estado slido, mas o fazem em soluo aquosa ou quando fundidos. Todas essas propriedades esto relacionadas alta energia requerida para deslocar ons de suas posies muito estveis no retculo cristalino e a mobilidade que os ons (partculas carregadas) adquirem em soluo ou no estado lquido (MORTIMER e MACHADO, 2003).

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

15

Em um composto inico, nions e ctions interagem baseados na atrao eletrosttica descrita pela Lei de Coloumb, formando um slido inico organizado em uma estrutura chamada retculo cristalino que o resultado dessas interaes. Todo o conjunto de explicaes tericas supracitado capaz de justificar o comportamento de quase todos os sistemas inicos. As excees, de acordo com Duarte, encontram justificativa se consideramos que:

Na natureza os tomos se unem e, em funo da eletronegatividade que eles apresentam, podem atrair eltrons mais ou menos para si. Esta capacidade de atrair mais ou menos para si os eltrons est correlacionada com o seu potencial de ionizao e com a afinidade eletrnica (Huheey, 1983). De acordo com a definio de Mulliken, a eletronegatividade dada por c= (PI/AE). Quando a transferncia de eltrons pode ser considerada como uma aproximao vlida face a diferena de eletronegatividade dos tomos, podemos tratar o sistema como sendo uma interao entre ons (...). No entanto, h sempre uma interao devida ao fato de que os eltrons sempre tm uma pequena probabilidade de ser encontrados nas vizinhanas do tomo menos eletronegativo; o que chamamos de covalncia. (DUARTE, 2001)

Em geral as ligaes inicas acontecem entre metais e no metais e as ligaes covalentes entre dois ametais.

LIGAO COVALENTE

Quando um composto formado por dois tomos iguais a probabilidade de se encontrar o eltron em qualquer dos dois tomos igual. Dizemos ento que os eltrons esto sendo compartilhados. O compartilhamento ocorre com os eltrons da ltima camada ou eltrons de valncia, pois so eles que por possurem maior energia se encontram disponveis. Os compostos assim formados so denominados covalentes ou moleculares. Duarte cita que:

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

16

Dois tomos iguais se unem para compartilhar seus eltrons de valncia porque a matria formada apresenta geralmente maior potencial de ionizao e menor afinidade eletrnica, ou seja, torna-se mais estvel em relao a tendncia dos eltrons de escaparem do sistema. (DUARTE, 2001)

Os compostos formados por ligaes covalentes apresentam temperatura de fuso e temperatura de ebulio mais baixas que as apresentadas pelos compostos inicos, com exceo das macromolculas como o diamante e o grafite. Podem ser slidos, lquidos ou gasosos e so maus condutores de calor e corrente (com exceo da grafite). A exceo observada nos istopos do carbono diamante e grafite pode ser explicada por suas estruturas. No diamante, todas as ligaes entre os tomos de carbono so iguais formando um retculo cristalino. Na grafite, os carbonos se distribuem em planos de tomos, restando espao entre esses planos para locomoo dos eltrons, o que explica a condutividade desse composto.

Figura 2 Estruturas do diamante e do grafite.

As substncias covalentes (ou moleculares) podem ainda ser classificadas em termos de sua polaridade. Quando a eletronegatividade entre os tomos que formam a substncia diferente, h um acmulo de carga negativa ao redor do tomo mais eletronegativo. Tem-se assim, uma molcula polar. Para tomos iguais, temos as molculas apolares.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

17

LIGAO METLICA

Os metais representam cerca de dos elementos existentes na tabela peridica. Os compostos por eles formados podem ser constitudos por um nico elemento ou por mais de um elemento quando ento denominado liga metlica. O modelo que melhor explica a ligao metlica e as propriedades apresentadas pelas substncias assim formadas o modelo do mar de eltrons que prope a existncia de ons positivos imersos num gs de eltrons e distribudos em uma rede cristalina. Logo, esses ons no se ligam efetivamente a nenhum ncleo. Em comparao com as substncias covalentes podemos apontar uma diferena relevante: nas substncias covalentes, os eltrons compartilhados encontram-se localizados, o que confere um carter direcional s ligaes. J nas substncias metlicas, os eltrons esto dispersos no se observados esse carter direcional para a ligao. Assim, as ligaes metlicas apresentam a mesma intensidade em qualquer direo permitindo o deslizamento de um plano de tomos sobre outro sem prejudicar as ligaes entre os eltrons desses planos. Por isso, os metais so dcteis e maleveis. Os metais so geralmente slidos, com exceo do mercrio que lquido temperatura ambiente. So insolveis em solventes polares e em solventes apolares, podendo, entretanto sofrer ataque por cidos fortes.

INTERAES INTERMOLECULARES

A repulso ou atrao que ocorre devido a aproximao de molculas ou ons recebe o nome de interao molecular quando no h quebra ou formao de ligaes qumicas. A natureza dessas interaes est intimamente ligada s propriedades termodinmicas do sistema em questo e so indicativos do comportamento
Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

18

macroscpico das substncias. Desta forma, o estado de agregao das partculas de um material e a volatilidade so exemplos de observaes que tm sua explicao baseada nas interaes moleculares das substncias. Entretanto, os sistemas biolgicos merecem uma ateno especial no que diz respeito s interaes: As molculas da via (DNA, RNA, protenas, etc.) so mantidas em suas estruturas tridimensionais atravs de interaes intra e intermoleculares. Uma vez que a estrutura tridimensional molecular responsvel pela atividade biolgica especfica destas molculas, percebe-se ento a importncia do entendimento de tais interaes (ROCHA, 2001). As interaes intermoleculares mais comuns so as inicas, as interaes dipolo-dipolo, as dipolo-permanente, dipolo-induzido e as ligaes de hidrognio. Nas interaes inicas, observam-se o sistema de interaes eletrostticas entre ctions e nions podendo, portanto, ser de natureza atrativa ou repulsiva.

PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL


Objetivo: Diferenciar caractersticas de compostos inicos e compostos moleculares. Procedimento: Em recipientes diferentes, colocar as substncias: sal de cozinha, acar, enxofre, sulfato de cobre e sulfato de alumnio. Coloque cada um deles, separadamente, em um recipiente e os aquea com cuidado em fogareiro ou bico de gs. Sabendo que os compostos inicos apresentam elevado ponto de fuso, classifique cada uma das substncias utilizadas. Obs.: Devido produo de vapores txicos, o enxofre deve ser aquecido em capela. Caso contrrio, no trabalhe com essa substncia. Enxofre pode ser encontrado em casas de artigos religiosos, j o sulfato de cobre e o sulfato de alumnio em casas de artigos para piscinas. Questes para discusso: As diferentes temperaturas de fuso ou de decomposio dos materiais propostos e a relao dessas temperaturas com as ligaes e interaes presentes nas substncias. A formao de substncias txicas pelo enxofre (por exemplo, SO2).

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

19

UNIDADE 5: INTRODUO S TRANSFORMAES QUMICAS


Transformaes qumicas so todos os fenmenos que ocasionam a formao de uma nova substncia. Toda transformao qumica denominada reao qumica. Para reconhecermos que um fenmeno qualquer uma reao qumica, podemos observar certas evidncias. Essas evidncias so formas simples que podem envolver os seguintes fenmenos: a formao de gases, a liberao de eletricidade ou luz, a mudana de cor, a liberao ou absoro de energia na forma de calor, a formao de slido, etc. Esses fenmenos, entretanto, no so garantia de que tenha ocorrido uma reao qumica. A maneira mais segura de obter informaes sobre a natureza de uma transformao a separao dos materiais obtidos e a determinao de algumas de suas propriedades. Sendo essas propriedades diferentes das observadas nos materiais no estado inicial, pode-se afirmar com certeza que ocorreu uma reao qumica. Equaes qumicas so as expresses utilizadas para representar as reaes. As substncias participantes so representadas por suas frmulas. Os reagentes so colocados no primeiro membro e so separados por seta dos produtos que ficam no segundo membro.

A equao qumica no um mero conjunto de frmulas, mas ponto de partida e de chegada de uma certa forma por meio da qual a qumica pode falar ao mundo.(MORTIMER; MACHADO, 2003)

A Lei de Lavoisier (ou Lei da Conservao da Massa) garante que em uma reao, a massa conservada, isto , os tomos presentes nos reagentes tm que ser os mesmos e estar em mesma quantidade nos produtos. Assim sendo, importante observar o chamado balanceamento da reao que garante que essas quantidades sejam mantidas. Para isso, altera-se, quando necessrio, os coeficientes da equao qumica.
Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

20

As leis ponderais so aquelas relacionadas s massas das substncias que participam de uma reao qumica: a dos reagentes estado inicial e a dos produtos estado final do sistema. Foi a partir dessas leis, propostas no final do sculo XVIII e o incio do sculo XIX, que a Qumica Moderna se desenvolveu. Abandonou-se a alquimia para desenvolver-se a qumica propriamente dita, uma cincia experimental. Elas permitiram o desenvolvimento de um corpo terico organizado, fundamentado em observaes experimentais que serviriam de base conceitual para a construo do conhecimento que se tem na atualidade. Uma maneira de enunciar as Leis Ponderais apresentada a seguir: Lei de Lavoisier Num sistema fechado, a massa total dos regentes igual massa total dos produtos formados. Lei de Proust Toda substncia apresenta uma proporo constante, em massa, na sua composio, e a proporo na qual as substncias reagem e se formam constante. Lei de Gay-Lussac - Os volumes de todas as substncias gasosas envolvidas num processo qumico, desde que medidos nas mesmas condies de temperatura e presso, esto entre si numa relao de nmeros inteiros e simples.

CLCULO ESTEQUIOMTRICO
A aplicao das leis ponderais nos permite o desenvolvimento dos clculos das quantidades envolvidas nas transformaes qumicas. A esses clculos damos o nome de estequiometria. A palavra estequiometria de origem grega, composta por stoicheia que significa parte mais simples e metreim que significa medida. Os clculos so realizados, levando-se em conta os coeficientes da equao representativa da transformao qumica que traduzem as quantidades em mol das substncias participantes do processo.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

21

Como

regra geral, para o desenvolvimento de qualquer

clculo

estequiomtrico, podemos seguir os passos: escrever a equao qumica que representa a reao, acertar os coeficientes da equao (balanceamento) e relacionar as quantidades em mol das substncias envolvidas. Essa seqncia de procedimentos para execuo dos clculos

estequiomtricos pode revelar a existncia de alguma espcie em excesso, bem como de uma espcie limitante. Denominamos reagente excesso a espcie que no desenrolar dos clculos estequiomtricos encontra-se em quantidade superior quantidade terica esperada. Na prtica, por vezes, esse acrscimo superior de substncia em uma reao pode estar relacionado pureza da substncia ou a reatividade desta. Assim, trabalhar com quantidade maior que a prevista, teoricamente implica em garantir a ocorrncia da reao no que depender do participante em excesso. Por outro lado, o reagente que se encontra em quantidade igual ou inferior a prevista, teoricamente chamado reagente limitante, pois a quantidade de produto formado depende do limite estabelecido pela quantidade desse reagente. Exemplos de clculo estequiomtrico: Exemplo 1: O carbeto de silcio (SiC) possui uma estrutura idntica a do diamante e, por isso, apresenta elevada dureza, sendo utilizado, por exemplo, na confeco do esmeril para afiar facas e no corte de vidros. Uma forma de obteno do carbeto de silcio se d por meio da reao de aquecimento de coque com areia, conforme expressa a equao a seguir: 3 C + SiO2 = SiC + 2 CO Qual a massa de carbeto de silcio, em kg, que se forma a partir da utilizao de 1kg de carbono presente no coque?
Resoluo - Da equao qumica temos que: 3 mols de C (coque) formam 1 mol de SiC (carbeto de silcio), em massa 36g (3C)----------------- 40g (SiC) 1000g (1kg)------------- x x= 111,11g de SiC, aproximadamente.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

22

Exemplo 2: O sulfato de clcio (CaSO4) matria-prima do giz e pode ser obtido pela reao entre solues aquosas de cloreto de clcio e de sulfato de sdio (conforme reao abaixo). Sabendo disso, calcule a massa de sulfato de clcio obtida pela reao de 2 mols de cloreto de clcio com excesso de sulfato de sdio, considerando-se que o rendimento da reao igual a 75 %.

CaCl2(aq) + Na2SO4(aq) = CaSO4(s) + 2NaCl(aq) 1 mol de CaCl2-------------------1 mol de CaSO4, assim: 2 mols de CaCl2------------------2 mols de CaSO4 Em massa: 111g de CaCl2-----------------------136g de CaSO4 222g de CaCl2--------------------x g de CaSO4 x = 272g de CaSO4 (em uma reao com 100% de rendimento). Considerando 75% de rendimento: 272g ------------100% x--------------75% x= 204g de CaSO4 so produzidos nessas condies.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

23

UNIDADE 6: A ENERGIA NAS TRANSFORMAES QUMICAS


A energia definida como a capacidade de realizar trabalho, definio que remete s mquinas trmicas, capazes de transformar a energia que lhes fornecida em energia de movimento. Sabemos, entretanto que as tantas formas de energia existentes abrem espao para muitas outras aplicaes. Amaral e Mortimer discutem que: (...) todas as formas de energia que conhecemos dependem direta ou indiretamente, da energia luminosa que recebemos do sol (...). Mesmo a energia usada no transporte e na produo da maioria dos materiais provm dos combustveis fsseis que em ltima anlise originaram-se tambm por fotossntese (AMARAL e MORTIMER, 1998). Os processos que envolvem as relaes de energia nas transformaes qumicas so estudados em Termoqumica. Os conceitos bsicos que orientam esse estudo esclarecem o que calor e o que temperatura. A temperatura pode ser entendida como uma medida da agitao trmica de um sistema, uma propriedade intensiva dos sistemas, isto , independente da massa que nos d a idia de fluxo de energia. A temperatura est associada energia cintica das espcies qumicas que compem um sistema. J o calor, como fluxo de energia, uma quantidade que escoa de um corpo ou ponto do sistema de maior temperatura para um de menor temperatura sendo, portanto, diretamente proporcional diferena de temperatura entre os dois sistemas envolvidos na transferncia. Assim, um corpo no possui calor, ele armazena energia interna que pode ser transferida sobre a forma de calor.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

24

A ENTALPIA COMO FUNO

A entalpia como funo foi introduzida por Gibbs, em 1875. Convencionouse que os processos seriam classificados como endotrmicos quando envolvessem absoro de calor e exotrmicos quando envolvessem liberao de calor. A entalpia ento uma funo que informa sobre o calor absorvido ou liberado por um sistema qumico a presso constante. Nessas condies, a entalpia diz respeito energia interna e ao trabalho associado ao sistema. A medida termoqumica realizada a variao de entalpia, dada por: H = U + p V ou H = Hfinal Hinicial.

Sendo que

U a variao de energia interna do sistema. p V

corresponde ao trabalho de variao do volume, Hfinal a funo entalpia aps a transferncia de calor e Hinicial a funo entalpia antes da transferncia de calor. A variao de entalpia uma propriedade extensiva do sistema, isto , depende da massa das substncias reagentes e tambm uma funo de estado, pois depende exclusivamente dos estados final e inicial dos reagentes e no das etapas pelas quais o processo de transformao se completa (Lei de Hess). Como a entalpia uma propriedade, estabeleceu-se uma escala de referncia na qual atribuiu-se uma entalpia padro (H f) para cada substncia. Por conveno, qualquer substncia elementar apresenta entalpia padro zero. Uma tabela com valores de entalpia padro fornecida a seguir:

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

25

Tabela 1 Valores de entalpia padro para algumas substncias a 25C e 1 atm de presso. Substncia CO(g) CO2(g) C2H5OH(l) H2O(l) (H f)/kJ.mol-1 -110 -394 -278 -286 Substncia HCl(g) NH3(g) NaCl(s) NaOH(s) (H f) -92,3 -46,0 -413 -426,8

Os valores de entalpia padro de formao possibilitam o clculo da variao de entalpia para uma transformao qumica qualquer. Para tanto, calcula-se a partir de tabelas como a anterior os valores da entalpia relacionada aos produtos (Hfinal) e desses subtrai-se os valores da energia dos

reagentes(Hinicial), levando em conta as quantidades em mol com as quais as substncias participam do processo reacional. importante observar o estado fsico ou alotrpico da substncia, pois esses so fatores determinantes para a valorao da entalpia das substncias. A representao grfica dos processos endotrmicos e dos processos exotrmicos mostra a relao entre a entalpia dos reagentes e dos produtos no decorrer de uma reao qumica. De acordo com a liberao ou absoro de energia no processo, ora os reagentes, ora os produtos possuiro maior valor energtico.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

26

PROPOSTA DE ATIVIDADE
Tabela 1 Valor energtico aproximado de alguns alimentos: Alimento vegetais verdes cerveja frutas ctricas leite integral iogurte frango grelhado bife grelhado sorvete po arroz batata frita manteiga acar comum Energia (kJ/g) 1,0 1,3 1,5 2,2 3,0 6,0 14,0 11,0 10,0 15,0 24,0 30,0 17,0

Tabela 2 Energia consumida aproximada para alguns exerccios. Tipo de exerccio Energia (kJ/hora) caminhada 1100 voleibol 1400 tnis 1900 corrida 1900 futebol 2200 A) A partir das tabelas dadas, monte para voc um cardpio para um dia de alimentao, calcule a energia absorvida e proponha uma atividade fsica para consumir parte desta energia. B) Quem possui mais energia, reagentes ou produtos: Nas reaes endotrmicas. Nas reaes exotrmicas.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

27

UNIDADE 7: A VELOCIDADE NAS TRANSFORMAES QUMICAS


O controle da velocidade com que as transformaes qumicas acontecem de extrema importncia, sobretudo em termos de produo industrial. Em boa parte dos casos interessante acelerar os processos de obteno de produtos industriais, isto , otimizar a produo. Existem tambm casos onde o foco de interesse desacelerar o processo reacional como, por exemplo, nos processos corrosivos. O estado fsico dos reagentes, bem como a temperatura de ocorrncia da reao, a presso do sistema (quando o sistema apresentar constituintes gasosos) e a concentrao dos reagentes so fatores dos quais a velocidade de uma transformao qumica dependente, sendo, portanto, fatores de controle da velocidade reacional de um sistema. O acompanhamento da variao das propriedades e das concentraes das espcies envolvidas em uma transformao qumica fornece a medida da velocidade desta transformao que corresponde variao da composio do sistema em funo do tempo.

LEIS DE VELOCIDADE

A velocidade de uma transformao qumica comumente dada pela variao da concentrao de uma das substncias participantes do processo reacional. Desta forma, a velocidade pode ser expressa em termos do decrscimo da concentrao de cada um dos reagentes com o tempo ou como o aumento da concentrao de um dos produtos formados com o tempo. As expresses de velocidade relacionam-se entre si atravs da estequiometria da reao. Exemplo: Reao de decomposio do calcrio

CaCO3

CaO + CO2

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

28

Qualquer das expresses, tanto as que se relacionam aos reagentes, quanto as que se relacionam aos produtos podem ser usadas para exprimir a velocidade da transformao:

-d [CaCO3] = d[CaO] = d[CO2] dt dt dt

A lei de velocidade pode ter a forma, -d [CaCO3] = k[CaCO3] [CaO] [CO2] dt

Onde k corresponde constante de velocidade ou velocidade especfica da reao, , e tambm so constantes relativas ao constituinte que a ordem de reao em relao ao calcrio (CaCO3), , a ordem de reao em relao ao

acompanham, ou seja,

a ordem de rao em relao cal (CaO) e

gs carbnico (CO2). A soma dessas trs constantes fornece a ordem total da reao. Os valores da ordem de reao para qualquer componente de uma transformao qumica correspondem aos coeficientes estequiomtricos que seguem a espcie em questo, somente quando se trata de reaes elementares (que acontecem em uma nica etapa), assim, para determinar a ordem de uma reao, no que ocorra em duas ou mais etapas, necessrio um estudo prtico mais elaborado. Nos tpicos seguintes, desenvolveremos com mais detalhes o estudo das reaes de primeira ordem e de segunda ordem.

Reaes de primeira ordem: Suponhamos uma reao de primeira ordem em que a concentrao de uma das espcies reagentes dada por c. A lei de velocidade para esta reao pode ser dada por: - dc = kc dt
Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

29

que pode ser expressa como: dc/c = -kdt. Integrando essa relao, temos:

ln c= -kt + C

sendo C, a constante de integrao. No incio da transformao, quando t=0, podemos expressar a constante de integrao por ln a = C e reescrever a equao acima como:

ln c/a = -kt

que corresponde a: c = ae-kt Essa ltima equao mostra que a concentrao do reagente em questo decresce exponencialmente com o tempo. As equaes acima expressam a lei de velocidade de uma transformao qumica e podem ser representadas graficamente. Se a curva apresentada pelos pontos de um grfico plotado a partir da equao ln c/a = -kt for uma reta, a reao qumica classificada como de primeira ordem. Nesse caso a constante de velocidade dada pelo oposto do coeficiente angular da reta. Essa mesma equao permite ainda calcular o tempo de meia vida de uma espcie qumica. A expresso tempo de meia vida ( ) corresponde ao tempo necessrio para que a concentrao inicial de um dado reagente decresa para metade de seu valor. Considerando a como a concentrao inicial, temos que a concentrao c= a. Ento:

= ln 2 / k = 0,693/k.

O tempo de meia vida possibilita outra alternativa determinao da ordem de uma reao. Basta calcular esse valor (tempo de meia vida) para vrias

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

30

concentraes iniciais de um dos reagentes. Se a meia vida for independente da concentrao inicial, a reao de primeira ordem.

Reaes de segunda ordem:

Quando lidamos com uma transformao qumica de segunda ordem, a lei de velocidade ser dada por: -dc = k c2 dt

Como nas transformaes de primeira ordem, separamos as variveis e chegamos a: -dc = k dt c2

A integrao dessa equao nos leva a:

1/c = kt + C

A constante de integrao C pode ser calculada para o tempo de incio da reao, isto , t= 0 e c=a, onde temos:

1/c = 1/a + kt,

que corresponde Lei de velocidade na forma integrada para reaes de segunda ordem. A representao grfica dessa classe de reaes tambm apresenta uma reta, entretanto o grfico construdo tomando-se o inverso da concentrao do reagente em estudo em funo do tempo. O coeficiente angular da reta fornece a constante de velocidade da reao.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

31

Por se tratar de uma reao de segunda ordem o tempo de meia vida ( ), apesar de definido da mesma maneira que anteriormente, depende da concentrao inicial do reagente em questo.

= -1/ka,

sendo a, a concentrao inicial do reagente escolhido para clculo da velocidade da reao.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

32

PROPOSTA DE ATIVIDADE PRTICA


Investigando a decomposio do perxido de hidrognio Objetivos: o Avaliar do ponto de vista da velocidade a transformao qumica de decomposio do perxido de hidrognio em diferentes concentraes; o Observar o efeito de um catalisador sobre a velocidade de uma transformao qumica. Procedimentos: Montar a aparelhagem da reao, conectando um frasco quitasato a um frasco coletor cheio de gua. Para isto, coloque uma mangueira ligando a sada do quitasato (devidamente tampado) a uma proveta colocada de cabea para baixo dentro de um recipiente com gua (ver esquema abaixo). Em seguida adicione 3mL de gua oxigenada 10 volumes ao quitasato e tampe imediatamente. Comece a cronometrar a reao. Aguarde 5 minutos e observe se houve alterao do volume de gs no frasco coletor. Adicione uma ponta de esptula (ou uma colher de caf) de cloreto de ferro III ao quitasato, agite e tampe imediatamente. Aps 5 minutos faa a leitura de gs no tubo coletor. Repita esse procedimento com o perxido de hidrognio a 20 volumes. Anote os resultados em uma tabela.

Proveta Quitasato

Recipiente com gua

Montagem para execuo da atividade.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

33

UNIDADE 8: EQUILBRIO QUMICO


Em um sistema que apresente reaes reversveis, podemos dizer que o mesmo se encontra em um estado de equilbrio qumico quando as velocidades das reaes direta e inversa forem iguais. Assim, reagentes e produtos coexistem no sistema, ainda que nenhuma alterao visual esteja sendo observada. Na reao hipottica: vd AA + bB vi cC + dD

A igualdade das velocidades de reao no estado de equilbrio significa que a concentrao das substncias participantes da reao, apesar de no serem iguais, permanecem constantes. Guldberg e Waage foram os primeiros a formular uma expresso para a constante de equilbrio, baseada nas velocidades vd e vi que dada por: vd = K1 [A]a . [B]b - velocidade da reao direta. Vi = K2 [C]c. [D]d velocidade da reao inversa. No equilbrio vd = vi K1 [A]a . [B]b = K2 [C]c. [D]d K1/K2 (Kc) = [C]c. [D]d [A]a . [B]b sendo Kc a constante de equilbrio calculada a partir das concentraes das espcies qumicas em equilbrio e seus respectivos coeficientes estequiomtricos. Para fins de clculo da constante de equilbrio, utilizando as concentraes das espcies em reao, deve-se considerar que essas concentraes devero ser expressas em mol/L para espcies em soluo e em atmosferas para espcies gasosas. Os slidos, lquidos e solventes puros tm concentrao unitria.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

34

Segundo Harris, existe uma relao direta entre a constante de equilbrio e a termodinmica da transformao qumica em estudo.
O calor absorvido ou liberado pela reao (entalpia) e o grau de desordem dos reagentes e produtos (entropia) contribuem independentemente para o grau em que a reao favorecida ou desfavorecida. (HARRIS, 2001).

Essas duas propriedades, entalpia e entropia se relacionam com a energia livre de Gibbs atravs da equao:

G = H - T S Uma reao qumica espontnea se apresentar energia livre negativa ( G<0). A constante de equilbrio depende da energia livre de Gibbs pela seguinte relao: K = eG / RT

Onde R a constante dos gases (8,3145J/K.mol) e T a temperatura do sistema em Kelvin. So vrias as situaes cotidianas que apresentam reaes reversveis e, portanto, constituem sistemas em equilbrio: a formao da chuva cida e sua ao em minerais, a coexistncia de CO2 no estado gasoso e aquoso em uma garrafa de gua gaseificada fechada, a formao do oznio, controle de acidez no solo, etc. Em todos esses casos os efeitos de alteraes externas podem ser explicados pelo Princpio de L Chtelier que diz respeito ao chamado deslocamento de equilbrio e pode ser enunciado como: ao se aplicar uma fora sobre um sistema em equilbrio, esse deslocado, entretanto o prprio sistema tende a se reajustar e restabelecer o estado de equilbrio. A variao sofrida pelo sistema parcialmente compensada. De acordo com o Princpio de L Chtelier haver um deslocamento na reao buscando essa compensao. Para sistemas em que os participantes se apresentem no estado gasoso, o deslocamento de equilbrio avaliado em

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

35

termos da variao da presso. Assim, um aumento da presso do sistema levar a um deslocamento de equilbrio no sentido da reao que apresentar o menor volume, o que corresponde ao menor valor da soma dos coeficientes estequiomtricos das substncias participantes. A diminuio da presso leva a um deslocamento no sentido do maior volume. Um aumento de temperatura faz com que o sistema se reajuste no sentido de consumir esse aumento, deslocando o equilbrio no sentido da reao endotrmica, isto , no sentido de absoro de calor. Para em uma situao de diminuio de temperatura, o deslocamento ser no sentido da reao exotrmica. A concentrao constitui outro fator de variao, explicado pelo Princpio de L Chtelier. Quando variamos a concentrao de uma das espcies envolvidas em uma reao, teremos um deslocamento no sentido de consumir essa concentrao se a mesma for aumentada ou no sentido de aumentar a concentrao da espcie que teve esse fator diminudo. Um caso especial do aumento de concentrao em uma reao que se encontra em equilbrio qumico o efeito do on comum, muito importante para estudos de solubilidade de sais. Vejamos o seguinte exemplo:
Agora vamos variar o problema pela adio de uma segunda fonte de Cl. O que acontecer com a concentrao de Hg22+ numa soluo contendo NaCl a 0,030 M saturada com Hg2Cl2(...).Essa aplicao do Princpio de L Chtelier chamada de efeito do on comum. Um sal ser menos solvel se um de seus ons constituintes ainda estiver presente na soluo (HARRIS, 2001).

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

36

PROPOSTA DE ATIVIDADE PRTICA


Objetivo: Verificar efeitos visuais do deslocamento de equilbrio.

Estudo do equilbrio no composto Complexo [Co(H2O)4Cl2] O complexo cloreto de hexaquocobalto participa de uma reao de equilbrio relacionada entalpia. Nesta prtica, observaremos esse fenmeno. Procedimento: o Colocar em um tubo de ensaio 2mL da soluo de cloreto de hexaquocobalto; o Acrescentar cerca de 0,5mL de HCl concentrado (observar a alterao). Se necessrio acrescentar mais algumas gotas, gotejar com pipeta de 1 ou 2 mL. o Acrescentar gua destilada at observar nova alterao; o Aquecer o tubo em banho Maria, anotar as observaes; o Resfriar o tubo e novamente anotar as observaes. Reao:
2-

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

37

UNIDADE 9: QUMICA LIMPA: PRINCPIOS E PRESSUPOTOS

A Qumica uma cincia fascinante que apresenta um cabedal de possibilidades para o desenvolvimento de tecnologia, mtodos e produtos que facilitam e tornam nossa Cida mais confortvel. Contudo os resduos gerados, e at mesmo a m utilizao dos conhecimentos qumicos, levam ao surgimento de problemas de pequeno, mdio e grande impacto negativo sobre as pessoas e o meio ambiente. Dados do final do sculo passado mostram que as variadas atividades da indstria qumica movimentaram mais de US$1,59 trilhes, s em vendas. O Japo, juntamente com os Estados Unidos e pases da Europa ocidental, respondem por 66% dessas vendas. No Brasil, a indstria qumica representa o segundo maior setor da indstria de transformao, alcanando um faturamento anual de cerca de US$ 42,6 bilhes. Ainda assim, o Brasil, hoje, importa mais do que exporta produtos qumicos apresentando dficit comercial nesse setor. O volume de produo de bens e servio d uma idia da importncia e da necessidade de cuidados no que diz respeito ao gerenciamento da produo nesse segmento da indstria, bem como da gerao de resduos. Galembeck e outros apresentam um apanhado da evoluo recente da indstria qumica e apontam que:
Hoje, a indstria qumica investe intensamente em equipamentos de controle, em novos sistemas gerenciais e em processos tecnolgicos visando reduo dos riscos de acidentes. No Brasil, a Abiquim implantou os seguintes programas de reduo de riscos, que tm tido bastante sucesso: programa de Atuao Responsvel (...) SASSMAQSistema de Avaliao da Segurana, Sade, Meio Ambiente e Qualidade (...) e pr-Qumica: sistema que opera 24 horas por dia para fornecer informaes sobre procedimentos com relao aos produtos qumicos em situao de emergncia (GALEMBECK et all, 2007).
Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

38

O desenvolvimento crescente da indstria qumica no Brasil e no mundo fomentou a conscientizao crescente da sociedade quanto aos cuidados necessrios para que os processos agressivos ao homem e ao meio ambiente sejam controlados. So muitos os movimentos internacionais e nacionais e as agncias que desenvolvem e implantam programas que visam minimizar os impactos negativos oriundos da indstria qumica. Nessa perspectiva, surge o conceito de Qumica Verde ou Qumica Limpa que corresponde a uma nova postura de trabalho que adota atitudes para reduzir, prevenir e em alguns casos at mesmo eliminar a produo de resduos no processo de fabricao. Isso implica muitas vezes na reutilizao de resduos ou substituio de uma substncia ou matria-prima txica por outra que tenha a mesma finalidade e menor toxicidade. A implantao e aplicao da Qumica Limpa cumprem, tambm, o papel de fator de economia para a indstria j que trabalha, tambm, com a reduo da quantidade de matria-prima empregada, o que significa economia de capital de produo e de tratamento de resduos. Para tanto, a Qumica Limpa baseia-se em doze princpios: Preveno: melhor prevenir a formao de resduos do que trat-los depois de gerados; Economia de tomos: Os mtodos sintticos devem ser projetados de modo a maximizar a incorporao de todos os materiais de partida (reagentes) empregados no produto final; Menor toxicidade nas snteses qumicas: Sempre que possvel, os mtodos sintticos devem empregar e gerar substncias que apresentem pouca ou nenhuma toxicidade ao ser humano e ao ambiente; Planejando produtos seguros: Os produtos qumicos devem ser planejados de modo a desempenhar a funo desejada e ao mesmo tempo diminuir a toxicidade; Solvente e auxiliares seguros: A utilizao de substncias auxiliares (solventes, agentes de separao, secantes, etc) devem ser evitadas e serem incuas, quando usadas;

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

39

Busca da eficincia de energia: As necessidades energticas de um processo qumico devem ser identificadas a partir de seus impactos ambientais e econmicos e serem minimizadas. Se possvel, os mtodos sintticos devem ser conduzidos presso e temperatura ambientes; Uso de matrias-primas renovveis: A fonte de matria-prima deve ser renovvel, sempre que vivel, tanto tcnica, quanto economicamente; Reduo de derivados: A preparao de derivados desnecessrios (grupos bloqueadores, proteo/desproteo, modificao temporria de processos fsico-qumicos) deve ser minimizada ou se possvel evitadas, porque essas etapas requerem reagentes adicionais e podem gerar resduos; Catlise: Reagentes catalticos (to seletivos quanto possvel) so superiores aos reagentes estequiomtricos; Planejamento para degradao: Os produtos qumicos devem ser projetados de modo que, ao final de sua utilidade, se fragmentem em produtos de degradao incuos e no persistam no ambiente; Anlise em tempo real para preveno da poluio: As metodologias analticas devem ser desenvolvidas para permitir o monitoramento em tempo real e o controle preventivo da formao de substncias txicas; Qumica intrinsecamente segura para a preveno de acidentes: As substncias, bem como a maneira como uma substncia empregada em um processo qumico, devem ser escolhidas de modo a minimizar o potencial de acidentes qumicos, incluindo vazamentos, exploses e incndios.

So vrios os pases que desenvolvem seus trabalhos em indstria qumica adotando esses princpios.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

40

Legenda
1 2 3 4 5 6

1- Amrica do Norte 2- Europa 3- sia 4- Mistos 5- Oceania 6- Amrica do Sul.

Figura 3: Contribuies Qumica Limpa pelos continentes.

Em Qumica na prtica, adota-se uma srie de procedimentos que seguem os doze princpios da Qumica Limpa como, por exemplo, anlise in loco (ou monitoramento) de parmetros ambientais, como solo, gua e ar, procedimentos analticos, sem emprego de reagentes (tcnicas eletroanalticas), snteses que adotam a economia de tomos, processos qumicos catalisados, etc. O desenvolvimento de trabalhos que utilizam esses mtodos oferece como retorno procedimentos mais corretos do ponto de vista de gerao de resduos, gasto de reagentes e, portanto, ecologicamente mais correto.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

41

REFERNCIAS
AMARAL Lus Otvio; MORTIMER, Eduardo Fleury. Calor e temperatura no ensino de Qumica. Qumica Nova na Escola, N.7, p. 30-34, MAI 1998. BARROS, Haroldo L.C. Quimica Inorganica : uma introduo. Belo Horizonte: UFMG/UFOP, 1992. CASTELLAN, Gilbert. W. Fundamentos de Fsico-Qumica, 1 ed, Rio de Janeiro: LTC. 1993. DUARTE, Hlio A. Ligaes qumicas: inica, covalente e metlica.Qumica Nova na Escola. N.4, p.14-23, MAI 2001. DUPONT, Jairton. Economia de tomos, Engenharia Molecular e Catlise Organometlica Bifsica: conceitos moleculares para tecnologias limpas. Qumica Nova. So Paulo, N. 6, vol 23, p.825-831, NOV/DEZ 2000. GALEMBECK, Fernando; SANTOS, damo Csar Mastrngelo; SCHUMACHER, Helosa Cajon, rippel, Mrcia Maria, RUSSETO, Renato. Indstria Qumica: evoluo, recente, problemas e oportunidades. Qumica Nova, N. 6, vol 30, p.1413-1419, NOV/DEZ 2007. HARRIS, Daniel C. Anlise Qumica Quantitativa, 5 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2001.VOGEL, A. Anlise Qumica Quantitativa. 5ed. Rio MORTIMER, Eduardo; MACHADO, Andra Horta. Assessoria Pedaggica Qumica para o Ensino Mdio. 1 ed. So Paulo. 2003.

ROCHA, Willian. Interaes Intermoleculares. Qumica Nova na Escola, N. 4, p. 31-36, MAI 2001.

Site: www.institutoprominas.com.br Email: prominas@institutoprominas.com.br Telefone: (0xx31) 3801-4230 Horrio de Atendimento: 08 s 18 h (Segunda a Sexta-feira)

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Vous aimerez peut-être aussi