Vous êtes sur la page 1sur 2

Logotipo de sua instituio

PLANO DE AO 5W2H
Cdigo: Data: 01/08/2010 Pgina:1
HOW - COMO Como ser feito? Os membros do EQ/GR (Ana Tereza, Cristiane, Dra. Giselle, Dr. Marcelo) fazem busca/reviso de literatura. Evandro (Suprimentos) pesquisa o mercado para menores preos para pulseiras de qualidade adequada. Ana Tereza faz Contato por email com outros hospitais visitados sobre o uso das pulseiras e relacionados/ Haydee jornalista Comunicao elabora plano de comunicao para os clientes internos e externos. O EQ elabora proposta de implantao do projeto e poltica institucional, estas sero submetidas validao pela alta direo.
HOW MUCH - QTO CUSTA Recursos?

Ttulo: Projeto de Implantao de Gerenciamento de Risco Metas Internacionais de Segurana do Paciente (OMS) (Fase I Identificao Segura - Pulseiras de Identificao) Meta: Implantar uso sistemtico das pulseiras de identificao em todos os pacientes nas unidades de internao/Emergncia/ Centro Cirrgico/ Hemodinmica/Endoscopia, em 03 meses. Setor: Escritrio da Qualidade (EQ) Responsvel: Enf. Ana Tereza Oliveira Joaquim
N 1 WHAT - O QU O que fazer? Reviso de Literatura /Pesquisa de Mercado - pulseiras/ Benchmarking/ Debates Comit da Qualidade/Endomarketing WHERE - ONDE Onde fazer? EQ WHY - PORQUE Por que fazer? Conhecimento cientfico baseado em evidncia/ Preos competitivos (centro de custos) /Comparao com outros hospitais melhores prticas/ Alinhamento/ Nivelamento de Condutas do Comit da Qualidade - consenso/ Proposta de comunicao institucional Key words. WHEN - QUANDO Quando fazer? Prazo 10 dias Incio: 02/08/2010 Fim: 12/08/2010 (Reunio de consenso) WHO - QUEM Quem ir fazer? Membros do Comit da Qualidade/Gerenciamento de Riscos/ Comunicao Interna Gestor de Suprimentos

Apresentao da proposta para alta direo e aprovao/elaborao da Poltica Institucional validao.

EQ - Comit

Mapeamento de reas do hospital/ identificao de stakeholders

EQ

Necessidade de poltica institucional como diretriz interna (Top Down) Alinhamento Planejamento estratgico/Os projetos relacionados com Qualidade/Segurana do paciente so endossados pela alta administrao como prerrogativa institucional. Mapeamento das reas do hospital, locais prioritrios, colaboradores.

Reunio Extraordinria com Diretoria (13/08/2010)

Enf Ana Tereza

Prazo: 2 dias Incio: 16/08/2010 Fim: 17/08/2010

Pablo - Analista da Qualidade Enfa. Ana Tereza

Elaborao de Projeto e Cronograma (definio de indicadores)

EQ

Elaborao de Material Didtico

Alinhamento e reporte de atividades.

EQ, Dpto. Educao Permanente, Coord. Enfermagem EQ

Formalizao da proposta e planejamento de implantao passo a passo. Formatao de como ser medida a adeso ao protocolo. Necessidade de consistncia do material didtico, evidncia da construo do protocolo com base multidisciplinar.

Prazo: 1 semana Incio: 18/08/2010 Fim: 25/08/2010 Prazo: 1 semana Incio: 25/08/2010 Fim: 01/09/2010

Ana Tereza e Dra. Gisele

Enfa. Ana Tereza (Qualidade) Enfa. Graa Rosa (Gerente Enfermagem) Enfa. Samya (Educao Permanente)

Pablo ir mapear os setores e colaboradores atravs das listas de colaboradores emitidas pelo RH, em reunio gerencial Enfa. Ana Tereza ir identificar junto com os gestores os respectivos stakeholders. Ana Tereza ir elaborar o projeto e cronograma, valida com Dra. Giselle os indicadores e apresenta para consenso do Comit da Qualidade. Ana Tereza, Samya (plano de treinamento), Graa, constroem o material didtico (POP, Fluxograma, Cartilha de orientao ao paciente),

Atualizao do estado da arte

Reunio do comit da qualidade 01/09/2010

Ana Tereza e envolvidos

Palestra de sensibilizao gerentes/equipe multidisciplinar/corpo clnico/mdicos

EQ/ Dpto. Ed. Permanente

Comunicao em todos os nveis hierrquicos sistemicamente.

08/09/2010 (manh e tarde)

Durante a reunio Ana Tereza compila todos os dados elaborados at o momento para atualizao do andamento do Projeto e alimentao do plano de ao e cronograma. Se necessrio, rodamos novamente o PDCA. Ana Tereza/Smya/Cristiane/Dra. Gisele/ Dr. Ciclo de palestras para o nvel ttico O Marcelo/ Itelmar (Diretor executivo) Escritrio da qualidade convoca reunio extra-ordinria com gerentes/gestores para apresentao das Aes.

Logotipo de sua instituio

PLANO DE AO 5W2H
Cdigo: Data: 01/08/2010 Pgina:2
HOW - COMO Como ser feito?
HOW MUCH - QTO CUSTA Recursos?

Ttulo: Projeto de Implantao de Gerenciamento de Risco Metas Internacionais de Segurana do Paciente (OMS) (Fase I Identificao Segura - Pulseiras de Identificao) Meta: Implantar uso sistemtico das pulseiras de identificao em todos os pacientes nas unidades de internao/Emergncia/ Centro Cirrgico/ Hemodinmica/Endoscopia, em 03 meses. Setor: Escritrio da Qualidade (EQ) Responsvel: Enf. Ana Tereza Oliveira Joaquim
N 8 WHAT - O QU O que fazer? Palestra de sensibilizao colaboradores (administrativo e assistencial) Campanha de Comunicao/Divulgao Interna Treinamento da equipe e distribuio do fluxograma/POP/Simulao. WHERE - ONDE Onde fazer? Institucional WHY - PORQUE Por que fazer? Comunicao em todos os nveis hierrquicos sistemicamente. WHEN - QUANDO Quando fazer? 09/09/2010 (manh e tarde) 10/09/2010 (manh e tarde) WHO - QUEM Quem ir fazer?

In locus Institucional Institucional In locus Institucional

Comunicao em todos os nveis hierrquicos sistemicamente. Implantao do protocolo institucional Avaliao de eficcia dos treinamentos e mudana de estratgia on job.

10 Incio do Protocolo de Identificao Segura (Pulseiras de identificao) 10 Acompanhamento in loci da Educao Permanente (Avaliao Eficcia do treinamento) /Integrao com Sistema de notificao de No Conformidades. 11 Auditoria Interna da Qualidade (coleta de dados amostragem- n pacientes com pulseira de identificao/n total de pacientes internados) Meta: 100% 12 Acompanhamento do Sistema de No Conformidades (N No conformidades emitidas relacionadas com este item)

Prazo: 2 semanas Incio: 15/09/2010 Fim: 30/09/10 Incio:01/10/10 Semanal Incio: 01/10/10

Ana Tereza/Smya/Cristiane/Dra. Gisele/ Dr. Ciclo de palestras para o nvel operacional. Marcelo/ Itelmar (Diretor executivo) O Escritrio da qualidade convoca reunio /gestores. extra-ordinria com os colaboradores e terceirizados para apresentao das Aes. Ana Tereza/Smya/Cristiane/Dra. Gisele/ Atravs de apresentao/lbum seriado/ Dr. Marcelo/ gestores. simulao realstica/ aulas/ material didtico acessvel./ EQ/ Ed. Permanente/ Gestores Smya A educao permanente elabora seus relatrios de avaliao de treinamentos e remete ao EQ para anlise. Se necessrio, roda um novo PDCA. Realizada conforme programao mensal por setor e mensurao e anlise dos indicadores (uso de ferramentas da qualidade PDCA, Ishikawa, Pareto, Check List, etc.) Anlise das NC recebidas por setor relacionadas ao uso de pulseiras de Identificao. Anlise de curva de tendncia e metodologia do gestor para bloqueio de causas. (Queijo Suco) Anlise de No Conformidades, indicadores, relatrios de Ouvidoria e Auditoria Interna, relatos de gestores, etc.

In locus Institucional

Para averiguar adeso ao protocolo.

Mensal, por setor 01/11/10

Comit da Qualidade e Gerenciamento de Riscos

EQ

13 Avaliao Feedback para instituio/gestores.

EQ

14 Registro da finalizao da implantao do projeto/elaborao verso final do protocolo.

EQ

Para verificar a conformidade e cumprimento Semanalmente, durante as reunies do da poltica institucional. Comit da Qualidade. 08/10/10 15/10/10 22/10/10 29/10/10 Consolidao do Protocolo. Mensal Retroalimentao dos setores. 02/09/10 Cultura de Segurana. 02/10/10 02/11/10 02/12/10 Gerao de conhecimento/ formulao de 01/01/2011 material cientfico para publicao. Garantia de reprodutibilidade do processo e consolidao da metodologia para outros protocolos futuros.

Comit da Qualidade e Gerenciamento de Riscos, gestores envolvidos

Comit da Qualidade e Gerenciamento de Riscos

Ana Tereza e membros do Escritrio da Qualidade/ Dpto de Ensino e Pesquisa.

Anlise crtica de todos os dados gerados pelo projeto. Se necessrio, roda-se o PDCA.

Vous aimerez peut-être aussi