Vous êtes sur la page 1sur 7

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Fruticul...

Fruticultura

A Cultura do Maracuj

Nome Produto Data Preo Linha

Cultura do Maracuj Informao Tecnolgica Julho-2001

Fruticultura Informaes resumidas Resenha sobre a Cultura do Maracuj Jos Odel de Faria - Eng. Autor(es) Agr.

Fruticultura A Cultura do Maracuj

Menu Clima poca de plantio Escolha do Terreno Anlise qumica do Solo Correo da acidez e preparo do solo Formao das mudas Plantio Instalao das espaldeiras Conduo das plantas Controle das plantas daninhas Adubao de produo Polinizao Controle de doenas e pragas Colheita

1 de 7

10/16/aaaa 11:36

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Fruticul...

1 - Clima O maracujazeiro uma planta de clima quente, que encontra melhor condio de desenvolvimento na faixa de temperatura entre 18 e 35 graus centgrados. Uma quantidade de chuva de 1.200 milmetros anuais, bem distribudos na poca das guas suficiente para a cultura.

2 - poca de Plantio Em Minas Gerais, as mudas de maracuj devem ser plantadas em outubro ou novembro, quando comea o perodo chuvoso. 0 plantio pode estender-se ate maro, se ainda estiver chovendo bem. Se as chuvas forem escassas, necessrio irrigar as mudas plantadas.

3 - Escolha do Terreno 0 plantio deve ser feito preferencialmente em reas planas ou pouco inclinadas. Nos terrenos com declive maior do que 5%, necessrio executar prticas de conservao do solo, de acordo com orientao tcnica.

4 - Anlise Qumica do Solo Para saber a quantidade de calcrio necessria para correo da acidez e de adubo para o plantio, preciso retirar amostras do solo e envia-las ao Iaboratrio para fazer anlise quimica. Isto deve ser feito 30 a 60 dias antes do preparo do solo, para receber os resultados da anlise sem atraso.

. 5 - Correo da acidez e preparo do solo O preparo do solo feito em operaes:

2 de 7

10/16/aaaa 11:36

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Fruticul...

1a operao - aradura do terreno; 2a operao - esparramao do calcrio na quantidade recomendada; 3a operao - uma ou duas gradagens para destorroar o solo e enterrar o calcrio. Essas operaes devem ser feitas, pelo menos, 60 dias antes do plantio, usando-se, preferencialmente, o calcrio dolomitico.

6 - Formao das mudas Obteno das sementes poca de semeadura Semeadura Preparo da terra de enchimento Desbaste Irrigao

6.1 Obteno das sementes Para obter sua prpria semente, o agricultor deve colher frutos maduros provenientes de plantas sadias, vigorosas e produtivas. No conveniente retirar muitos frutos de uma mesma planta. Para evitar problemas de incompatibilidade na lavoura, deve-se escolher um nmero maior de plantas e retirar poucos frutos de cada uma delas. A poca mais recomendvel retirada das sementes o ms de fevereiro ou maro. Para se produzirem 1.400 mudas para o plantio e replantio de 1 hectare, so necessrias 4.200 a 4.500 sementes. Para essa quantidade de sementes so necessrios aproximadamente 70 frutos. Retiradas dos frutos, depois que estes foram cortados ao meio as sementes so lavadas e friccionadas em peneiras para tirar o excesso de mucilagem. Depois de lavadas, as sementes so colocadas numa vasilha para que a mucilagem restante fermente por 2 ou 3 dias. Depois disto, so friccionadas e lavadas novamente para retirada dos ltimos resduos. Em seguida, so colocadas sobre folhas de jornal para secarem sombra por mais 2 ou 3 dias. A mucilagem tambm pode ser retirada com o uso de um Iiquidificador, ligando-o e desligando-o por alguns segundos, para evitar que as sementes sejam danificadas. Para maior segurana, podem-se cobrir as facas do liqidificador com fita adesiva. A semeadura deve ser feita logo depois que as sementes secarem, para evitar a perda do poder germinativo.

6.2 poca de Semeadura Para plantar as mudas nos meses de outubro ou novembro, a semeadura precisa ser feita nos meses de julho ou agosto. Para ficarem prontas, as mudas

3 de 7

10/16/aaaa 11:36

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Fruticul...

demorarn 75 a 90 dias desde a semeadura.

6.3 Semeadura A semeadura feita em sacolas de plstico de 22 x 11 centmetros, do tipo usado para produo de mudas de caf. Enchem-se as sacolas com uma mistura de terra, esterco e superfosfato simples. Deixa-se descansar 15 dias para a terra acamar. Semeia-se ento na profundidade de meio centmetro, usando-se 3 sementes por sacola.

6.4 Preparo da terra de enchimento Para preparar 1.000 litros de terra para enchimento dos saquinhos, devem ser bem misturados: 800 litros de terra; 200 litros de esterco curtido; 5 quilos de superfosfato simples. Depois de misturada, a terra deve ser tratada com brometo de metila, cobrindo-se a terra com lona plstica e aplicando-se e produto com o aplicador 4 paus ou pressionando a lata numa tbua com 1 prego, de modo a perfur-Ia e dar escarpamento aos gases. Vedar bem as beiradas da lona com terra ou areia, para no haver vazamento do gs. Deixar vedado por 72 horas e retirar a lona. Uma lata de brometo de metila contendo 262 centmetros cbicos da para tratar ate 3 metros cbicos de terra, ou seja, 3.000 litros. Com 1.000 litros de terra enchem-se 1.200 a 1.400 sacolas.

6.5 Desbaste Quando a muda estiver com 5 centmetros de altura, faz-se o desbaste, deixando-se apenas uma muda em cada sacola. Escolhe-se a muda mais vigorosa para permanecer na sacola, retirando-se as demais.

6.6 Irrigao As mudas devem ser irrigadas diariamente

4 de 7

10/16/aaaa 11:36

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Fruticul...

7 - Plantio As mudas de maracuj esto prontas para o plantio quando estiverem com 15 a 25 centmetros de altura. As mudas so plantadas em covas abertas no espaamento de 2 metros e meio entre as fileiras e 4 metros de distncia entre as covas da mesma fileira. O tamanho de cada cova de 40 centmetros de " boca " por 40 centmetros de fundura. As covas devem ser adubadas 20 a 30 dias antes do plantio, usando-se: 500 gramas de calcrio; 20 litros de esterco de curral curtido 300 gramas de superfosfato simples; 50 gramas de cloreto de potssio; 50 gramas de FTE - BR12.

8 - Instalao das espaldeiras Espaldeiras so as fileiras de postes ou achas de madeira unidas pelo alto com um fio de arame e que servem de suporte para a planta trepadeira do maracuj. Para construo das espaldeiras, usam-se postes de madeira ou achas de 2 metros e 60 centmetros de comprimento. Espacejados 5 metros uma da outra, os postes ou achas so enterrados no cho ate a fundura de 60 centmetros. Depois de fincados no terreno, estica-se um fio de arame liso no 12 unindo os postes pelo topo. Os postes das extremidades devem ficar bem presos e escorados, para evitar o tombamento das espaldeiras.

9 - Conduo das Plantas

Para conduzir as plantas ate o arame que Ihes serve de sustentao, eliminam-se, do ramo principal, todas as brotaes laterais. Fios de barbante dependurados no arame servem de guia para que as plantas subam ate ele. Depois de alcanarem o arame, faz-se a poda, deixando-se crescer apenas dois ramos laterais, que sero conduzidos em sentidos opostos.

10 - Controle das plantas daninhas Manter a lavoura no limpo por meio de capinas manuais.

5 de 7

10/16/aaaa 11:36

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Fruticul...

11 - Adubao de produo Recomenda-se o seguinte esquema de aplicao em cobertura, por cova: 100 gramas de sulfato de amnio + 200 gramas de superfosfato + 100 gramas de cloreto de potassio, aplicados em setembro. 100 gramas de sulfato de amnio + 100 gramas de cloreto de potassio, aplicados em novembro e repetidos em fevereiro e maio

12 - Polinizao A polinizao natural feita pelas mamangavas, que transportam o plen de uma flor para outra. Por isso esses insetos devem ser protegidos. Para esse fim, recomenda-se a construo de abrigos, usando-se tocos secos de bambu ou madeira. A populao de mamangavas que visita a lavoura pode ser aumentada com o plantio de espcies com flores atrativas como o guandu, o hibisco e a cssia. Para lavouras muito grandes ou quando a populao de mamangavas se torna escassa, recomendvel a polinizao artificial. Esta feita com os dedos das mos, exceto os dedos mnimos, cobertos por dedeiras de flanela. Caminhando lentamente por apenas um lado das espaldeiras, o operador vai dedilhando as flores abertas, transferindo o plen de uma flor para outra. Esta operao realizada no horrio de 13 s 18 horas. A polinizao artificial aumenta o numero de frutos e seu tamanho. Por encarecer a produo, s deve ser feita em caso de necessidade.

13 - Controle de doenas e pragas A indicao de produtos para o controle de doenas e pragas do maracujazeiro problemtica. Apesar de existirem produtos de eficincia experimentalmente comprovada, poucos so os produtos registrados para a cultura. Os nicos produtos registrados so: Oxicloreto de cobre ( Recop SC ), hidrxido de cobre ( Copidrol PM e Copidrol SC ) e xido cuproso, indicados para o controle da mancha - parda; cartap, cloridrato (Thiobel 500 e Cartap BR 500), indicados para o controle da lagarta - das - folhas, conhecida tambm como lagarta - do - maracuj; Fenthion ( Lebaycid 500 ), indicado para o controle do percevejo - do -maracuj, mosca - das - frutas e lagartas diversas. Todos os produtos indicados devem ser aplicados observando-se as medidas de segurana contra intoxicaes e obedecendo-se as dosagens, a poca de aplicao e ao perodo de carncia.

6 de 7

10/16/aaaa 11:36

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Fruticul...

14 - Colheita A colheita feita semanalmente, recolhendo-se os frutos cados. Depois de colhidos, os frutos so ensacados e guardados sombra. As produes medias por hectare so de 8 toneladas na primeira safra, 30 toneladas na segunda e 5 toneladas na terceira safra. No Tringulo Mineiro, dificilmente se consegue produzir no terceiro ano, principalmente nos municpios mais quentes.

7 de 7

10/16/aaaa 11:36

Vous aimerez peut-être aussi