Vous êtes sur la page 1sur 12

Pgina 1 de 12

POLTICA E LEGISLAO AMBIENTAL


Prof. Jalmir Cabral Jnior

Primeira Conferncia das Naes Unidas

Pgina 2 de 12 a) Primeira Relao Homem Natureza foi em 1972-Cidade Estocolmo

(Sucia) b) Brasil na Contramo


c) Mitigao da Postura adotada atravs da criao da Lei de Poltica

Nacional de Meio Ambiente em 1981, ainda vigente, substituindo antiga legislao antes setorizada. Observao : A referida Lei institui o SISNAMA- Sistema Nacional de Meio Ambiente, com intuito de harmonizar o desenvolvimento scio-econmico e o meio ambiente, mediante a adoo de condies para o desenvolvimento sustentvel, ou seja, explorando os recursos naturais conscientemente, de acordo com os interesses da segurana nacional, garantindo principalmente proteo da Dignidade da Vida Humana. Definio de SISNAMA segundo o Professor Paulo Bessa Antunes: SISNAMA conjunto de rgos e instituies sejam essas Federais, Estaduais e Municipais, cujo intuito a Preservao Ambiental. Federal - Seria o IBAMA (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renovveis. Estadual- Seria o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), ressaltando que este rgo foi criado recentemente pelo Governo do Rio de Janeiro aps destituio dos seguintes: FEEMA (Fundao Estadual de Engenharia e Meio Ambiente), SERLA (Secretaria Estadual de Rios e Lagoas) e IEF (Instituto Estadual de Florestas). Municipais- Seriam as Secretarias Municipais de Meio Ambiente. Ou seja: Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA O Sistema Nacional do Meio Ambiente formado por rgos, entidades e fundaes federais, estaduais e municipais, e foi criado para viabilizar a implementao, a execuo e a fiscalizao da poltica ambiental adotada. A sua estrutura est prevista no artigo 6 da lei, sendo assim composto: a) Conselho de Governo (rgo superior); b) Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA (rgo consultivo e deliberativo); c) Ministrio de Meio Ambiente (rgo central);

Pgina 3 de 12

d) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA (rgo executor); e) rgos ou entidades estaduais (rgos seccionais); f) rgos ou entidades municipais (rgos locais).

Conceitos e Princpios
Alm da criao do SISNAMA e da introduo dos instrumentos da poltica nacional do meio ambiente, esta lei trouxe importantes conceitos e princpios que norteiam o direito ambiental. Conceito de Meio Ambiente nos Trmites da Lei PNMA De acordo com a Lei 6.938/81, meio ambiente : o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Os estudiosos de direito ambiental dividem o meio ambiente em quatro modalidades: 1) meio ambiente natural (ou fsico ou ecossistema natural); 2) meio ambiente artificial (ou antrpico ou ecossistema social); 3) meio ambiente do trabalho (ou interno ou sade e segurana do trabalho); 4) meio ambiente cultural.

Conceito de Recursos Ambientais: O conceito meio ambiente no se confunde com o conceito de recursos ambientais, que compreende, conforme o inciso V, art. 3 da Lei 6.938/81,
a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

Degradao da Qualidade Ambiental: Qualquer alterao no comum s caractersticas de um determinado meio ambiente consiste em degradao da qualidade ambiental, conforme define o inciso II do artigo 3 da Lei da PNMA.

Pgina 4 de 12

Quando essa degradao resultar em prejuzo para a sade, a segurana e o bem estar comum; criar condies desfavorveis s atividades sociais e econmicas; afetar a biota de forma desfavorvel ou as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; ou fazer lanamento de matrias ou energias em desacordo com os padres ambientais adotados, teremos a poluio deste meio, conceito tambm inserido pelo artigo 3. PRINCPIOS DE DIREITO AMBIENTAL Os Princpios do Direito Ambiental visam proporcionar para as presentes e futuras geraes, as garantias de preservao da qualidade de vida, em qualquer forma que esta se apresente, conciliando elementos econmicos e sociais, isto , crescendo de acordo com a idia de desenvolvimento sustentvel.

Princpio do Direito Humano Fundamental O direito ao meio ambiente protegido um direito difuso, j que pertence a todos e um direito humano fundamental, consagrado nos Princpios 1 e 2 da Declarao de Estolcomo e reafirmado na Declarao do Rio. Princpio Democrtico Assegura ao cidado o direito informao e a participao na elaborao das polticas pblicas ambientais, de modo que a ele deve ser assegurado os mecanismos judiciais, legislativos e administrativos que efetivam o princpio. Esse Princpio encontrado no s no captulo destinado ao meio ambiente, como tambm no captulo que trata os direitos e deveres individuais e coletivos. Exemplos de participao: audincias pblicas, integrao de rgos colegiados como o caso do COPAM em Minas Gerais, Ao Popular, Ao Civil Pblica, etc.

Princpio do Poluidor-Pagador Aquele que causa poluio o poluidor, seja este pessoa fsica ou jurdica. Como corolrio do princpio do poluidor-pagador, o poluidor obrigado a recuperar e/ou indenizar os danos causados ao meio ambiente.

Pgina 5 de 12

Princpio do Equilbrio Este Princpio voltado para a Administrao Pblica, a qual deve pensar em todas as implicaes que podem ser desencadeadas por determinada interveno no meio ambiente, devendo adotar a soluo que busque alcanar o desenvolvimento sustentvel. Princpio do Limite Tambm voltado para a Administrao Pblica, cujo dever fixar parmetros mnimos a serem observados em casos como emisses de partculas, rudos, sons, destinao final de resduos slidos, hospitalares e lquidos, dentre outros, visando sempre promover o desenvolvimento sustentvel. Princpio da Precauo O princpio da precauo estabelece a premissa da cautela, principalmente porque existem certas atividades que postas em prtica podem provocar efeitos ainda no conhecidos, ou, ainda, provocar danos ambientais irreversveis. Precauo significa cuidar, tomar providncias para evitar o indesejado. De acordo com a orientao contida neste princpio deve ser evitada toda conduta, empreendimento, obra ou atividade que possa vir a causar dano ambiental. O princpio da precauo expressa, portanto, que havendo dvida quanto a riscos, no dever ser realizado o empreendimento. Havendo a possibilidade de nus ao meio ambiente, deve-se ter a cautela, preciso prudncia. Traduzse, assim, na mxima, in dubbio pro ambiente. Princpio da Preveno prximo ao princpio da precauo, embora com ele no se confunda. O Princpio da preveno aplica-se a impactos ambientais j conhecidos e dos quais se possa, com segurana, estabelecer um conjunto de nexos de causalidade suficientes para a identificao dos impactos futuros mais provveis.

Princpio do Desenvolvimento Sustentvel: O Princpio contido na idia de desenvolvimento sustentvel exprime o direito que os seres humanos tm a uma vida saudvel, em harmonia com a natureza. Este princpio reflete o reconhecimento direito fundamental ao meio ambiente protegido.

Pgina 6 de 12

O desenvolvimento de polticas pblicas relativas o aproveitamento dos recursos naturais, atravs do exerccio do poder soberano estatal, h que seguir os preceitos de responsabilidade e do interesse geral da sociedade. primordial a nfase na procura da garantia de um desenvolvimento scioeconmico racional e, sobretudo, tico, a fim de se estabelecer como premissa para desenvolvimento a conservao ambiental. O conceito de desenvolvimento, na atualidade, impe que a este se agregue o qualificativo sustentvel. Desenvolvimento sustentvel o que se estrutura de forma a assegurar o respeito integridade e dignidade dos seres vivos. Princpio do Estudo Prvio de Impacto Ambiental: O estudo prvio de impacto ambiental alado condio de princpio por revelar o valor substancial da reflexo sobre o agir. Por esta razo, e na tentativa de evitar custos ambientais, ser necessrio realizar uma anlise sobre a potencialidade de danos ou modificaes indesejadas que determinada obra, atividade ou empreendimento pode acarretar ao meio ambiente, tornando possvel ao Poder Pblico fundamentar suas decises e tomar as precaues exigidas em prol da conservao ambiental. O Estudo de Impacto Ambiental o instrumento da PNMA que permite que os rgos possam avaliar a possibilidade da instalao de obra ou atividade potencialmente poluidora, e quais as medidas de precauo e preveno a serem adotadas para a sua execuo.

Da Constituio Federal Brasileira nos termos do artigo 225. A obrigatoriedade da realizao de EIA est prevista no artigo 225, 1, IV da Constituio Federal:
art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes.

Pgina 7 de 12
1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: IV exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadoras de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade .

Res. CONAMA 001/86 (Impacto Ambiental) Esta resoluo definiu impacto ambiental como qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I- a sade, a segurana e bem-estar da populao; II- as atividades sociais e econmicas; III- a biota; IV- as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V- a qualidade dos recursos ambientais.

Observao: possvel perceber a proximidade e complementaridade entre os princpios da preveno, do estudo prvio de impacto ambiental e do desenvolvimento sustentvel. Da Responsabilidade Civil Objetiva A Poltica Nacional do Meio Ambiente adotou a responsabilidade civil objetiva para aquele que causar dano ao meio ambiente, ou seja, o poluidor fica obrigado a indenizar os danos causados ao meio ambiente e/ou a terceiros, independentemente da comprovao de culpa (artigo 14, 1).

Instrumentos da Poltica Ambiental


Os instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente esto elencados no artigo 9. Dentre estes destacaremos para o nosso estudo o zoneamento ambiental e industrial, o estudo de impacto ambiental, o licenciamento ambiental, auditoria ambiental e as infraes administrativas ambientais. ZONEAMENTO AMBIENTAL E INDUSTRIAL

Pgina 8 de 12

O zoneamento ambiental tem como finalidade, dentro de um planejamento de desenvolvimento econmico e social, determinar as reas num determinado territrio que devem ter os seus recursos naturais protegidos, como por exemplo, as reas de Proteo Ambiental (APAs). Em virtude da adoo do princpio do desenvolvimento sustentvel, os planos nacionais e regionais de desenvolvimento econmico e social devem levar em considerao o meio ambiente. Assim, o zoneamento ambiental seja no mbito federal, estadual, ou municipal, deve ser compatvel com o que o plano nacional de desenvolvimento econmico determinou para o meio ambiente. A Lei 6.803/80 disciplinou o zoneamento industrial nas reas crticas de poluio. Este instrumento tem como objetivo controlar a poluio nas reas onde j existe um alto ndice de poluio, tais como, as cidades do Rio de Janeiro, So Paulo e Cubato. O zoneamento industrial elaborado com o zoneamento urbano. As zonas aonde as indstrias sero instaladas so classificadas em: a) zonas de uso estritamente industrial (art. 2); b) zonas de uso predominantemente industrial (art. 3); c) zonas de uso diversificado (art. 4). As zonas industriais so divididas em reas no saturadas, em vias de saturao, e saturadas. Essa classificao ser estabelecida atravs dos padres ambientais de emisso e de qualidade.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL O licenciamento ambiental previsto pelo Decreto 99.274/90 e normatizado pela Resoluo CONAMA nmero 237/97. O conceito de licenciamento ambiental previsto no art. 1 da RES. 237/97 como sendo:
procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades

Pgina 9 de 12
utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou daquelas que, sob qualquer forma possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso.

Foram estabelecidos trs tipos de licenas ambientais: 1) Licena Prvia 2) Licena de Instalao 3) Licena de Operao Da Licena Prvia (LP) concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localizao e concepo, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos bsicos a serem atendidos nas fases de localizao, implantao e operao. Da Licena de Implantao ou Instalao (LI) autoriza a instalao do empreendimento ou atividade de acordo com as especificaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante. Da Licena de Operao (LO) autoriza a operao da atividade ou empreendimento, aps a verificao do efetivo cumprimento do que costa das licenas anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operao.

Crime Ambiental (Lei 9605/98)


Constitui crime ambiental exercer as atividades efetiva ou potencialmente poluidoras sem as necessrias licenas e autorizaes dos rgos ambientais, conforme o art. 60 da Lei 9605/98, e infrao administrativa ambiental, de acordo com o art. 10 de Lei 6.938/81 combinado com o art. 70 da Lei 9.605/98. A referida Lei: Dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de
condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e d outras providncias.

Artigo 2 (segundo) da Lei de Crimes Ambientais Art. 2 Quem, de qualquer forma, concorre para a prtica dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de rgo tcnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatrio de

Pgina 10 de 12

pessoa jurdica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prtica, quando podia agir para evit-la. Artigo 3 (terceiro) da Lei de Crimes Ambientais Art. 3 As pessoas jurdicas sero responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infrao seja cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, no interesse ou benefcio da sua entidade. Pargrafo nico. A responsabilidade das pessoas jurdicas no exclui a das pessoas fsicas, autoras, co-autoras ou partcipes do mesmo fato. Artigo 4 (quarto) da Lei de Crimes Ambientais Art. 4 Poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados qualidade do meio ambiente.

AUDITORIA AMBIENTAL Auditoria conjunto de procedimentos que visam a avaliar a conformidade da atividade com os regulamentos, padres, condies e restries estabelecidos pela autoridade ambiental. No Estado do Rio de Janeiro, a auditoria ambiental regulamentada pela Lei n 1.898/91, pelo Decreto n. 21.470/95 e pela Deliberao CECA/CN 3.427/95. As auditorias no Estado do Rio de Janeiro so obrigatrias para as empresas que exercem as atividades contidas no art. 5 da Lei 1.898/91, devendo realiz-las anualmente. O INEA poder determinar que outros empreendimentos realizem auditorias ambientais. necessrio que estas auditorias sejam realizadas por uma equipe multidisciplinar e com profissionais especializados e/ou com experincia em matrias ambientais. Os auditores respondem civilmente quando agirem com negligncia, impercia, imprudncia ou dolo, e podem ser descredenciados para participarem de novas auditorias por um prazo de at dois anos. As auditorias ambientais devem ser publicadas, respeitando o sigilo industrial. O relatrio de auditoria ambiental deve conter a metodologia adotada, a equipe de auditores que a realizou, a descrio da poltica ambiental da empresa ou atividade, a conformidade com as normas de sade, meio ambiente e segurana, um plano de ao para a correo das

Pgina 11 de 12

no conformidades e para futuras aes da empresa na rea ambiental, e, por fim a assinatura dos auditores e diretores da empresa ou atividade.

INFRAES ADMINISTRATIVAS As infraes administrativas ambientais esto previstas na Lei n. 9.605/98 e conceituadas em seu art. 70 como sendo toda ao ou omisso que viola as regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente. Qualquer pessoa que verificar a existncia de uma infrao ambiental poder fazer uma representao a rgo ambiental integrante do SISNAMA, a autoridade ambiental que tomar conhecimento de infrao ambiental obrigada a promover sua apurao e se necessrio a autuao de quem a esta praticando, sob pena de co-responsabilidade.

Das Penas Impostas (Art.72): a) Advertncia; b) multa simples; c) multa diria; d) apreenso do produto da infrao e dos instrumentos utilizados para pratic-la, destruio ou inutilizao do produto; e) suspenso de venda e fabricao do produto; f) embargo de obra ou atividade; g) demolio de obra; h) suspenso parcial ou total da atividades; i) restritivas de direitos j) suspenso de registro, licena ou autorizao; l) m) cancelamento de registro, licena ou autorizao;

perda ou restrio de incentivos e benefcios fiscais; n) perda ou suspenso da participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito;

Pgina 12 de 12

o) proibio de contratar com a Administrao Pblica, pelo perodo de at trs anos.

Termo de Compromisso Para que as pessoas fsicas ou jurdicas tenham a oportunidade de adequar a construo, instalao, ampliao e funcionamento das atividades potencialmente causadoras de dano ao meio ambiente s normas ambientais, permitido que estas celebrem com os rgos ambientais integrantes do SISNAMA um termo de compromisso, com fora de ttulo executivo, informando as medidas que tomar para tal adequao e o cronograma para isto. (art.79-A da Lei 6.905/98). Termo de ajuste de conduta Na ao civil pblica, Lei n. 7.347/85, os rgos legitimados para a sua propositura, podero firmar termo de ajuste de conduta com quem tiver causado danos morais e patrimoniais ao meio ambiente, ao consumidor, aos bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico, aos direitos difuso ou coletivo, ordem econmica e economia popular, e ordem urbanstica.

ECO-92 A Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento de 1992, pe fim a qualquer questionamento externo sobre a posio adotada pelo Brasil, j que sediou o evento popularmente conhecido como ECO- 92. Foi debatido o paradigma de desenvolvimento sustentvel, direcionado para o crescimento com responsabilidade, cujo alicerce o fortalecimento das aes integradas da sociedade, fazendo com que as decises contemplem aspectos ambientais, sociais e econmicos.

Vous aimerez peut-être aussi