Vous êtes sur la page 1sur 17

GERENCIAMENTO DE CUSTOS DA PECURIA DE LEITE EM PROPRIEDADE RURAL SITUADA EM RONCADOR - PR

Andr Srgio Alves da Silva* rica Aparecida Romero**


RESUMO: O controle de custos uma ferramenta indispensvel para a gesto da propriedade, por facilitar a visualizao do andamento econmico e o processo decisrio. O objetivo do presente estudo foi descrever a atividade leiteira de uma propriedade, avaliar comparativamente o atual gerenciamento de custos da propriedade com o mtodo de controle de custos da Embrapa Gado Leite (2002) e vericar os resultados econmicos desta atividade. O estudo foi realizado nos meses de janeiro a junho de 2008, em uma propriedade situada no municpio de Roncador PR. A comparao do mtodo de controle de custos da propriedade com o que a Embrapa Gado Leite (2002) preconiza se deu mediante a avaliao da planinha de custos gerada pela gesto da propriedade. Os clculos que se zeram necessrios para estimar os custos que a gesto da propriedade no considerou foram: encargos trabalhistas, depreciao, remunerao do capital investido e conservao e reparo de maquinrios e benfeitorias. Conclui-se que a metodologia de custos empregada na propriedade sofre decincias pela ausncia de custos imprescindveis obteno de resultados reais. Diante da anlise econmica, a atividade se apresentou lucrativa. PALAVRAS-CHAVE: Atividade Leiteira; Custos; Gesto; Lucratividade.

COST MANAGEMENT OF MILK LIVESTOCK IN A RURAL PROPERTY SITUATED IN RONCADOR PR


ABSTRACT: The costs control is an indispensable tool to manage the property, to facilitate the progress and economic decision making visualization. The ob*Discente de Engenharia Agronmica da Faculdade Integrado de Campo Mouro. E-mail: andsergio@hotmail. com ** Docente Economista do Curso Engenharia Agronmica da Faculdade Integrado de Campo Mouro. E-mail: erica.romero@grupointegrado.br

70

Gerenciamento de Custos da Pecuria de Leite em Propriedade Rural...

jective of this study was to describe the property dairy activity, benchmark the current ownership management cost with the Embrapa Milk Cattle (2002) cost controlling method and verify the results of this economic activity. The study was conducted during January until June 2008, on a property located in the county of Roncador - PR. The comparison of the cost controlling method in which Embrapa Milk Cattle (2002) calls advocated the costs assessment generated by the property management. The calculations that were necessary to estimate the costs that the property management did not consider were: labor costs, depreciation, return on invested capital, maintenance, equipment repair and improvements. It was concluded that the cost methodology employed in the property suffers deciencies due to the absence of necessary costs to achieve real results. Given the economic analysis, the activity is made protable. KEYWORDS: Dairy Activity; Cost; Management; Protability.

INTRODUO

Entre as inmeras atividades agropecurias que podemos constatar no cenrio nacional, a pecuria de leite apresenta-se como uma atividade extremamente relevante, diante dos dados gerados pelo seu desempenho. No Continente Sul-Americano notria a superioridade do Brasil na produo de leite. De acordo com Zoccal e Carneiro (2008), somando-se a produo da Argentina, Brasil, Colmbia, Equador, Chile, Uruguai, Peru, Venezuela, Paraguai e Bolvia, que corresponde a 50,2 bilhes de litros, o leite produzido no Brasil representa 50% deste volume. Quanto ao cenrio mundial, o Brasil ocupa a stima posio em produo (litros), cando atrs dos Estados Unidos, ndia, Rssia, Alemanha, Frana e China (STOCK; CARNEIRO; CARVALHO, 2006). No nal de 2007 o Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica IBGE divulgou os dados ociais sobre a produo estadual e nacional de leite referentes ao ano de 2006, mostrando que o Paran alcanou a posio de segundo maior produtor do Pas, com 2,7 bilhes de litros produzidos, sendo a produo nacional de 25,4 bilhes de litros de leite. Assim o Paran representa 10,6% da produo nacional e possui uma produtividade de 1.954 l/vaca/ano, isto , 61% acima da mdia brasileira: 1.213 l/vaca/ano (VOLPI; DIGIOVANI, 2008). O setor de lcteos no Brasil sempre foi destinado essencialmente ao mercado interno, com alguma insero mais recente nas exportaes. Isto resulta da suRevista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

Silva e Romero

71

cincia do mercado interno para absorver a produo nacional. Em contrapartida, as sucessivas desvalorizaes do real em relao ao dlar de 1999 at 2001 e nal de 2002 (perodo eleitoral), o fraco crescimento da economia brasileira e a elevada carga tributria despertaram o interesse das empresas e cooperativas em buscar oportunidades em novos mercados (STOCK; CARNEIRO; CARVALHO, 2006). Alm deste perodo econmico que o pas enfrentou, outros fatores tm contribudo para a expanso das exportaes de leite no Brasil. Pases considerados potncias na exportao de leite retraem-se, visando ao suprimento do consumo interno. Segundo Volpi e Digiovani (2008), a Unio Europia, que respondia por aproximadamente 30% das exportaes mundiais, aumentou o consumo interno e, consequentemente, diminuiu suas exportaes. A exportao um processo que inui diretamente na formao de preos dos produtos. De acordo com Ponchio, Gomes e Paz (2005), exportar se traduz em alavancar a modernizao do setor e manter o produtor na atividade. Segundo Stock, Carneiro e Carvalho (2006), o Brasil possui boas perspectivas de se tornar um grande exportador de lcteos devido sua competitividade. Pela projeo da Organisation For Economic Co-Operation and Development (OECD), o Brasil dever apresentar crescimento anual de produo de 22% at o ano de 2015, portanto, acima da mdia mundial, de 15,9%. De acordo com Carvalho (2007), verica-se que o Brasil possui vantagens competitivas pela disponibilidade de terras para expanso da agricultura e pastagens, baixo custo de suplementao do rebanho e possibilidade de incorporao de tecnologias para incremento da produtividade. Embora a pecuria de leite brasileira tenha uma projeo positiva na esfera mundial, com o crescimento da produo e exportao - agora se tratando da questo pelo lado de dentro da porteira - o produtor deve atentar cada vez mais praa os fatores que incidam no lucro da atividade. Segundo Batalha (2007), no que diz respeito ao agronegcio, verica-se que, como decorrncia da globalizao dos mercados de alimentos e bras, as margens de lucro caram cada vez mais estreitas, por causa de uma maior competitividade. Para que seja possvel a visualizao do andamento econmico da atividade, imprescindvel o controle de custos. Segundo Lopes e Carvalho (2000), a necessidade de analisar a atividade leiteira extremamente importante, pois o produtor passa a conhecer com detalhes e a utilizar de maneira inteligente e econmica os fatores de produo: terra, trabalho e capital. Assim, localizam-se os pontos de estrangulamento, para depois concentrar esforos gerenciais e tecnolgicos, para obter sucesso na sua atividade e atingir os seus objetivos de maximizao de lucros ou minimizao de custos.
Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

72

Gerenciamento de Custos da Pecuria de Leite em Propriedade Rural...

A avaliao dos custos de produo uma importante ferramenta administrativa, por permitir medir o grau de ecincia da atividade, detectando pontos de estrangulamento e facilitando o processo decisrio (MENEGAZ et al., 2006). Essa grande perspectiva criada na pecuria de leite brasileira para os prximos anos e a relevncia do controle de custos na anlise minuciosa do desempenho econmico da atividade que inspiram o objetivo deste estudo, que visa descrever a atividade leiteira em uma propriedade rural situada no municpio de Roncador PR, avaliar a metodologia de controle de custos aplicada nesta propriedade em comparao com o mtodo de controle de custos da Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002) e vericar os resultados econmicos desta atividade.

2 MATERIAL E MTODOS

O presente estudo foi realizado nos meses de janeiro a junho de 2008 em uma propriedade rural situada na cidade de Roncador PR. Essa propriedade apresenta diversas atividades alm da pecuria de leite, instrumento deste estudo, como cultivo de gros (milho, soja, trigo e aveia), pecuria de corte, suinocultura e, mais recentemente, avicultura, destacando-se assim pela sua diversicao. Possui uma rea total de 331,54 ha, sendo deste total 15,48 ha de pastagem. Alm desta rea, no inverno, 12,1 ha so utilizados para integrao lavoura-pecuria e em outros 12,1 ha so produzidos pr-secados de aveia e azevm. Nesta ltima rea, no vero cultivado milho para confeco de silagem de planta inteira. O controle de custos vem sendo praticado desde a implantao da pecuria de leite na propriedade, h quatro anos. A partir do ms de janeiro de 2008 introduziu-se uma metodologia de controle de custos diferente da que vinha sendo aplicada, isto , passou-se a efetuar o controle mensalmente e no anualmente. Procedeu-se avaliao da planilha de custos criada pela gesto da propriedade para a comparao com a metodologia de controle de custos difundida pela Embrapa Gado de Leite (CARVALHO et al., 2002), mediante a identicao e discusso dos pontos falhos. No mtodo de controle econmico da Embrapa Gado de Leite (CARVALHO et al., 2002), considera-se a depreciao das benfeitorias, maquinrios e equipamentos. A frmula para clculo da depreciao preconizada pela Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002) a seguinte:

Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

Silva e Romero

73

Depreciao =

(Valor Inicial Valor de Sucata) Vida til

Para o item da frmula (valor inicial), os valores dos bens basearam-se na percepo do produtor e no valor de mercado atual. A vida til das mquinas e benfeitorias foi medida em anos e para o valor de sucata assumiu-se o valor residual (representado por um percentual do valor inicial do bem). Os dados que atendem a esses requisitos da frmula foram obtidos junto Embrapa Gado de Leite (CARVALHO et al., 2002) e Oliveira (2008). Estes critrios foram aplicados para as demais frmulas utilizadas neste estudo, que exigem valor inicial, valor de sucata e vida til. Outro item de custo que foi considerado baseando-se na Embrapa Gado Leite (Carvalho et al., 2002) a remunerao do capital investido, cuja frmula :
Remunerao = (Valor Inicial Valor de Sucata) 2 x taxa anual de juros

A taxa anual de juros utilizada para a frmula de remunerao do capital mdio investido foi de 6% ao ano, conforme orienta a Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2008). O trator foi o nico maquinrio utilizado na pecuria de leite que usado em diversas atividades da propriedade e possui vida til da decorrente, portanto o critrio de rateio deste maquinrio obedeceu aos critrios para rateio indicados pela Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002): participao na rea total, a qual, no presente estudo, foi de 12%. A conservao e reparos de mquinas e benfeitorias outro item de custo que foi considerado em conformidade com a Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002). Segundo Oliveira (2008), a frmula para o clculo da conservao e reparos de mquinas e benfeitorias, :
Conservao e reparos = Valor novo x Taxa de Conservao e Reparos para vida til total Vida til

O clculo de depreciao, remunerao do capital investido e conservao e reparos se fez somente parta aquelas mquinas e benfeitorias que no extrapolaram a sua vida til: trator, resfriadores, ordenhadeira, galpo, estbulo, sala de espera, silo, mangueira, bezerreiro, armazm e cerca (palanques, balancins e
Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

74

Gerenciamento de Custos da Pecuria de Leite em Propriedade Rural...

arame liso). Quanto ao aspecto econmico foram analisados os pontos de equilbrio da produo e do preo. Estes representam o ponto do nvel de atividade de um empreendimento a partir do qual esta se torna lucrativa (EHRLICH; MORAES, 2005). Seguem as frmulas:
Preo de equilbrio = (Custo Fixo + Custo Varivel) Produo Total (Custo Fixo + Custo Varivel) Preo de Venda

Produo de equilbrio =

Quanto frmula correspondente ao preo de equilbrio, obteve-se como resultado o preo mnimo suciente para suprir economicamente os custos da atividade. Np tocante frmula para obteno da produo de equilbrio, seguindo-se a mesma lgica da frmula anterior, obteve-se como resultado a produo mnima para suprimento dos custos da atividade naquele perodo. Ainda quanto anlise econmica da pecuria de leite da propriedade, foram analisadas a lucratividade e a margem lquida do perodo de acordo com Oliveira (2008), conforme as frmulas:
Lucratividade = Margem Lquida Receita Bruta Total Receita Bruta Custo total

Margem Lquida =

3 RESULTADOS E DISCUSSO Mediante a pesquisa de campo, vericou-se que as raas encontradas na propriedade so a Jersey, a Holandesa e a Jersolanda (resultado do cruzamento entre as raas Jersey e Holandesa). A raa Holandesa tem uma maior produo leiteira, mas com menor teor de gordura (ao redor de 3,5%) quando comparada com a raa Jersey, que possui uma aptido mantegueira com teores de gordura no leite alcanando uma mdia de 5,3% e uma produo leiteira mediana (EGITO et al., 2005). Com o resultado do cruzamento (Jersolanda), o produtor visa maior teor de gordura e alta produo do leite. O teor de gordura uma qualidade que agrega
Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

Silva e Romero

75

maior retorno econmico para o produtor atravs de bonicaes no processo de comercializao com o laticnio. H outros dois mtodos praticados que condicionam maior retorno econmico, atravs de bonicaes na comercializao, que esto relacionados com a qualidade do leite produzido: resfriamento psordenha e a diviso da produo. Para o resfriamento ps-ordenha, a propriedade possui dois resfriadores (capacidade de 3.000 L e 1.000 L), e a diviso da produo aplicada da seguinte forma: o resfriador que possui capacidade de armazenamento de 3.000 L tem a nalidade de armazenar o leite que apresenta menor quantidade de clulas somticas e o resfriador que possui capacidade de 1.000 L armazena a produo que apresenta maior quantidade de clulas somticas. Com este mtodo a propriedade agrega maior valor econmico produo, pois no mistura a produo que apresenta um ndice baixo de clulas somticas com aquela que apresenta um ndice maior. A produo da propriedade comercializada com a COLARI Cooperativa de Laticnios de Mandaguari Ltda., sendo a unidade de entrega da produo situada em Campina da Lagoa PR, que procede coleta para a CONFEPAR Agroindustrial Cooperativa Central, que uma unio de cooperativas agropecurias do Norte do Paran. O sistema de produo empregado na propriedade o intensivo semiconnado. Segundo Menegaz e colaboradores (2006), no sistema de produo intensivo semiconnado os animais cam connados em reas restritas, com alimentao e gua disponveis, e em determinados perodos do dia so manejados sob pastagens cultivadas. A pastagem composta pela grama-estrela cv. africana (Cynodon nlemfuensis vanderyst) e a rea de pasto dividida em 11 piquetes, onde se emprega o sistema de pastejo rotacionado. De acordo com Lista e colaboradores (2007), o pastejo rotacionado caracterizado pela mudana peridica e frequente dos animais de um piquete para outro, de forma a completar um ciclo de pastejo. A sala de ordenha da fazenda do tipo espinha de peixe (capacidade de 14 vacas), com oito conjuntos de teteiras para ordenha, sendo uma para medio de produtividade, a qual utilizada uma vez por ms. O levantamento de todos os equipamentos, mquinas e benfeitorias imprescindvel para a realizao do inventrio. O Quadro 1 (p. 74) apresenta as principais mquinas e equipamentos utilizados na propriedade para o atendimento da atividade de acordo com as suas necessidades. No Quadro 2 (p.77) esto descritas as instalaes existentes na propriedade estritamente utilizadas na pecuria de leite.

Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

76

Gerenciamento de Custos da Pecuria de Leite em Propriedade Rural...

Quadro 1. Inventrio de mquinas e equipamentos utilizados na pecuria de leite Mquinas Trator Resfriador Resfriador Ordenhadeira Triturador Misturador Equipamentos Canhes Aspersores (Irrigao) Encanamento (Irrigao) Chuva Tcnica Chuva Tcnica 9 520 m Marca/Modelo New Holland 7630 Acqua Gelata Acqua Gelata Intermaq Quantidade 1 1 1 8 1 2 Capacidade 3.000 L 1.000 L 8 animais Ano 2005 2006 2003 2003 Valor (R$) 65.000,00 22.560,00 11.542,10 36.000,00 -

O galpo, o estbulo, a sala de espera e mangueira constituem um complexo estrutural onde se aplica todo o processo de coleta da produo. Para a realizao da anlise comparativa entre o mtodo de controle de custos atual da propriedade e o mtodo preconizado pela Embrapa Gado de Leite (CARVALHO et al., 2002), primeiramente sero demonstrados os itens que so considerados pela gesto na formao da receita (tabela 1, p. 78), bem como aqueles que no so considerados. A tabela 1 (p.78) apresenta-se bastante detalhada, mostrando o lucro lquido por litro, vacas em lactao no perodo, produo, preo de venda por litro, receita bruta, total dos custos e receita lquida do perodo. Esta mesma tabela informa que no semestre a atividade obteve uma receita lquida de R$ 52.225,48, ou seja, uma receita considervel para o perodo, de acordo com a metodologia de custos desenvolvida pela gesto atual da propriedade. Pode-se constatar na tabela 1 a produtividade mdia da atividade no perodo, que corresponde a 2.442 L/vaca, portanto uma produtividade superior mdia anual paranaense (1.954 L/vaca/ano) e brasileira (1.213 L/vaca/ano) no ano de 2006. Segundo a Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002), os itens imprescindveis que devem compor a receita da atividade da pecuria de leite so: leite, variao do inventrio em rebanho, venda de animais e outras receitas. Observa-se na tabela 1 a ausncia de alguns itens preconizados pela Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002), como a variao do inventrio em rebanho, venda de animais e outras receitas.

Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

Silva e Romero

77

Quadro 2. Inventrio de benfeitorias utilizadas na pecuria de leite


Instalaes Galpo Dimenso 186,12 m2 Quantidade 1 Descrio Cobertura de chapa galvanizada, estrutura de alvenaria, piso de concreto. Cobertura de telha de brocimento, alicerces de mouro, apresenta aberturas laterais e frontais, piso de cho batido. Nas laterais, tmse os cochos de concretos com 1 m de largura e 24 m de comprimento cada. Sem cobertura, piso de cho batido, palanques de eucalipto tratados e cercas de cabo de ao. Estrutura de concreto, com abertura na superfcie. Cobertura com telhas de brocimento, estrutura de madeira. Cobertura com telhas de brocimento, estrutura de madeira, 105 m2 de piso concretado e 60 m2 de piso de cho batido. Palanques de eucalipto tratado. Cerca dos piquetes com arame liso. Estrutura de madeira com telhas de brocimento. Valor (R$) 23.730,30

Estbulo

201,6 m2

11.520,00

Sala de Espera

240,48 m2

1.675,08

Silo Mangueira Bezerreiro

132 m3 19,44 m2 165 m2

2 1 1

6.000,00 2.512,62 7.425,00

Palanques Balancim Arame Liso Armazm (Feno)

50 m2

799 3.196 19.975 m 1

7.990,00 3.728,66 8.569,27 4.500,00

A variao do inventrio em rebanho um item componente da receita que corresponde incorporao de animais produzidos na fazenda ao rebanho, no devendo considerar aqueles animais adquiridos no mercado. A venda de animais outro item de receita que deve ser considerado, sendo esta uma receita proveniente da comercializao e/ou descartes de matrizes, novilhas, bezerras e bezerros. imprescindvel a considerao do controle de todas as receitas provenientes da atividade leiteira, como a venda de esterco, venda de animais de servio, venda de sobras de alimentos concentrados, volumosos e outras (CARVALHO et al., 2002).

Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

78

Gerenciamento de Custos da Pecuria de Leite em Propriedade Rural...

Tabela 1. Receita da atividade leiteira no primeiro semestre de 2008 Ms Vacas Lactao 67 68 56 52 60 70 Prod. L 24.638 26.507 25.404 22.518 23.236 28.779 151.082 Venda R$ L-1 0,6965 0,7043 0,7120 0,7030 0,7283 0,7387 Rec. Bruta 17.160,37 18.668,88 18.087,65 15.830,15 16.922,78 21.259,05 Total Custos 8.359,32 9.749,49 8.748,11 9.430,82 9.496,37 9.919,29 Rec. Lq. Ms 8.801,05 8.919,39 9.339,54 6.399,33 7.426,41 11.339,76 Lucro Lquido L-1 0,3572 0,3364 0,3676 0,2841 0,3196 0,3940 -

01/2008 02/2008 03/2008 04/2008 05/2008 06/2008 Total

107.928,88 55.703,40 52.225,48

Partindo-se para anlise comparativa da metodologia de controle de custos da propriedade com o que indica a Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002), segue abaixo a tabela 2, que apresenta as despesas xas (salrios) da propriedade.
Tabela 2. Despesas xas (salrios) da atividade leiteira no primeiro semestre de 2008 01/2008 1.053,33 02/2008 1.510,72 03/2008 1.461,91 04/2008 1.655,23 05/2008 1.500,62 06/2008 1.574,36 8.756,17

Total de despesas

A variao salarial constatada na tabela 2 refere-se s bonicaes que os funcionrios recebem de acordo com a produo, as quais constituem uma prtica positiva inserida pela gesto da propriedade, incrementando o incentivo. No item mo-de-obra permanente a gesto da propriedade considera somente os custos realizados com os salrios dos funcionrios no perodo que corresponde ao primeiro semestre de 2008, isto , no so considerados os encargos trabalhistas, que, segundo a Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002), devem ser considerados do mesmo modo que os salrios. Na tabela 3 esto dispostos todos os custos referentes alimentao animal, bem como a energia eltrica consumida para o desenvolvimento da atividade leiteira. Destarte o controle de custos da propriedade atende parcialmente s orientaes da Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002), assumindo os itens de custos: alimentos concentrados (farelo de soja, ncleos, milho e resduo de milho), volumosos (silagem de planta inteira de milho, aveia esmagada e prsecados de aveia e azevm) e energia eltrica; contudo no considera os itens de custos de combustvel e leite para os bezerros.

Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

Silva e Romero

79

Tabela 3. Despesas (alimentao e energia eltrica) da atividade leiteira no primeiro semestre de 2008 Ms Energia Eltrica 176,39 182,08 145,90 145,90 159,49 187,68 997,44 Farelo de Soja 1.676,63 1.555,13 1.630,99 1.697,79 1.620,84 1.810,06 9.991,44 Milho Resduo de Milho 630,70 876,90 778,80 550,00 136,40 2.972,80 Silagem Aveia Ncleos Esmaga- (Coamo) da 868,00 14,00 500,00 500,00 1.882,00 868,56 760,88 560,73 791,82 838,03 808,15 4.628,17 34.638,13

01/2008 02/2008 03/2008 04/2008 05/2008 06/2008 Total

1.314,00 1.552,00 1.316,25 1.452,00 1.399,54 2.272,49 9.306,28

810,00 810,00 810,00 810,00 810,00 810,00 4.860,00

Total de despesas

Os bezerros so mantidos no bezerreiro pelo perodo de 90 dias. Neste perodo so fornecidos gua e leite. Conforme a Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002), o leite destinado alimentao de bezerros deve ser considerado como item de custo ao mesmo preo que recebido pelo produtor na venda do produto. Os custos correspondentes aos alimentos concentrados da fazenda (farelo de soja, milho e resduos de milho) so calculados pela gesto atravs de um mtodo diferente do indicado pela Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002). Em relao a alimentos produzidos na prpria fazenda, deve-se considerar todo o custo gerado para sua produo, como insumos agrcolas e outros. O levantamento do custo pela gesto da atividade destes alimentos feito considerando-se o preo da saca no dia em que foi fornecido pecuria de leite, no caso do milho. Quanto ao preo do farelo de soja e resduos de milho, a propriedade considera o mesmo preo comercializado pela COAMO Cooperativa Agroindustrial Ltda., entreposto de Roncador PR. Em razo desta metodologia especca de custos da propriedade, a atividade pode sofrer decincia nos resultados nais de custos se o preo da saca do dia no cobrir os custos para produo destes alimentos, como tambm superfaturar os custos da atividade leiteira com preos por saca superiores ao que foi gasto para produzir o alimento; portanto este um ponto falho da gesto na propriedade. Quanto aos alimentos volumosos produzidos na prpria fazenda (silagem de planta inteira de milho, aveia esmagada e pr-secados de aveia e azevm), os custos para sua produo so calculados em uma tabela parte da tabela de custos da pecuria de leite, inserindo-se nesta tabela somente o custo total do alimento
Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

80

Gerenciamento de Custos da Pecuria de Leite em Propriedade Rural...

produzido. O clculo deste custo consiste na soma de todo o investimento aplicado com insumos agrcolas (fertilizantes, defensivos e outros) para produo deste alimento. Todo investimento aplicado para produo do alimento dividido pela quantidade que foi produzida, chegando-se ao custo por tonelada, o que um procedimento adequado, partindo-se das orientaes da Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002). A tabela 4 mostra os custos que envolvem medicamentos adquiridos na COAMO, especicamente no entreposto situado em Roncador PR, e na COLARI Cooperativa de Laticnios de Mandaguari Ltda., FUNRURAL, bem como previdncia social e outras despesas que correspondem aos itens de custos que a Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002) indica: materiais de ordenha, materiais de consumo, manuteno e reparos, mo-de-obra eventual, impostos e taxas, despesas administrativas e transporte do leite.
Tabela 4. Despesas (medicamentos, Funrural e outras despesas) da atividade leiteira no primeiro semestre de 2008 Ms 01/2008 02/2008 03/2008 04/2008 05/2008 06/2008 Total Total de Despesas Medicamentos (Coamo) 163,90 536,31 98,83 490,85 1.010,91 391,16 2.691, 96 Medicamentos e outros (COLARI) 501,87 1.736,31 1.181,60 475,38 659,24 388,37 4.942,77 Outras Despesas + FUNRURAL 926,64 461,36 665,00 1.133,05 447,70 1.040,62 4.674,37 12.309.10

A atividade da propriedade realiza inseminao articial, entretanto os custos deste procedimento no so considerados. De acordo com a metodologia de custos empregada pela gesto da atividade na propriedade, chegou-se a uma receita lquida no semestre no valor de R$ 52.225,48 (Tabela 1, p. 78), isto , lucratividade de 48,38%. Com o aperfeioamento desta metodologia empregada na propriedade, passando-se a considerar os itens de custos e receitas que a Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002) considera imprescindveis, o resultado nal (receita lquida) ser mais prximo da realidade. Os itens de receita ausentes e sobre os quais a propriedade no possui informaes concretas para a realizao do reclculo so: variao do inventrio em rebanho, venda de animais e outras receitas. Os itens de custos sobre os quais
Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

Silva e Romero

81

a propriedade no possui informaes so: gastos com combustveis, leite para bezerros e inseminao articial. Destarte, este reclculo consistir em apenas alguns itens de custos, considerando os encargos trabalhistas, depreciao, remunerao do capital investido e conservao e reparo de maquinrios e benfeitorias.
Tabela 5. espesas xas (salrios e encargos trabalhistas) da atividade leiteira no primeiro semestre de 2008 01/2008 A B Total 1.053,33 315,29 1.368,62 02/2008 1.510,72 431,74 1.942,46 03/2008 1.461,91 431,74 1.893,65 04/2008 1.655,23 431,74 2.086,97 05/2008 1.500,62 431,74 1.932,36 06/2008 1.574,36 431,74 2.006,10 11.230,16

Total de Despesas
A: Salrios B: Encargos trabalhistas

Considerando-se os encargos trabalhistas - que so constitudos pelo FGTS, INSS, INSS sobre as frias, pagamento de frias acrescido de 1/3, 13 salrio e INSS sobre 13 salrio - como itens componentes do custo total, de acordo com a Embrapa Gado Leite (CARVALHO et al., 2002), observa-se um aumento no total de despesas xas do perodo de 28,25% e de 4,44% no custo total do semestre (tabela 5). Como a gesto da propriedade no considerou este custo, subestimou-se este percentual de custo no perodo, o que interfere na receita lquida. A tabela 6 (p. 82) mostra os custos que no vinham sendo considerados na metodologia de controle de custos pela gesto da propriedade, os desembolsos no efetivos, ou seja, a depreciao de maquinrios e benfeitorias, remunerao do capital investido e conservao e reparos de maquinrios e benfeitorias. Considerando-se estes custos, observa-se um aumento de 24,88% no custo total do perodo. A depreciao e a remunerao do capital investido dos animais no foram aplicadas em razo da carncia de informaes concretas por parte da gesto da atividade que se fazem necessrias para atender frmula sugerida pela Embrapa Gado Leite (Carvalho et al., 2002). Na tabela 7 (p. 83), verica-se a receita lquida considerando-se os clculos dos encargos trabalhistas, depreciao, remunerao de capital investido e manuteno e reparo de equipamentos. Entretanto, a receita lquida demonstrada continua distante da realidade, em razo da impossibilidade de clculo de outros itens de receitas e custos por falta de informaes.
Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

82

Gerenciamento de Custos da Pecuria de Leite em Propriedade Rural...

Com a insero de alguns itens de custos no controle econmico da atividade pelo presente estudo, possvel observar uma diferena no valor de R$ 16.337,59 da receita lquida apresentada pela gesto da propriedade. Complementando-se o objetivo do presente estudo, avaliou-se o desempenho econmico da atividade no perodo incluindo-se o preo de equilbrio, produo de equilbrio, margem lquida e lucratividade.
Tabela 6. Despesas (depreciao, remunerao do capital investido e conservao e reparo de mquinas e benfeitorias) da atividade leiteira no primeiro semestre de 2008 Especicaes Valor (R$) TCR (%) % Trator Ordenhadeira Resfriador 3.000 L-1 Resfriador 1.000 L-1 Galpo Estbulo Sala de Espera Silo Mangueira Bezerreiro Armazm Palanques Balancim Arame Liso
65.000,00 36.000,00 22.560,00 11.542,10 23.730,30 11.520,00 1.675,08 6.000,00 2.512,62 7.425,00 4.500,00 7.990,00 3.728,66 8.569,27 60% 50% 40% 40% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 20 0 0 0 30 30 30 20 30 30 30 0 0 0

Sucata R$
13.000,00 0,00 0,00 0,00 7.119,09 3.456,00 502,52 1.200,00 753,79 2.227,50 1.350,00 0,00 0,00 0,00

Vida til (Anos)


10 10 10 10 30 20 20 15 20 20 20 25 25 25

DESPESAS Depreciao (R$)


51,99 300,00 188,00 96,18 46,14 33,60 4,88 26,66 7,32 21,65 13,12 26,63 12,42 28,56 857,15 5.142,90

RCI (R$)
93,60 540,00 338,40 173,13 249,17 120,96 17,59 72,00 26,38 77,96 47,25 119,85 55,93 128,54 1.145,13 6.870,79

CR (R$)
39,00 150,00 75,20 38,47 1,32 0,96 0,14 0,67 0,21 0,62 0,38 0,53 0,25 0,57 308,32 1.849,93 13.863,60

Total da Despesa no Ms Total da Despesa no Perodo Total das Despesas no Perodo


RCI: Remunerao do capital investido CR: Conservao e reparo de equipamentos e maquinrios TCR: Taxa de conservao e reparos

A tabela 8 (p. 81) apresenta as anlises de preo e produo de equilbrio. Segundo Carvalho (2000), ponto de equilbrio da produo a quantidade fsica que deveria ser produzida para que este valor fosse igual ao total dos custos, e o
Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

Silva e Romero

83

ponto de equilbrio do preo o valor mnimo que deveria atingir para cobrir o total dos custos. Assim, verica-se que no decorrer do perodo o preo e a produo sempre estiveram acima do ponto de equilbrio.
Tabela 7. Receita da atividade leiteira no primeiro semestre de 2008 considerando-se na totalidade dos custos: encargos trabalhistas, depreciao, remunerao de capital investido e conservao e reparo de mquinas e benfeitorias Ms Vacas Lactao 67 68 56 52 60 70 Prod. (L) 24.638 26.507 25.404 22.518 23.236 28.779 151.082 Venda (R$ L-1) 0,6965 0,7043 0,7120 0,7030 0,7283 0,7387 Total Receitas (R$) 17.160,37 18.668,88 18.087,65 15.830,15 16.922,78 21.259,05 Total Custos (R$) 10.985,21 12.491,83 11.490,45 12.173,16 12.238,71 12.661,63 Rec. Lq. (R$ Ms) 6.175,16 6.177,05 6.597,20 3.656,99 4.684,07 8.597,42 Lucro Lquido (R$ L-1) 0,2506 0,2330 0,2596 0,1624 0,2015 0,2987 -

01/2008 02/2008 03/2008 04/2008 05/2008 06/2008 Total

107.928,88 72.040,99 35.887,89

Tabela 8. Margem lquida, preo de equilbrio, produo de equilbrio e lucratividade no primeiro semestre de 2008 na atividade leiteira Ms Prod. L Venda (R$ L-1) Total Custos (R$) 10.985,21 12.491,83 11.490,45 12.173,16 12.238,71 12.661,63 Margem Lquida (R$) 6.175,16 6.177,05 6.597,20 3.656,99 4.684,07 8.597,42 Preo de equilbrio (R$) 0,4459 0,4713 0,4523 0,5406 0,5267 0,4400 Produo de Equilbrio (L) 15.772 17.737 16.138 17.316 16.804 17.140 100.908 Lucratividade % 35,98 33,08 36,47 23,10 27,67 40,44 33,25

01/2008 02/2008 03/2008 04/2008 05/2008 06/2008 Total

24.638 26.507 25.404 22.518 23.236 28.779 151.082

0,6965 0,7043 0,7120 0,7030 0,7283 0,7387 -

72.040,99 35.887,89

Quanto margem lquida positiva (Tabela 8), de acordo com Lopes (2000), pode-se concluir que a atividade estvel, tem possibilidade de expanso e de se manter por longo prazo. Observa-se tambm a lucratividade da atividade no decorrer do perodo, a qual se apresenta positiva. O controle de custos gerado pela gesto da atividade no perodo apresentou uma lucratividade de 48,38%, ao passo que e o presente estudo mostrou-se diferente ao se considerarem os itens de custos (encargos trabalhistas, depreciao

Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

84

Gerenciamento de Custos da Pecuria de Leite em Propriedade Rural...

de maquinrios e benfeitorias, remunerao do capital investido e conservao e reparo de maquinrios, equipamentos e benfeitorias) que a propriedade no vinha considerando em seu sistema de controle de custos, apresentando uma lucratividade do perodo de 33,25%.

4 CONCLUSES Conclui-se que a metodologia de custos da propriedade sofre decincias pela ausncia de itens de custos e receitas que so imprescindveis para a obteno de resultados reais. Adequando a metodologia de controle de custos da propriedade, a gesto obter resultados concretos para tomadas de deciso, evitando o risco de decises equivocadas em funo de dados incorretos.

REFERNCIAS BATALHA, M. O. (Org.). Gesto Agroindustrial. GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais. 3. ed. So Paulo, SP: Atlas, 2007. 2 v. CARVALHO, G. R. Leite: Por que Olhar para o Brasil?. MilkPoint, 19 dez. 07. Disponvel em: <http://www.milkpoint.com.br/?actA=9&erroN=1&areaI D=73&referenciaURL=actA=7||areaID=50||secaoID=128||noticiaID=416 33> Acesso em: 29 set. 2008. CARVALHO, L. A. et al. Sistema de Produo de Leite (Cerrado). Embrapa Gado Leite, Sistema de Produo, n. 2, 2002. Disponvel em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Leite/LeiteCerrado/index. html> Acesso em: 29 set. 2008. EGITO, A. A. et al. Polimorsmo Lisina-232/Alanina no Gene DGAT1 em Raas Bovinas Criadas no Brasil. Comunicado Tcnico, EMBRAPA, n. 134, 2005. EHRLICH, P. J.; MORAES, E. A. Engenharia econmica: Avaliao e seleo de projetos de investimento. 6. ed. So Paulo, SP: Atlas, 2005. LISTA, F. N. et al. Avaliao Nutricional de Pastagens de Campim-Elefante e Capim-Mombaa Sob Manejo Rotacionado em Direferentes Perodos de OcuRevista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

Silva e Romero

85

pao. Rev. Bras. Zootec., v. 36, n. 5, p. 1406-1412, 2007. LOPES, M. A.; CARVALHO, F. M. Custo de Produo do Leite. Lavras, MG: UFLA, 2000. MENEGAZ, E. et al. Anlise dos Coecientes de Desempenho Tcnico e Econmico que Caracterizam as Unidades Produtoras Benchmark na Atividade de Leiteira no RS. ConTexto, Porto Alegre, v. 6, n. 9, p. 1-26, Jan./Jun. 2006. OLIVEIRA, V. Administrao Rural. Toledo, PR: FASUL-FAG, 2008. PONCHIO, L. A.; GOMES, A. L.; PAZ, E. Perspectivas de Consumo de Leite no Brasil. CEPEA, jul. 2005. STOCK, L. A.; CARNEIRO, A. V.; CARVALHO, G. R. O Brasil no Cenrio Mundial de Lcteos. Comunicado Tcnico, EMBRAPA, n. 51, 2006. VOLPI, R.; DIGIOVANI, M. S. C. Aspectos Econmicos da Produo e Dados Estatsticos do Leite no Paran. Boletim Informativo FAEP/SENAR, Curitiba, n. 997, 2008. Encarte Especial. ZOCCAL, R.; CARNEIRO, A. V. Uma Anlise Conjuntural da Produo de Leite Brasileira. Embrapa Gado Leite, 10 Jun. 2008. Disponvel em: <http:// www.cileite.com.br/artigos/artigo.php?id=1.> Acesso em: 28 set. 2008. Recebido em 12 dez. 08 Aceito em 19 jan. 09

Revista em Agronegcios e Meio Ambiente, v.2, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2009 - ISSN 1981-9951

Vous aimerez peut-être aussi