Vous êtes sur la page 1sur 4

Contedos Habilidades Avaliao O ROMANTISMO Contexto histrico; principais caractersticas (caractersticas gerais); principais autores e principais obras.

. A POESIA ROMANTICA 1 FASE Gonalves Dias e Gonalves de Magalhes 2 FASE lvares de Azevedo , Casimiro de Abreu , Fagundes Varela 3 FASE Castro Alves e Sousndrade A PROSA ROMNTICA (1) O romance indianista Jos de Alencar Iracema e O guarani A PROSA ROMNTICA (2) 1.Tipologia textual (narrao, descrio, exposio, argumentao, injuno reviso) e diferenciao de tipo e gnero textual. 2. Gnero textual: diferenciao terminolgica com tipologia textual. 3. O conto (fantstico, contemporneo, de terror e de fadas).

Contedos Habilidades Avaliao Ao trmino de cada bimestre, o aluno dever ser capaz de: Analisar e interpretar os textos romnticos observando as caractersticas romnticas de cada texto e a importncia de cada um dentro da histria da literatura brasileira .

Contedos Habilidades Avaliao P. discursiva A poesia romntica Provo .O ultrarromantismo P. objetiva A prosa romntica 1

1. Analisar textos narrativos, descritivos, expositivos, injuntivos e argumentativos; reconhec-los dentre outras obras diversificadas; produzir textos de forma adequada tipologia proposta. 2. Conhecer a estrutura do conto e distingui-la de outros gneros. Anlise dos tipos de contos e caractersticas. Produo de textos de forma adequada ao gnero. 3. Interpretar textos diversos, bem como reescrev-los com ou sem alterao de sentido. 4. Perceber a relao

P. discursiva Tipologias textuais. * Provo Elementos da narrativa. *Prova objetiva Narrativa Conto.

que diferentes textos podem ter. Anlise sinttica de perodo simples (reviso). Vozes verbais. (Reviso) Perodo simples e composto. Perodo Composto por Coordenao. Diferenas entre coordenao e subordinao. Identificar os diferentes termos de uma orao e reconhecer a funo sinttica que desempenham no contexto em que esto inseridos. Reconhecer voz passiva, ativa e reflexiva e relacion-las com a inteno do falante. Diferenciar as diferentes funes que a partcula se possui nas relaes textuais. Construir frases e oraes com verbos e nomes diversos, observando a regncia verbal e nominal adequada norma culta da lngua. Observar as diferenas entre a prosa indianista , regionalista e urbana (social) Analisar e entender as diferenas entre a prosa gtica e as manifestaes atuais do que pode parecer ou gtico. Reconhecer as diferenas entre a esttica anterior esttica realista atravs da anlise das caractersticas de cada uma. P. discursiva .A prosa urbana e o Realismo P. discursiva Anlise sinttica dos termos no perodo simples./ Vozes verbais. Provo Perodo simples e composto. P. objetiva Oraes Coordenadas.

A Prosa Romntica(2) - Romance regionalista (Visconde de Taunay, Jos de Alencar, Franklin Tvora). - Romance Urbano(Manuel Antnio de Almeida, Bernardo Guimares, Jos de Alencar). A Prosa Gtica O Realismo / Naturalismo - Principais Caractersticas - Principais autores e obras - Diferenas entre o Realismo e o Naturalismo - Anlise de obra realista indicada pelo PAS

Provo Questes gerais sobre a prosa romntica P. objetiva O Naturalismo

4. Intertextualidade 5. Texto jornalstico: 5.1 Crnica (narrativa e argumentativa) 5.2 Notcia. 5.3 Reportagem. 6. Texto publicitrio: a) caractersticas (recursos lingusticos: ambiguidade proposital, figuras de linguagem, jogo de palavras, etc.)

5. Analisar textos jornalsticos, identificando a tipologia textual a qual pertencem, bem como reconhec-los dentre os demais gneros. Produzir textos de forma adequada ao gnero e tipologia propostos. Ler, compreender, interpretar e analisar o texto jornalstico no cotidiano. 2 Trimestre: *Prova discursiva Coeso, coerncia e conciso, Crnica e notcia Identificar as relaes de coordenao e subordinao em contextos diversos. Reconhecer e classificar as oraes coordenadas e relacion-las mensagem, observando a inteno da mesma. Conhecer as oraes subordinadas e classific-las de acordo com a ideia e funo que desempenham em diversas construes, bem como diferenciar as reduzidas das desenvolvidas e o efeito que produzem no contexto. Desenvolver a interpretao de textos, analisando o uso do vocabulrio da literatura realista naturalista e

Provo Reportagem e textos diversos. Prova objetiva Intertextualidade e tipologias textuais, recursos esttlisticos.

Coordenao e subordinao (reviso). Oraes Subordinadas Substantivas e Adjetivas. Oraes reduzidas. Partcula se

P. discursiva Perodo composto por subordinao: substantivas e adjetivas. Provo Partcula se. P. objetiva Perodo composto por subordinao - oraes reduzidas.

O PARNASIANISMO - A trade parnasiana e as obras desses autores . O SIMBOLISMO - Cruz e Sousa

P. discursiva Parnasianismo Provo Interpretao de poema parnasiano P. objetiva O

- Alphonsus de Guimaraens - Pedro Kilkerry REVISO DE CONTEDO PARA O PAS. 7. Crtica e Resenha. 8.Editorial. 9. Dissertao ( estrutura) 10. Artigo de Opinio. 11. Reviso para o PAS.

parnasiana. Identificar as caractersticas de cada esttica literria dentro da anlise textual 6. Ler, interpretar e analisar o texto publicitrio. Compreender as caractersticas dos textos publicitrios e distingui-los dos demais tipos de textos; produzir textos deste gnero. 7. Perceber a coerncia e a coeso necessrias para a redao e compreenso de um texto. 8. Compreender e interpretar textos diversos. Identificar as diversas funes que a palavra que pode assumir dentro dos textos. Posicionar os pronomes oblquos de forma adequada norma culta dentro das frases e oraes. Entender e aplicar as regras de concordncia verbal e nominal.

Simbolismo

P. discursiva Artigo de opinio Provo Editorial. P. objetiva Dissertao.

Funes da palavra que. Colocao pronominal. Concordncia verbal e nominal. Oraes Subordinadas Adverbiais. Reviso para o PAS.

P. discursiva Oraes subordinadas adverbiais. Provo Colocao pronominal e funes do que. P. objetiva Concordncia verbal e nominal.

Vous aimerez peut-être aussi