Vous êtes sur la page 1sur 60

Apresentao

A vitrine responsvel por pelo menos 70% das vendas de uma loja, logo sua importncia enorme. Imagine que a cada 100 vendas, 70 sejam por causa de alguma coisa que chamou a ateno do consumidor nessa vitrine. Agora imagine que a vitrine dessa semana est desorganizada, sem tema, morna.Voc consegue manter seu negcio com apenas 30% das vendas (supondo que o produto tenha boa qualidade, valor percebido pelo cliente como justo e um excelente atendimento)?

O consumidor de hoje est muito mais centrado em s e s gosta do que parecido com ele, seus valores, seus desejos, suas cores preferidas, a decorao, o aroma... A loja precisa ser uma extenso do ambiente que seu cliente frequenta (ou quer frequentar) e a decorao da vitrine a forma de demonstrar que sua loja faz parte do mesmo mundo dele. O universo das vitrines to diverso e fascinante como somos ns, consumidores do sculo 21. Por isso, eu espero que esse e-book possa ajud-la (o) a atrair o maior nmero possvel de clientes para sua loja tornando-a uma Vitrine Magntica.

Porque um e-book? A palavra chave acessibilidade. Quando eu escrevo, penso que algum l longe, que no tem acesso aos grandes centros e quer que sua vitrine seja atrativa, magntica, possa utilizar uma dessas idias e sentir-se mais feliz, com as vendas, com os elogios, consigo mesma. isso que me move (e um pouquinho de vaidade, afinal, como diz Paulo Coelho, o maior prazer do escritor ser lido). Sou apaixonada por design, em todas as suas variveis (de embalagens, interiores, grfico) e por moda, demorou, mas finalmente encontrei uma atividade em que todos esses elementos esto presentes. Sempre em busca de conhecimento, uma vitrine de cada vez.

Ao meu marido Vicente, meus filhos Anderson Gustavo e Arthur Germano e minha me Izilda Fatima, pelo apoio, conselhos e incentivo.

Sumrio
1. Briefing .......................................................... 08 2. Tema ..............................................................14 3. Materiais ........................................................18 4. Conceitos de Visual Merchandising .............. 24 5. Cores ........................................................... 34 6. Proporo .....................................................42 7. Iluminao .....................................................50 8. Organizao ................................................. 55 9. Links .............................................................60 10. Contato, Crditos e Licena de uso .............. 63

Briefing
O briefing o ponto de partida para o desenvolvimento de uma vitrine. aquela conversa com o cliente em que ele expressa qual a sua expectativa em relao ao projeto, qual o pblico alvo da loja e quanto est disposto a investir. Se a loja for sua, o processo praticamente o mesmo: descobrir o que voc quer conseguir com uma vitrine repaginada. Seu cliente pode ter exigncias quanto s cores (no gostar de amarelo, por exemplo), ao estilo (romntico, futurista, alegre, dark) e cabe a voc decifrar isso fazendo as perguntas certas. Seu primeiro cliente quem est te contratando, mas voc, como profissional, deve ter a habilidade de encontrar um consenso, entre o que ele quer e o que realmente funciona.

1. Descubra quem o consumidor dessa loja, qual a sua idade, sexo, onde mora, quanto gasta em mdia a cada compra, suas preferncias musicais, quais os eventos a que comparece. Voc pode descobrir isso e muito mais apenas criando um cadastro no momento da compra ou em um formulrio no website.Se voc premiar esse cliente por responder essa pesquisa, com descontos ou um brinde, a chance de que obtenha dados reveladores muito maior. 2. Tenha claro qual ser a funo dessa vitrine. Promover um lanamento de produto? Uma liquidao? Reforar a imagem da marca ou promover uma data comemorativa como Dia dos Namorados ou Natal?

3. Defina qual ser o oramento do projeto. Para definir um oramento, preciso que voc tenha fornecedores de confiana. Saiba exatamente quanto custa um display em acrlico, uma placa de PS, a mo de obra do estofador, do marceneiro, a taxa de instalao da empresa de comunicao visual e etc. Sem esses dados, com certeza sua verba vai estourar e o projeto ficar prejudicado. Imagine prometer ao seu cliente um cenrio todo em madeira e entregar as peas feitas com isopor? Para no correr esse risco, pesquise muito. A diferena de preos entre fornecedores chega a at 600%, alguns por terceirizarem a produo, outros pela matria prima importada e ainda pela fora da marca.

4. Prepare um plano de ao: especifique qual o tempo necessrio para a entrega do projeto e sempre d uma margem para imprevistos, 2 dias, por exemplo. Eles acontecem e arruinariam sua reputao. Entregue um documento com as datas listadas de cada etapa do projeto e comunique seu cliente sobre alguma mudana. 5. Terceirize: se voc no sabe desenhar no Corel Draw, ou renderizar imagens, contrate algum que saiba. Apresentao tudo, capriche. 6. Trabalhe com uma entrada em dinheiro, para pagar o sinal da grfica, do marceneiro. Se conseguir descontos, repasse ao seu cliente. Isso trar fidelidade.

7. Se trabalhar com outro vitrinista, pea para ele comparecer a essa reunio junto com voc e escrever suas impresses em separado. Dessa forma, o que for consenso entra no projeto e as chances de que d certo sero maiores. 8. Separe imagens de vitrines por segmento para consulta. Leve no dia da reunio.Se a loja sua, faa uma galeria e separe tons e formas que gostaria de trabalhar. 9.Se a loja tem mais de um scio com poder de deciso, marque um horrio com ambos. Se voc tem um scio, oua suas opinies antes de mudar a decorao da vitrine, dessa forma evita-se perda de tempo e uma eventual mudana no ltimo minuto.

Tema
A escolha do tema nortear todo o projeto e deve ser a sua primeira deciso. Com um tema definido, tudo flui melhor. Os temas podem ser divididos em datas comemorativas como Natal, Dia das Mes, Dia dos Namorados, promocionais (lanamento de produtos), liquidao, vero, inverno ou temas abstratos: Um piquinique no Parque, Sonhos, Bem estar, Msicos e outros milhares. Com o tema definido entra em cena a adequao, que o momento em que tudo deve fazer sentido para o consumidor ao observar essa vitrine.

10.O mesmo tema pode ter dezenas de variaes dependendo quem o pblico alvo dessa loja. Por exemplo, o tema pode ser Vero e numa loja de surf entrariam coqueiros, esteiras e numa loja de roupa feminina de luxo apenas uma espreguiadeira e uma guarda-sol estilizados. 11. Materiais ecolgicos esto em voga, mas isso no quer dizer um monte de garrafa pet ou copinho de caf de plstico pela vitrine. Madeira de demolio, tecidos de fibras orgnicas, lonas impressas com corantes base de gua so opes verdes no to bvias. 12. Treine o olhar: praticamente tudo sua volta pode servir como um tema da sua prxima vitrine. Fotografe tudo.

13.No defina o tema partir do budget. Existem diversas opes de materiais, portanto troque a madeira por isopor ou papelo, utilize papel mach e recicle objetos. O importante aqui o acabamento, que deve ser impecvel. 14.Invente novos usos, lojas de roupas infantis no precisam apenas de ursinhos, pirulitos e bolas na vitrine. Faa apenas a carcaa de um avio com as peas dentro, desperte o interesse do consumidor. 15. Sex shop so lojas em que as vitrines so negligenciadas. Crie composies burlescas, com um toque de cabars hollywoodianos e fuja do bvio!

Materiais
So eles que contribuem para um trabalho diferenciado. Quanto maiores forem suas referncias, mais rico ser o seu projeto. Os mais usados so a madeira, o vidro, os tecidos, a placa de PS e o papel, de todas as gramaturas. O acrlico um material excelente e bastante verstil, alm das fibras naturais, pastilhas... Todos os materiais que so lanados para decorao interior e exterior, residenciais e comerciais servem para uma vitrine.

16. Procure fornecedores e pea catlogos e amostras. 17. Visite as feiras do setor e eventos. No captulo links voc encontra sites que tratam do assunto. 18. V no maior nmero de exposies de arte que conseguir. Treine o olhar para novos materiais e novas combinaes de cores. 19. Lojas de bricolagem e material de construo te mantm atualizado com os lanamentos do setor alm de oferecerem cursos gratutos.

20. Pesquise na web novos artistas, em diretrios de blogs e em sites especializados, como o casa.com.br. Acostume-se a assinar os feeds. 21. Troque de shopping pelo menos 1 vez por semana (para os shopaholics) e visite um especializado em decorao. 22. Treine o ingls: pesquisando em ingls seu repertrio cresce exponencialmente, tanto em termos de idias e adaptaes como em novos usos para velhos materiais de todo o mundo.

23. O lixo de um o luxo de outro. Aprenda a reciclar objetos ou busque quem tem essa habilidade. Visite feirinhas de artesanato e antiguidades. 24. Para criar cenrios, contate empresas que fabricam aqueles bonecos gigantes para fachada de buffets. Na dvida, ligue para o buffet em questo e pergunte. 25.Visite ruas especializadas, como a Rua do Gasmetro, com suas lojas de madeira, a Rua Rangel Pestana, com materiais para tapearia e estofamento, a Rua 25 de Maro e redondezas para tecidos e armarinhos, entre outras (em SP).

26. Importe novos materiais voc mesma! As lojas americanas e canadenses, por exemplo, em sua maioria, vendem partir de uma pea ou 1 yard para tecidos, pouco menos de 1m. 27.Compre refugos e sobra de colees, dessa forma ter vrias opes sem gastar muito - e muitas sero peas com edio limitada. 28. Comece a recolher mveis largados nas ruas. Recicle e crie novos usos. Alm do custo, ajuda o planeta.

Conceitos de VM
Assim que uma pessoa v uma vitrine e identifica-se, olha para o interior da loja pra ver se ambas projetam a mesma linguagem. Imagine uma vitrine sem graa com uma loja impecvel, com modelos da ltima moda, de qualidade superior ao dos concorrentes. praticamente impossvel que o consumidor adivinhe tudo isso nessas circunstncias. E uma vitrine bem feita mas com um emaranhado de roupas no balco, cabides para todos os lugares, sem sinalizao adequada? Mesmo efeito. Quando no existe uma linguagem nica na loja entre exterior e interior o consumidor no sente confiana e vai embora.

29. A vitrine deve conter os produtos de destaque da loja e no todos, de todos os setores, amontoados. comum ver vitrines mostrurio, o que afasta o consumidor e no agrega valor nenhum para a marca. 30. Sinalize os produtos da loja e sempre deixe espaos para circulao. Agrupe produtos semelhantes, como sadas de banho perto dos biqunis, chinelinhos perto das camisolas, coberturas ao lado do freezer de sorvete e incentive a compra casada. 31. Oferea uma consultoria silenciosa. Monte ambientes em que seu cliente visualize o uso do produto, com combinaes de peas no manequim e acessrios.

32. Agrupe as mercadorias por cores, no caso de roupas e coloque em uma mesma arara peas iguais de diferentes tamanhos. Vendedoras dizendo para o cliente escolher o modelo "que eu pego do seu tamanho l dentro" ofensivo. 33. Coloque preos em todas as mercadorias. Inclusive na vitrine. Para no poluir visualmente, numere as peas e coloque uma placa com os valores. Jamais coloque preos em folhas de sulfite escritas com caneta e pior - coladas com durex no vidro. 34. identifique os pontos quentes da sua loja, percorra o caminho que seu cliente far e coloque as mercadorias com maior margem de lucro nesses lugares.

35. Para crianas: utilize materiais fceis de limpar e sem bordas pontiagudas. Ouse na combinao de cores mas lembre-se que a loja infantil tambm deve agradar aos pais. 36. Utilize as prateleiras do meio para os produtos que geram mais lucro. Na vitrine, utilize o centro para esse tipo de produto. 37. Uma pessoa leva 30 segundos para decidir se gostou ou no de uma vitrine. Impressione de primeira ou no ter mais essa chance. Pense nisso todos os dias. 38. Coloque um produto com um preo extremamente alto ao lado do produto que quer vender. Um relgio de R$ 2.500 fica barato perto de outro custando R$18.000

39. Estimule o tato: misture texturas, como seda e rfia, puro algodo e camura na ambientao da loja. Banquinhos de folha de bananeira no passam a idia de conforto e acabam como objeto de decorao. Se quer que seus clientes sentemse, providencie poltronas ou sof macios. 40.Limpe a vitrine regularmente. A poeira que se acumula entre os vos do piso de madeira, ou embaa o adesivo e os banners so a primeira coisa que seu cliente nota. Sim, ele v a sujeira no teto, com certeza. 41. Liquidao no desova: tenha o mesmo cuidado com a vitrine nessa poca. Nada de papel de embrulho com caneto! Inove e atraia.

42. Estimule a audio, com uma msica adequada ao perfil da loja. Se quiser que a fila ande, como uma vspera de Natal, coloque msicas com batidas fortes, em que as pessoas fiquem alertas. Se, ao contrrio, quer que seu cliente caminhe calmamente pelos corredores, coloque uma msica mais lenta, porm alegre. 43. Aromas: algumas lojas j possuem fragrncias prprias, mas voc pode facilmente ligar um aromatizador com algumas gotas de leo essencial para criar um efeito diferenciado. Porm, cuidado com a dosagem, para que no incomode ou fique na pele da sua cliente ao sair da loja. Tudo muito sutil.

44. Estimule o paladar, colocando algum alimento na vitrine (cenogrfico), como morangos em taas para uma loja de lingerie. A tendncia nesse vero colocar limes sicilianos em baldes de alumnio, pela imagem refrescante que ele transmite. No interior da loja, oferea ch, caf, balinhas e o que mais sua verba permitir, principalmente para os acompanhantes, que no tem muito o que fazer quando seus companheiros esto no provador. Em qual loja eles voltaro quando comprarem para s? 45. Exercite a intuio. Se algo na loja no agrada mais, recicle ou doe. Se tons vibrantes esto na moda mas a coleo romntica, suavize a decorao.

46. Invista um pouco de dinheiro no profissional adequado. Aquela amiga que adora plantas pode no ser a pessoa mais adequada para a ambientao externa da sua loja. Sua esposa (ou marido) pode ter bom gosto para a decorao da casa, mas aquele vaso dentro da vitrine pode no ser a melhor opo. 47. Adquira um Manual de Identidade Visual para a sua loja, com um logotipo adequado, fachada da loja, especificaes de tamanho, fontes, cores. Siga um padro, mesmo se a loja pequena, utilize a mesma fonte (letra) nos catlogos, nos anncios, na fachada, na lista de preos.

48. Valorize produtos em promoo utilizando elementos promocionais (faixas, cartazes, banners, ilhas, pontas de gndolas, etc). 49. Mantenha as prateleiras sempre abastecidas. Um truque sempre retirar 2 ou 3 objetos para dar a impresso de que algum j os comprou. 50. Eleja um ponto na loja para mostrar as novidades que chegam todos os dias.

Cores
As cores do vida uma vitrine e so responsveis pela primeira impresso do cliente. Os objetos sero descobertos com um olhar mais aguado, mas as cores so o fator mais importante na atrao. Como uma foto em preto e branco no consegue transmitir a grandeza de um pr do sol, assim uma vitrine com as cores em desarmonia. A vitrine pode ser toda em branco mas com texturas diferentes possvel criar um efeito poderoso, mas para olhos no treinados talvez fique "hospitalar" demais. J um objeto vermelho em um cenrio todo branco ser foco de ateno total, por menor que seja esse objeto.

51. Aprenda a criar paletas de cores. Existem milhares de combinaes, dependendo do efeito que voc quer alcanar e para isso, apenas muito estudo e observao. Comece agora. 52. O vermelho chama a ateno e serve muito bem para vitrines de liquidao. 53. O amarelo uma cor extremamente chamativa e excitante que pode tirar a ateno do produto da sua vitrine, promovendo aquela sensao de: "Viu que vitrine linda? Era do que mesmo?". Quebre seu efeito com outras cores.

54. O azul a cor da calma. Excelente para vitrines de produtos para bebs, j que passam essa sensao para as mames. No combinam com produtos de tecnologia ou de alimentos. 55. O verde est no centro do espectro de cores e simboliza o equilbrio. Transmite tranquilidade, sendo excelente para clnicas e no muito adequado para vitrines, a no ser que faa combinao com tons mais fortes, como o marrom. 56. O roxo a cor do esprito, das solenidades, sendo muito pouco empregado em vitrines, por seu ar lgubre. Porm, o lils junto com o branco e o azul muito utilizado quando o tema praia.

57. O cinza uma cor neutra altamente utilizada em vitrines, geralmente associado a tons mais fortes. Puxando para o prateado confere um ar de alta tecnologia ou de festa. 58. O preto sozinho nunca utilizado em uma vitrine j que no transmite nenhuma sensao de atrao ( a no ser se for uma loja gtica, claro). Serve como complemento para todas as outras cores, assim como o branco. 59. O rosa uma cor essencialmente feminina, que pode ser usado sozinha em vrias tonalidades, para vitrines infantis ou para produtos que remetam infncia.

60. Tons escuros no fundo da vitrine, como em banners ou painis, criam o efeito espelho, ou seja, a cliente pra em frente a vitrine, olha um produto e sem perceber, comea a ajeitar os cabelos ou acaba lembrando-se de retocar o batom e o momento da atrao passa imediatamente. 61. Preste ateno na combinao de cores e sempre deixe-as em segundo plano, ou seja, quem deve aparecer primeiro o produto. 62. As cores mudam conforme a iluminao. Faa o teste das cores em um ambiente com a mesma iluminao da vitrine.

63. Sempre pea uma prova de imagem para a grfica. os tons da tela do computador so muito diferentes do tom impresso em tecidos, lona ou adesivos. At mesmo entre computadores o tom muda. J reparou em lojas de eletrodomsticos como a cor das roupas mudam de uma tv para outra? Acontece a mesma coisa. 64. Tons vibrantes para vitrines de vero e tons frios para vitrines de inverno. Vitrines de roupa masculina tendem a terem um look mais clean, com tons de bege, branco e marinho.

65. Entre no embalo das cores comemorativas: em poca de Copa do Mundo, utilize as cores da bandeira (sutilmente ou utilize o tema com fidelidade), no Halloween aposte em tons de laranja e preto e assim por diante. 66. Utilize apenas 3 cores em cada composio de vitrines. Fica mais harmnico e sem o efeito "carnaval". 67. Por outro lado, ouse colocar coraes amarelos no Dia dos Namorados, ou nuvens roxas, invente novos pontos de impacto.

Proporo
Muitas vezes imperceptvel, objetos fora do lugar nos trazem uma sensao de baguna, desordem e desconforto. o caso daquela vitrine que parece "estranha" mesmo que seus objetos sejam bonitos e bem acabados. O olho humano procura a ordem e partir disso que classifica as coisas como bonitas. Tudo que maior, mais largo, menor, mais estreito, rebaixado, muito alto, acaba passando uma imagem de algo fora do lugar. O que pode ser uma grande vantagem no caso de atrair e chamar a ateno para uma vitrine.

68. A proporo urea aquela tida como perfeita, infelizmente, esse espao no me permite aprofundar o assunto, mas muito interessante e os monumentos mais impressionantes possuem essa proporo, at no quadro "A Monalisa" de Leonardo Da Vinci, nas sinfonias 5 e 9 de Beethoven, entre outros. 69. Vitrines simtricas possuem uma linguagem visual de objetos semelhantes em forma e tamanho, com tudo milimetricamente acertado. medida a distncia entre um objeto e outro e todos estaro na mesma altura.

70. Voc pode criar vitrines simtricas com displays de vidro, madeira ou acrlico e posicionar manequins idnticos no tamanho um ao lado do outro. 71. Vitrines assimtricas so aquelas em que vrias formas e tamanhos diferentes so utilizados, como manequins pequenos ao lado de grandes displays e vice versa. Vitrines com cadeiras penduradas no teto entram nessa categoria. 72. Para expor o produto na vitrine, imagine uma linha que a atravesse na altura dos olhos. nesse ponto que os produtos de maior destaque devem ficar.

73. Arranjos em escada do movimento ao olhar. Coloque sempre os produtos de maior sada ou de maior valor agregado no topo. 74. Se voc precisa mostrar vrios produtos de forma organizada, faa arranjos em ziguezague, com alturas diferentes, fazendo com que o olhar percorra a vitrine de um lado para o outro e de cima para baixo. 75. Vitrines minimalistas valorizam o produto ao mximo, sendo muito utilizadas em vitrines de lojas de luxo.

76. Vitrines impactantes fazem uso de elementos que fogem associao, muito utilizadas em lojas de jeanswear, como calas junto com ferramentas, caixotes de feira, arcos, ferros e escadas. 77. Vitrines grficas, como grafites, so utilizadas para reforo do conceito da marca j que o que menos aparece o produto. 78. A vitrine area, expe todos os produtos de forma suspensa, geralmente jeanswear tambm ou lojas de moda jovem e de acessrios culinrios.

79. Vitrines exageradas atraem o pblico e se o produto estiver bem inserido no cenrio, alavancam as vendas. Utilize tudo em formas gigantescas, como um grande urso de pelcia, bolas enormes, sacolas de loja com 2 metros de altura, entre outros. 80. Sempre separe espaos vazios em sua vitrine. So esses espaos que permitiro um descanso viso, tornando a composio harmoniosa. 81. Crie mais de um foco de ateno utilizando texturas diferentes em displays e suportes.

82. Brinque com os manequins: utilize manequins com cabeas de animais, como coelhos ou raposas, com acabamentos diferenciados, em posies inovadoras, como alguns que parecem danar break. 83.Em vitrines pequenas, coloque no mximo 2 manequins tamnho extra G e acrescente objetos que passem a impresso de pesados, como cubos. 84. Se utilizar um monitor de tv na vitrine, coloque-o sempre no canto esquerdo.

Iluminao
A iluminao a responsvel pelo efeito do deslumbramento que uma vitrine pode oferecer e ser tambm a causa nmero um do insucesso de uma vitrine. Tudo pode ser modificado atravs da iluminao. Objetos so destacados, cores so potencializadas e atravs da iluminao que a loja transmite a mensagem de que sofisticada, vibrante, descolada ou austera. Recurso nmero 1 de arquitetos e designers de sucesso, infelizmente, ainda no amplamente utilizada no segmento de vitrines, salvo nas de luxo.

85. Lmpadas frias no passam emoo nenhuma e nem diferenciam um produto do outro. Evite-as. 86. Lmpadas quentes, como o prprio nome diz, transmitem uma sensao insuportvel de calor quando utilizadas em excesso. 87. Se possvel, utilize sempre lmpadas embutidas ou spots na iluminao da vitrine. Confere um visual mais elegante e limpo. Fios mostra, nem pensar.

88. Procure iluminar os produtos com focos diferentes. Em joalherias, a iluminao sempre focada em cada pea, ou nas peas mais caras, dando o ar de sofisticao que a pea exige. 89. Limpe regularmente os spots e lmpadas. Com o tempo a poeira os encobre e alm de prejudicar a vida til, perde o efeito da composio. 90. Lmpadas coloridas do um efeito divertido. Porm, focando em apenas um ou outro objeto.

91. A iluminao pode aumentar um ambiente, principalmente com o uso de espelhos. Faa isso em vitrines pequenas (desde que o tema permita). 92. Sempre coloque as lmpadas em arandelas, para caso elas estourem ofeream maior proteo aos clientes e funcionrios. 93. Sempre verifique pessoalmente as instalaes eltricas da vitrine antes de partir para o projeto. Algumas vitrines possuem tomadas mas no receberam fiao.

Organizao
Uma vitrine bonita e bem organizada reflexo de um profissional dedicado, sempre em busca de novidades e atualizaes. Como voc deve ter percebido at aqui, fazer uma vitrine no um processo de "deixar bonitinho" e sim de transformar aquele espao em uma ferramenta de vendas. Porque o investimento em vitrines, como em qualquer outro aspecto de uma loja, precisa retornar e com lucro! Nesse tempo maluco em que no sobra tempo para nada fundamental munir-se de alguns truques para facilitar o dia a dia e consequentemente, para manter seu repertrio sempre em evoluo.

94. Separe um canto da casa para as suas coisas relativas ao vitrinismo. Compre pastas, fichrios e pelo menos um pen drive. 95. Comece uma galeria de imagens, de vitrines de todos os setores e perfis. No para copi-las e sim para buscar inspiraes de materiais inusitados. Alis, se voc no conhecer as vitrines que j foram feitas, pelo menos as mais impactantes, como saber que o que voc acabou de criar no uma cpia?

96. Pense fora da caixa, ou seja, busque inspirao na moda, nas artes, em revistas de decorao, arquitetura, materiais ecolgicos e marque todo esse material com post-its para no se perder. Conhecimento s poder quando direcionado e utilizado. 97. Faa mapas mentais. Eles te ajudam a perceber qual o melhor fluxo de atividades para desenvolver com mais rapidez e menos stress todos os seus projetos.

98. Faa seu marketing pessoal: utilize cartes de visita, faa um blog ou um website, participe de comunidades virtuais, faa cursos e tenha um interesse genuno em conhecer novas pessoas. Troque idias e no tenha medo de ser copiado, quem copia no tem muito futuro numa rea que baseada na criatividade. 99. ltima dica mas no menos importante: Divulgue, divulgue e divulgue. Surpreenda, sempre entregue mais do que pedido. Se as pessoas entregam o projeto num envelope, entregue numa pasta personalizada. Se fazem projetos em 3D, faa uma maquete. O extraordinrio o novo ordinrio!

Contato
Qualquer dvida ou comentrio, envie um e-mail para falecom@pitangaboutiquegrafica.com.br e acesse www. pitangaboutiquegrafica.com.br para adquirir os melhores produtos para enaltecer a identidade visual da sua empresa.

Crditos e Licena de Uso


Todas as imagens utilizadas nesse e-book so royalty free.

Esse e-book um brinde para os leitores da Newsletter da Pitanga Boutique Grfica e no pode ser distribudo ou vendido sem autorizao expressa da empresa. Para compartilhar com seus amigos, por favor, encaminhe o link para a assinatura da Newsletter. Obrigada.

Vous aimerez peut-être aussi