Vous êtes sur la page 1sur 2

TESTE SOCIAL SOBRE PERCEPO, GOSTOS E PRIORIDADES

Um facto real passado com um dos mais talentosos msicos do mundo, tocando num violino de 3,5 milhes de dlares. Dados recolhidos? Leiam com ateno e reflictam.
Um homem sentou-se numa estao de metro de Washington DC e comeou a tocar violino, era uma fria manh de Janeiro; Ele tocou seis peas de Bach durante aproximadamente 45 minutos. Durante esse tempo, j que era hora de ponta, cacula-se que cerca de 1,100 pessoas atravessaram a estao, a sua maioria, a caminho do tabalho. Trs minutos passaram quando um homem de meia idade notou que o msico estava a tocar, abrandou o passo e parou por alguns segundos, mas continuou depois o seu percurso para no chegar atrasado. Um minuto depois , o violinista recebeu o seu primeiro dlar, uma senhora atirou o dinheiro sem sequer parar e continuou o seu caminho. Alguns minutos depois, algum se encostou parede para o ouvir, mas olhando para o relgio retomou a marcha. Estava claramente atrasado para o trabalho. Quem presto maior ateno foi um menido de 3 anos. A me trazia-o pela mo, apressada, mas a criana parou para olhar para o violinista. Finalmente, a me puxou-o com mais fora e o mido continuou a andar, virando a cabea vrias vezes para ver o violinista. Esta aco foi repetida por vrias outras crianas. Todos os pais, sem exceo, obrigaram as crianas a prosseguir. Nos 45 minutos em que o msico tocou, somente 6 pessoas pararam por algum tempo. Cerca de 20 deram-lhe dinheiro mas continuaram no seu passo normal. Ele recoletou cerca de 32 dls. Quando ele parou de tocar e o silencio tomou conta do lugar, ningum se deu conta. Ningum aplaudiu, nem houve qualquer tipo de reconhecimento.

Ningum sabia que este violinista era Joshua Bell, um dos mais talentosos msicos do mundo. Ele tocou algumas das peas mais elaboradas alguma vez escritas num violino de 3,5 milhes de dlares. Dois dias antes de tocar no metro, Joshua Bell esgotou um teatro em Boston, onde cada lugar custou em mdia 100 dls. Esta uma histria real, Joshua Bell tocou incgnito na estao de metro num evento organizado pelo Washington Post que fazia parte de uma experincia social sobre perceo, gostos e prioridades. O outline era: num lugar comun, numa hora inapropriada: Somo capazes de perceber a beleza? Paramos para a apreciar? Reconhecemos o talento num contexto inesperado? Uma das possiveis concluses que se podem sacar desta experincia podem ser: Se no temos um momento para parar e escutar a um dos melhores msicos do mundo tocar algumas das msicas mais bem escritas de sempre, quantas outras coisas estaremos perdendo?

Vous aimerez peut-être aussi