Vous êtes sur la page 1sur 28

ECONOMIA

Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher

ECONOMIA GERAL
Quando se considera a Diviso do Estudo Econmico, importante que se comece a analisar aspectos menos complexos, como por exemplo, um Sistema Econmico Simplificado, composto dos Fatores de Produo, Unidades Produtoras e os Bens, Servios e Renda. Os Fatores de Produo so os recursos que participam diretamente da gerao dos produtos e ou servios. Podem ser: - As pessoas de uma sociedade, que fornecem mo de obra, experincia, tcnicas, etc., tambm chamados de Famlia Nacional. - A terra: cultivvel e urbana bem como os recursos naturais. - O trabalho: faculdades fsicas e intelectuais dos seres humanos no processo produtivo. - O capital: edificaes, fbricas, mquinas e equipamentos. O capital classificado, a saber: Capital fsico (prdios, mquinas, equipamentos), como; matrias primas e estoque. Capital humano (educao, formao profissional, experincia ou capacidade produtiva). Capital financeiro (fundos monetrios para aquisio de capitais fsicos (mquinas e equipamentos) ou ativos financeiros (ttulos do mercado de capital)).

As Unidades Produtoras, por sua vez, promovem as atividades produtivas numa sociedade contempornea. So as instituies que promovem a transformao da matria prima em um produto ou bem final. So tambm denominadas de Unidades Transformadoras. Dessa forma, as unidades produtoras alocam os recursos dos fatores de produo para transformao de matria prima em bens finais, mediante uma remunerao a qual utilizada para aquisio e consumo dos bens e servios ofertados, gerando renda para a economia de uma sociedade. Todas as sociedades so obrigadas a fazer opes, escolhas entre alternativas, uma vez que os recursos no so abundantes. elas so obrigadas a fazer escolhas: O QUE produzir: Deve decidir se produz mais bens de consumo, ou bens de capital (no fundo, no deciso apenas econmica, mas tambm poltica). QUANTO produzir: Em economias de mercado, seria decidido pela oferta e pela demanda; em economias planificadas ou centralizadas, a deciso tomada pela agncia central de planejamento.

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher PARA QUEM produzir: Quais os setores que sero beneficiados na distribuio do produto: Trabalhadores, capitalistas ou proprietrios da terra? Agricultura ou indstria? Mercado interno ou mercado externo? Regio sul ou norte?

Ou seja: como se distribuir a renda gerada! CURVA DE PROSSIBILIDADE DE PRODUO: Sequncia de pontos representativos das quantidades mximas de produtos que a sociedade pode gerar, numa unidade de tempo, admitindo-se um dado estado de tecnologia e uma determinada disponibilidade de recursos constantes.

Os pontos notrios da Curva de Possibilidade de Produo: Condio impossvel no h possibilidade de adequar a produo nas quantidades dos dois produtos desejados. Ultrapassa a linha de fronteira da possibilidade de produo. capacidade ociosa possvel produzir as quantidades dos dois produtos. Contudo, verifica-se ociosidade, ou seja, poderia ser produzido mais de um produto ou de outro, at atingir a linha de fronteira. Portanto, est atuando em ociosidade, apesar de ter capacidade de produzir mais. Condio tima atua a plena capacidade. Aperfeioa a produo dos dois produtos utilizando todo seu potencial produtivo.

Deslocamento da Curva de Possibilidade de Produo O deslocamento da Curva de Possibilidade de Produo, ou seja, da Linha de Fronteira, para a direita, caracteriza expanso das atividades econmicas. Isto pode ser conseguido atravs: a) Do avano tecnolgico com mtodos mais eficazes para a produo de bens e servios;

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher b) Da melhor capacitao de recursos humanos; c) Da injeo de capital de forma a facilitar a produo.

A LEI DOS CUSTOS (relativos) CRESCENTES Com o desejo de se deslocar a curva de possibilidades de produo, bem como, aumentar ou obter quantidades extras iguais de um determinado produto ou servio, a sociedade tem que sacrificar quantidades sempre maiores do outro.

ECONOMIA PRIMITIVA. Forma de organizao econmica em que os bens produzidos se destinam satisfao das necessidades dos prprios produtores, raramente havendo um excedente.

ECONOMIA DE SUBSISTNCIA. Produo agrcola de bens de consumo imediato e para o mercado local. Ao contrrio do que a designao possa sugerir, ela tem algum carter mercantil, diferenciando-se por isso da agricultura de autossubsistncia ou economia natural, cuja produo destinada subsistncia do produtor, praticamente no existindo um excedente.

ECONOMIA CENTRALIZADA. Denominao dada s economias socialistas, por oposio descentralizao que caracteriza as economias capitalistas ou de mercado. Distingue-se pela propriedade estatal dos meios de produo e pela planificao centralizada da economia nacional.

ECONOMIA LIVRE. Sistema econmico baseado na livre ao da empresa privada, na ausncia de mecanismos restritivos concorrncia, ao investimento, ao comrcio e ao consumo.

ECONOMIA MISTA. Tem parcelas de orientao de todas as anteriores. As determinaes dos problemas econmicos so realizadas pelo governo (manipula e substitui o mecanismo de preos) e o mercado (oferta x demanda).

MICROECONOMIA
Ramo da cincia econmica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivduos e pelas famlias; as empresas e suas produes e custos; a

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher produo e o preo dos diversos bens, servios e fatores produtivos. Em outras palavras, a microeconomia ocupa-se da forma como as unidades individuais que compem a economia consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, latifundirios, produtores de bens ou servios particulares etc. agem e reagem umas sobre as outras. A microeconomia encontra bastante aplicao no mundo atual, podendo ser utilizada como elemento de previso condicionado ocorrncia de determinado evento. importante na elaborao de modelos que retratam as situaes do mundo de forma simplificada. Desempenha importante papel na teoria do comrcio internacional e encontra-se presente no mundo dos negcios como auxiliar de decises administrativas relacionadas com a procura, estrutura de custos empresariais, mtodos de fixao de preos etc.

MACROECONOMIA
Parte da cincia econmica que focaliza o comportamento do sistema econmico como um todo. Tm como objeto de estudo as relaes entre os grandes agregados estatsticos: a renda nacional, o nvel de emprego e dos preos, o consumo, a poupana e o investimento totais. Esse direcionamento fundamenta-se na ideia de que possvel explicar a operao da economia sem que haja necessidade de compreender o comportamento de cada indivduo ou empresa que dela participam. Ao detectar as foras gerais que impelem os agregados em determinada direo, a macroeconomia estabelece as chamadas foras de ajuste ou equilbrio, que explicam o comportamento econmico, caracterizando-o, de forma mecnica, como um sistema de igualdades de equilbrio. A macroeconomia tornou-se um ramo da cincia econmica a partir de 1936. Keynes forneceu o modelo da sistematizao terica e as receitas prticas, que nas dcadas seguintes inspirariam a maioria dos economistas ocidentais.

MERCADO
Define-se como mercado o lugar onde os compradores e vendedores se encontram para realizar as transaes de recursos e de bens e servios. O termo, na atualidade, bastante abrangente, no se limitando a determinadas localizaes geogrficas. Assim, no mundo moderno, o encontro entre compradores e vendedores pode ser feito sem que eles se vejam. Sob o enfoque das atividades de produo, da gerao da renda e de destinao dos bens e servios, a organizao econmica pode ser descrita de dois fluxos fundamentais, que envolvem os mercados de fatores e de produtos. Fluxo Real:

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher Descreve as relaes entre as unidades familiares que fornecem os recursos necessrios s atividades produtivas e s unidades de produo que esto empenhadas na compra, aluguel e emprego de tais recursos, bem como na venda dos bens e servios por eles elaborados.

FORNECIMENTO DE RECURSOS DE PRODUO

<
UNIDADES DE PRODUO

<
UNIDADES FAMILIARES

>
SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS

>

Fluxo Monetrio Descreve o processo de gerao de renda e poder aquisitivo, bem como sua utilizao e destinao. Pode-se verificar no grfico, como o fluxo se complementa no tendo fim, ou seja, unidades familiares (que produzem bens e servios) recebem pelo que produziram das Unidades de Produo. Com os recursos recebidos, adquirem produtos de consumo pagando por eles, fazendo com que a moeda volte para as Unidades de Produo (com margem de lucro) para novos investimentos e produo. Da em diante, o ciclo comea novamente.
REMUNERAO DOS RECURSOS DE PRODUO

>
UNIDADES DE PRODUO

>
UNIDADES FAMILIARES

<
PAGAMENTO DOS BENS E SERVIOS ADQUIRIDOS

<

HIPTESES DA MICROECONOMIA
A economia de livre empresa; No h ociosidade de recursos;

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher No h inflao (corroso da moeda)

Com base nas premissas indicadas, conceituamos os mtodos de Anlise do Ponto de Equilbrio: - Esttico Anlise realizada em um nico ponto do grfico. No h comparaes com outros dados ou informaes, o que torna a anlise duvidosa, sem aplicao proveitosa.

- Esttico Comparativo Estuda ou compara duas ou mais situaes de equilbrio, levando em considerao as causas que provocaram essas alteraes.

- Dinmico Mostra que h uma absoluta continuidade. A anlise considera os motivos que provocaram a alterao do comportamento ponto por ponto das curvas do grfico.

As formas de Anlise do Ponto de Equilbrio: - Parcial a anlise de um mercado isoladamente, desconsiderando as relaes desse mercado com os demais.

- Geral Levam em considerao as relaes existentes de um mercado especfico com os demais. Analisa um fenmeno com todo o resto da economia.

DETERMINANTES DA DEMANDA
Seja x a mercadoria ou servio, os determinantes da demanda, ou seja, os fatores que motivam os consumidores ao consumo, so representados pela equao Qdx = f(Px, R, G, Py, N, Epa, etc) onde: Px = preo de x

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher R = renda G = gosto (utilidade, satisfao) Py = preo do bem relacionado com x N = prazo de pagamento do bem Epa = expectativa de preos altos Assim, pode-se constatar que apesar do Preo e da Renda (os dois grandes limitadores ao consumo) existem vrios outros fatores determinantes que nos impelem ao consumo, at mesmo realizado de forma desnecessria (bens suprfluos). - Diferena Fundamental entre uma Alterao na Quantidade Demandada e uma Alterao na Demanda. Tem-se uma Alterao na Quantidade Demandada quando apenas o preo da mercadoria ou servio em considerao varia, Ceteris Paribus*. Portanto, uma variao somente no preo, provoca aumento ou diminuio da quantidade demandada. Tem-se uma Alterao na Demanda quando se verifica o deslocamento da curva de demanda, sem alterao do preo da mercadoria ou servio considerado. Portanto, uma variao em qualquer um dos determinantes da demanda, exceto o preo, provoca deslocamento da curva da demanda, denotando-se, dessa forma, uma alterao na demanda (curva da demanda).
CURVA DA DEM ANDA 50 40 PREO 30 20 10 0 0 10 20 QTDE 30 40 50

Preo aumentou Qtde diminuiu

*Caeteris Paribus (ou, Ceteris Paribus). Expresso em latim que significa permanecendo constantes todas as demais variveis. Muito utilizada em economia quando se deseja avaliar as consequncias de uma varivel sobre outra, supondo-se as demais inalteradas.

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher

DESLOCAM ENTO DA CURV A DA DEM ANDA 50 40 PREO 30 20 10 0 0 10 20 QTDE 30 40 50

Preo constante Qtde aumentou

DETERMINANTES DA OFERTA
Seja x a mercadoria ou servio, os determinantes da oferta, ou seja, os fatores que motivam os produtores a ofertar produtos e servios, so representados pela equao. Qsx = f(Px, Tc, Si, Fn, N,Pfp, etc) Onde: Px = preo da mercadoria ou servio Tc = nvel tecnolgico Si = oferta de insumos Fn = fatores naturais

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher N = nmero de vendedores (concorrentes) Pfp = preo dos fatores de produo Assim, pode-se constatar que apesar do Preo e da Renda dos consumidores (os dois grandes limitadores ao consumo) existem vrios outros fatores determinantes que impelem os produtores oferta de produtos e servios. - Diferena Fundamental entre uma Mudana da Quantidade Ofertada e uma Mudana da Oferta. Temos uma Alterao da Quantidade Ofertada, quando apenas o preo de mercado varia, Ceteris Paribus*. Portanto, uma variao somente no preo, provoca aumento ou diminuio da quantidade ofertada Ocorre uma mudana na oferta (deslocamento de toda a curva de oferta) quando qualquer um dos determinantes da oferta se alterar, que no seja o preo da mercadoria em considerao. Portanto, uma variao em qualquer um dos determinantes da oferta, exceto o preo, provoca deslocamento da curva da oferta, denotando-se, dessa forma, uma alterao na oferta (curva da oferta). *Caeteris Paribus (ou, Ceteris Paribus). Expresso em latim que significa permanecendo constantes todas as demais variveis. Muito utilizada em economia quando se deseja avaliar as consequncias de uma varivel sobre outra, supondo-se as demais inalteradas.
CURVA DA OFERTA 50 40 PREO 30 20 10 0 0 10 20 QTDE 30 40 50

Preo aumentou Qtde aumentou

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher

DESLOCAM ENTO DA CURVA DA OFERTA 50 40 PREO 30 20 10 0 0 10 20 QTDE 30 40 50

Preo constante Qtde aumentou

EQUILBRIO DO MERCADO

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher

Como visto no grfico, o Ponto de Equilbrio tambm pode ser denominado como ponto de otimizao. Observe que a indicao est entre aspas, o que vem denotar apenas uma declarao que neste ponto a atividade econmica atende a MAIORIA dos interesses da sociedade. Mesmo assim, os produtores e consumidores no esto satisfeitos, ou seja, os consumidores desejam preos mais baixos do que a verificada no equilbrio, para poderem comprar mais, e os produtores necessitam de preos maiores do que a verificada no equilbrio, para poderem produzir mais. Note que o conflito de interesses continua, apesar do equilbrio. Para qualquer preo superior ao preo no ponto de equilbrio, a quantidade que os ofertantes desejam vender muito maior do que os consumidores desejam comprar. Em linguagem tcnica, dizemos que existe um excesso de oferta. Quanto maior o preo, maior ser o excesso de oferta. De outra parte, com qualquer preo inferior ao preo do ponto de equilbrio, surgir um excesso de demanda. Quanto menor o preo, maior ser o excesso de demanda. Em qualquer situao, no existe compatibilidade de desejos.

RENDA DO CONSUMIDOR
A renda do consumidor um dos limitadores ao efeito de demandar, ou seja, a renda orienta quanto e como consumir, observado a satisfao de quem consome. A repartio da renda a maneira pela qual se distribui, entre os participantes da produo, o resultado de sua atividade no processo produtivo. tradicionalmente estudada do ponto de vista de uma distribuio funcional, isto , da repartio da renda segundo os fatores de produo: trabalhado, capital e recursos naturais. Essa repartio se realiza por meio do pagamento de salrios, juros, lucros e da renda da terra.

ELASTICIDADE

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher Relao entre as diferentes quantidades de oferta e procura de certas mercadorias, em funo das alteraes verificadas em seus respectivos preos. De acordo com esse conceito, as mercadorias podem ser classificadas em bens de demanda inelstica ou fracamente elsticas, e bens de demanda fortemente elstica. Os primeiros englobam os bens de primeira necessidade, indispensveis subsistncia diria da populao. O sal o mais caracterstico entre os bens de demanda inelstica. Consumido em pequenas quantidades, mas tratando-se de ingrediente indispensvel alimentao cotidiana, as alteraes no preo do sal praticamente em nada afetam sua procura. Entre os bens de demanda inelstica, encontram-se tambm alguns produtos de luxo, utilizados pela camada mais rica da populao, que continua comprando esses artigos, mesmo que os preos se elevem bastante. Os bens de demanda fortemente elstica so aqueles que no so indispensveis subsistncia da populao, sendo geralmente utilizados pelos setores mdios da sociedade. Selecionados cuidadosamente pelos consumidores, uma elevao do preo desses artigos acarreta imediata diminuio da demanda. Demanda fortemente elstica caracteriza tambm os artigos que podem ser, sem problemas, substitudos por outros produtos similares. A elasticidade tambm pode ser definida de forma matemtica, como medida da fora de reao de uma grandeza econmica tomada como varivel independente. Assim, a reao de uma grandeza, quando a outra se altera, expressa pela variao relativa da varivel independente. Atualmente, bastante utilizado em estudos de mercado, especialmente naqueles onde h uma preocupao com a anlise da procura, que engloba a elasticidade-preo, a elasticidade-renda e a elasticidade mista. Nesses casos, tomando-se o preo como varivel dependente da demanda ou da oferta, pesquisa-se a elasticidade do preo em relao oferta e demanda.

ELASTICIDADE DA DEMANDA OU PREO DA DEMANDA


Medida da variao na demanda de uma mercadoria. A demanda, considerada a quantidade de certa mercadoria comprada por unidade de tempo, depende de alguns fatores: do preo da mercadoria, da renda do consumidor, do preo de outras mercadorias, do gosto do consumidor, entre outros. Quando h qualquer mudana num desses fatores, ocorre variao na quantidade comprada da mercadoria na unidade de tempo em questo. A elasticidade da procura mede a variao relativa da quantidade comprada na unidade de tempo, quando ocorre uma variao em um dos fatores citados anteriormente, mantendo-se constantes os demais. Em vista disso, mede-se a elasticidade-preo da demanda, a elasticidade-renda da demanda e outras variveis. CLASSIFICAO DOS BENS E SERVIOS DE ACORDO COM A ELASTICIDADE-PREO DA DEMANDA ELASTICIDADE MEDIDA NO INTERVALO. Bens de demanda elstica = Ep > 1 (Quando a variao da quantidade demandada for maior que a variao do preo, em determinado intervalo.) Bens de demanda inelstica = Ep < 1 (Quando a variao da quantidade demandada for menor que a variao do preo, em determinado intervalo.)

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher Bens de demanda com elasticidade unitria = Ep = 1 (Quando a variao da quantidade demandada for igual a variao do preo, em determinado intervalo.
variao % Q ---------------variao % P

Ep =

A ttulo de exemplo de clculos de elasticidade preo-da-demanda, o quadro constante da prancha indica preos e quantidades de um produto hipottico. A coluna que apresenta PONTO serve como indicao de onde se est trabalhando o clculo da elasticidade. Se estiver calculando o intervalo BC, expresso o resultado obtido da aplicao da frmula de apurao do grau de elasticidade do ponto B. Nesse caso, o ponto C (intervalo BC) utilizado somente para comparao. Vejamos: Apurao do grau de elasticidade do intervalo BC: [e = variao % da Qtde / variao % do Preo], ento, [e = ((400/200)x100) / ((40/50)x100)], resultando em [e=5,0], ou seja, o Ponto B est em condio elstica. Para aumentar a Receita Total (Preo x Quantidade), necessrio baixar o preo e aumentar a quantidade. Observe que a Receita Total de B corresponde a $10.000,00. Se ajustar os dados para o ponto C, tem-se uma Receita Total de $16.000,00. Apurao do grau de elasticidade do intervalo EF: [e = variao % da Qtde / variao % do Preo], ento, [e = ((1000/800)x100) / ((10/20)x100)], resultando em [e=0,5], ou seja, o Ponto E est em condio inelstica. Para aumentar a Receita Total (Preo x Quantidade), necessrio aumentar o preo e diminuir a quantidade. Observe que a Receita Total de E corresponde a $16.000,00. Se ajustar os dados para o ponto D, tem-se uma Receita Total de $18.000,00. Relembrando: Para aumentar a Receita Total da firma, se estiver na: Condio elstica = baixar preo e aumentar a quantidade Condio inelstica = aumentar o preo e diminuir a quantidade Condio unitria = nem baixar nem aumentar preo e quantidade. J se est no melhor nvel de Receita total.

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher
DADOS DA DEMANDA DO PROD. "X" PONTO PREO QUANT. CLCULO ELASTICIDADE FRMULA E = %Q / %P E = %Q / %P E = %Q / %P E = %Q / %P E = %Q / %P GRAU E = 5,0 E = 2,0 E = 1,0 E = 0,5 E = 0,2

A B C D E F G

60 50 40 30 20 10 0

0 200 400 600 800 1000 1200

Da mesma forma que a Elasticidade Preo-da-demanda, a elasticidade da oferta tem por classificaes: Bens de oferta elstica - Ep > 1 Quando a variao da quantidade ofertada for maior que a variao do preo, em determinado intervalo. Bens de oferta inelstica - Ep < 1 Quando a variao da quantidade ofertada for menor que a variao do preo, em determinado intervalo. Bens de oferta com elasticidade unitria - Ep = 1 Quando a variao da quantidade ofertada for igual a variao do preo, em determinado intervalo. Contudo, as interpretaes os graus de elasticidade da oferta so inversas a da demanda, como se ver a seguir. A ttulo de exemplo de clculos de elasticidade da oferta, o quadro abaixo apresentado indica preos e quantidades de um produto hipottico. A coluna que apresenta PONTO serve como indicao de onde se est trabalhando o clculo da elasticidade. Se estiver calculando o intervalo AB, expressa-se que o resultado obtido da aplicao da frmula de apurao do grau de elasticidade do ponto A. Nesse caso, o ponto B (intervalo AB) utilizado somente para comparao. Vejamos: Apurao do grau de elasticidade do intervalo AB: [e = variao % da Qtde / variao % do Preo], ento, [e = ((17/5)x100) / ((20/10)x100)], resultando em [e=2,4], ou seja, o Ponto B est em condio elstica. Significa que para produzir de 5 unidades para 17, necessita-se de aumentar o preo de $10 para $20, ou seja, aumentar a produo em 240% e aumentar o preo em 100%. Tal procedimento interessante uma vez que aumentando o preo em 100% resulta em um aumento na produo em 24o%. Apurao do grau de elasticidade do intervalo CD: [e = variao % da Qtde / variao % do Preo], ento, [e = ((32/25,5)x100) / ((40/30)x100)], resultando em [e=0,76], ou seja, o Ponto

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher C est em condio inelstica. Significa que para produzir de 25,5 unidades para 32, necessitase de aumentar o preo de $30 para $40, ou seja, aumentar a produo em 25,49% e aumentar o preo em 33,33%. Tal procedimento totalmente inaceitvel uma vez que aumentando o preo em 33,33% resulta em um aumento na produo em somente 25,49%, ou seja, o preo dever subir muito para aumentar um pouco a produo. Para viabilizar a produo da firma, e se estiver na: Condio elstica = deve-se aumentar o preo e aumentar a quantidade utilizando-se como teto a condio unitria. Condio inelstica = deve-se diminuir o preo e diminuir a quantidade visando atingir a condio unitria. Condio unitria = nem baixar nem aumentar preo e quantidade. J se est no melhor nvel de Produo.
DADOS DA OFERTA DO PRODUTO "X" CLCULO ELASTICIDADE PONTO PREO QUANT. FRMULA GRAU A 10 5 e = %Q / %P 2,40 B 20 17 e = %Q / %P 1,00 C 30 25,5 e = %Q / %P 0,76 D 40 32 e = %Q / %P 0,75 E 50 38

ELASTICIDADE-RENDA DA DEMANDA
Se Er = 0, o bem/servio denominado de essencial (necessrio). Independentemente da renda do consumidor, os produtos sero consumidos. Ex. remdios de dependncia. Se Er > 0, o bem/servio denominado de superior (suprfluo). Dependendo da renda (em elevao), novos produtos que antes no tinham prioridades de consumo, passam a ser demandados. Ex. carne de primeira. Automveis de primeira linha. Se Er < 0, o bem/servio denominado de inferior (substitudo). Dependendo da renda (em elevao), produtos que vinham sendo consumidos, deixam de s-lo, sendo substitudos por outros. Ex. ovos por carne de segunda. Carne de segunda por carne de primeira qualidade. Assim, a elasticidade-renda da demanda, corresponde medida da variao na quantidade demandada de um bem quando a renda do consumidor alterada, mantendo-se constantes todos os outros fatores que influenciam a demanda. Para obter o coeficiente de elasticidade-renda da demanda, divide-se a variao percentual da quantidade demandada pela variao percentual na renda do consumidor. Caso o coeficiente seja negativo, o bem chamado inferior e apresentar queda na demanda quando houver aumento na renda do consumidor; o que acontece, por exemplo, com a margarina, cuja

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher demanda diminui quando a renda do consumidor aumenta e ele prefere adquirir manteiga. Se o coeficiente for positivo, o bem chamado normal, e quando ocorre um acrscimo relativo na renda, a demanda tambm se eleva em termos relativos; o que sucede com os bens de luxo e os chamados suprfluos. variao % Q Er = ----------------variao % R

O quadro apresentado demonstra a apurao dos vrios graus de elasticidade-renda da demanda.


DADOS RENDA x QUANTIDADE CONSUMIDA APURAO ELASTICIDADE PONTO RENDA/ANO BEM unid/ano FRMULA GRAU A 8.000,00 5 e = %Q / %R 2,00 B 12.000,00 10 e = %Q / %R 1,50 C 16.000,00 15 e = %Q / %R 0,80 D 20.000,00 18 e = %Q / %R 0,00 E 24.000,00 18 e = %Q / %R -0,33 F 28.000,00 17 e = %Q / %R -1,24 G 32.000,00 14

Pode ser percebido que a mesma mercadoria X pode estar inserida nas classificaes: como bem inferior e como bem superior ao mesmo tempo. Tudo depender da renda que o consumidor possuir. Procure confirmar os valores (graus de elasticidade) apurados no quadro e veja como o nvel de renda se torna importante para o produtor de determinado produto. Se o produto for classificado como inferior em relao ao nvel de renda, cada vez que a renda aumentar, o consumidor deixar de demandar aquele produto, trazendo problemas srios para o produtor. J se o produto for classificado como superior em relao ao nvel de renda, cada vez que a renda aumentar, o consumidor procurar demandar mais daquele produto, trazendo vantagens ao produtor. Da a relevncia de se estudar o grau de elasticidade-renda da demanda de uma sociedade ou do nicho de mercado em que a empresa est inserida.

CONSIDERAES IMPORTANTES SOBRE A CLASSIFICAO DOS BENS


Estudamos vrias implicaes e aspectos relacionados a bens e servios, principalmente visando apresentar as caractersticas relevantes para o entendimento das classificaes,

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher reaes, comportamento, exigncias e prerrogativas para um bom gerenciamento da produo, buscando entender particularidades dos consumidores, os quais esto inseridos no mercado e que afetam o mesmo atravs de suas necessidades e capacidades de consumo. Assim, BEM tudo o que tem utilidade, podendo satisfazer uma necessidade ou suprir uma carncia. Os bens econmicos so aqueles relativamente escassos ou que demandam trabalho humano. Assim, o ar um bem livre, mas o minrio de ferro um bem econmico. Existem vrios tipos de bens econmicos, podendo-se distingui-los por sua natureza, por sua funo na produo, por suas relaes com outros bens, por suas peculiaridades no que se refere comercializao etc. Entre as principais distines feitas pelos economistas esto: os bens de consumo (um alimento, um par de sapatos), os bens de capital ou de produo (mquinas, equipamentos), os bens durveis (uma casa), os bens no-durveis (uma fruta), os bens mistos (um automvel bem de capital para um motorista de txi e bem de consumo para a pessoa que o usa por prazer), os bens necessrios (alimentos, roupas), os bens suprfluos (uma jia), os bens complementares (pneu e volante de automvel) e os bens sucedneos (margarina, em relao manteiga). Agora, podemos passar para o prximo mdulo. Caso necessrio, revise as consideraes apresentadas.

A TEORIA DOS CUSTOS DE PRODUO


A conceituao dos custos de produo sob a tica da totalidade : CUSTOS FIXOS TOTAIS. Custos que permanecem inalterados, independentemente do grau de ocupao da capacidade da empresa. So custos originados pela prpria existncia da empresa, sem levar-se em conta se ela est produzindo ou no (aluguis, juros, instalaes etc.). CUSTOS VARIVEIS TOTAIS. Parte do custo total que varia conforme o grau de ocupao da capacidade produtiva da empresa: por exemplo, custos com matrias-primas, salrios por produo e outros. CUSTOS TOTAIS Corresponde a soma dos Custos Fixos Totais com os Custos Variveis Totais. semelhantemente ao CVT em toda a sua extenso. A Curva de Custo Total est em todos os pontos da mesma, a uma distncia do Custo Varivel Mdio pelo valor do Custo Fixo Total.

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher REPRESENTAO GRFICA
2100 1800 CUSTO TOTAL 1500 1200 900 600 300 0 0 10 20 30 QTDE 40 50 60

CT

CVT

Os custos de produo, considerados pela unidade ou pela mdia, tem como classificao: CUSTO MDIO. Corresponde ao Custo Total dividido pela quantidade de produto produzido. CUSTO FIXO MDIO. Corresponde ao Custo Fixo Total dividido pela quantidade de produto produzido. CUSTO VARIVEL MDIO. Corresponde ao Custo Varivel Total dividido pela quantidade de produto produzido. CUSTO MARGINAL DO CAPITAL. Sendo o custo de uma unidade adicional de uma determinada mercadoria ou produto, o custo marginal do capital o custo de obteno de fundos adicionais, o que geralmente equivale s taxas de juros vigentes no mercado para tal tipo de operao, ou seja, o custo incorrido para cada nova unidade de produto produzida. Na prxima prancha, uma ilustrao possibilitar melhor entendimento sobre seu funcionamento.

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher Um exemplo da aplicao prtica da apurao dos custos, a partir de alguns dados antecipadamente conhecidos, ou seja, o Custo Fixo Total de $500,00; o Custo Varivel Total e, portanto, o Custo Total. Essas informaes so levantadas no departamento competente que controla, analisa e planeja os gastos da empresa.

A partir da, pode-se apurar os demais custos para anlises pormenorizadas e at estratgicas ao bom desenvolvimento das atividades da empresa, como Custo Fixo Mdio, Custo Varivel Mdio, Custo Mdio e Custo Marginal.

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher Conforme j explicado anteriormente, o Custo Marginal o custo atribudo a uma nova unidade de produto produzida. Assim, ele apurado considerando-se a seguinte frmula: Cmg = CT / QTDE Observando o quadro apresentado na prancha, na segunda linha temos Qtde = 10 e um CT = $900,00 e na terceira linha temos Qtde = 20 e um CT = $1.000,00, o que causa uma variao na Quantidade de mais 10 unidades (20 10) e uma variao no CT de mais $100,00 ($1.000,00 $900.00). Assim, aplicando-se a frmula, temos: Cmg = CT / QTDE, ou seja, Cmg = $100,00 / 10 unidades; resultando em um Cmg = $10,00 Isto quer dizer que para cada uma das dez unidades a mais produzida, corresponde um custo individual de $10,00. Nota: Exceto a curva de Cfme, as demais possuem a forma U. CFme: declinante em toda a sua extenso. Como o CFme obtido atravs do CFT/Q, e o CFT uma constante, aumentando a Q, a razo CFT/Q vai-se tornando gradativamente menor. CVme: primeiramente cai, atinge um mnimo e depois sobe. Cmg: primeiramente cai, atinge um mnimo e depois se eleva. Descreve uma trajetria oposta Pmg, isto porque o Cmg uma imagem real ou monetria da Pmg. Cme: formado pelo CFm e CVme, e inicialmente cai, pois tanto o CFm como o CVme tambm declinam.

NA TEORIA DOS CUSTOS DE PRODUO


So essencialmente as medidas monetrias dos sacrifcios com os quais uma organizao tem que arcar a fim de atingir seus objetivos. Razes da Contabilidade de Custos Determinao do lucro; Controle das operaes; Tomada de decises. Por que estudar os Custos? Atender necessidades gerenciais de trs tipos: Informaes sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da entidade; Auxlio no planejamento, controle e desenvolvimento das operaes; Informaes para a tomada de decises.

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher Terminologia contbil Algumas das terminologias mais usuais: Gastos: sacrifcio financeiro que a entidade arca para a obteno de um produto ou servio qualquer; Investimento: gasto ativado em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a futuros perodos; Custos: gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios; Despesas: bem ou servio consumido direta ou indiretamente para a obteno de receitas; Desembolso: pagamento do bem ou servio; Perda: bem ou servio consumido de forma anormal. Cuidados na separao entre Custos e Despesas a) Valores irrelevantes devem ser considerados como despesas (princpios do conservadorismo e materialidade); b) Valores relevantes que tem sua maior parte considerada como despesa, com a caracterstica de se repetirem a cada perodo, devem ser considerados na sua ntegra (princpio do conservadorismo); c) Valores com rateio extremamente arbitrrio tambm devem ser considerados como despesa do perodo; d) Gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos podem ter dois tratamentos: como despesas do perodo em que incorrem, ou como investimento para amortizao na forma de custo dos produtos a serem elaborados futuramente.
Balano Patrimonial Demonstrativo de Resultado do Exerccio

Custos
Consumo associado elaborao do produto ou servio

Produtos ou Servios Elaborados

Despesas

Consumo associado ao perodo

Investimentos

Gastos

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher

CLASSIFICAO DOS GASTOS


MD
Materiais Diretos Matria-Prima Embalagem

MOD
Mo-de-Obra Direta Mensurada e identificada de forma direta

CIF
Custos Indiretos Custos que no so MD nem MOD

Despesas
Gastos no associados produo

Custo de transformao Custo primrio ou direto

Custo total, contbil ou fabril

Gastos totais ou custo integral

DIRETOS: diretamente includos no clculo dos produtos; materiais diretos e mo de obra direta; perfeitamente mensurveis de maneira objetiva. Avaliao de Materiais Diretos: Sistema de inventrio peridico Sistema de inventrio permanente Critrios de avaliao UEPS: ltimo a entrar, primeiro a sair PEPS: primeiro a entrar, primeiro a sair Custo Mdio Ponderado: O custo a ser contabilizado representa uma mdia dos custos de aquisio. INDIRETOS: necessitam de aproximaes, rateio. PRIMRIOS: apenas incluem a matria prima e a mo-de-obra direta. DE TRANSFORMAO: igualmente denominados custos de converso ou custos de agregao. Consistem no esforo agregado pela empresa na obteno do produto. Exemplos: mo-de-obra direta e custos indiretos de fabricao.

CLASSIFICAES QUANTO AO VOLUME

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher CONTROLVEIS: quando podem ser controlados por uma pessoa, dentro de uma escala hierrquica predefinida. O responsvel poder ser cobrado de eventuais desvios no previstos. NO CONTROLVEIS: quando fogem ao controle do responsvel pelo departamento. Por exemplo, rateio do aluguel. Em uma escala hierrquica superior todos os custos so controlveis. INCREMENTAIS: tambm denominados diferenciais ou marginais, incorridos adicionalmente em funo de uma deciso tomada. DE OPORTUNIDADE: benefcio relegado em decorrncia da escolha de uma outra alternativa. EVITVEIS: custos que sero eliminados se a empresa deixar de executar alguma atividade. INEVITVEIS: independentemente da deciso a ser tomada, os custos continuariam existindo. EMPATADOS: tambm denominados sunk costs ou custos afundados. Por j terem sido incorridos e sacramentados no passado, no devem influir em decises para o futuro por serem irrelevantes. HISTRICOS: custos em valores originais da poca em que ocorreu a compra, de acordo com a Nota Fiscal. HISTRICOS CORRIGIDOS: custos acrescidos de correo monetria, trazidos para o valor monetrio atual. CORRENTES: tambm denominados custos de reposio. Custo necessrio para repor um item no total. ESTIMADOS: custos previstos para o futuro. CUSTO PADRO: custo estimado com maior eficincia, valor ideal a ser alcanado.

Valor $

Valor $

Fixos Variveis Semifixos Semivariveis

Quantidade Produzida Custos Fixos Exemplo : Aluguel Valor $

Quantidade Produzida Custos Variveis Exemplo : Mat Diretos Valor $

Quantidade Produzida Custos Semivariveis Exemplo : Copiadora

Quantidade Produzida Custos Semifixos Exemplo : Conta de gua

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher

ELEMENTOS DE CUSTOS
Material Direto (MD): Todo material que pode ser alocado diretamente unidade do produto que est sendo fabricado e que sai da fbrica incorporado ao produto. Exemplo: embalagem. Mo de Obra Direta (MOD): Todo o salrio pago ao operrio que trabalha diretamente no produto, cujo tempo pode ser identificado com a unidade que est sendo produzida. Despesas Indiretas de Fabricao (DIF): Todas as despesas relacionadas com a fabricao e que no podem ser economicamente separadas entre as unidades que esto sendo produzidas.

NO SO ELEMENTOS DIVERSOS
Despesas diversas: no podem ser alocadas ao produto final: Despesas com vendas; Salrio do pessoal administrativo; gua e luz do escritrio.
Componentes principais:

Custos Diretos Indiretos Rateio

Material Direto (MD) Mo-de-Obra Direta (MOD) Custos Indiretos de Fabricao (CIF)

Estoque Prod A Prod B Prod C (+) Receitas (-) CPV (-) Despesas (=) Resultado

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher

ASPECTOS PECULIARES DE UMA EMPRESA QUE ATUA NO MERCADO SOB A CONDIO DE CONCORRNCIA PERFEITA
Suas caractersticas sero: Atomicidade - muitos vendedores / muitos consumidores Produtos Homogneos - semelhantes / iguais Perfeita Mobilidade - transfere sua atividade de um produto para outro sem dificuldade Pleno Conhecimento Transparncia - o indivduo (consumidor) conhece todos os bens ou servios produzidos Em Concorrncia Perfeita, o vendedor um tomador de preos. obrigado a aceitar o preo de mercado por ser pequeno e no ter fora de representatividade. Portanto o preo formado pela interao das foras de mercado (oferta e demanda), enquanto o Equilbrio da Empresa se d com o lucro mximo O lucro mximo ser verificado: Na abordagem total: quando a diferena entre a Rt e Ct apresentar Lt mximo Na abordagem marginal: quando a Rmg = Cmg (equilbrio da firma). Rmg > Cmg = aumento da Produo. (se a renda marginal aumentar em relao ao custo marginal a produo deve expandir) Rmg < Cmg = diminuio da Produo. (nesta situao acontece o contrrio, a produo deve ser retrada).

EQUILBRIO DE CURTO PRAZO DA EMPRESA ABORDAGEM TOTAL e MARGINAL

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher

O quadro apresentado demonstra o explanado anteriormente com relao s caractersticas do ponto de equilbrio da firma, ou seja, local onde o Lucro Total mximo, tanto pela marginalidade (Cmg = Rgm) como pela abordagem total (RT CT = LT). Observe que quando a Quantidade est em 400, o LT = $0,00. Este ponto, onde a Receita Total e o Custo Total so iguais, denominado de Ponto de Ruptura, ou seja, ponto divisor entre a gerao de prejuzo e lucro. Tambm temos como especial o Cmg = $1,00, ou seja, o menor Cmg verificado, como o Cme = $4,00, que da mesma forma, o menor alm de ser igual ao preo praticado. Observe que quando a Quantidade est em 700 e 800, o LT = $700,00. Pela abordagem total (RT CT = LT) so os pontos em que o Lucro Total maior possvel. J pela marginalidade, o lugar de maior Lucro Total se encontra entre as Quantidade 700 e 800, ou seja, 750. Isto porque pela marginalidade, o clculo da Rmg e do Cmg se d pela mdia, ou seja, entre as duas quantidades produzidas. Assim, o Custo Marginal e a Receita Marginal se igualam quando a quantidade produzida for 750, ou seja, Rmg = $4,00 e Cmg = $4,00. Este ponto denominado de Equilbrio da Firma, ou seja, ponto onde o Lucro Total maior possvel.

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher Observao: Produzindo quantidades maiores de 800 unidades, pode ser verificada a perda de lucro at atingir a rea do prejuzo. Isto vem provar que as empresas devem se preocupar em permanecer na faixa do lucro, uma vez que antes do ponto de ruptura atua no prejuzo e depois do equilbrio da firma, em aumentado a produo, o Lucro Total comea a diminuir chegando a gerar prejuzo.

O grfico acima tem por objetivo demonstrar somente a curva do Lucro Unitrio, ou seja, o Lucro Total dividido pela Quantidade produzida. O resultado da evoluo da linha do lucro unitrio evidencia claramente o incio do empreendimento gerando diminuio do prejuzo medida que aumenta a quantidade produzida, o encontro do potencial mximo na gerao de lucro quando a curva do lucro unitria atinge seu ponto mais distante em relao ao eixo das quantidades e o incio de sua ineficincia, quando a linha do lucro unitrio declina para o quadrante negativo do grfico, ou seja, gerando prejuzo. Da mesma forma que os pontos A, B, C e D foram atribudos aos grficos anteriores, procure, observando este grfico, identificar os locais onde tais pontos devero ser assinalados. Finalizando esta parte, tratarei das particularidades do Preo e Produo no Monoplio Puro. Suas condies no mercado so: - controle da matria prima - tcnica especfica - uso de patente

ECONOMIA
Apostila preparada pelo Professor Karl Wiens Schumacher - concesso Monoplio a forma de organizao de mercado, nas economias capitalistas, em que uma empresa domina a oferta de determinado produto ou servio que no tem substituto. O monoplio puro raro, sendo mais comum o oligoplio, no qual um pequeno grupo de empresas detm a oferta de produtos e servios, ou a concorrncia imperfeita, na qual uma ou mais caractersticas de monoplio esto sempre presentes. Uma comisso de investigaes inglesa criada em 1948 enquadrou na categoria de monoplio toda empresa ou grupo de empresas que controlassem mais de um tero do mercado. Quando o mercado dominado de forma monopolista, a entrada de outras empresas no setor barrada pela impossibilidade de estas ltimas conseguirem custos de produo competitivos (ou a colocao dos produtos junto ao pblico consumidor) com as empresas monopolizadoras. Estas, ao mesmo tempo, por sua condio, podem adotar prticas restritivas concorrncia, ficando livres para fixar preos que lhes propiciem maiores lucros (preos de monoplio). A legislao da maioria dos pases probe o monoplio, com exceo daqueles exercidos pelo Estado produtos estratgicos (como petrleo e energia eltrica) e servios pblicos (correios, telecomunicaes) e dos monoplios temporrios garantidos pela posse de patentes e direitos autorais. Contudo, a tendncia comum das empresas exercer prticas monopolistas por meio de expedientes, como os acordos de cavalheiros, pools, cartis, consrcios, trustes e outras formas de disfarar o domnio do mercado.
PONTO A B C D E F G H I P 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Qd 0 100 200 300 400 500 600 700 800 Rt 0 700 1200 1500 1600 1500 1200 700 0 Rmg pela variao pela relao da RT e QD P e Elastic. XXXXXX XXXXXX 7 6 5 4 3 2 1 0 -1 -2 -3 -4 -5 -6 -7 XXXXXX

PRE O 80 70 60 50 40 30

QTDE 0 100 200 300 400 500

R.T. 0 7.000 12.000 15.000 16.000 15.000

C.T. L.T. 6.000 (6.000) 8.000 (1.000) 9.000 3.000 12.000 3.000 20.000 (4.000) 35.000 (20.000)

C.me 80 45 40 50 70

L.U. (10) 15 10 (10) (40)

C.mg 20 10 30 80 150

R.mg 70 50 30 10 (10)

Vous aimerez peut-être aussi