Vous êtes sur la page 1sur 9

INFORMTICA PARA CONCURSOS Polcia Civil/SP Agente (10/03/2013) Fernando Nishimura de Arago Data: 11/03/2013

Cargo de AGENTE disponvel em http://www.vunesp.com.br/pcsp1205/edital_pcsp1205.pdf 5. Noes de Informtica 5.1. MS-Windows 7: conceito de pastas, diretrios, arquivos e atalhos, rea de trabalho, rea de transferncia, manipulao de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interao com o conjunto de aplicativos. 5.2. MS-Office 2010. 5.2.1. MS-Word 2010: estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, tabelas, impresso, controle de quebras e numerao de pginas. 5.2.2. MS-Excel 2010: definio, barra de ferramentas, estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, classificao de dados. 5.2.3. Correio Eletrnico: uso de correio eletrnico, preparo e envio de mensagens, anexao de arquivos. 5.2.4. Internet: Conceito, provedores, protocolos, navegao na Internet, links, sites, buscas, vrus. Semelhante aos outros editais (Escrivo e Investigador), esta prova exigiu conhecimentos de Informtica bsica. Acompanhe a resoluo das questes e comentrios. Todas as questes so simples e diretas. Nenhuma pegadinha ? Pois , nenhuma. Conforme previsto em sala de aula, a prova seria mais fcil que a prova de Escrivo... E foi.
Fernando Nishimura de Arago Administrador de Redes e Instrutor de Informtica. Atua na rea de informtica desde 1992. Formado em Tcnico de Processamento de Dados, graduado em Gesto de Tecnologia da Informao, ps-graduando em Segurana da Informao, profissional 5 estrelas Microsoft e Microsoft Community Contributor. Trabalha na rea de Redes de Computadores desde 2002. Na rea de concursos pblicos desde 2010 na UNICURSOS So Jos dos Campos-SP. Endereo de e-mail = mediugorie@hotmail.com

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 1

Questes de Concursos prova preambular Verso 1


69. Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configurao padro, que mostra vrios cones de programas que esto sendo executados ou passveis de serem executados pelo usurio.

Assinale a alternativa que identifica corretamente o programa . b) Windows Explorer. e) Boto Iniciar.

a) Internet Explorer. d) Microsoft Excel.

c) Microsoft Word.

70. Analise a janela do Windows Explorer do MS-Windows 7, em sua configurao original, apresentada parcialmente na figura a seguir.

Com relao janela, assinale a alternativa correta. a) Existem trs discos rgidos no computador. b) FESC um arquivo. c) Municpio uma pasta que no possui subpastas. d) O Disco removvel est contido na Unidade de CD (E:) U3 System. e) Polcia Civil uma pasta contida no disco rgido do computador.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 2

Considere a janela do gerenciador de tarefas do MS-Windows 7 apresentada a seguir, em sua verso original, em que possvel observar alguns programas sendo executados, para responder s questes de nmeros 71 e 72.

71. O Paint, programa de edio de imagens, identificado na janela pelo cone

a)

b)

c)

d)

e)

72. Para alternar os programas em uso, necessrio pressionar a seguinte combinao de teclas: a) Alt + Shift + P b) Alt + Tab c) Shift + Enter d) Ctrl + Tab e) Ctrl + Alt + Del 73. Na figura a seguir, observam-se as opes de impresso do MS-Word 2010, na sua configurao padro:

Para imprimir um intervalo personalizado de pginas, exemplo:1, 3, 5-12, necessrio utilizar a opo indicada pelo nmero a) II. b) III. c) I. d) IV. e) V.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 3

74. A lista a seguir foi digitada no MS-Word 2010, em sua configurao padro. a. MS-Windows 7 b. MS-Word 2010 c. MS-Excel 2010 d. MS-PowerPoint 2010 e. Correio Eletrnico f. Internet Assinale a alternativa que contm a opo do grupo Pargrafo, pertencente ao menu Pgina Inicial, que possibilitou a formatao da lista com os identificadores a, b, c, d, e, f. a) Numerao: c) Marcadores: e) Espaamento de Linha e Pargrafo: 75. A figura a seguir exibe parte da barra de ferramentas do menu Frmulas do MS-Excel 2010, em sua configurao original. b) Classificar: d) Vrios Nveis:

Com relao figura, assinale a alternativa que contm uma funo encontrado no boto a) MDIA b) SE c) MX d) CONTAR e) AGORA

76. A clula do MS-Excel 2010 formada pela juno da linha e coluna. Por padro, a linha identificada por _________ e a coluna por __________. J a _________ formada por 3 ________quando criada pela primeira vez. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado. a) letras nmeros planilha pastas de trabalho b) letras nmeros planilha tabelas c) smbolos marcadores planilha clulas d) nmeros letras pasta de trabalho clulas e) nmeros letras pasta de trabalho planilhas

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 4

77. Observe os grficos do MS-Excel 2010, a partir da sua configurao padro, apresentados a seguir.

Os grficos apresentados so do tipo a) Bolhas. b) Pizza.

c) Rosca.

d) Fatias.

e) Bolas

Observe a tela de um webmail (correio eletrnico na Internet) em que est sendo redigida uma mensagem, conforme exibido parcialmente na figura, para responder s questes de nmeros 78 e 79.

78. Assinale a alternativa que contm o(s) destinatrio(s) que no ser(o) visualizado(s) pelos demais quando o e-mail for enviado. a) deptorh@policiacivil.sp.gov.br b) professor@vunesp.com.br e banca@vunesp.com.br c) deptorh@policiacivil.sp.gov.br e professor@vunesp.com.br d) banca@vunesp.com.br e) professor@vunesp.com.br

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 5

79. A pasta desse webmail em que um e-mail recm-chegado armazenado a) Limpeza automtica. b) Enviados. c) Entrada. d) Lixeira.

e) Rascunhos.

80. Observe o argumento de busca que o usurio far utilizando o Google, na ilustrao apresentada a seguir.

Com base na figura e no que foi digitado, assinale a alternativa correta. a) Ser pesquisado o conjunto exato de palavras. b) A pesquisa trar como resultados o que encontrar como antnimo do que foi digitado. c) O conjunto de palavras ser excludo dos resultados pesquisados. d) A pesquisa trar somente as imagens e vdeos no relacionados ao argumento digitado. e) Alm das palavras digitadas, a pesquisa tambm trar os seus sinnimos.

Gabarito comentado
69. Letra B. cones: Boto Incio, Internet Explorer, Outlook 2010, Windows Explorer, Windows Media Player, Google Chrome, Microsoft Excel e Microsoft Word.

70. Letra C. Conforme estudado em sala, na simbologia bsica, a ausncia de tringulo um sinal de que a pasta no possui sub-pastas. Na imagem existe apenas um disco rgido (System_OS C:), um disco tico do tipo CD (Unidade de CD E: U3 System) e um disco removvel (pendrive USB unidade F: ). FESC no um arquivo, porque est sendo exibido no lado esquerdo da janela do Windows Explorer, onde s aparecem pastas. O Disco removvel est na unidade F: Apenas o nome U3 System foi manipulado para aparecer no CD. E a pasta Polcia Civil uma sub-pasta do disco removvel, segundo a hierarquia da rvore de diretrios. 71. Letra D. O cone A do WordPad, editor de textos simples do Windows (RTF, DOCX). O cone B do Microsoft Word. O cone C do Bloco de Notas, editor de textos simples do Windows (TXT). O cone E do Windows Media Player. Sendo questo do Windows, o Microsoft Word a opo fictcia, fora de contexto, por ser um aplicativo instalado separadamente.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 6

Na imagem, em ordem: Bibliotecas (Windows Explorer), Windows Media Player, WordPad, Prompt de Comandos, Calculadora, Bloco de Notas, rea de Trabalho, Microsoft Excel, Microsoft Word, Windows Explorer, e Paint. 72. Letra B. Combinao padro para trocar entre os aplicativos em execuo, Alt+Tab. Alt+Shift+P no tem efeito, Shift+Enter sobre um item, Abrir. No editor de textos, quebra de linha. Ctrl+Tab troca entre abas no Internet Explorer. Ctrl+Alt+Del aciona a janela para troca de usurios. Para troca entre os aplicativos rapidamente, Ctrl+Esc. Para troca entre os aplicativos com o Aero, Win+Tab.

73. Letra C. Exatamente igual a tela de impresso do Microsoft Word 2010.

74. Letra A. Conforme comentado em sala de aula, o item Numerao permite criao de listas numeradas com nmeros 1,2,3,etc, ou I,II,III,IV, etc, ou a,b,c,d, etc.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 7

75. Letra B. Conforme estudado e praticado em sala de aula, a funo SE uma funo Lgica.

76.Letra E. Questo tranquila, porque foi vista e revista na aula. As linhas so numeradas, as colunas nomeadas. O arquivo do Excel uma Pasta de Trabalho, que contm inicialmente 3 planilhas.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 8

77. Letra B. Outra questo praticada em aula para identificarmos os grficos do Excel. Questo praticamente igual a questo 112 do material de estudos sobre Excel.

78. Letra D. O endereo em CCO recebe a mensagem, mas seu endereo no ser mostrado para os demais usurios. Questes 77 e 80 da turma PC F/S e questes 153, 155, 158, 160 e 168 da turma PC noite. 79. Letra C. As mensagens recebidas so armazenadas na Caixa de Entrada. As mensagens que foram salvas pelo usurio durante a criao do e-mail so armazenadas em Rascunhos. As mensagens que sero enviadas esto na Caixa de Sada. As mensagens que foram efetivamente enviadas para o servidor de email ficam em Itens Enviados. As mensagens excludas ficam em Itens Excludos (lixeira do e-mail). Questo praticamente igual a aplicada pela FGV 2013 FBN Assistente Administrativo. 80. Letra A. A opo B no existe no site de buscas Google. A opo C seria com o sinal de subtrao. A letra D est errada (at porque uma negao). E a letra E seria com o polmico sinal de til. Ao contrrio da questo do concurso de Investigador sujeita a contestao, esta questo est normal, sendo as aspas padronizadas desde as buscas no Windows 7 (tecla F3) at qualquer site de buscas (Google, Bing, Yahoo).

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 9

Vous aimerez peut-être aussi